Jaguariúna
‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’ leva teatro e consciência no trânsito a Aguaí, Holambra e Jaguariúna
Com patrocínio da Renovias Concessionária; peça vai atender cerca de oito mil participantes, em 40 apresentações pelo interior de São Paulo
Ensinar segurança no trânsito de forma leve e divertida. Essa é a proposta do espetáculo Ir e Vir: Cidadão Vigilante, da Companhia de Teatro Parafernália. Em turnê pelo interior de São Paulo, a peça chega nesta semana a três cidades: Aguaí, Holambra e Jaguariúna.
No dia 27 de maio, a peça será apresentada em Aguaí, às 9h e 14h, no CEMEIA. No dia 28, Holambra recebe duas sessões na Escola Municipal Jardim Flamboyant, às 10h40 e 13h15. Já nos dias 29 e 30, é a vez de Jaguariúna, com apresentações às 9h e 14h, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
Voltada para crianças de 6 a 12 anos, a peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Renovias Concessionária. O evento é gratuito e a classificação é livre.
LEIA TAMBÉM:
O espetáculo tem o objetivo de conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da Mobilidade Urbana e da Sustentabilidade. A peça irá percorrer 16 cidades, com 40 apresentações pelo interior do estado. A expectativa é a de atender cerca de oito mil pessoas em 2025.
“A peça tem duração de 40 minutos e busca, por meio de uma linguagem simples, se aproximar do universo das crianças. Elas vão aprender enquanto brincam com os personagens”, explica o coordenador do projeto Caminhos em Cena e ator, João Paulo Vital.
A história
O espetáculo conta a história de Gael (interpretado por Vinícius Rodrigues), Valentina (Jéssica Frizão) e Lucas (João Paulo Vital) que partem em uma aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem contribuir na segurança do trânsito. Com a ajuda de Irevinda (Joyce Pontes), Senhor Semáforo e Coninho, eles exploram o mundo virtual do jogo Ir e Vir em busca de um prêmio especial. A peça destaca temas de cidadania e segurança de forma divertida para o público.
‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’ faz parte do projeto Caminhos em Cena, com texto de autoria de Almir Pugina e direção de Alexandre Souzah. “Convidamos os pais e responsáveis a incentivarem as crianças e adolescentes a participarem das apresentações do espetáculo, seja em escolas ou teatros. A arte, a cultura e a educação são verdadeiros agentes transformadores, e todos que assistirem ao espetáculo com certeza se tornarão cidadãos mais conscientes e vigilantes”, destaca a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.
Também serão distribuídas cerca de oito mil cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo. O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Confira a agenda do espetáculo:
Aguaí (SP)
Data: 27/05/2025
Horário: 9h e 14h
Local: CEMEIA (Complexo de Educação Municipal de Ensino Integral de AguaÍ)
Endereço: Rua Sete de Setembro, 256 – Centro, Aguaí (SP)
Holambra (SP)
Data: 28/05/2025
Horário: 10h40 e 13h15
Local: Escola Municipal Jardim Flamboyant
Endereço: Rua Jorge Latour, 964 – Jardim Flamboyant, Holambra (SP)
Jaguariúna (SP)
Data: 29 e 30/05/2025
Horário: 9h e 14h
Local: Teatro Municipal Dona Zenaide
Endereço: Rua Alfredo Bueno, 1151 – Centro, Jaguariúna (SP)
Casa Branca (SP)
Data: 18/06/2025
Horário: 10h e 13h15
Local: EMEB Prof Carlos Corrêa Mascaro
Endereço: Rua Antônio Flores Panico, S/N – Cidade Jardim I, Casa Branca (SP)
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna realiza consulta e audiência pública sobre saneamento e gestão de resíduos
A Prefeitura de Jaguariúna e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) realizam o processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação popular no planejamento das ações voltadas ao saneamento básico e à gestão de resíduos no município, permitindo que os moradores acompanhem os estudos técnicos e apresentem sugestões para o futuro da cidade.
A primeira etapa acontece por meio de uma consulta pública digital, disponível até o próximo dia 9 de junho. Durante esse período, os interessados podem acessar os documentos técnicos por meio do link https://jaguariunapmsb.wixsite.com/saneamento e encaminhar contribuições através de formulário online.
LEIA TAMBÉM:
Já a audiência pública presencial será realizada no dia 10 de junho, às 18h30, no Auditório da Cidade da Saúde, localizado na Rua Amazonas, 504, no Jardim Dom Bosco. O encontro marcará a apresentação final dos estudos e contará com debate aberto entre a população e a equipe técnica responsável pelo trabalho.
Segundo os organizadores, a participação dos moradores é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
A revisão dos planos conta com o apoio da Prefeitura de Jaguariúna, do SAAEJA, dos Comitês PCJ e de órgãos do Governo do Estado de São Paulo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna será tema da Império de Casa Verde no Carnaval de SP de 2027
Jaguariúna conquistou mais um importante reconhecimento de sua relevância cultural no cenário nacional. A tradicional escola de samba Império de Casa Verde, tricampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, anunciou neste sábado, 30, que o município será o tema de seu desfile no Carnaval de 2027.
A homenagem é uma iniciativa da própria escola de samba e não envolve investimento de recursos públicos municipais. A participação de Jaguariúna no enredo da Império de Casa Verde ocorre sem qualquer aporte financeiro da Prefeitura. O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde foi fundado em 1994 e tem como símbolo o tigre.
Com o enredo “Sob o Céu do Interior Brilha o Sonho Caipira: Jaguariúna, a Capital Country do Brasil”, a agremiação paulistana irá contar a história da cidade e destacar sua forte ligação com a cultura sertaneja, característica que tornou Jaguariúna uma referência nacional nesse segmento.
O anúncio foi realizado durante a comemoração dos 32 anos da escola de samba, na capital paulista. O desenvolvimento do enredo ficará sob a responsabilidade do renomado carnavalesco Fábio Ricardo.
A escolha de Jaguariúna como tema do desfile reforça o protagonismo do município na promoção e preservação das tradições do interior brasileiro. Ao longo de mais de três décadas, a cidade consolidou sua imagem como um dos principais polos da cultura country do país, especialmente por meio de eventos que atraem visitantes de diversas regiões do Brasil.
Para a Prefeitura de Jaguariúna, a homenagem representa uma oportunidade de projeção positiva da cidade em um dos maiores espetáculos culturais do mundo, levando sua história, suas tradições e sua identidade para milhões de pessoas.
O desfile está previsto para o Carnaval de 2027 e promete levar para o Sambódromo do Anhembi toda a riqueza cultural, histórica e as tradições que fazem de Jaguariúna um dos símbolos da cultura country brasileira.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna inicia Operação Estiagem 2026 com ações de prevenção e monitoramento
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Defesa Civil Municipal, deu início à Operação Estiagem 2026, instituída pelo Decreto Municipal nº 5.029. A ação estabelece o Plano de Contingência de Defesa Civil para o período de 1º de maio a 30 de setembro, com medidas de prevenção, monitoramento e resposta aos impactos causados pela estiagem.
A coordenação da operação ficará sob responsabilidade da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que atuará de forma integrada com órgãos municipais, estaduais e federais para garantir ações rápidas e eficientes durante o período de baixa umidade do ar e aumento do risco de queimadas e incêndios.
LEIA TAMBÉM:
Entre as principais ações previstas estão o monitoramento contínuo dos índices de umidade relativa do ar, acompanhamento de dados meteorológicos e realização de vistorias técnicas em campo. O decreto também estabelece níveis de criticidade, que variam de observação até emergência, conforme os índices de umidade registrados.
A Defesa Civil reforça que, durante o período de estiagem, a população deve redobrar os cuidados para evitar queimadas, prática proibida e que representa riscos ao meio ambiente, à saúde pública e à segurança da população. Casos de incêndio ou queimadas devem ser comunicados imediatamente aos órgãos competentes.
A operação também prioriza a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, a Prefeitura poderá emitir boletins técnicos e comunicados oficiais com orientações à população ao longo da operação.
Segundo a Defesa Civil Municipal, a participação da população é fundamental para reduzir riscos e preservar a segurança de todos durante o período de estiagem.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Cultura7 dias atrásGutto Soares agita o Encontro de Caminhoneiros, em Cosmópolis, com show beneficente em prol do Lar Arco-Íris
-
Campinas1 semana atrásCampinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2040
-
Campinas6 dias atrásCPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas
-
Jaguariúna7 dias atrásCavalaria Antoniana de Jaguariúna será no próximo dia 7 de junho
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrásExército realiza treinamento com programação até 27 de maio em Santo Antônio de Posse
-
Artur Nogueira1 semana atrás2ª Feira Pet de Artur Nogueira terá apresentações de canis da GCM e adoção de cães e gatos
-
Jaguariúna7 dias atrásCorpo de idoso desaparecido em Jaguariúna é encontrado em área de mata


