Conecte-se conosco

Jaguariúna

ISA CTEEP inicia operação da primeira subestação 4.0 do Brasil em Jaguariúna

Publicados

em

 Iniciativa visa a atender às novas demandas do setor elétrico para melhorar a integração das fontes renováveis, aumentar a resiliência da rede e acelerar a transição energética

A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, acaba de entregar mais um projeto inédito no Brasil: a primeira subestação 4.0 do sistema de transmissão brasileiro, instalada na Subestação Jaguariúna, ativo já existente e localizado no interior de São Paulo. A iniciativa é resultado de projeto de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e contou com investimento superior a R$11 milhões. 

“Com a subestação 4.0, podemos propor avanços na regulação da Rede Básica, de forma a incorporar os avanços tecnológicos estudados em P&D, além de podermos avaliar a integração desse modelo em futuros novos projetos”, explica Silvia Wada, diretora-executiva de estratégia e desenvolvimento de negócios da ISA CTEEP.

LEIA TAMBÉM:

Com a implantação desse projeto, a subestação passa a dispor de um sistema de proteção, controle, automação, monitoramento, comunicação e gerenciamento de ativos de toda a subestação, totalmente digital e centralizado, por meio de uma plataforma de computação e comunicação de alto desempenho, que utiliza cabos de fibra ótica, internet das coisas (IoT) e redes Wi-Fi. 

“Essa integração possibilita acesso a um maior número de informações sobre os ativos,  o que torna a subestação mais inteligente e flexível. Por meio dos sensores, os técnicos conseguem atuar preventivamente, à distância, analisar tendências e tomar decisões que evitam a falha, o que reduz os riscos de interrupção no fornecimento. O avanço para a subestação 4.0 figura entre as novas tecnologias que são desenvolvidas para elevar a segurança e a confiabilidade no fornecimento de energia, diante das transformações vigentes no setor elétrico, para integrar as fontes renováveis, elevar a resiliência da rede e aprimorar o atendimento à sociedade”, explica Gabriela Desirê, diretora-executiva de operações da ISA CTEEP.

Com a utilização da tecnologia 4.0 na Subestação Jaguariúna foi possível a implantação de sensor de monitoramento de óleo do transformador e de baterias, que apoiará as tomadas de decisão das equipes de manutenção, contribuindo com uma melhor gestão de ativos.

LEIA TAMBÉM:

A subestação 4.0, desenvolvida em parceria com a Hitachi Energy e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), é um importante laboratório para as subestações do futuro, com potencial de permitir avanços na regulação junto ao operador do sistema. Também é um catalisador para a digitalização das instalações do setor.

Mais sustentabilidade e economia 
Com a subestação 4.0, os custos de instalação também são menores, porque os equipamentos secundários são concentrados no mesmo hardware. Com isso, é possível utilizar menos equipamentos em relação a uma subestação digital, ao mesmo tempo em que conta com maior capacidade de processamento, o que permite reduzir em até 50% o uso de espaço físico e gerar menos resíduos como a troca do cabeamento de cobre por fibra ótica, por exemplo.

“A consequente diminuição da quantidade de dispositivos físicos ainda reduz os esforços de gestão e manutenção, o que torna o sistema como um todo mais robusto e confiável. Além disso, os técnicos podem não apenas se antecipar a uma possível falha nos ativos, como também conseguem criar simulações e cenários que contribuirão para tomadas de decisão mais acertadas”, complementa Gabriela.

Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.500 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 18 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 29 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 1,5 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 133 subestações próprias (126 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Secretaria de Turismo e Cultura transfere sede para o casarão da Fazenda da Barra

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Jaguariúna agora tem nova sede. As repartições da pasta foram transferidas do Parque Santa Maria para o casarão histórico da Fazenda da Barra, no bairro Guedes.

No próximo dia 18 de julho, às 19h, uma cerimônia na Fazenda da Barra irá marcar a transferência da secretaria, com a presença do prefeito Gustavo Reis, e da secretária de Turismo de Cultura, Mariana Camargo.

LEIA TAMBÉM:

A solenidade integra a programação especial em comemoração aos 70 anos de Jaguariúna e vai contar com apresentações de canto, dança, teatro, literatura, entre outras, além de uma visita guiada ao casarão histórico.

“Trazer a sede da secretaria para a Fazenda da Barra é a oportunidade de dar ainda mais vida e visibilidade ao espaço. Ressignificar o espaço, ao mesmo tempo preservando a história e os saberes, faz parte do trabalho da secretaria. Quando o cidadão tem a oportunidade de visitar um espaço que é seu, que é de todos nós, geramos nele a sensação de pertencimento e podemos dar visibilidade e acesso a esse patrimônio importante que é a Fazenda da Barra para nossa querida Jaguariúna”, explica a secretária Mariana Camargo.

Com origem no século 19, a Fazenda da Barra é um dos maiores patrimônios históricos de Jaguariúna. O local foi ocupado por tropas federalistas vindas de Minas Geais durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e até hoje guarda registros do episódio. Tem as instalações abertas para visitação pública com agendamentos e monitor técnico, que explica a história da fazenda, o processo de restauro e curiosidades.

Foto – Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Ações na segurança pública reduzem crimes e ampliam prisões em flagrante e recuperação de carros roubados em Jaguariúna

Publicados

em

O conjunto de ações implementadas pela Prefeitura de Jaguariúna nos últimos meses para reforçar a segurança pública no município começa a mostrar resultados positivos. Segundo dados oficiais, houve queda de 9% no índice de furtos e roubos de veículos neste ano em comparação ao ano passado e mais da metade desses carros foram recuperados na própria cidade. Além disso, o número de prisões em flagrante em Jaguariúna mais que dobrou neste ano.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), de janeiro a maio deste ano foram registrados em Jaguariúna 51 furtos e roubos de veículos, contra um total de 56 no mesmo período de 2023 (-9%). Desses 51 veículos, 26 (ou 51%) foram recuperados no próprio município.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública, isso se deve à maior eficiência na identificação de veículos por meio das câmeras OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition), as chamadas câmeras inteligentes, que possibilitam o reconhecimento óptico de imagens e placas de veículos e o cruzamento de informações, facilitando a identificação de práticas criminosas e de possíveis suspeitos.

Com o novo sistema OCR, Jaguariúna também passou a integrar os sistemas de “Muralha Digital” regional, Cortex (do Ministério da Justiça) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), garantindo assim mais agilidade e eficiência na comunicação entre as forças de segurança.

Além das câmeras OCR, a implementação da Atividade Delegada também contribuiu para a segurança na cidade. A medida começou efetivamente em dezembro de 2023, numa parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Governo do Estado. Por meio dessa iniciativa, os policiais militares têm a oportunidade de atuar em seus dias de folga, recebendo uma remuneração extra por seus serviços, paga pela Prefeitura, visando aumentar o efetivo de segurança e garantir mais tranquilidade aos cidadãos de Jaguariúna.

Em 2023, foram registrados na Delegacia de Jaguariúna 53 autos de prisão em flagrante. Já em 2024, apenas nos primeiros meses do ano, são 121 prisões em flagrante, um aumento de 128%.

“O aumento dessas a prisões e indivíduos apreendidos, bem como número de armas de fogo apreendidas, se deve sobretudo ao início do pagamento de gratificação aos policiais militares, através da Atividade Delegada, convênio firmado entre Município e Estado para pagamento de horas extras aos policiais em folga. Isso refletiu no aumento de prisões, apreensões de adolescentes e armas de fogo, pois agora existe um número maior de PMs trabalhando na cidade”, explica o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna, Edgard Mello do Prado Filho.

Números após a implantação do sistema de câmeras OCR
5 motocicletas clones apreendidas
2 carros clones apreendidos
4 carros clones descobertos pelo sistema
3 veículos usados em roubos a residências descobertos
3 veículos usados em furtos a residências descobertos
4 relatórios de investigação a pedido da Polícia Civil
2 motocicletas usadas para roubo de veículos descobertas

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe título de “Prefeitura Inovadora” no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Publicados

em

Jaguariúna recebeu nesta quarta-feira, 10, o título de Prefeitura Inovadora 2024, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD). A premiação foi entregue ao prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes realizado no auditório do Campus I da UniFAJ, em Jaguariúna.

Além de Gustavo Reis, a abertura do evento – realizado pela RCD em parceria com a Prefeitura de Jaguariúna – contou com as presenças dos prefeitos de Indaiatuba, Nilson Gaspar, e de Pedreira, Fábio Polidoro, além da vice-prefeita de Jaguariúna, Rita Bergamasco, do vereador Afonso Lopes da Silva, do diretor do Grupo UniEduk/UniFAJ, Flávio Pacetta, do diretor da RCD, José Marinho, e de representantes de outros municípios da região.

LEIA TAMBÉM:

O título de Prefeitura Inovadora foi concedido a Jaguariúna pelo lançamento, em abril deste ano, do aplicativo Cidadão Mais, que concentra os principais serviços das secretarias municipais, facilitando e agilizando o acesso para todos os cidadãos, como rematrículas escolares, carteira para transporte escolar, consultas a protocolos, vagas do PAT e cadastro para emprego, pedidos de podas de árvores, consultas médicas e veterinárias, entre outros.

“Jaguariúna é uma referência nacional, já conquistou cinco vezes o prêmio de Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil. Continuamos investindo na melhoria dos serviços públicos por meio de tecnologias como os aplicativos Cidadão Mais, Buzão na Palma da Mão, Consulta na Palma da Mão e projetos como o Planta On-line, o Educação Conectada, entre outros. Para nós, é motivo de orgulho sediar um evento como esse”, disse o prefeito Gustavo Reis.

Outras 19 cidades também receberam a premiação. Segundo a RCD, para a seleção das prefeituras inovadoras, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias