Conecte-se conosco

Holambra

Expoflora dá as boas-vindas à Primavera com mais de 200 mil flores e plantas ornamentais

Publicados

em

A chegada da nova estação acontece nesta quinta-feira, dia 22, às 22h04. O evento, maior exposição do gênero na América Latina, termina no próximo domingo, 25. O evento funciona de de sexta-feira a domingo, das 9 às 19hs. Até o último final de semana, a exposição já recebeu mais de 200 mil visitantes nesta 39ª edição

Quando a primavera chegar, às 22h04 da desta quinta-feira, 22, encontrará em Holambra uma imensidão de flores dando boas-vindas à mais colorida e perfumada estação do ano. A Expoflora, maior exposição do gênero na América Latina, espera a primavera com 203 mil hastes de flores e 122 mil vasos das mais diferentes espécies e variedades, de diversas colorações, embelezando os 250 mil m² do parque, em sua Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo, Carros Alegóricos e em seus mais diferentes jardins.

LEIA TAMBÉM:

A chegada da primavera coincide com a última semana da Expoflora, que termina no próximo dia 25 de setembro, sendo realizada de sexta-feira a domingo, das 9 às 19 horas, atraindo visitantes de todo o Brasil. A expectativa é que o último final de semana do evento receba cerca de 75 mil turistas e totalize, aproximadamente, 300 mil visitantes desde o seu início, no dia 2 deste mês. Os ingressos custam R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira) e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com, nas bilheterias do evento, o com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.

O colorido e o perfume estão por toda parte, em números gigantescos. A Exposição de Arranjos Florais, por exemplo, utiliza 200 mil hastes de flores e 75 mil vasos de flores, de mais de 300 espécies e 3.500 variedades, decorando os 12 cenários criados pelos artistas florais Jan Willen e Jéssica Drost. Apenas nos jardins, os visitantes se encantam com os milhares de flores que formam os canteiros das praças e alamedas. A Praça do Vitral, um dos locais para um descanso dos visitantes, o charme é garantido por 3 mil angelônias, 2,5 mil hibiscos e 400 begônias. Dois roseirais, com 2.000 mudas de rosas das mais diferentes cores podem ser admirados na praça do Chafariz e na saída da Mostra de Paisagismo e Decoração. Antúrios, petúnias, bromélias, mandevillas, amaryllis, filodendros, mini-rosas, impatiens, lantanas e muitas outras espécies de flores e plantas estão por toda a parte: na Casa do Tulipo – o mascote do evento – nos canteiros, nas alamedas, nos caramanchões, no estacionamento, na entrada principal, nas decorações dos restaurantes, nos arcos de acesso aos ambientes, e até nos automóveis estacionados, repletos de orquídeas.

A profusão de plantas e flores está em qualquer canto para onde se olhe no evento. Há 6.552 unidades enfeitando os 18 ambientes da Mostra de Paisagismo e Jardinagem, o que corresponde à média de 364 vasos por espaço criado pelos profissionais. A Parada das Flores atravessa o parque com três carros alegóricos ornamentados com um total de 2 mil rosas, 400 orquídeas, 200 vasos e 300 hastes de outras flores. Ela anuncia a Chuva de Pétalas, atração que desperta muita emoção nos turistas ao lançar diariamente sobre o público nada menos do que 150 quilos de pétalas, retiradas uma a uma, manualmente, de 18 mil botões de rosa. Há também o Magic Garden Holambra, que compõe o Passeio Turístico oferecido pelo evento, onde 10 mil vasos de flores jorram de uma imensa torneira de quatro metros de altura, são despejadas de gigantescos tonéis, ou emolduram esculturas, como a de uma mulher que levita, o lago dos cines e os corações.

Exposição de Arranjos Florais

A Exposição de Arranjos Florais mostra a importância da natureza na integração com o homem, nas celebrações e nas comemorações. O tema sugerido por Jean Willen e Jessica Droot é “A natureza da paz”.  O primeiro ambiente é nebulizado e simula uma floresta – a Amazônica – para que o visitante “mergulhe na natureza”. A mensagem é a da necessidade de o homem voltar o seu olhar para o meio ambiente, protegendo-o na luta contra o aquecimento global. O local é úmido para poder abrigar árvores, orquídeas e bromélias e ganha um toque de realidade com a sonorização de animais, como grilos, sapos e pássaros.

A retomada da relação homem & natureza merece uma grande celebração. A cerimônia escolhida foi a de um casamento, por representar a cumplicidade, o afeto e o amor. Os próximos cinco cenários criam várias situações desta comemoração. O ambiente ricamente decorado é destinado ao bolo de camadas ladeado por muitos arranjos que destacam flores nas cores laranja, pink e vermelho. No túnel do amor, prevalecem as flores vermelhas, em vasos. Para o almoço campestre em paisagem da Toscana, os espaços dividem-se entre as flores azuis e amarelas. Os galhos secos na fachada demonstram a singeleza da capela para abençoar a união. O ciclo da comemoração termina com a Lua de Mel em um motorhome, estilo de viagem bem ao gosto dos holandeses e denunciada pela grinalda e pelos sapatos da noiva, esquecidos na cadeira da área externa.

Nos ambientes seguintes é reforçada a mensagem sobre a sustentabilidade, com dicas de como ser ecologicamente correto para lembrar que, se não cuidarmos imediatamente da natureza, ela padecerá. A decoração traz elementos que destacam a utilização de energias limpas, como os painéis de células fotovoltaicas para a geração da energia elétrica, o sistema de captação da água da chuva para reuso e as térmicas paredes verdes. Materiais recicláveis – como garrafas, plásticos, vidros, embalagens, latas e pneus – destacam-se em um dos cenários, indicando que podem ser reutilizados de diversas formas em vez de descartados na natureza, matando os animais, como na chocante foto da tartaruga com um saco plástico na boca.

Os ambientes seguintes, em branco & preto, mostram como os extremos – aqui representados por essas cores -, juntos ou separados, são extraordinariamente belos. A diversidade humana é demonstrada por fotos de pessoas de várias nacionalidades. O espaço é uma crítica à falta de respeito em relação às diferenças raciais, políticas, religiosas, de gênero, de idade ou de classes sociais. As únicas cores no ambiente são as das rosas amarelas e azuis que decoram as cordas do balanço em homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia. A gigantesca pomba branca simboliza a paz, tão necessária para a convivência (e sobrevivência) entre todos os povos. O seu voo significa a liberdade, reforçada no cenário seguinte, à direita, em seu mais amplo sentido: liberdade de imprensa, de expressão, de gênero, de convivência, de escolhas e de decisões, inclusive demonstrada de forma metafórica pelo peixe que decide abandonar o cativeiro de seu aquário.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Holambra

Holambra promove Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no dia 25 

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra, por meio do Departamento Municipal de Promoção Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promove no dia 25 de setembro a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado das 8h30 às 13h, no Salão da Terceira Idade, localizado na Rua Muscaris, nº 99, no bairro Morada das Flores.

De acordo com a diretora municipal de Promoção Social, Viviane Furgeri, a conferência será um espaço de participação, diálogo e construção coletiva, com o objetivo de ouvir diferentes perspectivas, compartilhar experiências e discutir propostas relacionadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes no município. 

Podem participar representantes de entidades, integrantes do poder público e demais moradores interessados em contribuir com o debate e com a construção de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

LEIA TAMBÉM:

Viviane explica que a participação da comunidade é fundamental para que as políticas públicas estejam cada vez mais próximas das necessidades de crianças, adolescentes e suas famílias. “A Conferência é um momento importante de escuta, diálogo e participação. Queremos reunir diferentes setores da sociedade para discutir as necessidades da infância e da adolescência e construir propostas que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas e para a garantia de direitos”, destacou.

Serviço:

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Data: 25 de setembro de 2026
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Salão da Terceira Idade
Endereço: Rua Muscaris, nº 99 – Morada das Flores – Holambra

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Expoflora deve movimentar R$ 200 milhões e impulsionar economia em raio superior a 100 km de Holambra

Publicados

em

A 43ª Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, deve receber cerca de 280 mil visitantes ao longo de seus 16 dias de programação, em Holambra (SP), e movimentar aproximadamente R$ 200 milhões na economia regional, segundo estimativa dos organizadores.

A movimentação vai além do consumo realizado dentro da festa. O fluxo de visitantes, profissionais, fornecedores e empresas envolvidos no evento distribui seus efeitos por uma ampla cadeia econômica, em Holambra e em outros municípios da região.Segundo Laura Santi, da Agência de Desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista (ADECAP), turismo e eventos influenciam, direta ou indiretamente, cerca de 47% das atividades econômico-empresariais. Além dos segmentos mais evidentes, como hotéis, restaurantes e transporte, entram nessa cadeia comércio, indústria, vestuário, artesanato, serviços e fornecedores. “O dinheiro do turista alimenta os parceiros da Expoflora, a cidade de Holambra e inúmeras outras cidades de seu entorno”, afirma.

Demanda por hospedagem ultrapassa Holambra
Em dias de maior movimento, a Expoflora chega a receber cerca de 20 mil visitantes, público superior à população inteira de Holambra, que tinha 15.094 habitantes no Censo 2022 do IBGE. A dimensão desse fluxo ajuda a explicar por que os efeitos da festa sobre a hospedagem ultrapassam os limites do município. Embora parte do público faça viagens de bate e volta, a estrutura hoteleira de Holambra não absorve sozinha a demanda dos visitantes que permanecem na região, que se distribui por cidades da Região Metropolitana de Campinas e do Circuito das Águas Paulista.

LEIA TAMBÉM:

A Expoflora também interfere na sazonalidade turística da região. Setembro seria tradicionalmente um período de menor movimento, mas a realização da festa amplia a procura por hospedagem ao atrair visitantes de diferentes regiões do país.

Um recorte desse efeito aparece nos números do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. Segundo o diretor executivo da entidade, Fernando Vernier, o aumento da demanda em setembro representa uma projeção de aproximadamente R$ 6,2 milhões adicionais no fluxo de hospedagem apenas entre os hotéis associados ao Convention, que, juntos, somam cerca de 13,5 mil leitos. A conta não inclui a hotelaria de outras cidades fortemente impactadas pela Expoflora, especialmente no Circuito das Águas.

Em Serra Negra, esse impacto também é percebido diretamente na hotelaria. Segundo Cibele Dib, presidente da Associação dos Hotéis e Restaurantes de Serra Negra (Ashores), durante o período da Expoflora a ocupação dos hotéis da cidade registra aumento de aproximadamente 15% em relação à média anual. Parte importante dessa procura vem de grupos turísticos e agências de viagens que organizam roteiros de três a quatro dias, incluindo a Expoflora e outros destinos da região.

Esses roteiros costumam combinar Holambra com cidades como Serra Negra, Águas de Lindóia, Monte Sião e Pedreira, ampliando o tempo de permanência dos visitantes e distribuindo o consumo por hotéis, comércio, bares, restaurantes e outros estabelecimentos.

R$ 150 por visitante por dia em alimentação
A alimentação é outro componente importante dessa movimentação. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) estima em R$ 150 por visitante, por dia, o gasto médio com refeições e bebidas em bares e restaurantes. Esse consumo acontece tanto em Holambra quanto nas cidades onde o público circula ou se hospeda. 

Cerca de 7 mil postos de trabalho dentro da Expoflora
Segundo os organizadores, somente as operações realizadas dentro do recinto da Expoflora mobilizam cerca de 7 mil postos de trabalho diretos e indiretos, distribuídos entre equipes do evento, expositores, restaurantes, fornecedores e demais empresas envolvidas em sua realização.

Um exemplo da dimensão desse movimento é o Grupo Casa Bela. Segundo Pablo Schoemaker, CEO do grupo e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Holambra, a operação da empresa mais que dobra durante a Expoflora. São contratadas cerca de 150 pessoas adicionais para as operações dentro da festa, número quase equivalente ao total de profissionais mantidos normalmente pelas empresas do grupo fora do evento, na cidade de Holambra.

O impacto também aparece no faturamento: para o Grupo Casa Bela, a Expoflora representa aproximadamente 10% de todo o faturamento anual. 

Um impacto que não cabe apenas nos números
Parte do resultado da Expoflora, porém, não aparece diretamente nas contas de faturamento. Ao atrair visitantes de diferentes estados e ampla exposição na imprensa e nas redes sociais, o evento também projeta o nome de Holambra nacionalmente e estimula novas visitas ao município ao longo do ano.

“A exposição de Holambra durante esse período aumenta bastante, de forma que nosso município se tornou conhecido no Brasil inteiro. Essa projeção nacional ajuda a criar desejo e trazer visitantes também em outras épocas do ano”, afirma Schoemaker. Para ele, a festa também reforça pelo turismo outro importante motor econômico do município: a produção de flores e plantas. 

“A Expoflora vai além do seu período aberto ao público. A atividade econômica se aquece em Holambra e em toda a região, injetando recursos de fora de nossa região dentro de nossa microeconomia”, resume. “A projeção da Expoflora leva o nome de Holambra para todo o País e assim se alimenta o desejo daqueles que buscam conhecer a nossa cidade.”

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Veiling Holambra aposta em experiências e tendências para movimentar setor de flores

Publicados

em

A mais completa feira de negócios da floricultura nacional reúne 166 produtores nos dias 10 (das 8h às 17h) e 11 de setembro (das 8h às 14h) e apresenta novidades para a Primavera, Finados, Natal e Réveillon

Flores e plantas deixam de ser apenas produtos nas prateleiras e ganham novos espaços, usos e experiências no 32º Veiling Market, que será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, na Cooperativa Veiling Holambra. Considerada a mais completa feira de negócios da floricultura nacional, a edição deste ano reúne 166 produtores e foi montada para aproximar compradores das novidades do mercado e, ao mesmo tempo, mostrar como flores e plantas podem ganhar novas formas de apresentação e comercialização. A proposta é que o visitante saia da feira não apenas com pedidos de compra, mas também com ideias que possam ser aplicadas no próprio negócio.

Desta forma, a 32ª edição terá três atrações que se complementam: negócios, informação e inspiração, com as flores e plantas no centro de uma experiência que pretende mostrar não apenas o que o mercado está vendendo, mas também como ele poderá seguir vendendo no futuro. Por isso, a programação combina exposição e negócios com palestras, demonstrações práticas e ambientes criados especialmente para apresentar novas ideias. “Mais do que antecipar compras para os períodos de maior procura, o Veiling Market é realizado para mostrar o que está mudando no comportamento do consumidor e como o varejo pode acompanhar essas transformações”, explica Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Produto da Cooperativa Veiling Holambra.

LEIA TAMBÉM:

O evento recebe compradores de todo o Brasil, entre representantes de Ceasas e Ceagesp, redes de supermercados e de autosserviço, garden centers, floriculturas e profissionais do setor, como decoradores e floristas. Além de conhecer lançamentos e tendências para a Primavera, Finados, Natal e Réveillon, eles poderão negociar diretamente com os produtores. Para alguns expositores, a participação no evento representa uma venda significativa, já que a maior parte dos produtores chega a comercializar entre 70% e 80% da produção do segundo semestre durante a feira.

Floricultura e garden centers

Uma das novidades este ano é a Florê, uma floricultura criada especialmente para a feira. O espaço reúne flores de corte, presentes, arranjos e um café para mostrar que uma loja de flores pode oferecer mais do que produtos e criar uma experiência de compra. A ideia é apresentar ao visitante diferentes possibilidades de exposição, composição e atendimento que possam ser adaptadas às floriculturas. O consumidor, nesse modelo, é convidado a permanecer no ambiente, descobrir produtos e estabelecer uma relação mais próxima com as flores. A mesma lógica aparece no Garden Veiling, que reproduz um garden center dentro da feira. Flores, plantas, vasos, acessórios e outras possibilidades de comercialização são reunidos em um único ambiente. O espaço também mostra como esses estabelecimentos vêm ampliando sua oferta, incorporando produtos e serviços, a fim de transformar a visita em um programa para toda a família.

“Temos um programa de tendências dentro da cooperativa em que mostramos o que está acontecendo com flores e plantas no Brasil e em diversos outros países. Quando falamos em variedade, inovação, hibridação, exposição e comportamento de consumo, visitamos floriculturas também fora do Brasil e captamos essas informações”, informa Thamara. Segundo ela, a proposta da feira é trazer essas referências para a realidade brasileira. “Por isso, nesta edição, desenvolvemos uma floricultura onde nossos visitantes poderão vivenciar essa experiência, entrar em uma loja, ver a exposição de flores, descobrir o que mais ela pode agregar ao negócio e ter ideias para uma jornada diferenciada, além de um garden center para mostrar como esses estabelecimentos estão inovando e, além de flores e plantas, inclusive oferecendo produtos para pet shop e acessórios.”

A Vitrine de Tendências, com curadoria do pesquisador Dr. Hélio Junqueira, é outro ponto de atenção desta edição. O espaço abriga uma mostra de arte floral contemporânea, com arranjos biofílicos (composições que valorizam a conexão com a natureza por meio de flores, folhagens, galhos, plantas e outros elementos naturais) e referências às rocalhas (elementos paisagísticos formados principalmente por pedras e rochas, presentes nos jardins românticos). A proposta dá continuidade ao trabalho de apresentar referências que ajudam a interpretar os movimentos da floricultura e do paisagismo, conectando inovação, comportamento de consumo, estética e novas formas de utilização de flores e plantas. Já o espaço “Respire e sinta o verde” aposta em uma experiência imersiva para mostrar como as plantas podem transformar ambientes e sensações. A proposta é trazer as flores e plantas associadas à qualidade do ar e ao bem-estar em uma bolha inflável transparente para que os visitantes conheçam as plantas classificadas com esse conceito e que contribuem para a remoção ou retenção de substâncias que podem evaporar de tintas, vernizes, ceras, colas, solventes e produtos de limpeza e até compostos químicos presentes no ar.

Palestras e experiências

A programação combina demonstrações práticas e conteúdos que podem ser aplicados diretamente por floristas, decoradores e profissionais do varejo. No Palco Univeiling serão apresentadas as palestras “Pesquisa de Consumo” (pesquisador Dr. Hélio Junqueira e Jorge Possato, CEO da CVH), “Marketing que Vende: Influência e Experiência na Jornada do Cliente” (Cadu Bispo, executivo na área de negócios digitais) e “Da Experiência à Gestão: Como Construir uma Floricultura Desejada” (Sybelle, da Floricultura Alexia Angels). No Espaço Experiência, Paulo Perissoto ensinará a preparar buquês para presentear; Tanus Saab apresentará técnicas e ideias para a criação de arranjos de jardim e Karina Saab dará dicas sobre confecção de buquês de noiva.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias