Conecte-se conosco

Jaguariúna

Em Jaguariúna, Nino Paixão destaca neurolinguística e pedagogia como ferramentas eficazes aos professores

Publicados

em

O Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna, lotou na manhã desta quarta-feira, 29, na primeira palestra de José Meciano Filho, o Nino Paixão, nas boas-vindas aos professores do ensino fundamental e da educação infantil pelo início do ano letivo, que tem 200 dias úteis de aulas e começa oficialmente na segunda-feira, 03.

Organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura, o evento teve a participação do prefeito Gustavo Reis, que elogiou o nível da educação municipal, agradeceu aos professores pelos avanços obtidos e anunciou algumas novidades para a categoria. Uma delas é a mudança do atual Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) dos professores para Horário de Trabalho Pedagógico Livre (HTPL).

Segundo o prefeito, nessa alteração as atividades pedagógicas continuam a ser obrigatórias, porém, podem ser feitas em casa pelos professores. A secretária de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, completou dizendo que um Projeto de Lei nesse sentido é encaminhado pela Prefeitura para votação na Câmara Municipal em fevereiro.

A notícia agradou aos professores e preparou o clima para a entrada em cena do palestrante. Bem humorado, Nino Paixão quebrou o protocolo e não entrou pelo palco, mas vindo do fundo do teatro (lado oposto), agitando os presentes com seu bom dia e brincadeiras descontraídas. Atuando como consultor na área de educação, ele possui especializações em neuroaprendizagem, acolhimento e neurodesenvolvimento infantil.

Segundo Nino Paixão, em sala de aula o professor deve agir como a água, ou seja, deve saber contornar obstáculos e procurar brechas para se infiltrar na mente do aluno, facilitando a aprendizagem. “Neurociência e Pedagogia são fortes aliadas e devem caminhar juntas nesse processo, pois isso ajuda a reduzir o número de alunos com dificuldades no aprendizado”, aconselha.

Além disso, conforme Nino Paixão, várias outras ferramentas podem e devem ser utilizadas pedagogicamente nesse sentido. Uma delas é tornar a sala de aula e a própria escola ambientes agradáveis para as crianças. “Isso motiva e faz com que os alunos gostem de estar ali, de receber informações e novidades que podem colocar em prática em casa e nas diferentes situações de vida”, explica.

A rede municipal de ensino em Jaguariúna possui 7.671 alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e na educação infantil. No período da tarde a palestra para os demais professores é das 13h às 15h.

Jaguariúna

Jaguariúna implanta série de medidas para melhorar capacidade de abastecimento de água

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), implementou medidas emergenciais para fortalecer o sistema de abastecimento de água da cidade. O objetivo é minimizar os impactos decorrentes de picos de consumo e garantir o fornecimento adequado de água à população.

Entre as ações adotadas pelo DAE destacam-se a perfuração de novos poços artesianos e a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) 6, além de outras iniciativas estratégicas que resultam num volume de 5 milhões de litros de água a mais por dia.

LEIA TAMBÉM:

A perfuração de dois poços artesianos no Morro do Capotuna e a finalização de um novo reservatório com capacidade de 1.200 m³ fortalecem a captação e o armazenamento de água. Adicionalmente, a contratação de mais quatro poços artesianos em locais estratégicos, como Parque Florianópolis, Vila Mário Jorge Zambom, Nova Jaguariúna e Ana Helena, visa otimizar ainda mais a distribuição.

A finalização da ETA 6, com capacidade para 50 litros por segundo, representa um marco na melhoria da qualidade do tratamento de água – assim como a entrega da ETA 5, em outubro de 2022. Além disso, investimentos em novos equipamentos, como a aquisição de um caminhão-pipa completo e duas motocicletas, fortalecem a capacidade operacional do departamento.

Outras medidas incluem a instalação de ventosas nas principais adutoras para eliminar bolsões de ar e a modernização dos medidores para aprimorar o controle do consumo. Com isso, Jaguariúna busca garantir o acesso à água potável, fortalecer a segurança hídrica e promover o desenvolvimento sustentável do município.

Foto – Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna leva recorde de atletas para a 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade

Publicados

em

Um contingente recorde de atletas da terceira idade de Jaguariúna embarca nesta terça-feira rumo à cidade de Casa Branca para participar da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Com um total de 101 representantes, a delegação jaguariunense, formada por atletas do Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, está determinada a deixar sua marca na competição.

O campeonato começa ainda hoje e contará com a participação de 3.500 atletas acima dos 60 anos, de 33 cidades. Após a abertura com o desfile das delegações, acontece a disputa da modalidade coreografia, onde Jaguariúna também se apresentará. As demais modalidades iniciam a disputa entre os dias 17 e 21 de abril.

Ao todo, serão 14 modalidades esportivas em disputa, abrangendo desde clássicos como atletismo e natação até jogos de tabuleiro como buraco, damas, xadrez e dominó. Além disso, haverá espaço para competições de truco, dança de salão, malha, coreografia, voleibol adaptado, tênis de mesa e tênis.

LEIA TAMBÉM:

Jaguariúna participará em todas as 14 modalidades e tem como objetivo superar a performance do ano passado, quando conquistou o 2º lugar geral.

A competição não é apenas uma oportunidade de mostrar talento, mas também um caminho para a fase final dos Jogos Estaduais. Os dois melhores colocados de cada modalidade garantirão vaga para essa etapa, que será realizada na cidade de Itatiba, no mês de junho.

Em 2022, a coreografia “Elegância Executiva”, do grupo do Programa Viva Melhor de Jaguariúna, conquistou o título do Campeonato Estadual nos Jogos da Melhor Idade realizados na cidade de Pindamonhangaba.

Foto: divulgação

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna amplia em quase 300% número de vagas para soroterapia na UPA

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou em quase 300% neste ano a quantidade de vagas para atendimento de soroterapia de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, principal porta de entrada para casos suspeitos de dengue e outras doenças na cidade.

Devido ao agravamento da epidemia de dengue em todo o País, com o aumento de casos confirmados da doença também em Jaguariúna, a Secretaria de Saúde criou uma segunda sala de hidratação de pacientes, com 14 novos lugares.

LEIA TAMBÉM:

No início deste ano, a UPA contava com 13 poltronas na sala de hidratação (soroterapia). O número depois passou para 36 e, agora, com a criação da nova sala, subiu para 50 poltronas no total, o que representa um aumento de 284% no número de vagas.

Segundo parâmetros do Governo do Estado, quanto a organização dos serviços dentro do cenário atual da dengue, o Município deveria contar com nove vagas para hidratação de pacientes.

Além de ampliar o número de vagas para hidratação na UPA, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna também implementou outras ações para ajudar no combate à dengue, como a abertura da UBS 12 de Setembro aos finais de semana, das 7h às 11h, para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue, além da contratação de mais médicos e enfermeiros.

O atendimento do laboratório clínico com foco na dengue, horário estendido em UBSs e agendamento de consulta diretamente na UBS de referência, após o paciente passar pela UPA, são outras ações já adotadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação é fundamental para tratar os casos de dengue e deve ser iniciada tão logo sejam detectados os primeiros sintomas (febre alta, dor de cabeça ou no fundo dos olhos, fraqueza, dor intensa no corpo ou nas juntas e manchas vermelhas no corpo).

No dia 11, o Brasil ultrapassou os 3 milhões de casos de dengue em 2024. A atual epidemia já é considerada a pior da história da dengue no país. Já o Estado de São Paulo ultrapassou os 500 mil casos confirmados da doença neste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. O número de mortes chegou a 250 e outros 542 óbitos ainda estão sendo investigados.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias