Conecte-se conosco

São Paulo

Governo assina convênio para transformação de três Ciretrans em postos do Poupatempo

Publicados

em

As unidades serão instaladas nos municípios de Atibaia, Itatinga e Porto Ferreira; Investimento do Governo do Estado na infraestrutura é de cerca de R$500 mil

O Governo de São Paulo assinou nesta quinta-feira, 08, convênio para a integração de três Ciretrans às novas unidades do Poupatempo. As cidades beneficiadas serão Atibaia, Itatinga e Porto Ferreira. A assinatura do documento contou com a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia, do diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto e do diretor da Prodesp, Murilo Macedo, além dos prefeitos dos municípios.

A unidade do Ciretran de Atibaia é uma das maiores entre os postos que serão integrados. Atende a todo o município que tem 142.761 mil habitantes. Em Itatinga, cidade de 23.342 habitantes, o Ciretran oferece todos os serviços disponibilizados pelo Detran. Em Porto Ferreira, a integração oferecerá um espaço com mais conforto para o atendimento das demandas da cidade, que tem cerca de 55 mil habitantes. Entre os serviços mais solicitados nos municípios estão transferência de veículos, primeira habilitação e renovação de CNH, exames práticos e revistoria de veículos.

O modelo já foi implementado em 82 unidades e deverá chegar a 340 até 2022, oferecendo 242 serviços online. Além de expandir a capacidade dos serviços prestados, a unificação resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, por meio dos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) do Poupatempo Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores.

A unificação do atendimento trará ganho em qualidade e eficiência ao cidadão. A unidade do Ciretran de Atibaia, por exemplo, realiza cerca de 300 atendimentos diários. Com a integração dos dois órgãos a capacidade será de 650, incluindo todos os serviços já realizados pelo Ciretran e os do do Poupatempo como CDHU e IIRGD, entre outros. Em Porto Ferreira, eram cerca de 100 atendimentos diários e passarão para 150, assim como em Itatinga, que tinha média 70 atendimentos e no novo formato contará com 140, incluindo todos os serviços prestados pelo Ciretran e Poupatempo. O investimento do Governo do Estado na infraestrutura das novas unidades é de cerca de R$500 mil.

Para o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, a integração entre o Detran e o Poupatempo é fundamental para que o Estado atenda cada vez melhor. O grande objetivo é ser mais eficiente e menos burocrático e a unificação sem dúvida simplifica a vida das pessoas. Elas passam a resolver de forma simples, rápida e efetiva, tudo em um só lugar, no Poupatempo”, explica Neto. “Além do mais, essa sinergia aumenta o leque de opções tanto na forma presencial como digital. Dessa forma, vamos saltar para mais de 240 serviços, de diferentes órgãos, até 2022”, acrescenta.

“O novo modelo de Poupatempo, incorporado ao Detran.SP, é mais moderno, compacto e com foco os serviços digitais. Como os atendimentos serão realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade, marca registrada do programa, que cada vez mais estará próximo da população, inclusive nas cidades de menor porte”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp.

Detran Digital
O processo de transformação digital do Detran.SP foi impulsionado com a pandemia. Ao longo de 2020, o departamento ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43, em 2019, para 74, até o início deste ano. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. Nos primeiros dois meses de 2021, já foram feitos mais de 2,5 milhões de atendimentos de serviços do departamento de trânsito nos canais digitais e nos postos do Poupatempo. Desse total, 2.216.605 milhões de interações foram realizadas pelo site e aplicativo (86%). Enquanto isso, foram 360.333 atendimentos presenciais nos postos físicos (14%).

São Paulo

Eleições 2026: estado de São Paulo tem apenas duas alterações de local de votação para o 2º turno

Publicados

em

Mudanças são exceção e acontecem por motivo de força maior, como danos causados pelas fortes chuvas

No segundo turno das Eleições 2026, todo o estado de São Paulo terá apenas dois locais de votação alterados. As mudanças acontecem em um local da capital e em outro de Presidente Prudente em razão das fortes chuvas ocorridas no 1º turno.

Eleitoras e eleitores da 256ª Zona Eleitoral do Tucuruvi, na capital, que votam na E.E. Conselheiro Ruy Barbosa (Rua Professor Antônio Castelar de Franceschi, 200 – Horto Florestal) serão transferidos para o Recanto Nossa Senhora de Lourdes (Av. Luís Carlos Gentile, 1736, Vila Rosa). No local votam 4.649 eleitores, em 12 seções eleitorais: 185, 186, 187, 188, 189, 190, 239, 257, 306, 339, 420, 432.

No 1° turno o local ficou alagado devido às fortes chuvas e aos ventos, que causaram problemas estruturais no telhado da escola.

Já as eleitoras e os eleitores da 402ª Zona Eleitoral —Presidente Prudente, que votam na E.E. Florivaldo Leal (Rua Piracicaba, 90) foram transferidos para a Unesp (Rua Roberto Simonsen, 303, Jardim das Rosas – Portão de alunos 4 e 5). No local votam 3.267 eleitores, em 12 seções eleitorais (12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 171, 201). Essa alteração ocorreu no próprio dia do 1° turno (4 de outubro) em razão do destelhamento da escola em razão do vendaval ocorrido no município.

Situações extraordinárias
A Justiça Eleitoral esclarece que as mudanças são exceção e acontecem por motivos extraordinários, como ocorrência de situações climáticas extremas, problemas na infraestrutura dos prédios utilizados como locais de votação, entre outros. É possível que até o dia da realização do segundo turno, haja novas mudanças pontuais de local de votação, por situações não previstas e inevitáveis. O TRE-SP fará a divulgação pelos meios de comunicação disponíveis, além de os cartórios fazerem a publicidade local.

LEIA TAMBÉM:

Ao contrário do que tem sido divulgado, eventuais mudanças são definidas pelo juízo eleitoral de cada zona, de acordo com as necessidades locais, não tendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ingerência na decisão.

Consulta com antecedência
Antes do 1º turno, foram feitas alterações de local de votação, divulgadas por meio de tabela contendo todas as mudanças ocorridas após as eleições de 2024. O eleitorado desses locais já votou no novo endereço no 1º turno e votarão novamente no 2° turno, não tendo sido registrados problemas de comunicação acerca das mudanças.

O estado possui mais de 11 mil locais de votação, que são as escolas, faculdades e outros espaços que abrigam 103.904 seções eleitorais (salas de votação), em que cerca de 34,1 milhões de eleitores e eleitoras exercerão o direito de voto.

Ainda que em todo o estado de São Paulo tenham sido realizadas apenas duas mudanças de locais de votação entre o 1º e o 2º turno, caso o eleitor tenha dúvidas de onde votar, a Justiça Eleitoral paulista orienta que faça a consulta do local de votação no Autoatendimento, clicando em “Consultas” e escolhendo a opção “Onde votar”. A informação também consta no e-Título. Ao entrar no aplicativo, basta selecionar “Onde votar” na tela inicial.

A consulta pode ainda ser feita ainda pelo chatbot do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, nova ferramenta para atendimento ao eleitor disponível no site institucional do TRE-SP (opção Atendente Virtual do menu “Serviços”) e no WhatsApp: (11) 3130-2200.

Dúvidas podem ainda ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento ao Eleitor, pelo telefone 148.

A Justiça Eleitoral paulista recomenda ao eleitorado que verifique a veracidade de informações recebidas sobre o pleito nos canais oficiais do TRE-SP, evitando a disseminação de desinformação.

Mais informações: [email protected]

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Monte Alegre do Sul realiza triagem para atendimento terapêutico de crianças e adolescentes neurodivergentes

Publicados

em

A Prefeitura de Monte Alegre do Sul realizou, no último sábado, 17, a triagem de crianças e adolescentes neurodivergentes da Rede Municipal de Ensino que possuem laudo, como parte do processo de organização dos atendimentos terapêuticos oferecidos pela área da Saúde.

A iniciativa teve como objetivo identificar as necessidades individuais dos estudantes, contribuindo para o planejamento e a organização dos atendimentos nas diferentes modalidades de terapia, de acordo com as demandas identificadas.

As famílias foram convocadas para participar dessa etapa, considerada fundamental para o direcionamento dos acompanhamentos. A preferência na organização dos atendimentos será destinada aos estudantes que compareceram à triagem, demonstrando interesse e disponibilidade para dar continuidade ao processo terapêutico.

LEIA TAMBÉM:

A Prefeitura agradece às famílias que participaram e reforça a importância da parceria entre os departamentos de Educação e Saúde e os responsáveis pelos estudantes para promover um atendimento mais humanizado, acolhedor e adequado às necessidades de cada criança e adolescente.

A ação integra os esforços do município para fortalecer o cuidado e ampliar as oportunidades de desenvolvimento dos estudantes, por meio de um trabalho conjunto entre os serviços públicos e as famílias.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Prefeitura de Morungaba institui Operação Verão 2026/2027 para prevenir riscos durante período de chuvas

Publicados

em

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba instituiu, por meio do Decreto nº 4.009, a Operação Verão 2026/2027, que será realizada entre 1º de novembro de 2026 e 31 de março de 2027. A iniciativa tem como objetivo prevenir riscos, minimizar danos e garantir atendimento emergencial durante o período de chuvas intensas, mobilizando a Defesa Civil e diversos setores da administração municipal.

O plano prevê vistorias preventivas, capacitação contínua das equipes, monitoramento meteorológico e a adoção de quatro níveis de alerta para situações de risco. As medidas buscam fortalecer a capacidade de resposta do município diante de eventos climáticos extremos, considerando os desafios impostos pelas mudanças climáticas e fenômenos como o El Niño.

Coordenada pela Defesa Civil Municipal, a operação contará com plantão ininterrupto e apoio dos departamentos da Prefeitura. Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Frare, o planejamento antecipado e a integração entre os setores são fundamentais para proteger a população.

LEIA TAMBÉM:

“A Operação Verão é um instrumento de adaptação e resistência. Antecipar cenários e integrar os setores é o que garante a preservação de vidas e a redução de danos”, destacou.

O coordenador participou, na quinta-feira (15/10), em São Paulo, do 3º Congresso Internacional de Resiliência Climática – El Niño 2026. O encontro reuniu gestores, especialistas e pesquisadores para discutir estratégias de prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos.

Além das vistorias preventivas realizadas continuamente, inclusive após a ocorrência de temporais, a Defesa Civil investe na capacitação das equipes para aprimorar os procedimentos de atendimento e resposta diante de situações de emergência.

Plano de Contingência prevê quatro níveis de alerta

A Operação Verão contará com um Plano de Contingência dividido em quatro níveis, definidos de acordo com os volumes de chuva registrados e as vistorias realizadas em campo:

  • Observação: acumulado de até 80 milímetros de chuva.
  • Atenção: a partir de 80,1 milímetros, com vistorias nas áreas previamente mapeadas.
  • Alerta: prevê medidas preventivas, incluindo a possibilidade de remoção de moradores de áreas de risco, conforme avaliação técnica.
  • Alerta Máximo: intensifica as medidas de proteção e pode determinar a remoção preventiva de moradores de áreas de risco, mediante laudo técnico.

Tecnologia reforça o monitoramento meteorológico

As ações preventivas também contarão com o apoio do radar meteorológico instalado no final do ano passado no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Com alcance de aproximadamente 100 quilômetros, o equipamento permite acompanhar a formação e o deslocamento de tempestades, além de monitorar ventos fortes.

A tecnologia contribui para a análise das condições meteorológicas, permitindo decisões mais rápidas e eficientes diante de possíveis ameaças.

Com a Operação Verão 2026/2027, a Prefeitura de Morungaba reforça o compromisso com a prevenção, o monitoramento constante e a proteção da população, buscando reduzir os impactos das chuvas intensas e ampliar a segurança em todo o município.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias