Conecte-se conosco

Morungaba

Em Morungaba: decreto institui medidas mais restritivas para fins de semana

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com o objetivo de conter a transmissão e disseminação da Covid-19, o Decreto nº 3211/2021 institui medidas emergenciais mais restritivas, de caráter excepcional, nos dois próximos finais de semana (20, 21, 27 e 28 de março). Assinado, nesta semana, pelo prefeito Marquinho de Oliveira, o Decreto proíbe estacionamento de motos no trecho urbano da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, entre o km 104 e km 106 em ambos os sentidos. Os infratores estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Nos próximos sábados, 20 e 27 de março, está proibido o funcionamento de lojas de conveniências e comércio de pastéis, salgados, lanches e bebidas em geral, no município e está proibido o acesso de clientes às padarias, permitido apenas o atendimento na porta do estabelecimento, com o distanciamento obrigatório entre as pessoas na fila.

Nos próximo domingos, 21 e 28 de março, a partir das 0h até as 5h do dia seguinte, está determinado o fechamento de todo o comércio, inclusive a suspensão da feira livre, permitido apenas o funcionamento de farmácias e serviço de delivery de alimentos, como refeições, lanches e pizzas, das 11h às 20h. Nestes mesmos dias também ficará proibida a venda de bebidas alcoólicas em Morungaba.

A Prefeitura atentará por meio da equipe de Vigilância Sanitária e Fiscalização Municipal a eventuais casos de descumprimento do decreto. Os infratores ficam sujeitos à multa e cassação do Alvará de Licença e, se a infração constituir crime mais grave, deve buscar o apoio da Polícia Militar.

Continue lendo

Morungaba

Morungaba conta com Polo das Faculdades Anhanguera

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito de Morungaba, Marquinho de Oliveira e a equipe de gestores das Faculdades Anhanguera vem articulando, desde junho deste ano, uma parceria para oficializar um convênio que vai oferecer diversos cursos técnicos, graduações e pós-graduações em diferentes áreas. Na semana passada esta parceria foi concretizada com a aprovação pela Câmara do projeto de lei, de autoria do Executivo, que autoriza a administração celebrar um convênio para disponibilizar uma sala no município com as Faculdades Anhanguera, tendo como contrapartida algumas bolsas de estudo nos cursos para moradores da cidade.

“O Polo de Apoio Presencial das Faculdades Anhanguera é mais uma opção de profissionalização no município. Já firmamos parcerias com outras instituições como Unifia e Univesp, além de ações junto ao Sebrae, Senai e Sesc. Estas ações contemplam uma das metas do nosso Plano de Governo que é a de qualificar a mão de obra local a fim de gerar cada vez mais emprego e renda para a população”, comenta o prefeito Marquinho.

A Lei Municipal nº 1996/2021, sancionada na sexta-feira, 10, autoriza o Poder Executivo Municipal permitir o uso de uma sala nas dependências do Centro de Convenções Municipal “Pedro Dedin”, localizado na Praça dos Imigrantes, Centro por 4 anos, prorrogável por igual período, objetivando a implantação de “Polo de Apoio Presencial Anhanguera” no município.

Continue lendo

Morungaba

Prefeitura de Morungaba e Senai preparam parceria para gestão de projetos de engenharia

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, Marcel Assis Mendes de Oliveira, e o agente de Desenvolvimento, Carlos Boaventura, receberam os representantes do Instituto Senai de Tecnologia, na manhã desta sexta-feira, 17. A reunião que foi realizada no Núcleo de Fomento ao Turismo teve como pauta a parceria entre a instituição e a administração municipal para a melhoria na elaboração e na gestão de projetos da prefeitura.

A parceria consiste inicialmente em um curso introdutório gratuito para os servidores da área de projetos de obras. A equipe do Senai realizaria o diagnóstico dos processos atuais e por meio de treinamentos  e capacitações junto aos servidores apresentaria novas ferramentas e softwares para a melhoria do processo.

Representando o Senai, participaram da reunião os especialistas em Tecnologia, Brendon Donizete da Silva, e Gabriel Feitosa Mota e o supervisor de Projetos e Tecnologia Rodolfo de Oliveira.

BIM – Sancionada no início de abril, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling– BIM) nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação. Os projetos de execução das obras terão que seguir a metodologia de BIM que será propriamente uma obrigatoriedade.

Com a implantação da estratégia BIM é possível ter um orçamento mais aproximado da realidade, eliminar desperdícios e reduzir as chances de atraso na entrega. A estimativa é de que 50% das alterações durante a execução das obras podem ser evitadas quando os projetos são concebidos por meio da metodologia. A consequência é uma redução no tempo de construção, que em algumas empresas pode chegar a 30%.

Com o BIM, a administração pública terá controle dos gastos, contribuindo com a otimização da aplicação dos recursos públicos e na garantia de um resultado qualificado dessas obras.
Com as novas exigências na legislação, veio também a urgência em investimentos em capacitação pelo setor público que deverá estar apto para executar as obras nesse novo modelo.

Continue lendo

Morungaba

Capoeira, Karatê e Teatro estão com inscrições abertas no Cras de Morungaba

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Morungaba,  por meio do Departamento de Ação e Inclusão Social, abriu inscrições para as atividades dos projetos sociais Capoeira, Karatê e Teatro, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). As atividades são destinadas a crianças e adolescentes entre 6 a 17 anos disponíveis e devido à pandemia da Covid-19, as turmas serão reduzidas com vagas limitadas. Os participantes serão chamados por ordem de inscrição. As atividades tem início no próximo dia 15 de setembro.

Os interessados devem se inscrever no Cras, das 8h às 12h e das 13h às 17h e levar RG e CPF do responsável, comprovante de endereço, a inscrição no Cadastro Único e o Comprovante de Vacinação Covid-19, para os alunos que já estiverem na faixa etária do Plano de Imunização.

O Cras fica na Rua Geraldo Guerreiro Torres, nº100 – Brumado. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4014-4703 ou 4014-4704.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias