Jaguariúna
Férias escolares: CPFL Santa Cruz reforça cuidados com pipas perto da rede elétrica
Ocorrências com pipa que geram falta de energia cresceram mais de 70% em um ano; somente em 2025, foram mais de 645 registros na área de concessão da distribuidora
Com a chegada das férias escolares, aumenta o número de crianças e adolescentes em brincadeiras ao ar livre, como empinar pipa. Diante desse cenário, a CPFL Santa Cruz reforça o alerta sobre os riscos da prática quando realizada próxima à rede elétrica, situação que pode provocar acidentes graves, interrupções no fornecimento de energia e até mortes.
Na área de concessão da CPFL Santa Cruz, as ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica cresceram de forma significativa nos últimos anos. Em 2024, foram registradas mais de 376 ocorrências. Já em 2025, o número ultrapassou 645 registros, um aumento superior a 70% em apenas um ano.
Região de Jaguariúna
Na região de Jaguariúna, que conta com a cidade de Pedreira, foram registradas 12 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica em 2025. O número reflete o impacto da prática na rede elétrica local e reforça a necessidade de atenção redobrada durante o período de férias escolares.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, Raphael Campos, o envolvimento dos responsáveis é decisivo neste período. “Durante as férias, as crianças passam mais tempo em atividades recreativas e nem sempre percebem os riscos. A orientação de pais e responsáveis é fundamental para garantir que a brincadeira aconteça em locais seguros, longe de postes e fios de energia”, afirma.
A distribuidora destaca que grande parte das ocorrências ocorre em áreas urbanas, quando a pipa entra em contato com a fiação ou quando alguém tenta resgatá-la da rede elétrica. Nessas situações, há risco imediato de choque elétrico, quedas e danos ao sistema de energia.
Cerol e linha chilena ampliam o risco
O perigo aumenta com o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, que podem causar ferimentos graves em pedestres, ciclistas e motociclistas. No Estado de São Paulo, o uso desses materiais é proibido pela Lei Estadual nº 12.192/2006.

Orientações da CPFL para empinar pipa com segurança
A CPFL Santa Cruz orienta que a brincadeira aconteça apenas em locais abertos e afastados da rede elétrica, como parques e áreas descampadas. Empinar pipa em lajes, telhados, ruas ou próximo a postes representa risco iminente. Também não se deve, em hipótese alguma, tentar retirar pipas presas aos fios de energia.
Em dias de chuva ou ventos fortes, a atividade deve ser evitada, já que a umidade aumenta a condução de eletricidade. Em caso de fios rompidos ou caídos no chão, a população deve manter distância e acionar a CPFL pelo telefone 0800 772 2196. Havendo vítimas, o Corpo de Bombeiros ou o SAMU deve ser chamado imediatamente.
Para orientações rápidas e gratuitas, a CPFL disponibiliza um serviço seguro no WhatsApp que oferece informações diretas sobre segurança com energia elétrica. Para acessar o Guardião no Zap basta adicionar o número (19) 3795-1705 nos contatos e iniciar uma conversa.
Saiba mais sobre o programa Guardião da Vida no www.guardiaodavida.com.br.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Educação celebra os 72 anos de Jaguariúna com mostra cultural de alunos
A Secretaria Municipal de Educação promove, neste sábado, 12, das 9h às 11h, no Boulevard do Centro Cultural, uma mostra que reúne trabalhos e apresentações produzidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Com o tema “Jaguariúna: Capital Country do Brasil”, a iniciativa convida toda a população a prestigiar uma programação especial que une educação, cultura, criatividade e valorização da história do município, em comemoração aos 72 anos de Jaguariúna.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a mostra contará com a participação de alunos das EMEIs, do Ensino Fundamental e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), que desenvolveram diferentes produções tendo como inspiração a história, a cultura, os personagens, os símbolos e as transformações de Jaguariúna ao longo dos anos.
Durante o evento, o público poderá conhecer desenhos, cartazes e maquetes produzidos pelos estudantes como resultado de pesquisas e atividades realizadas nas unidades escolares. Os trabalhos apresentam diferentes olhares dos alunos sobre a cidade, resgatando aspectos importantes de sua história e identidade.
Além da exposição, a programação contará com apresentações artísticas dos alunos, com música, dança e outras manifestações culturais.
Serviço:
Mostra Cultural dos alunos da rede municipal
Data: 12 de setembro (sábado)
Horário: das 9h às 11h
Local: Boulevard do Centro Cultural
Em comemoração aos 72 anos de Jaguariúna.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna reforça cuidado com a saúde mental com ações do Setembro Amarelo nas UBSs
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ao longo de setembro uma série de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à valorização da vida, à prevenção do suicídio e à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
A programação envolve rodas de conversa, palestras, atividades de acolhimento e iniciativas de escuta, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre o sofrimento emocional, fortalecer vínculos e aproximar a população dos serviços de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Com a mobilização, a Secretaria de Saúde reforça a importância de falar sobre saúde mental, reconhecer sinais de sofrimento e oferecer espaços de escuta e acolhimento.
Confira a programação:
UBS Guedes – 17/09: roda de conversa “Cuidar de si e cuidar do outro”.
UBS Bom Jardim – 17/09, às 14h: roda de conversa sobre os cuidados com a saúde mental.
UBS Miguel Martini e UBS Nassif – 18/09: roda de conversa conjunta sobre o Setembro Amarelo.
UBS Roseira de Baixo – 18/09, às 9h: roda de conversa sobre o Setembro Amarelo.
UBS Zambon – 21/09: roda de conversa com a psicóloga Priscila.
UBS 12 de Setembro – 24/09, pela manhã: roda de conversa “Escutar é estar presente”, com a psicóloga Maria Gabriela e estagiárias.
UBS Tanquinho – 24/09, às 10h: roda de conversa com a psicóloga Luciana e a Dra. Dayames.
UBS Florianópolis – plantão de acolhimento às sextas-feiras e ações nas escolas nos dias 15 e 22/09.
UBS Nova Jaguariúna – minipalestra “Escutar é estar presente”; plantão psicológico às quartas-feiras, das 10h às 11h30; e roda terapêutica para pessoas 60+ no dia 29/09, às 14h.
UBS Fontanella – ações durante todo o mês, com mural interativo, grupo de convivência, varal de memórias e caixinha da escuta.
UBS Roseira de Cima – aconselhamento e conversas sobre saúde mental durante os atendimentos.
UBS Cruzeiro do Sul – rodas de conversa nos dias 3, 10, 17 e 24/09, das 8h às 9h, sobre acolhimento, sofrimento emocional, rede de apoio e saúde mental.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna promove passeio gratuito à Expoflora para idosos dos programas municipais
Cerca de 200 idosos, integrantes de programas e serviços municipais de Jaguariúna participaram, nesta sexta-feira, 04, de um passeio gratuito à Expoflora, em Holambra. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer e da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, convivência, acolhimento e promoção da longevidade saudável.
Participaram da atividade os integrantes dos programas ProAtiv e Viva Melhor, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, além dos usuários dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos no Centro Dia do Idoso, do Coral Acolher, da Dança Circular e do grupo do CRAS Nassif – Horta Sempre Viva.
LEIA TAMBÉM:
Durante o passeio os participantes puderam desfrutar de um momento de lazer, cultura, contato com a natureza e convivência social, fortalecendo vínculos e promovendo novas experiências fora do cotidiano.
De acordo com a Prefeitura, iniciativas como essa fazem parte das ações voltadas à promoção do envelhecimento ativo e saudável, reconhecendo que qualidade de vida na terceira idade vai além da prática de atividades físicas e também envolve socialização, autonomia, lazer, cultura, pertencimento e bem-estar emocional.
A ação também reforça a importância do trabalho integrado entre as diferentes áreas da administração municipal, unindo esporte, assistência social e políticas públicas voltadas à população idosa.
A Prefeitura de Jaguariúna segue desenvolvendo ações e programas que contribuem para um envelhecimento com mais saúde, autonomia, participação social e qualidade de vida, fortalecendo as políticas públicas destinadas à população idosa do município.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2054
-
Pedreira1 semana atrásPrefeitura de Pedreira realiza troca de solo para recuperar pavimentação da Avenida Dr. Silvio de Aguiar Maya
-
São Paulo1 semana atrásMorungaba recebe visita técnica de análise territorial para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social
-
Holambra1 semana atrásVeiling Holambra traz as novidades e tendências em flores e plantas para a Primavera, Finados e festas de fim de ano
-
Holambra1 semana atrásServiços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado da Independência do Brasil
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna comemora 72 anos com Falamansa e muitas atrações no Santa Maria
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna promove passeio gratuito à Expoflora para idosos dos programas municipais
-
Campinas1 semana atrásInstituto CPFL lança programação da décima edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China


