Conecte-se conosco

Holambra

Em Holambra, Centro de Referência do Autismo atende mais de 120 pessoas gratuitamente

Publicados

em

“Os profissionais do CAH são anjos que entraram em nossa vida. Minha filha hoje parece outra pessoa. Eduarda está mais presente e participativa. A comunicação está melhorando, assim como o seu comportamento no colégio, em casa e principalmente em locais públicos. Aqui nos sentimos muito acolhidas”. É assim, com sorriso no rosto e olhos marejados, que a professora de matemática Roseana Antunes Barreira, mãe da Eduarda, de 25 anos, resume o período que a filha frequenta o Centro de Referência do Autismo de Holambra, o CAH.

A jovem foi diagnosticada em São Paulo, onde nasceu, com o Transtorno do Espectro  do Autismo (TEA) e atraso intelectual. Com idade mental de três anos, a mãe conta que ela sempre estudou em escola especial, porém “com evolução muito lenta”. Segundo a moradora do Jardim das Tulipas, foi no CAH que a jovem “deu um salto cognitivo muito grande. Só tenho a agradecer esta equipe maravilhosa e altamente profissional”.

Inaugurado em julho do ano passado, o Centro de Referência do Autismo de Holambra atende atualmente 122 holambrenses, entre 8 meses até a idade adulta, com TEA. O atendimento é gratuito, realizado por meio de parceria com a Prefeitura através do consórcio Cismetro. O espaço, localizado no bairro Morada das Flores, conta com equipe composta por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogo, psicopedagogos, musicoterapeutas e psiquiatras.

LEIA TAMBÉM:

“Realizamos aqui desde o diagnóstico do transtorno, acolhimento da família, elaboração de plano de intervenções e o atendimento”, explicou a coordenadora geral, Paula Porta. “Tudo de forma singular, de acordo com a necessidade de cada paciente”. O encaminhamento é feito por meio do Departamento Municipal de Saúde, que realiza triagem e avaliação de pacientes.

“O CAH é credenciado ao Cismetro e todos os atendimentos são financiados em sua totalidade pela Prefeitura”, disse o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias. “A clínica chegou há 7 meses em nossa cidade para oferecer atendimento dentro do município com excelência, eficiência e prestar toda a assistência necessária para famílias e pacientes”, falou o prefeito de Holambra, Fernando Capato.

Além do atendimento multidisciplinar no CAH, diversas ações são realizadas com o intuito de promover a socialização dos atendidos, a integração da família  e estimular reflexões sobre o transtorno. No ano passado os pacientes estiveram na Expoflora com os familiares. Além de passearem pelo local, eles receberam lanches e também presentes do Papai Noel. Essa semana foi promovida, em parceria com a Biblioteca Municipal, uma sessão especial de cinema.

“Acho o trabalho excelente”, disse Bianca Calesella Moretto, mãe do Pietro, de 3 anos, atendido no CAH. “Hoje ele presta atenção quando falamos com ele, brinca, tem contato visual, tem menos medo de ir para os lugares. Expressa do jeito dele suas vontades, mas quem convive com ele entende. Estou muito satisfeita”.

NAEE
Além do CAH, Holambra conta ainda com o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, inaugurado em novembro do ano passado. A unidade de ensino destinada integralmente à Educação Especial proporciona, com sensibilidade, assistência mais digna, direcionada e eficiente a crianças e jovens com transtornos relacionados ao desenvolvimento educacional. No espaço, uma equipe multidisciplinar fornece atendimento complementar aos alunos diagnosticados com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem. Atualmente a rede pública municipal de ensino conta com 35 alunos diagnosticados com TEA – 15 deles são atendidos no NAEE. O restante, no CAH. No total, 126 estudantes recebem assistência por meio do Núcleo, segundo a diretora municipal de Educação, Claudicir Picolo.

Em Holambra, Centro de Referência do Autismo atende mais de 120 pessoas gratuitamente

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
É um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades em áreas cruciais da vida como comunicação, interação social, comportamento e sensopercepção, ocorrendo em diferentes patamares de gravidade. Em função disto, pode trazer inúmeras dificuldades às pessoas acometidas, sua família e meio social. Tem prevalência estimada em 1 em cada 100 pessoas, não sendo, portanto, considerado raro.

Fonte: Programa de Atenção ao TEA (PRATEA) da FCM/UNICAMP

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Ambev realiza PCDay  - Um dia marcado pela inclusão, diversidade e a cultura da Ambev. Assim será o PCDay
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Holambra

Edilaine Alves Assume a Presidência da ADECAP e impulsiona o desenvolvimento regional com primeiro evento em Holambra

Publicados

em

Evento reuniu empresários de 16 cidades para fortalecer conexões, negócios e o desenvolvimento regional do Circuito das Águas

A nova presidente da ADECAP, Edilaine Alves, iniciou sua gestão com foco na integração regional, fortalecimento do empreendedorismo e incentivo às conexões entre empresas do Circuito das Águas Paulista. O primeiro grande movimento da nova diretoria aconteceu no dia 19 de maio, em Holambra, durante a Rodada de Negócios Regional da ADECAP + Happy Business Hour.

O encontro transformou a noite em um verdadeiro ambiente de oportunidades, reunindo mais de 60 empresários de 16 cidades da região, entre CEOs, proprietários de micro, pequenas e médias empresas, todos conectados pelo mesmo objetivo: fortalecer relacionamentos, gerar negócios e ampliar o networking regional.

Promovido pela ADECAP — Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Circuito das Águas Paulista — o evento proporcionou um espaço acolhedor, dinâmico e estratégico para a troca de experiências, apresentação de produtos e serviços, além da construção de novas parcerias profissionais. Os participantes ainda puderam conhecer soluções do cooperativismo de crédito apresentadas pelo Sicredi, degustar a qualidade da água Lindoya Verão e acompanhar reflexões inspiradoras compartilhadas por Rodrigo Alberto, da Reconect.

LEIA TAMBÉM:

Para Edilaine Alves, assumir a presidência da ADECAP representa um grande compromisso com o futuro da região. “Recebi o convite com muita honra e entusiasmo. Como eu já fazia parte da primeira administração como associada e fundadora, eu quis continuar contribuindo.

É um reconhecimento do trabalho que venho realizando e uma oportunidade incrível de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da nossa região”, afirma.
Segundo a nova presidente, um dos principais desafios da entidade neste momento é fortalecer a colaboração entre os municípios. “Precisamos unir esforços para implementar projetos sustentáveis que atendam às necessidades da comunidade, especialmente diante das mudanças econômicas e sociais que vivemos”.

Edilaine também destacou que sua gestão pretende deixar como legado uma atuação baseada em crescimento, inclusão e desenvolvimento coletivo. “Quero que a ADECAP seja vista como um catalisador do desenvolvimento regional, promovendo parcerias que beneficiem todos os setores e cidadãos.”

Motivada pela paixão em ver a região prosperar, Edilaine reforça que o trabalho será pautado pela união e cooperação. Entre os próximos passos da entidade estão a ampliação de eventos regionais, feiras de negócios e ações integradas entre as cidades do Circuito das Águas Paulista.

A noite em Holambra marcou não apenas o início de uma nova gestão, mas também o fortalecimento de um movimento regional voltado ao crescimento econômico, à inovação e à conexão entre pessoas e negócios.

Assembleia
Desta forma, para o Conselho Fiscal foram atribuídos aos seguintes associados:
Carlos Alberto Leal Rodrigues; Lauro Sérgio Franco e Pablo Schoenmaker Domingues

Para compor a Diretoria Executiva foram atribuídos os seguintes associados:
Presidente: Edilaine Alves // Vice-presidente: Luiz Antonio Grolla de Lima // Diretor financeiro: Laura Umbelina Santi // Diretor secretário: Claudio Roberto Thomazini // Diretor de comunicação e eventos: Assasd Tony Vargas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Serviços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado do padroeiro Divino Espírito Santo

Publicados

em

Serviços e espaços públicos de Holambra sofrerão alterações no funcionamento no dia 25 de maio, segunda-feira, em função do feriado municipal do Dia do padroeiro da cidade, Divino Espírito Santo.  As Unidades Básicas de Saúde, a Academia da Saúde, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), a Vigilância Ambiental, o Núcleo de Atenção  à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (NACATEA), o consultório veterinário do Programa Meu Pet e a Farmácia Municipal ficarão fechados. A Policlínica Municipal e o Serviço de Ambulância (192) funcionarão normalmente, 24 horas por dia, sem qualquer interrupção, para atendimentos de urgência e emergência.

O Paço Municipal, o Espaço do Empreendedor e a Biblioteca Municipal fecharão as portas na segunda-feira. As atividades serão retomadas na terça, dia 26. O mesmo ocorre no Departamento de Promoção Social, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Salão da Terceira Idade, no Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT) e nas creches e escolas municipais.

O Conselho Tutelar atuará em sistema de plantão na segunda-feira, dia 25, por meio do telefone (19) 99747-2269.

Os ônibus do transporte público municipal funcionarão, na segunda-feira, em horário de domingo.

A coleta de lixo doméstico será realizada normalmente. A de recicláveis será suspensa apenas no dia 25. Moradores do Centro e dos residenciais  devem guardar os itens para descarte em 1º de junho. O Ecoponto abrirá, como de costume, no sábado, dia 23, e não funcionará no feriado.

O Complexo Aquático e o Ginásio Municipal funcionarão nos dias 23 e 24 e ficarão fechados na segunda-feira, dia 25. O Estádio Municipal Zeno Capato abrirá em 24 de maio, para a partida do Macabi Holambra, e ficará fechado nos dias 23 e 25.

Confira o horário de funcionamento dos serviços e espaços públicos durante o feriado do padroeiro da cidade, Divino Espírito Santo: 

-Unidades Básicas de Saúde, Academia da Saúde, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Vigilância Ambiental, Núcleo de Atenção  à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (NACATEA), Farmácia Municipal: e consultório veterinário do Programa Meu Pet: fechados no dia 25.

-Policlínica Municipal e Serviço de Ambulância: funcionamento normal para atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia.

-Creches e escolas municipais: atividades suspensas no dia 25.

-Salão da Terceira Idade e Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Departamento de Promoção Social – fechados em  25 de maio.

-Conselho Tutelar:sistema de plantão na segunda-feira, dia 25, por meio do telefone (19) 99747-2269.

-Paço Municipal: atividades suspensas no dia 25.

-Transporte público: veículos funcionarão em horário de domingo na segunda-feira, dia 25.

-Coleta de lixo doméstico: atendimento normal.

-Coleta de lixo reciclável: suspensão em 25 de maio.

-Ecoponto: aberto, como de costume, no sábado, dia 23. Fechado em 25 de maio.

-Complexo Aquático e Ginásio Municipal – aberto nos dias 23 e 24. Fechado em 25 de maio.

-Estádio Municipal Zeno Capato: fechado nos dias 23 e 25 de maio. Aberto no dia 24.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Fundo Social de Holambra inicia Campanha Inverno Sem Frio no dia 18 de maio

Publicados

em

O Fundo Social de Holambra dará início no dia 18 de maio a mais uma edição da campanha Inverno Sem Frio. A mobilização segue até 31 de julho com o objetivo de arrecadar roupas, calçados e cobertores para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade durante os meses de temperaturas mais baixas.

A população poderá contribuir com peças infantis e adultas, femininas e masculinas, novas ou usadas, desde que em bom estado de conservação. Todo o material arrecadado será separado, organizado e destinado a moradores atendidos pelos serviços sociais do município.

LEIA TAMBÉM:

A presidente voluntária do Fundo Social, Yvonne Schouten Capato, destacou a importância do envolvimento da comunidade. “Muitas famílias precisam desse apoio no inverno. Quando a população participa, conseguimos atender mais pessoas e levar acolhimento a quem  necessita. Toda doação faz diferença”, afirmou.

O prefeito Fernando Capato ressaltou o espírito solidário da cidade. “Holambra sempre demonstra generosidade em campanhas como essa. É um gesto simples para quem doa, mas muito importante para quem recebe”, disse.

As doações poderão ser entregues em diversos pontos espalhados pela cidade, entre eles Prefeitura de Holambra, Salão da Terceira Idade, Centro de Referência da Assistência Social, Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho, a Guarda Civil Municipal, condomínios, supermercados e estabelecimentos parceiros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3802-8092.

Pontos de coleta:

  • Salão da Terceira Idade – Rua Muscaris, nº 99 – Morada das Flores
  • Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Rua Solidagos, nº 99 – Morada das Flores
  • Prefeitura de Holambra – Alameda Maurício de Nassau, nº 444 – Centro
  • Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT) – Rua Frésias, nº 66 – Girassóis de Holanda
  • Guarda Civil Municipal – Rua Proteas, nº 74 – Centro 
  • Residencial Palm Park 
  • Residencial Flor D’Aldeia
  • Residencial Nova Holanda
  • Residencial Portal do Sol
  • Condomínio Fazenda Duas Marias
  • Supermercado Eva (Centro)
  • Makim Supermercado
  • Remafra Supermercado
  • Daolio Supermercado
  • Posto de Combustíveis Pioneiro
  • Magazine Alcione

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias