Conecte-se conosco

Holambra

Em Holambra, Centro de Referência do Autismo atende mais de 120 pessoas gratuitamente

Publicados

em

“Os profissionais do CAH são anjos que entraram em nossa vida. Minha filha hoje parece outra pessoa. Eduarda está mais presente e participativa. A comunicação está melhorando, assim como o seu comportamento no colégio, em casa e principalmente em locais públicos. Aqui nos sentimos muito acolhidas”. É assim, com sorriso no rosto e olhos marejados, que a professora de matemática Roseana Antunes Barreira, mãe da Eduarda, de 25 anos, resume o período que a filha frequenta o Centro de Referência do Autismo de Holambra, o CAH.

A jovem foi diagnosticada em São Paulo, onde nasceu, com o Transtorno do Espectro  do Autismo (TEA) e atraso intelectual. Com idade mental de três anos, a mãe conta que ela sempre estudou em escola especial, porém “com evolução muito lenta”. Segundo a moradora do Jardim das Tulipas, foi no CAH que a jovem “deu um salto cognitivo muito grande. Só tenho a agradecer esta equipe maravilhosa e altamente profissional”.

Inaugurado em julho do ano passado, o Centro de Referência do Autismo de Holambra atende atualmente 122 holambrenses, entre 8 meses até a idade adulta, com TEA. O atendimento é gratuito, realizado por meio de parceria com a Prefeitura através do consórcio Cismetro. O espaço, localizado no bairro Morada das Flores, conta com equipe composta por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogo, psicopedagogos, musicoterapeutas e psiquiatras.

LEIA TAMBÉM:

“Realizamos aqui desde o diagnóstico do transtorno, acolhimento da família, elaboração de plano de intervenções e o atendimento”, explicou a coordenadora geral, Paula Porta. “Tudo de forma singular, de acordo com a necessidade de cada paciente”. O encaminhamento é feito por meio do Departamento Municipal de Saúde, que realiza triagem e avaliação de pacientes.

“O CAH é credenciado ao Cismetro e todos os atendimentos são financiados em sua totalidade pela Prefeitura”, disse o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias. “A clínica chegou há 7 meses em nossa cidade para oferecer atendimento dentro do município com excelência, eficiência e prestar toda a assistência necessária para famílias e pacientes”, falou o prefeito de Holambra, Fernando Capato.

Além do atendimento multidisciplinar no CAH, diversas ações são realizadas com o intuito de promover a socialização dos atendidos, a integração da família  e estimular reflexões sobre o transtorno. No ano passado os pacientes estiveram na Expoflora com os familiares. Além de passearem pelo local, eles receberam lanches e também presentes do Papai Noel. Essa semana foi promovida, em parceria com a Biblioteca Municipal, uma sessão especial de cinema.

“Acho o trabalho excelente”, disse Bianca Calesella Moretto, mãe do Pietro, de 3 anos, atendido no CAH. “Hoje ele presta atenção quando falamos com ele, brinca, tem contato visual, tem menos medo de ir para os lugares. Expressa do jeito dele suas vontades, mas quem convive com ele entende. Estou muito satisfeita”.

NAEE
Além do CAH, Holambra conta ainda com o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, inaugurado em novembro do ano passado. A unidade de ensino destinada integralmente à Educação Especial proporciona, com sensibilidade, assistência mais digna, direcionada e eficiente a crianças e jovens com transtornos relacionados ao desenvolvimento educacional. No espaço, uma equipe multidisciplinar fornece atendimento complementar aos alunos diagnosticados com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem. Atualmente a rede pública municipal de ensino conta com 35 alunos diagnosticados com TEA – 15 deles são atendidos no NAEE. O restante, no CAH. No total, 126 estudantes recebem assistência por meio do Núcleo, segundo a diretora municipal de Educação, Claudicir Picolo.

Em Holambra, Centro de Referência do Autismo atende mais de 120 pessoas gratuitamente

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
É um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades em áreas cruciais da vida como comunicação, interação social, comportamento e sensopercepção, ocorrendo em diferentes patamares de gravidade. Em função disto, pode trazer inúmeras dificuldades às pessoas acometidas, sua família e meio social. Tem prevalência estimada em 1 em cada 100 pessoas, não sendo, portanto, considerado raro.

Fonte: Programa de Atenção ao TEA (PRATEA) da FCM/UNICAMP

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Holambra

Conexidades anuncia Holambra como cidade-sede da 10ª edição

Publicados

em

Capital Nacional das Flores receberá o evento pela segunda vez em celebração a uma década de sucesso e enaltecendo sua origem como polo cafeeiro no interior paulista

O Conexidades anunciou o município de Holambra como cidade-sede de sua 10ª edição, que será realizada de 10 a 14 de maio de 2027. O anúncio foi feito pela CEO do Conexidades, Silvia Melo, no evento Amitesp Conecta, em Bebedouro, nesta quinta-feira (15). Durante uma década, a iniciativa percorreu diversas regiões do estado de São Paulo, cresceu, foi redimensionada e se tornou o maior evento de parceiros públicos e privados do Brasil.

Em suas primeiras nove edições, o Conexidades saltou de aproximadamente mil participantes de 96 cidades de sete estados em 2018 para 13 mil pessoas de 485 municípios de 19 estados da federação. Dessa forma, a expectativa para a 10ª edição é ainda maior. Silvia Melo destaca que a Capital das Flores teve sua origem a partir do ciclo do café, produto que alavancou a economia paulista e contribuiu para transformar São Paulo na locomotiva do País.

LEIA TAMBÉM:

“Holambra é a Capital Nacional das Flores, mas sua origem começa com uma fazenda de café. Esta Cidade representa a soma das dez edições do Conexidades, embora nós temos amor e gratidão por cada município que nos recebeu, mas Holambra nos acolheu de uma forma mais alegre, mais florida e voltamos pela estrutura que Holambra oferece”, relata a CEO do Conexidades.

Histórico
A primeira edição ocorreu em 2018, no município de Ubatuba atendendo a uma demanda do trade turístico local. O resultado foi um sucesso e já começou a dar evidências do seu potencial. No ano seguinte, em São Carlos, a 2ª edição já foi maior e os temas amadurecidos, devido ao êxito dos debates do ano anterior. Já em 2020, com a pandemia e o lockdown, o Conexidades aconteceu de forma online e, mesmo dessa forma, superou expectativas.

Após a segunda onda da pandemia, com a imunização já avançada e a sociedade retomando as atividades externas, o 4º Conexidades teve Olímpia como anfitriã, respeitando protocolos, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Em junho de 2022, o mundo já havia derrotado o coronavírus, o novo normal se estabeleceu e o 5º Conexidades foi em Guarujá.

A 6ª edição, em Jundiaí, trouxe como novidade o início do Conexidades Mulher, com pavilhão próprio, expressivo e se tornando um dos principais espaços de articulação feminina na gestão pública. Em 2024, o evento retornou ao litoral norte e o 7º Conexidades se estabeleceu em São Sebastião. O 8º Conexidades foi sediado em Holambra, batendo diversos recordes, conquistando o selo verde de evento 100% sustentável. E a edição de número nove, em Campos do Jordão, levou o maior encontro de parceiros públicos e privados do Brasil pela primeira vez para a região da Serra da Mantiqueira.

Agora, com o anúncio de Holambra como a cidade-sede da 10ª edição, a responsabilidade é ainda maior. O Conexidades completa uma década de sucesso no mesmo ano em que a Uvesp, instituição curadora do evento, comemora seu Jubileu de Ouro. Uma história de 50 anos e outra de dez que, juntas, têm revolucionado a inovação nas políticas públicas, o municipalismo, o diálogo entre as cidades e transformado a vida das pessoas.

Serviço
10º Conexidades
Data: 15 a 19 de junho
Local: Centro de Convenções de Holambra – Parque Expoflora
Realização: Multiplicidades
Curadoria: UVESP
Parceria institucional: Prefeitura de Holambra

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Serviços públicos têm funcionamento alterado em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida

Publicados

em

Serviços e espaços públicos de Holambra sofrerão alterações no funcionamento no dia 12 de outubro, segunda-feira, em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As Unidades Básicas de Saúde, a Farmácia Municipal, a Academia da Saúde, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), a Vigilância Ambiental, o Núcleo de Atenção  à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (NACATEA) e o consultório veterinário do Programa Meu Pet ficarão fechados. A Policlínica Municipal e o Serviço de Ambulância (192) funcionarão normalmente, 24 horas por dia, sem qualquer interrupção, para atendimentos de urgência e emergência.

O Paço Municipal, o Espaço do Empreendedor e a Biblioteca Municipal fecharão as portas. As atividades serão retomadas na terça-feira, 13. O mesmo ocorre no Departamento de Promoção Social, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Salão da Terceira Idade e no Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT). O Conselho Tutelar atuará em sistema de plantão na segunda-feira, por meio do telefone (19) 99747-2269.

LEIA TAMBÉM:

As creches e escolas municipais não funcionarão no dia 12, em função do feriado, e também no dia 16, para celebração do Dia do Professor.  Os ônibus do transporte público municipal funcionarão em horário de domingo.

A coleta de lixo doméstico será realizada normalmente. A de recicláveis será suspensa no dia 12. Moradores do Centro e dos residenciais Flor D’Aldeia, Portal do Sol e Vila das Tulipas devem guardar os itens para descarte em 19 de outubro. O Ecoponto funcionará, como de costume, das 7h40 às 16h, no sábado e não abrirá no feriado.

O Ginásio Municipal não funcionará no sábado, no domingo e na segunda-feira. O Estádio Zeno Capato abrirá no sábado e fechará no domingo e no feriado. O Complexo Aquático Municipal abrirá das 9h às 12h e 13h às 17h no sábado, domingo e segunda-feira.

Confira o horário de funcionamento dos serviços e espaços públicos durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida:

-Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Municipal, Academia da Saúde, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Vigilância Ambiental, Núcleo de Atenção  à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (NACATEA), Farmácia Municipal e consultório veterinário do Programa Meu Pet: fechados no dia 12.

-Policlínica Municipal e Serviço de Ambulância: funcionamento normal para atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia.

-Salão da Terceira Idade e Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Departamento de Promoção Social – fechados em 12 de outubro.  

– Creches  e escolas municipais: não funcionarão no dia 12 e no dia 16.

-Conselho Tutelar: sistema de plantão na segunda-feira, dia 12, por meio do telefone (19) 99747-2269.

-Paço Municipal: atividades suspensas no dia 12.

-Transporte público: veículos funcionarão em horário de domingo.

-Coleta de lixo doméstico: atendimento normal.

-Coleta de lixo reciclável: suspensão em 12 de setembro.

-Ecoponto: aberto no sábado, dia 10, e fechado no dia 12.

-Estádio Municipal – aberto no dia 10 e fechado em 11 e 12/10.

-Ginásio Municipal – fechado nos dias  10, 11 e 12.

-Complexo Aquático e Ginásio Municipal – aberto em 10,11 e 12/10

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Prefeitura de Holambra abre inscrições para concurso público com oportunidades em 75 cargos

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra publicou o edital de abertura do Concurso Público nº 001/2026, que reúne oportunidades para 75 cargos públicos de diferentes níveis de escolaridade. Ao todo, são 19 vagas imediatas, além de cadastro reserva contemplando funções de diferentes níveis de escolaridade.

As inscrições começaram às 13h desta terça-feira, 6 de outubro, e podem ser realizadas até às 13h do dia 5 de novembro, exclusivamente pela internet, no site da GL Consultoria, empresa responsável pela execução técnico-administrativa do certame.

Há oportunidades para candidatos com ensino fundamental incompleto e completo, ensino médio ou técnico e formação superior. Entre os cargos estão Ajudante de Pedreiro, Motorista, Monitor, Pedreiro, Motorista de Ambulância, Fiscal de Obras, Fiscal de Posturas, Ouvidor, Técnico de Imobilização Ortopédica, Arquiteto, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Psicólogo, Professor de Educação Física e Terapeuta Ocupacional, entre outros.

LEIA TAMBÉM:

Os salários variam de acordo com o cargo e podem chegar a R$ 8.431,01 para Diretor de Escola. Para médicos especialistas, a remuneração prevista é de R$ 115,13 por hora. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 16,98 para os cargos de nível fundamental e R$ 18,16 para os cargos de nível médio/técnico e superior.

De acordo com a diretora municipal de Administração e Recursos Humanos, Grassi Barbosa Gomes, o concurso é uma oportunidade para quem busca ingressar no serviço público municipal. “É importante que os interessados leiam atentamente o edital, verifiquem os requisitos de cada cargo e observem os prazos estabelecidos para inscrição e demais etapas do concurso. Há oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, e cada candidato deve escolher o cargo de acordo com sua formação e as exigências previstas”, destaca.

Candidatos que atendam às condições estabelecidas no edital poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. O pedido deverá ser feito exclusivamente pela internet, no site da GL Consultoria, até as 23h59 do dia 11 de outubro, acompanhado da documentação comprobatória exigida. Entre as situações previstas estão candidatos desempregados e sem condições financeiras de arcar com a taxa, pessoas com deficiência, doadores de sangue, órgãos ou tecidos e doadores de medula óssea inscritos no REDOME.

As provas objetivas estão previstas para os dias 29 de novembro, para os grupos A e B, e 6 de dezembro, para os grupos C e D.

Serviço: 

Concurso Público nº 001/2026 – Prefeitura de Holambra

Inscrições: de 6 de outubro, às 13h, a 5 de novembro, às 13h

Onde: www.glconsultoria.com.br

Isenção da taxa: solicitação até 11 de outubro

Taxa: R$ 16,98 (nível fundamental) e R$ 18,16 (nível médio/técnico e superior)

O edital completo, com a relação de cargos, vagas, requisitos, salários, conteúdo das provas e demais regras do concurso, pode ser consultado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Holambra e no site da GL Consultoria.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias