Conecte-se conosco

Jaguariúna

Isolamento por coronavírus eleva preço dos alimentos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A expectativa é que, com o eventual achatamento da renda provocado pela suspensão das atividades econômicas, a demanda caia e os preços voltem a ceder

Paula Partyka com informações da Folha de São Paulo

Devido ao aumento da alimentação em domicílio e a corrida para garantir estoques para enfrentar o isolamento os preços dos alimentos aumentaram em março, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O assunto tem sido pauta dos consumidores nas redes sociais e motivo de preocupação para muitos brasileiros.

De acordo com o economista André Braz, responsável pela pesquisa da FGV, há dois fatores que pressionaram os preços. “Além do aumento da demanda por alimentos, pois as refeições estão sendo feitas nas residências, houve aumento da estocagem de alimentos por receio de que o vírus se propague mais e expanda o período de confinamento”.

A questão sobre o aumento, levantada pela Gazeta Regional em suas redes sociais, reuniu consumidores de Jaguariúna e região, bem como, consumidores de São Paulo capital, Bahia, Belém do Pará, Recife, Pernambuco e outros. Todos reclamam, principalmente, do aumento do arroz, feijão, leite e derivados, papel higiênico e outros produtos básicos.

Segundo a FGV, o arroz subiu 1,74% contra alta de 1,17% no início do mês. Houve também aceleração no preço dos ovos, que registraram alta de 9,04% ante 5,04% no início de março.

Já o feijão reverteu queda com a maior procura: o carioca saiu de -2,16% para 0,58% e o preto, de -2,61% para 2,24%. O mesmo aconteceu com a carne bovina, que caía 2,41% e fechou a semana passada em alta de 0,25%. “Foi uma alta generalizada”, diz o economista.

De acordo com o diretor do Procon de Jaguariúna, Edison Cardoso de Sá, as denúncias de preços abusivos aumentaram expressivamente neste período de isolamento. “Antes, era um volume de oito pessoas por dia. Agora, são inúmeras as reclamações”.

Edison explica que este órgão é ligado a Fundação Procon, ou seja, o Procon Jaguariúna não atua sem a sua orientação e determinação. Diante da posição da Fundação Procon, até o momento, produtos como álcool em gel, liquido e máscara eram os que estavam sendo fiscalizados. “Mas isso não significa que estamos deixando de lado as outras reclamações. Achamos que elas são pertinentes e importantes. Mas é preciso fazer a fiscalização de acordo com a Fundação”, explica Edison.

Segundo ele, todos os estabelecimentos alimentícios que aumentaram os preços são alvos de reclamações, sejam supermercados ou pequenos mercados. “Estamos estimulando que as pessoas façam as denuncias. Dessa forma vamos acumular forças para cobrar uma posição dos mercados que estão praticando preços exorbitantes”, diz Edison.

Devem ser feitas fiscalizações também nos estabelecimentos comerciais com preços abusivos. “Vamos também fazer sobre os preços de gás de cozinha, conforme determinação da Fundação Procon e do Governo do Estado de SP”, anuncia.

O diretor sugere que o comerciante não aumente o preço e, para o consumidor, que crie uma rede de pesquisa. “Fazer grupos nas redes sociais e comparar os preços. As pessoas têm que uma cooperar com a outra. Estamos em uma situação que está tudo fora do lugar e de ordem. Então, precisamos trabalhar para poder inibir essa situação”.

Continue lendo

Jaguariúna

Setor imobiliário fortalecido e cenário positivo

Paula Partyka

Publicados

em

O mercado imobiliário é, atualmente, responsável por cerca de 10 a 15% das transações do PIB nacional e cresce a cada dia. Mesmo em meio a pandemia, o mercado imobiliário do Estado de São Paulo registrou um aumento na procura de imóveis. Além disso, a busca pela profissão de “Corretores de Imóveis” aumentou, isso mostra as oportunidades que a classe de profissionais trouxe ao mercado, fazendo com que vários players de mercado se tornassem importantes dentro deste cenário. 

Com isso, o CEO proprietário, empreendedor e palestrante da JR Teixeira Negócios & Associados, Junior Teixeira, afirma que o setor deve tornar-se ainda mais sustentável nos próximos anos, ficando mais próximo aos fatores econômicos que fazem movimentar todo esse mercado. “As condições macroeconômicas se valorizaram dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e em outras cidades do Circuito das Águas, como Jaguariúna, que vem crescendo constantemente aos olhos de grandes incorporadoras e empreendedores, aumentando assim a lei de ofertas e demanda, devido às próprias condições de vida econômica da população”, avalia. 

O empresário dedica-se para tornar a JR Teixeira Negócios & Associados em referência em atendimento de qualidade no mercado imobiliário da região. Ele atribui que toda essa dedicação vem de uma filosofia de vida e disciplina que segue ao longo desses anos: “Judô” a Arte do Caminho Suave. 

Além de ser empresário dentro mercado imobiliário, Junior Teixeira é professor de judô e ainda criou um projeto social sem fins lucrativos possibilitando atender crianças, jovens, adolescentes e adultos de toda classe social. Com isso, trouxe a oportunidade da filosofia ao mercado imobiliário, onde fundou. “A arte do Jita Kyoei no mundo dos negócios é uma arte milenar japonesa que traz vários benefícios. Quanto mais capacidade tivermos de ajudar e amar o próximo, mais sucesso nós teremos. Assim é a arte do Jita Kyoei”, explica o empresário. 

Seu objetivo enquanto empresário é fazer parte da concretização dos projetos de vida de muitas pessoas. “Nossa empresa busca estimular as pessoas a acreditarem em seus próprios sonhos e ajudá-las a conquistar a tão sonhada casa própria, esta que é a chave da felicidade”, afirma. 

Para a realização de tantos sonhos, a JR Teixeira aposta no treinamento e profissionalização de seus colaboradores. Além disso, com a pandemia, precisou apostar nos atendimentos digitais. “Montamos uma estrutura de atendimento on-line, dando melhores condições de ofertas e flexibilizando ainda mais as demandas de créditos imobiliários”, conta. 

Sonho da casa própria 
A Caixa Econômica Federal é detentora de mais de 80% dos contratos de financiamentos imobiliários e a JR Teixeira é especialista em realizar intermediações de financiamentos de pequeno e médio porte, sejam eles de padrão médio, alto ou popular. “Os outros 20% podemos intermediar direto com as construtoras. Para os loteamentos também podemos intermediar as parcelas diretamente com as incorporadoras”, afirma o empresário. 

Junior Teixeira convida todos os interessados em fazer conhecer seu modelo de negócio e método de trabalho. “Teremos o prazer em orientá-los e sermos o pilar de seus sonhos”, finaliza. 

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna já tem mais da metade da população totalmente vacinada contra Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Jaguariúna superou nesta semana a marca dos 50% da população da cidade totalmente vacinada contra a Covid-19. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, um total de 29.455 pessoas recebeu as duas doses ou dose única do imunizante até esta quarta-feira, 15, o que dá 50,8% da população do município, de cerca de 58 mil habitantes. O índice é superior ao do Estado de São Paulo (48%) e do Brasil (36%).

A cidade também já vacinou 82,3% da população com a primeira dose contra a Covid, ou 47.716 pessoas, além de outras 201 com a terceira dose, totalizando 77.372 doses aplicadas.

“É uma alegria muito grande poder divulgar que mais da metade dos moradores de Jaguariúna já está com o esquema vacinal completo e mais de 82% já receberam ao menos a primeira dose. É o resultado de todo um trabalho que nos deixa orgulhosos e na esperança de que vamos superar a pandemia com a vacinação”, disse a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão. “Os números de mortes e de novos casos despencaram e isso é reflexo direto da imunização das pessoas”, completa.

A vacinação contra a Covid-19 em Jaguariúna acontece no Parque Santa Maria, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h. Para ser imunizado, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e o Cartão Cidadão.

Além disso, também é necessário fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura (www.jaguariuna.sp.gov.br) no link “Cidadão”. A Secretaria de Saúde recomenda trazer a ficha do cadastro impressa, para agilizar o atendimento.

Continue lendo

Jaguariúna

Educação: o poder de transformar vidas

Paula Partyka

Publicados

em

São nos primeiros anos de vida, quando o indivíduo entra na escola, que começam a ser formados os profissionais do amanhã. Esses cidadãos serão os responsáveis pelo desenvolvimento social e crescimento econômico do País no futuro.   

Essa é a fase mais importante da vida da criança, na qual ela recebe todos os conceitos educacionais e fundamentais, por isso, é tão importante escolher a instituição de ensino que oferece educação completa e diferenciada. Em Jaguariúna, o Colégio Integrado se destaca nessas qualidades e em muito mais. 

O Colégio Integrado está completando no mês de setembro, 23 anos de história. Nasceu em 1998 sob direção do Profº Odracir Caminada e em 1999 o Colégio recebeu seus primeiro 39 alunos.   

Neste processo, o Colégio mudou de endereço, cresceu o número de alunos e colaboradores. “Graças a Deus a cidade cada vez mais nos acolheu devido ao trabalho apresentado. Nosso lema é, sempre oferecer aos nossos alunos, a melhor qualidade de ensino, formação e educação. O compromisso de todos que trabalham no Colégio é esse: se doarem para passarem o melhor para os alunos”, comemora o diretor administrativo, Ricardo Caminada. 

Ricardo acredita que este lema foi a vida de seu pai e que ele aprendeu.  

“Tenho a graça de Deus por ter colocado pessoas tão boas no meu caminho, de ter uma equipe maravilhosa que vivem essa escola e a transformam em um lugar de acolhimento”, fala o diretor sobre sua equipe.  

Para a diretora pedagógica Thais Pina, trabalhar com educação é seu oxigênio. “Já estou há quase 30 anos trabalhando com educação e acredito muito em uma educação com afetividade. Não temos aprendizado sem empatia e amor”, afirma.  

“Conteúdo toda escola tem, mas a forma como se ensina e como são ministradas as aulas, faz toda diferença”

A entrega de um ensino de excelência aos alunos é fundamental para a direção. “Por nossos bancos escolares já passaram mais de 3 mil alunos e hoje mais de 400 famílias que fazem parte da instituição, sendo eles jaguariunenses, possenses, holambrenses, pedreirenses e até campineiros”, contam os diretores. 

Ensino super diferenciado 
O Colégio Integrado trabalha com o Sistema de Ensino SAS, que está entre os melhores sistemas educacionais do Brasil. Há mais de 900 escolas parceiras em todo o País, mas o Integrado é o único e exclusivo da região. “É um sistema muito completo. Ele é, comprovadamente, contra qualquer argumento, o melhor sistema de ensino”, afirmam os diretores.  

Além disso, o Colégio tem um projeto bilíngue que visa formar cidadãos prontos para o mundo. “Entregamos um inglês de excelência, com certificação em Cambridge ao final do fundamental 2”. 

Em outras frentes, o Colégio incentiva fortemente o esporte e a tecnologia, proporciona palestras, dinâmicas e ações com o intuito de desenvolver plenamente todas as habilidades dos alunos.  

“Queremos que nossos alunos gostem de ficar na escola. O sentimento de pertencimento ao Colégio e proporcionar atividades no contraturno é um diferencial muito forte do nosso Colégio”, comenta Thais. 

O Colégio Integrado atende alunos do berçário ao Ensino Médio, com uma infraestrutura única e pensada para cada idade. “Os pais procuram cada vez mais uma escola acolhedora, academicamente forte, inovadora, socialmente responsável, integral e planejada com muito comprometimento. Uma escola para que os alunos que querem ser protagonistas encontrem um espaço e ferramentas para isso e o Colégio Integrado é assim”, finaliza a diretora Pedagógica, Thais. 

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias