Conecte-se conosco

Uncategorized

Faculdade de Holambra desenvolve projeto inédito para neutralizar emissão de gases de efeito estufa

Publicados

em

A instituição de ensino superior FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra), responsável pelo projeto Foot Print Zero, está com uma ação inédita que consiste no plantio de mudas de árvores para neutralizar a emissão de gás carbônico. “Estamos afinadíssimos com a preocupação climática, por isso desenvolvemos ações práticas”, emenda o diretor institucional da FAAGROH, professor Geraldo Eysink.

Ele explica que alunos, professores e colaboradores da Faculdade de Agronegócios de Holambra, preocupados com a sustentabilidade e na busca por evitar consequências do desequilíbrio ecológico, têm por iniciativa, anualmente, plantar a quantidade de árvores correspondente ao montante de CO2 emitido pelos veículos usados para translocação dos colaboradores, professores e alunos até a faculdade, que neutralizam o total de tal substância emitida durante todo o ano letivo.

Na mais recente ação, no início de dezembro, foram plantadas 642 mudas de árvores nativas ante 83,37 toneladas de dióxido de carbono emitidas deste o início. O plantio foi próximo à nascente que percorre o Centro Esportivo Tubantia, em Holambra, para sua respectiva recuperação, a qual além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, também são fonte de vida para outros organismos. As espécies escolhidas são pertencentes ao bioma Mata Atlântica, de suma importância, principalmente, por ser um dos mais biodiversos e desmatados do país.

“A instituição preza pela preservação do meio ambiente, pois o mundo inteiro é afetado pelo aquecimento global. Para isto, a forma de amenizar os efeitos é não cortar as árvores, mas sim plantá-las”, defende Eysink.

Eysink acredita que por trás do projeto existe, em primeiro lugar, a conscientização do efeito global, e em segundo é mostrar que existem soluções. “Outro objetivo do projeto é tornar o aluno consciente que o agronegócio depende da água e que a problemática do aquecimento pode até se tornar um negócio. Ele pode abrir um viveiro ou coordenar um projeto de recuperação”, observa o diretor.

Além disso, informa Eysink, as mundas são produzidas pelos próprios alunos dos cursos de engenharia agronômica e o de área de agronegócios com ênfase em horticultura no decorrer do ano.

Aulas 100% práticas

Todos esses diferenciais demonstram todas as peculiaridades da FAAGROH, primeira faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas, que completou um ano de funcionamento no dia 14 de agosto de 2018. A instituição iniciou as atividades ofertando o curso de área de agronegócios com ênfase em horticultura, formando a primeira turma, e no primeiro semestre de 2018 trouxe mais uma novidade, o lançamento do curso de engenharia agronômica.

A novidade pode ser conferida de perto, uma vez que a FAAGROH está aberta diariamente de segunda a sexta-feira, a partir das 14h, para visitação. Quem tiver interesse em ingressar em um dos cursos, pode agendar a prova do vestibular continuado no 0800 775 55 55 ou no site da faculdade (faagroh.edu.br). O campus da FAAGROH fica à Estrada Municipal HBR 40, Gleba 5E, Seção C, Bairro Fundão, em Holambra.

Uncategorized

Motorista que matou mãe e filho atropelados é condenado a 12 anos

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão

Publicados

em

Atropelamento ocorreu em março de 2013 e deixou outras cinco pessoas feridas. Família esperava pena maior. Cabe recurso.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – O Tribunal do Júri de Indaiatuba (SP) condenou a 12 anos de prisão em regime fechado o réu Rodrigo Fernando Batino, motorista que atropelou e matou mãe e filho que estavam em um trailer de lanches na cidade em março de 2013. O resultado foi proferido na noite desta quinta (23) e cabe recurso.

Helder Bruno Monteiro, advogado de acusação, disse que vai avaliar com a equipe as ações que devem tomar. Para ela, a pena deveria ser maior. “Estou satisfeito com a condenação, com a dosemetria da pena, não”.

Quer saber Notícias de Engenheiro Coelho – Clique aqui

Tentou-se contato por telefone com o advogado que representa Batino, mas não obteve-se sucesso. Assim que a defesa se manifestar sobre o resultado do júri, o texto será atualizado.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – O atropelamento

Na época, a Polícia Militar informou que o Batino, então com 24 anos, perdeu o controle da direção do veículo e colidiu contra o trailer de lanches na calçada da Praça da Liberdade, que fica na Avenida Visconde de Indaiatuba, na Vila Vitória I.

Luiza Helena Munhoz Veiga, de 56 anos, e o filho Ismael Munhoz de Veiga Júnior, de 28 anos, morreram. Outras cinco pessoas ficaram feridas, dentre elas outro filho de Luiza Helena.

Gisele Munhoz, filha de Luiza e irmã de Ismael, disse que o resultado, apesar de não ser o esperado, foi uma resposta depois de nove anos de espera.

“A gente estava esperando justiça. A gente queria realmente uma pena maior, foram duas mortes, mais lesões graves. A gente pensava em uma coisa maior, mas quem sou eu para tirar a razão do juiz”, disse.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – Uma testemunha que estava em uma das mesas na frente do estabelecimento relatou, à época, que a família tinha desembarcado do carro para comprar o lanche cinco minutos antes de ocorrer o acidente.

Segundo relatos das testemunhas aos policiais na época, o condutor dirigia em alta velocidade e no carro também havia uma mulher. Com o impacto, a passageira chegou a ser arremessada.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão
Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – Carro invadiu a calçada e atropelou os clientes de uma lanchonete em uma praça de Indaiatuba — Foto: Reprodução/ EPTV
Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Rua do Bairro Universitário em Engenheiro Coelho
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui e habilite seu App gratuitamente para receber os principais conteúdos da Gazeta direto em seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Quer saber Mais sobre Notícias de Engenheiro Coelho e Região? Clique aqui

Continue lendo

Uncategorized

Saúde de Jaguariúna promove mutirão ginecológico neste sábado, 11

Publicados

em

A quarta edição do Mutirão da Saúde acontece neste sábado, 11. Realizada pelo Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, ele oferecerá atendimentos ginecológicos à população das 7h às 19h.

As consultas serão realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Miguel Martini. Na mesma data também será realizada da coleta do exame Papa Nicolau. 

As mulheres interessadas em receber atendimento médico devem agendar horário na unidade mais próxima da sua residência ou pelo aplicativo “CCC Jaguariúna”, que pode ser baixado gratuitamente nas versões para Android ou IOS.  

De acordo com a Secretaria de Saúde, novos mutirões devem acontecer nos próximos meses com o objetivo de reduzir a fila de espera que é reflexo dos impactos causados pela pandemia.

FOTO: Ivair Oliveira

Continue lendo

Uncategorized

Hoje tem samba na Feira Noturna de Jaguariúna

Publicados

em

Quem gosta de samba não pode perder a Feira Noturna de Jaguariúna desta quarta-feira, 08. A cantora Danny Zanolo apresenta o show “Danny Zanolo e o Samba” com muitos sucessos para animar a noite de todos.

O evento semanal organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura tem entrada gratuita e, além de conferir a apresentação, o público pode se deliciar nas barracas de alimentação, bebidas e ainda comprar artesanato, legumes e muito mais.

A feira acontece sempre das 17h às 21h, no parque Santa Maria. 

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias