Conecte-se conosco

Jaguariúna

Fórum online discute retomada econômica de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou na manhã de terça-feira, 29, o fórum online “Retomada Econômica no Pós-Pandemia”. Ao longo de quase duas horas, por videoconferência transmitida ao vivo direto do Teatro Municipal, os participantes falaram sobre as ações necessárias para a retomada gradual das atividades e o fomento da geração de empregos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna, Valdir de Oliveira, apresentou números da economia da cidade e falou sobre algumas ações tomadas pela Prefeitura para o enfrentamento da crise da pandemia. “Dos 12 polos levantados pelo Estado para a retomada econômica, Jaguariúna faz parte de oito desses polos, como o de plástico, o alimentício, automotivo, eletrônico, farmacêutico, químico, entre outros”, explica. “O PIB per capita de Jaguariúna é o 10º colocado no Brasil, o terceiro do Estado e o segundo na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Somos a 33ª economia no Estado, com PIB de R$11,3 bilhões”, informa.

A secretária municipal de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran Santos, falou sobre a formalização de novos roteiros turísticos e os preparativos para a retomada de eventos com a progressão do Plano São Paulo de retomada econômica gradual. “Tivemos um impacto muito grande no turismo. Mas durante a pandemia pudemos trabalhar com obras de infraestrutura turística para poder oferecer, nessa retomada, novos roteiros para fomentar esse setor na cidade”, diz Graça. 

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Jaguariúna, João Rodrigues, é necessário focar nos consumidores. “Cerca de 50% das pessoas ainda estão em casa. Cabe a nós, comerciantes, tentar atrair essas pessoas, passar para elas tudo o que fizemos para garantir a segurança, para que esses consumidores voltem a comprar”, afirma.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, comenta que 2020 é um ano de “frustração”, devido à crise gerada pela pandemia e destaca a relevância do setor agrícola no Estado. “O agronegócio representa 12% do PIB no Estado de São Paulo e é o agro com maior valor agregado que nós temos no Brasil”, informa.  “Como o agro não parou no Estado, ele terá maior força para alavancar a retomada da economia”, diz.

O superintendente de negócios do setor público do Desenvolve SP, Mauro Miranda, por sua vez, explica sobre a implementação de medidas adotadas pela instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que oferece opções de financiamento a empreendedores. O diretor da IvestSP, Leonardo Machado, explanou sobre o papel da agência que faz a interface com as empresas e o governo do Estado para facilitar as demandas de investimento. Por fim, a presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) Campinas, Silvia Quirós, diz que a retomada econômica é fundamental e que o momento é de desafios e oportunidades.

Ao final, os participantes responderam a perguntas dos internautas que acompanharam a transmissão ao vivo do evento pelo canal da Prefeitura no Youtube. Confira a íntegra o fórum no link: https://youtu.be/LdS3fv6RTCc

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna centraliza vacinação de crianças de 5 anos e com imunossupressão na UBS Fontanella

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Devido à redução no repasse de doses da vacina pediátrica da Pfizer, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá alterar a estratégia de vacinação infantil. A partir desta quinta-feira, 27, a imunização com essa vacina será feita exclusivamente na UBS Fontanella, localizada próximo ao Hospital Municipal Walter Ferrari, apenas para crianças de 5 anos e para as imunossuprimidas – grupos que não estão autorizados a receber a vacina CoronaVac.

Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, nas UBSs 12 de Setembro, Florianópolis, Nova Jaguariúna, Miguel Martini, Cruzeiro do Sul, Roseira de Cima e Roseira de Baixo será realizada a vacinação com a CoronaVac em todas as crianças de 6 a 11 anos (exceto as imunossuprimidas), que correspondem a 85% do público infantil.

A vacinação em todas as UBSs ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.

Para que a criança seja imunizada, os pais ou responsáveis devem apresentar documento com foto ou certidão de nascimento, carteira de vacinação, CPF, Cartão Cidadão e carteira de vacinação.
O pré-cadastro pode ser feito com antecedência no link: https://www.vacinaja.sp.gov.br/.

Continue lendo

Jaguariúna

Programa Feira do Produtor Rural está com inscrições abertas em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria de meio ambiente, está com inscrições abertas para o curso “Programa Feira do Produtor Rural”, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 08 de fevereiro pelo telefone (19) 3867-3073. Para se matricular é necessário apresentar CNPJ de produtor rural e residir, preferencialmente, em Jaguariúna.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o curso é oferecido uma vez por ano e estimula a produção agropecuária nas propriedades do município. Com aulas práticas e teóricas, o programa ensina desde a construção dos stands da feira até a comercialização dos produtos.

As aulas serão realizadas duas vezes por semana na sede do departamento de agropecuária e meio ambiente. Ao final das aulas, os alunos estarão aptos a venderem seus produtos na Feira do Produtor Rural de Jaguariúna.

Segundo a titular da pasta do meio ambiente e vice-prefeita, Rita Bergamasco, a importância dos produtores fazerem o curso é que os consumidores terão garantia da qualidade dos produtos, saberão a origem do que estão consumindo e como tudo foi manuseado. “Quanto mais produtores interessados em vender seus produtos na feira, mais cresce a variedade de produtos oferecidos”, afirma Rita.

Continue lendo

Jaguariúna

Dr. Caius Godoy (Dr. da Roça) é nomeado Presidente da Comissão de Agronegócios da OAB Jaguariúna

Paula Partyka

Publicados

em

O Dr. Caius Godoy, conhecido como Dr. da Roça, foi nomeado Presidente da Comissão de Agronegócio e Relações Agrarias da OAB Jaguariúna. “Estou contente demais, pois é um projeto antigo, um desejo que eu tinha de trazer isso para a cidade”, conta o nomeado.

“Meu trabalho é chegar para dentro da porteira do pequeno e médio produtor. Neste projeto, vamos buscar atender quatro pilares”, explica. Os quatro pilares baseiam-se em:  sucessão rural, contratos, previdência e acesso ao crédito.

O objetivo do advogado é abrir as portas da OAB para que os produtores tenham onde sanar as dúvidas da área. “Vamos fazer isso de uma forma simples. E, ainda, vamos determinar datas, mas almejamos dar uma assistência judiciária presencial e gratuita”, conta.

Devem ser beneficiados com este projeto os produtores de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse, cidades pertencem a subseção da OAB Jaguariúna. O objetivo de Dr. Caius na ocupação de deste cargo é dar acesso à informação de forma simples. Medidas com o poder público serão tomadas para alcançar o melhor resultado deste projeto.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias