Conecte-se conosco

Jaguariúna

Entidades elogiam Jaguariúna por debater combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Jaguariúna recebeu elogios dos principais convidados pela realização do 1º Fórum de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido nesta segunda-feira, 25 de junho, no campus I do Centro Universitário Jaguariúna (UniFAJ).

O evento, considerado um passo à frente na abordagem do problema que coloca o Brasil num ranking altamente negativo, teve um público formado por representantes de órgãos e entidades que atuam na proteção a crianças e adolescentes, como Conselhos Tutelares e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Conforme Luciana Temer, do Instituto Liberta, que mediou os debates, o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos de exploração sexual de meninos e meninas. Isso se deve, segundo ela, à precoce sexualização dessas crianças, fato que, infelizmente, é incentivado pela própria sociedade.

“Mudar esse quadro vergonhoso exige comprometimento, sobretudo daqueles que têm algum poder de decisão, motivo pelo qual parabenizo o prefeito Gustavo Reis pela iniciativa de promover esse necessário debate”, pontuou Luciana.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlos Bezerra Junior (PSDB), também parabenizou o prefeito Gustavo Reis por assumir o debate de um tema delicado e do qual pouco se fala abertamente, uma vez que a sociedade trata a sexualidade como um tabu, o que é um equívoco, segundo ele.

“Esquecer é permitir, e lembrar é combater, então, em um país onde uma criança ou adolescente é abusada a cada 8 minutos, e onde parte da mídia prefere tratar os casos com sensacionalismo, o debate maduro e a busca de soluções merecem elogios e incentivos”, observou o deputado.

AMPLIAR OS DEBATES

Enquanto anfitrião do Fórum, o prefeito de Jaguariúna lembrou o ótimo trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social via CRAS, e as parcerias mantidas com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do Conselho Tutelar.

“O tema é espinhoso, sabemos disso, e quando procurei a Luciana (Temer) foi para ter subsídios que nos permitam levar esse debate ao Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), pois em ambos atuo na vice-presidência. São instâncias propícias para que esse debate produza medidas efetivas de proteção às nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

A diretora de Desenvolvimento Sustentável na Prefeitura de Jaguariúna, Carolina Freire, responsável pela organização do evento juntamente com as secretarias municipais de Assistência Social e de Gabinete, destacou o Programa de Combate às Drogas e outras Violências, realizado com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) junto aos jovens e adolescentes de Jaguariúna.

Com o apoio do prefeito Gustavo Reis e da secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun, Carolina assumiu o compromisso de encaminhar, juntamente com os demais órgãos que abraçam a causa, os debates necessários para a elaboração do futuro “Plano Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A secretária Andréa Lizun lembrou que, embora Jaguariúna tenha um trabalho integrado entre os diversos órgãos, todos atuantes em suas responsabilidades, foram registrados 13 casos de estupro envolvendo crianças e adolescentes somente em 2017. “O debate que promovemos aqui, hoje, acredito que nos permitirá comemorar em breve uma redução significativa nessa triste realidade ou, quem sabe, zerar esse tipo de ocorrência”.

 

 

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna abre inscrições para o Programa Prouni Municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna abre nesta sexta-feira, 03, as inscrições para as 500 vagas de bolsas de estudo do Programa Prouni Municipal, voltado a estudantes da cidade. As inscrições devem ser feitas pelo site prouni.jaguariuna.sp.gov.br e vão até o próximo dia 17 de dezembro.

O Prouni Municipal é um programa de concessão de bolsas de estudo do ensino superior voltado exclusivamente para moradores de Jaguariúna. No total, são disponibilizadas até 500 vagas para os mais diversos cursos no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), com desconto de 70% nas mensalidades para os alunos.

Os estudantes também contam com um plantão de dúvidas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone fixo (19) 3837-2888 e pelo WhatsApp, nos números (19) 99435-8484 e 99436-9898.

Criado em 2009, o Prouni Municipal oferece todos os anos 500 vagas de bolsas de estudo no ensino superior e já deu oportunidade a mais de 6 mil estudantes.

Continue lendo

Jaguariúna

De Jaguariúna, gestora Veridiana Mellilo foi destaque no TedxInsper

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

“A única pessoa que tem direito de definir do que você é capaz é você” foi o título da palestra

A palestrante, empreendedora e gestora do CEJ/CAJ, maior centro de equoterapia da América Latina Veridiana Mellilo foi uma das convidadas da edição 2021 do TedxInsper, que é um evento TED organizado de forma independente por alunos da instituição Insper, e sediado pela cidade de São Paulo, no auditório da FAAP. Esta edição ocorreu no dia 27 de outubro, e Veridiana entrou em palco às 15h.

Veridiana Mellilo, quando convidada para palestrar no evento, se deparou com diversas temáticas que poderia abordar em seu discurso: gestora, empreendedora, formada em relações públicas e mentora de negócios, ela também participava de uma banda na adolescência e chegou a representar o Brasil no Mundial de Hockey In-Line. A decisão final, porém, foi de falar sobre como a equoterapia pode dar as ferramentas necessárias para transformações pessoais e profissionais.

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo. É muito praticado por pessoas que se encaixem no espectro autista (TEA), e indivíduos com algum tipo de neurodivergência. A prática é presente na vida de Veridiana há mais de 20 anos. Sua família fundou os centros de equoterapia de Jaguariúna, e, em 2020, assumiu a gestão dos locais.

Através dessa experiência, em seu discurso, Veridiana provou como o ser humano é extremamente adaptável, e ele só precisa de ferramentas para atingir todo seu potencial. Para a gestora, a equoterapia pode ser esse vetor de transformação. Na prática, os movimentos do cavalo, e o laço do animal com o praticante, trabalham questões motoras, çde equilíbrio e sociais.

Continue lendo

Jaguariúna

Obras da nova adutora de água de Jaguariúna chegam ao Bairro Jardim Europa

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As obras de construção da nova adutora de água de Jaguariúna prosseguem esta semana na região do Jardim Europa. Os trabalhos realizados pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jaguariúna começaram no dia 22 de novembro. A nova adutora será interligada ao Reservatório do Rinaldi e deve atender os bairros Zambon, Rinaldi, Coração de Jesus e Arco-Íris.

Segundo o DAE, a obra é uma antiga demanda da população desta região da cidade e deve reduzir o número de ocorrências de interrupção no abastecimento local.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias