Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna amplia testes de Covid-19 para população sintomática e de risco da doença

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna está ampliando a testagem para Covid-19 da população que apresenta sintomas de síndromes gripais e esteja no grupo de risco, além de profissionais com possibilidade de contrair a doença provocada pelo novo coronavírus. Os testes são feitos sob avaliação médica e seguem protocolos de testagem da Secretaria de Estado da Saúde.

Há dois tipos de teste. O principal é o PCR, que detecta a presença do vírus no organismo. No Sistema Único de Saúde (SUS), esse teste é processado pelo Instituto Adolfo Lutz e, por isso, o resultado leva alguns dias para ser divulgado. A coleta do material, por swab nasal (uma espécie de cotonete que é introduzido no nariz do paciente), deve ser feita a partir do 3º dia do início dos sintomas e até o 7º dia.

Já o teste rápido identifica a presença de anticorpos e é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. O resultado sai em 15 minutos, mas tem limitações, como falsos positivos e negativos. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado a partir do 8º dia do início dos sintomas e até o 14º dia.

Segundo a coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde de Jaguariúna, Luciana Burini, os testes são feitos na Unidade de Campanha ou no pronto-socorro do Hospital Municipal Walter Ferrari. “Recebemos cerca de mil testes rápidos do Ministério da Saúde e temos a previsão de receber novos quantitativos. Já o PCR é ilimitado: todo paciente que estiver entre o 3º e o 7º dia de sintomas e estiver nos grupos de risco, será testado”, explica.

A quem destinam- se os testes: População de risco

Indivíduos sintomáticos com atividades profissionais de risco que facilitam a exposição e transmissão do vírus: profissionais da saúde, segurança, limpeza pública, transporte público e do sistema funerário (sepultadores).

População com condições de risco

Pessoas que apresentam risco para desenvolvimento de complicações nas infecções por Covid-19, por necessitarem de cuidados avançados que podem impactar a rede hospitalar: pessoas sintomáticas com mais de 60 anos ou de qualquer idade que apresentem comorbidades (doenças cardiovasculares, neurológicas, diabetes, entre outras), gestantes de alto risco, população em situação de vulnerabilidade social, entre outras.

Continue lendo

Jaguariúna

Cemitério de Jaguariúna abre em horário especial de sábado até o dia de Finados

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Cemitério Municipal de Jaguariúna se prepara para receber os visitantes às vésperas do feriado de Dia de Finados. De sábado até terça-feira o local funcionará com horário estendido. O portão abrirá às 7h e fechará às 17h30.

A decisão tomada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Jaguariúna, visa evitar a aglomeração de pessoas somente no feriado, 02.

Além de visitar os túmulos dos familiares e amigos, a população também pode assistir às missas na capela do cemitério que serão realizadas no dia 2 às 7h30, 9h e 16h.

Durante todos os dias a orientação é para que a população siga os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus. O Cemitério Municipal de Jaguariúna fica na Rodovia João Beria, s/n, no Jardim Santa Cruz.

Continue lendo

Jaguariúna

Solicitações do MEI agora são feitas online em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com o objetivo de agilizar e facilitar a vida dos moradores a Prefeitura de Jaguariúna agora disponibiliza um formulário on-line para os Microempreendedores individuais (MEIs). Por meio de um link a população pode solicitar a abertura de uma MEI, alterar ou reativar as já existentes.

O formulário está disponível no site da prefeitura. Para acessá-lo basta clicar no link “Empresas” e “MEI Inscrição / Alteração / Reativação”. A Secretaria Municipal de Administração e Finanças informa que após o preenchimento o contribuinte receberá um e-mail de confirmação do pedido.

Em seguida, o processo será feito internamente pela equipe da secretaria que enviará ao MEI sua inscrição municipal e o acesso ao sistema de notas fiscais.

Para acessar o formulário basta acessar: https://municipio.jaguariuna.sp.gov.br/mei.html.

O diretor do Departamento de Tributos, Ícaro Battoni, destaca que esta é mais uma tecnologia que será usada em favor dos jaguariunenes. “Com ela a população não terá mais que ir até o Departamento para entrar com o pedido. Tudo será feito de forma on-line sem a necessidade de comparecer ao setor”, concluiu o diretor.

Continue lendo

Jaguariúna

Mês das crianças é marcado por muita diversão nas escolas municipais de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Outubro está chegando ao fim e a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna encerra o mês com muitas comemorações do dia das crianças. Em todas as escolas municipais de Educação Infantil e Fundamental 1 e 2 os estudantes puderam se divertir bastante e saborear comidas deliciosas.

As escolas distribuíram doces, sorvetes, cachorro quente, pipoca e muito mais. Os professores e funcionários se empenharam bastante para garantir a alegria das crianças.

Teve brincadeiras tradicionais como boliche, pintura artística e até um Cantinho da arte onde os pequenos puderam desenhar, colorir e mostrar toda a sua criatividade.

Além disso, os alunos da Educação Infantil (do 1º ao 5º ano) também puderam assistir à uma apresentação de teatro on-line que falou sobre questões ambientais.

Para a secretária municipal de Educação, Cristina Catão, as comemorações foram mais do que merecidas. “Neste momento em que os estudantes voltam a ter aulas presenciais nossa atenção com cada um deles é redobrada. Essa comemoração do dia das crianças foi uma forma de relembrarmos como ir à escola pode ser divertido além de muito importante”, ressaltou a secretária.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias