Conecte-se conosco

Holambra

Expoflora dá as boas-vindas à Primavera com mais de 200 mil flores e plantas ornamentais

Publicados

em

A chegada da nova estação acontece nesta quinta-feira, dia 22, às 22h04. O evento, maior exposição do gênero na América Latina, termina no próximo domingo, 25. O evento funciona de de sexta-feira a domingo, das 9 às 19hs. Até o último final de semana, a exposição já recebeu mais de 200 mil visitantes nesta 39ª edição

Quando a primavera chegar, às 22h04 da desta quinta-feira, 22, encontrará em Holambra uma imensidão de flores dando boas-vindas à mais colorida e perfumada estação do ano. A Expoflora, maior exposição do gênero na América Latina, espera a primavera com 203 mil hastes de flores e 122 mil vasos das mais diferentes espécies e variedades, de diversas colorações, embelezando os 250 mil m² do parque, em sua Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo, Carros Alegóricos e em seus mais diferentes jardins.

LEIA TAMBÉM:

A chegada da primavera coincide com a última semana da Expoflora, que termina no próximo dia 25 de setembro, sendo realizada de sexta-feira a domingo, das 9 às 19 horas, atraindo visitantes de todo o Brasil. A expectativa é que o último final de semana do evento receba cerca de 75 mil turistas e totalize, aproximadamente, 300 mil visitantes desde o seu início, no dia 2 deste mês. Os ingressos custam R$ 40,00 (meia-entrada) e R$ 80,00 (inteira) e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com, nas bilheterias do evento, o com os representantes informados no site www.expoflora.com.br.

O colorido e o perfume estão por toda parte, em números gigantescos. A Exposição de Arranjos Florais, por exemplo, utiliza 200 mil hastes de flores e 75 mil vasos de flores, de mais de 300 espécies e 3.500 variedades, decorando os 12 cenários criados pelos artistas florais Jan Willen e Jéssica Drost. Apenas nos jardins, os visitantes se encantam com os milhares de flores que formam os canteiros das praças e alamedas. A Praça do Vitral, um dos locais para um descanso dos visitantes, o charme é garantido por 3 mil angelônias, 2,5 mil hibiscos e 400 begônias. Dois roseirais, com 2.000 mudas de rosas das mais diferentes cores podem ser admirados na praça do Chafariz e na saída da Mostra de Paisagismo e Decoração. Antúrios, petúnias, bromélias, mandevillas, amaryllis, filodendros, mini-rosas, impatiens, lantanas e muitas outras espécies de flores e plantas estão por toda a parte: na Casa do Tulipo – o mascote do evento – nos canteiros, nas alamedas, nos caramanchões, no estacionamento, na entrada principal, nas decorações dos restaurantes, nos arcos de acesso aos ambientes, e até nos automóveis estacionados, repletos de orquídeas.

A profusão de plantas e flores está em qualquer canto para onde se olhe no evento. Há 6.552 unidades enfeitando os 18 ambientes da Mostra de Paisagismo e Jardinagem, o que corresponde à média de 364 vasos por espaço criado pelos profissionais. A Parada das Flores atravessa o parque com três carros alegóricos ornamentados com um total de 2 mil rosas, 400 orquídeas, 200 vasos e 300 hastes de outras flores. Ela anuncia a Chuva de Pétalas, atração que desperta muita emoção nos turistas ao lançar diariamente sobre o público nada menos do que 150 quilos de pétalas, retiradas uma a uma, manualmente, de 18 mil botões de rosa. Há também o Magic Garden Holambra, que compõe o Passeio Turístico oferecido pelo evento, onde 10 mil vasos de flores jorram de uma imensa torneira de quatro metros de altura, são despejadas de gigantescos tonéis, ou emolduram esculturas, como a de uma mulher que levita, o lago dos cines e os corações.

Exposição de Arranjos Florais

A Exposição de Arranjos Florais mostra a importância da natureza na integração com o homem, nas celebrações e nas comemorações. O tema sugerido por Jean Willen e Jessica Droot é “A natureza da paz”.  O primeiro ambiente é nebulizado e simula uma floresta – a Amazônica – para que o visitante “mergulhe na natureza”. A mensagem é a da necessidade de o homem voltar o seu olhar para o meio ambiente, protegendo-o na luta contra o aquecimento global. O local é úmido para poder abrigar árvores, orquídeas e bromélias e ganha um toque de realidade com a sonorização de animais, como grilos, sapos e pássaros.

A retomada da relação homem & natureza merece uma grande celebração. A cerimônia escolhida foi a de um casamento, por representar a cumplicidade, o afeto e o amor. Os próximos cinco cenários criam várias situações desta comemoração. O ambiente ricamente decorado é destinado ao bolo de camadas ladeado por muitos arranjos que destacam flores nas cores laranja, pink e vermelho. No túnel do amor, prevalecem as flores vermelhas, em vasos. Para o almoço campestre em paisagem da Toscana, os espaços dividem-se entre as flores azuis e amarelas. Os galhos secos na fachada demonstram a singeleza da capela para abençoar a união. O ciclo da comemoração termina com a Lua de Mel em um motorhome, estilo de viagem bem ao gosto dos holandeses e denunciada pela grinalda e pelos sapatos da noiva, esquecidos na cadeira da área externa.

Nos ambientes seguintes é reforçada a mensagem sobre a sustentabilidade, com dicas de como ser ecologicamente correto para lembrar que, se não cuidarmos imediatamente da natureza, ela padecerá. A decoração traz elementos que destacam a utilização de energias limpas, como os painéis de células fotovoltaicas para a geração da energia elétrica, o sistema de captação da água da chuva para reuso e as térmicas paredes verdes. Materiais recicláveis – como garrafas, plásticos, vidros, embalagens, latas e pneus – destacam-se em um dos cenários, indicando que podem ser reutilizados de diversas formas em vez de descartados na natureza, matando os animais, como na chocante foto da tartaruga com um saco plástico na boca.

Os ambientes seguintes, em branco & preto, mostram como os extremos – aqui representados por essas cores -, juntos ou separados, são extraordinariamente belos. A diversidade humana é demonstrada por fotos de pessoas de várias nacionalidades. O espaço é uma crítica à falta de respeito em relação às diferenças raciais, políticas, religiosas, de gênero, de idade ou de classes sociais. As únicas cores no ambiente são as das rosas amarelas e azuis que decoram as cordas do balanço em homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia. A gigantesca pomba branca simboliza a paz, tão necessária para a convivência (e sobrevivência) entre todos os povos. O seu voo significa a liberdade, reforçada no cenário seguinte, à direita, em seu mais amplo sentido: liberdade de imprensa, de expressão, de gênero, de convivência, de escolhas e de decisões, inclusive demonstrada de forma metafórica pelo peixe que decide abandonar o cativeiro de seu aquário.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Holambra

Carreta do Poupatempo Móvel estará em Holambra entre os dias 22 e 27 de junho

Publicados

em

Holambra irá receber entre os dias 22 e 27 de junho a carreta do Poupatempo Móvel, iniciativa que levará diversos serviços públicos à população de forma prática e acessível. A unidade ficará instalada no estacionamento do Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink, na Rua Muscarias, no bairro Morada das Flores. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, dia 27, das 9h às 13h.

Durante o período, moradores poderão realizar diversos serviços relacionados à documentação pessoal, veículos, emprego e previdência social. Entre eles estão a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade (RG), emissão de atestado de antecedentes criminais, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, inscrição e regularização de CPF, renovação e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consulta de débitos de veículos e orientações sobre transferência de propriedade.

LEIA TAMBÉM:

A carreta também oferecerá atendimento voltado à intermediação de mão de obra, entrada em pedidos de seguro-desemprego e orientações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o diretor municipal de Relações Públicas e Institucionais, Reinaldo Eid Pavão, além dos atendimentos presenciais, a estrutura contará com computadores e equipe capacitada para auxiliar os cidadãos no acesso a serviços digitais disponibilizados pelo Poupatempo, incluindo consulta de boletins de ocorrência, acesso a serviços municipais e agendamentos para unidades fixas do programa quando necessário.

 “A presença da Carreta do Poupatempo em Holambra representa mais comodidade para os moradores, que poderão resolver diversas demandas em um único local, com rapidez e qualidade no atendimento. É uma oportunidade de aproximar ainda mais os serviços públicos da nossa população”, disse o prefeito Fernando Capato.

Serviço:

Carreta do Poupatempo Móvel

Data:
22 a 27 de junho de 2026

Local:
Estacionamento do Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink
Rua Muscarias – bairro Morada das Flores

Horários de atendimento:
* De 22 a 26 de junho: das 9h às 17h
* Dia 27 de junho: das 9h às 13h

Serviços disponíveis:
* Emissão de RG
* Atestado de antecedentes criminais
* Orientações sobre Carteira de Trabalho Digital e emissão de primeira via
* Inscrição, alteração de dados e regularização de CPF
* Serviços relacionados à CNH
* Consulta de débitos de veículos
* Cadastro para vagas de emprego
* Solicitação de seguro-desemprego
* Orientações e agendamentos do INSS
* Acesso a mais de 1.200 serviços digitais do Poupatempo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Semana Cultural Piet Schoenmaker celebra as raízes holandesas com programação gratuita em Holambra

Publicados

em

Entre os dias 22 e 27 de junho, a Prefeitura de Holambra promove a Semana Cultural Piet Schoenmaker, uma programação especial voltada à valorização da cultura holandesa, ao fortalecimento da identidade cultural do município e à promoção de atividades artísticas, educativas e culturais para toda a população.

Ao longo da semana, moradores e visitantes poderão participar de exposição, ações de reconhecimento ao voluntariado e  apresentação musical que celebram as tradições, a história e os valores que ajudam a construir a identidade de Holambra.

A programação tem início com a exposição “Cores que Unem Brasil e Holanda”, na Biblioteca Municipal. A mostra reúne obras literárias brasileiras e holandesas que retratam a história, os costumes e as tradições compartilhadas entre os dois países. Também serão expostos no local  trabalhos produzidos por alunos durante as oficinas de artes plásticas da Escola das Artes da cidade, conduzidas pelo professor Ever San Laurenzo.

LEIA TAMBÉM:

A Semana Cultural contará também com a exibição do documentário “Doce Brasil Holandês” para estudantes da rede municipal de ensino. A produção apresenta a influência holandesa na formação cultural brasileira e sua presença em aspectos como arquitetura, alimentação e costumes que permanecem presentes até os dias atuais.

Outro destaque da programação será o 3º Encontro do Voluntariado de Holambra, iniciativa que busca reconhecer cidadãos que contribuem para o fortalecimento da comunidade por meio de ações solidárias. Durante o evento também será inaugurado o Painel do Voluntariado, criado para incentivar a participação de novos voluntários no município.

Encerrando a semana, o Teatro Municipal receberá a Orquestra Juvenil do Colégio Providencia de Linares, do Chile, em uma apresentação especial de intercâmbio cultural. 

Segundo a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, a Semana Cultural reforça a importância de preservar as tradições que fazem parte da história de Holambra ao mesmo tempo em que promove o acesso da população a diferentes manifestações artísticas e culturais. “Preparamos, em parceria com a curadoria do Festival Cultural Piet Schoenmaker, uma programação que valoriza nossa herança cultural, incentiva a participação da comunidade e proporciona momentos de aprendizado, reflexão e integração. É uma oportunidade para celebrar a história de Holambra e fortalecer os vínculos que unem nossa população”, afirmou. 

Serviço: 

Semana Cultural Piet Schoenmaker 2026
De 22 a 27 de junho

Exposição “Cores que Unem Brasil e Holanda”
De 22 a 26 de junho
Biblioteca Municipal de Holambra
Das 8h às 17h
Entrada gratuita

Sessão de Cinema – Documentário “Doce Brasil Holandês”
Teatro Municipal de Holambra
24 de junho
Sessões às 8h e 13h30
Atividade destinada aos alunos da rede municipal de ensino

Exposição dos trabalhos dos alunos das oficinas de artes plásticas  do professor  Ever San Laurenzo
Biblioteca Municipal de Holambra
25 de junho
Das 13h às 16h
Entrada gratuita

3º Encontro do Voluntariado de Holambra – CONVIVA 
Praça dos Voluntários
27 de junho
Às 9h

Apresentação da Orquestra Juvenil do Colégio Providencia de Linares (Chile)
Teatro Municipal de Holambra
27 de junho
Sessões às 19h e 20h30
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço e por ordem de chegada (120 lugares por sessão).

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

31ª Hortitec acontece em junho e reúne novidades do setor de horticultura

Publicados

em

Feira é considerada a principal de horticultura da América Latina

A 31ª edição da Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas) será realizada entre os dias 17 e 19 de junho, em Holambra. Considerada a principal feira de horticultura da América Latina, o evento reúne empresas, produtores, pesquisadores e profissionais do setor para apresentar inovações, tecnologias e tendências voltadas à produção hortícola.

A expectativa é de que a feira receba milhares de visitantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro para a geração de negócios, troca de conhecimento e apresentação de soluções para o agronegócio.

A edição de 2026 da Hortitec acontecerá simultaneamente à celebração dos 20 anos do Open Field Day (OFD), tradicional dia de campo realizado na Estação Experimental da Agristar do Brasil, em Santo Antônio de Posse.

Para facilitar o deslocamento dos participantes entre os dois eventos, a organização disponibilizará transporte gratuito por meio de vans que farão o trajeto entre a Hortitec e a Estação Experimental, localizada a cerca de 8 quilômetros do recinto da feira. As saídas estão previstas para ocorrer a cada 30 minutos.

A programação da feira inclui exposição de produtos, demonstrações de tecnologias, lançamentos do setor e oportunidades de networking entre profissionais da cadeia produtiva da horticultura.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias