Conecte-se conosco

Holambra

Em Holambra, Centro de Referência do Autismo atende mais de 120 pessoas gratuitamente

Publicados

em

“Os profissionais do CAH são anjos que entraram em nossa vida. Minha filha hoje parece outra pessoa. Eduarda está mais presente e participativa. A comunicação está melhorando, assim como o seu comportamento no colégio, em casa e principalmente em locais públicos. Aqui nos sentimos muito acolhidas”. É assim, com sorriso no rosto e olhos marejados, que a professora de matemática Roseana Antunes Barreira, mãe da Eduarda, de 25 anos, resume o período que a filha frequenta o Centro de Referência do Autismo de Holambra, o CAH.

A jovem foi diagnosticada em São Paulo, onde nasceu, com o Transtorno do Espectro  do Autismo (TEA) e atraso intelectual. Com idade mental de três anos, a mãe conta que ela sempre estudou em escola especial, porém “com evolução muito lenta”. Segundo a moradora do Jardim das Tulipas, foi no CAH que a jovem “deu um salto cognitivo muito grande. Só tenho a agradecer esta equipe maravilhosa e altamente profissional”.

Inaugurado em julho do ano passado, o Centro de Referência do Autismo de Holambra atende atualmente 122 holambrenses, entre 8 meses até a idade adulta, com TEA. O atendimento é gratuito, realizado por meio de parceria com a Prefeitura através do consórcio Cismetro. O espaço, localizado no bairro Morada das Flores, conta com equipe composta por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogo, psicopedagogos, musicoterapeutas e psiquiatras.

LEIA TAMBÉM:

“Realizamos aqui desde o diagnóstico do transtorno, acolhimento da família, elaboração de plano de intervenções e o atendimento”, explicou a coordenadora geral, Paula Porta. “Tudo de forma singular, de acordo com a necessidade de cada paciente”. O encaminhamento é feito por meio do Departamento Municipal de Saúde, que realiza triagem e avaliação de pacientes.

“O CAH é credenciado ao Cismetro e todos os atendimentos são financiados em sua totalidade pela Prefeitura”, disse o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias. “A clínica chegou há 7 meses em nossa cidade para oferecer atendimento dentro do município com excelência, eficiência e prestar toda a assistência necessária para famílias e pacientes”, falou o prefeito de Holambra, Fernando Capato.

Além do atendimento multidisciplinar no CAH, diversas ações são realizadas com o intuito de promover a socialização dos atendidos, a integração da família  e estimular reflexões sobre o transtorno. No ano passado os pacientes estiveram na Expoflora com os familiares. Além de passearem pelo local, eles receberam lanches e também presentes do Papai Noel. Essa semana foi promovida, em parceria com a Biblioteca Municipal, uma sessão especial de cinema.

“Acho o trabalho excelente”, disse Bianca Calesella Moretto, mãe do Pietro, de 3 anos, atendido no CAH. “Hoje ele presta atenção quando falamos com ele, brinca, tem contato visual, tem menos medo de ir para os lugares. Expressa do jeito dele suas vontades, mas quem convive com ele entende. Estou muito satisfeita”.

NAEE
Além do CAH, Holambra conta ainda com o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, inaugurado em novembro do ano passado. A unidade de ensino destinada integralmente à Educação Especial proporciona, com sensibilidade, assistência mais digna, direcionada e eficiente a crianças e jovens com transtornos relacionados ao desenvolvimento educacional. No espaço, uma equipe multidisciplinar fornece atendimento complementar aos alunos diagnosticados com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem. Atualmente a rede pública municipal de ensino conta com 35 alunos diagnosticados com TEA – 15 deles são atendidos no NAEE. O restante, no CAH. No total, 126 estudantes recebem assistência por meio do Núcleo, segundo a diretora municipal de Educação, Claudicir Picolo.

Em Holambra, Centro de Referência do Autismo atende mais de 120 pessoas gratuitamente

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
É um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades em áreas cruciais da vida como comunicação, interação social, comportamento e sensopercepção, ocorrendo em diferentes patamares de gravidade. Em função disto, pode trazer inúmeras dificuldades às pessoas acometidas, sua família e meio social. Tem prevalência estimada em 1 em cada 100 pessoas, não sendo, portanto, considerado raro.

Fonte: Programa de Atenção ao TEA (PRATEA) da FCM/UNICAMP

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Holambra

Meio Ambiente de Holambra faz alerta sobre preparo e descarte adequado de recicláveis

Publicados

em

Holambra realiza de segunda a sexta-feira a coleta de itens recicláveis separados por moradores de diferentes bairros da zona urbana e central do município. O serviço, além de reduzir o volume de lixo doméstico, contribui para diminuir o impacto ambiental dos materiais descartados e para viabilizar o reaproveitamento dessas embalagens e produtos. Para que isso seja possível, o processo de separação, feito em casa, deve seguir padrões que facilitem a triagem e garantam condições de destinação e reciclagem.

De acordo com o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Veloso, muitos dos itens coletados são orgânicos (úmidos), como restos de comida, ou contaminados – ou seja, ainda sujos com material orgânico, como latas de molho de tomate usadas e não lavadas antes do descarte.

LEIA TAMBÉM:

“É muito importante que os recicláveis sejam limpos antes que sejam colocados na rua para recolhimento. Mais importante ainda que cada vez mais moradores façam a separação e contribuam com a reciclagem. Isso reduz lixo, pode ajudar a reduzir despesas e é bom para o meio ambiente”, disse.

O calendário com dias e horários da coleta estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura, em www.holambra.sp.gov.br, na aba de Serviços, em Coleta de Lixo e Recicláveis. Entre os materiais retirados pelos catadores estão plásticos como garrafas, copos, embalagens PET, sacos, sacolas, tampas, frascos de produtos, canetas sem tinta, canos, baldes e caixas; frascos de vidro como copos, potes de remédios vazios, conservas e garrafas; papel, incluindo sulfites, jornais, caixas tetrapak como as de leite e caixas de pizza; e metais como tampas de garrafa, latas de conservas, ferragens, arames, talheres, panelas, pregos, cobre, marmitex limpo, latas de bebidas, entre outros.

“No caso dos vidros, caso estejam quebrados, é muito importante que o morador acondicione o material, por exemplo, em caixas de leite, evitando expor a risco os catadores”, destacou Veloso. “Há, infelizmente, muitos casos de trabalhadores que se cortam por conta de vidro jogado fora sem o devido cuidado”.

Ele sugere ainda que, além de limpos, os materiais recicláveis separados pela população sejam ensacados por categoria para facilitar a triagem no barracão. “Embalagens, papéis e plásticos com restos de alimento ou óleo não podem ser utilizados nesse processo e devem ser jogados como lixo comum”, disse.

Ecopontos e outras alternativas
Para além da coleta, Holambra dispõe atualmente de dois Pontos de Entrega Voluntária subterrâneos na Praça dos Pioneiros e no Parque Linear, na Avenida das Dálias. Para utilizá-los, basta abrir a tampa e jogar o material reciclável no ponto de coleta, que é um tubo metálico.

No bairro Imigrantes, um ecoponto será inaugurado nas próximas semanas, na Rua Scheltinga. O espaço receberá diversos tipos de resíduos, como entulhos, móveis velhos, restos de poda e, claro, materiais recicláveis.

Embalagens de defensivos são recebidas pelo município na área do antigo Aterro de Resíduos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O recebimento, todavia, deve ser agendado previamente pelo telefone (19) 98298-0319.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Holambra realiza no dia 28 Audiências Públicas da Saúde e de Metas Fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra realiza na próxima semana, quarta-feira, 28, a partir das 13h30, audiências públicas relativas ao cumprimento de Metas Fiscais e aos investimentos na área da Saúde referentes ao 3° quadrimestre de 2023. As atividades, realizadas no plenário da Câmara Municipal, são abertas a toda a população e terão transmissão em tempo real pela internet por meio do site http://tvcamaraaovivo.net/cmholambra/.

LEIA TAMBÉM:

“Às 13h30 serão apresentados dados e investimentos do Departamento Municipal de Saúde. Em seguida, às 14h, será exposta a execução orçamentária do período”, explicou o economista e diretor do Departamento Municipal de Finanças, Rodolfo Silva Pinto. “Fazemos um convite para que toda a população acompanhe esse importante trabalho de prestação de contas”.

A Câmara Municipal de Holambra fica na Rua Dr. Jorge Latour, 152, no Centro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Prefeitura de Holambra inaugura nesta sexta reforma e ampliação de unidades de ensino do Palmeiras

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra inaugura nesta sexta-feira, 23, às 15h30, obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Recanto das Palmeiras e da Creche Abelhinha, ambas no bairro Palmeiras. A cerimônia, aberta ao público, contará com a presença de autoridades locais. Serão distribuídos pipoca e algodão-doce para as crianças.

O projeto da escola, de acordo com a diretora municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano e Rural, Yessika Eltink, contempla a construção de quatro novas salas, sendo uma de diretoria, além da pintura interna e externa de toda a unidade. Na creche foram construídos dois berçários, duas salas de repouso, um lactário, dois fraldários e uma sala para secretaria. Um investimento total de cerca de R$600 mil em recursos municipais e de R$400 mil vindos do Estado, totalizando R$1 milhão.

LEIA TAMBÉM:

“Nos últimos meses fizemos entregas de ampliações e reformas feitas no Imigrantes e no Fundão. Estes trabalhos melhoram o atendimento aos alunos e garantem melhores condições de serviço para os professores e funcionários das instituições de ensino”, falou o prefeito da cidade, Fernando Capato. “Além de aprimorar o atendimento e acolhimento de alunos, as obras contribuem para ampliar a oferta de vagas em nosso município”.

A Escola Municipal Recanto das Palmeiras atende atualmente 126 estudantes do Ensino Fundamental I, entre 6 e 10 anos de idade. Já a Creche Abelhinha conta com 120 crianças de 4 meses a 5 anos que frequentam do Berçário ao Nível II.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias