Conecte-se conosco

Holambra

Em 3 dias de trabalho, Saúde coleta mais de 200 larvas do mosquito da Dengue

Publicados

em

Nas unidades de saúde do município, esse mês, os casos suspeitos dobraram na comparação com janeiro

Agentes do Departamento Municipal de Saúde de Holambra coletaram entre segunda e quarta-feira, dias 19 a 21, 231 larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, durante ações direcionadas em áreas onde foram registrados casos da doença. O trabalho de reconhecimento de possíveis focos e de orientação dos moradores, seguido de bloqueio e controle de criadouros em 150 metros no entorno da casa e de nebulização, começou no início da semana após um aumento expressivo no número de casos confirmados no município.

De acordo com boletim divulgado nesta semana, a cidade conta com 57 casos da doença. No ano passado inteiro foram 17. Nas unidades de saúde do município, esse mês, os casos suspeitos dobraram na comparação com janeiro. Os bairros com mais confirmações são o Morada das Flores, Parque dos Ipês e Imigrantes.

“Os agentes recolheram nas casas visitadas 243 larvas no total e 231 foram identificadas como do mosquito da dengue. Uma situação preocupante e que reforça a necessidade do cuidado por parte da comunidade, com o monitoramento de jardins e quintais, para evitar criadouros”, explicou a médica veterinária da Vigilância Ambiental de Holambra, Angela Varella Katz.

LEIA TAMBÉM:

Segundo ela, o clima quente e o excesso de chuvas são propícios para a proliferação do Aedes aegypti. “Por isso, é fundamental que a comunidade monitore com frequência suas casas para evitar criadouros. E que abra as portas para nossos agentes. O trabalho precisa ser conjunto entre população e Poder Público”, disse.

O município tem atuado com atividades preventivas e de conscientização que ocorrem rotineiramente, como visitas nas residências para monitoramento, coleta e reconhecimento de larvas. Também com atividades em unidades escolares e entrega de material informativo. Em 20 de janeiro, agentes passaram a realizar mutirões de combate ao mosquito aos sábados. A mobilização conta com trabalhadores que fazem visitas às residências. O serviço consiste na retirada de possíveis criadouros e orientações ao morador. Esta semana o Morada das Flores será o bairro visitado.

No Portal do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria. O telefone da Vigilância Ambiental é o (19) 3802-7978. Em caso de suspeita de Dengue, a orientação é procurar a unidade de saúde o mais rápido possível.

Como combater o mosquito:

  • Vedar caixas d´água
  • Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
  • Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
  • Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
  • Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana

Sintomas da Dengue:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor nos ossos e articulações
  • Manchas vermelhas no corpo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Holambra

Holambra inaugura Ecoponto para descarte correto de materiais

Publicados

em

Holambra inaugurou nesta quinta-feira, 02, seu primeiro Ecoponto para entrega voluntária de materiais descartáveis, no bairro Imigrantes. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Consórcio Regional para Soluções Ambientais, o Corsam, que atende o município por meio do Condesu. 

O espaço, inteiramente estruturado ao longo dos últimos meses, é indicado aos moradores para descarte gratuito de grandes objetos como entulhos de construção e móveis velhos, resto de poda e materiais recicláveis em geral. Uma ferramenta importante, de responsabilidade compartilhada, onde municipalidade, concessionária e cidadãos andam de braços dados contribuindo para uma cidade mais limpa e que zela pelo meio ambiente. 

LEIA TAMBÉM:

A instalação de Ecopontos, segundo o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Veloso, também evita a proliferação de doenças, como a dengue, e de pragas urbanas. “Eles ajudam no combate ao descarte irregular e na formação de pontos viciados, que sujam o município. Tudo vai parar no local adequado e deixa também de entupir bueiros e galerias pluviais, além de não poluir o solo e a água”, disse. 

Antes da solenidade, os palhaços Eco e Ponto, os divertidos agentes ambientais do Corsam, fizeram uma divertida dinâmica com alunos da rede municipal que estudam no bairro. 

O Ecoponto Imigrantes funcionará de segunda a sábado, das 7h40 às 16h, na Rua Scheltinga, s/nº. O serviço é gratuito. 

Veja a lista dos materiais recebidos:
– Entulho de obra e podas (até 1m³ – mais ou menos uma caixa d’água de mil litros); 
– Volumosos, como camas, armários, sofás velhos; 
– Eletrodomésticos e eletroeletrônicos quebrados; – Lâmpadas; – Pilhas e baterias; – Óleo usado; 
– Recicláveis: Vidros, papéis e papelão, garrafas de plásticos e pets, latinhas de alumínio e ferrosos, dentre outros.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

CEAFLOR incrementa logística no período que antecede o Dia das Mães, a principal data do setor de flores, plantas e acessórios

Publicados

em

Operação se dará de 04 a 10 de maio, quando é esperada a circulação de até 1.500 caminhões e utilitários por dia de comércio atacadista, o que representa o dobro da movimentação habitual. Maior do Brasil, centro de comercialização abastece o País inteiro

Período mais relevante do calendário da floricultura nacional ao representar 16% do volume comercializado anualmente, o Dia das Mães 2024 já está chegando, e o CEAFLOR, maior mercado de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração do país prepara um incremento na logística de distribuição, para que os produtos cheguem aos quatro cantos do País. Para este ano, a expectativa é um volume de vendas cerca de 8% maior, em comparação a 2023.

O maior desafio do período é agilizar a circulação e escoamento das mercadorias, a fim de facilitar os negócios para produtores, comerciantes e clientes, bem como a comercialização no varejo por meio dos pontos de venda presentes nas mais diversas regiões do País. Para isso, de 4 a 10 de maio, a “operação Dia das Mães”, vai alterar e ampliar os horários de carga e descarga de mercadorias. O objetivo é dar suporte logístico aos mais de 1.500 caminhões e utilitários esperados diariamente neste período, o que representa duas vezes mais que em dias normais de comercialização . Dessa maneira, o horário de descarga de mercadorias se dará das 6h à meia noite, exceto nos dias 6 e 8 de maio, quando será da meia noite às 4h. Já o carregamento será feito assim: dias 6 e 8, a partir das 4h, e demais dias entre 7h e meia noite, exceto sábado, dia 11.

LEIA TAMBÉM:

A grande variedade de produtos ofertada pelo Ceaflor garante que filhos e netos encontrem facilmente uma flor ou planta ajustada ao perfil da mãe ou avó. Produto carro-chefe da data, as rosas de corte, usadas na confecção de buquês, serão ofertadas em diferentes cores, hastes e tamanhos. Aos que preferem produtos envasados, há orquídeas com preços mais acessíveis em diferentes portes e cores, bem como cymbidiuns, gérberas, antúrios, azaléias, ciclamens e violetas. Se a escolha for presentear com plantas, o Ceaflor tem uma enormidade de opções para todos os gostos e bolsos, sendo as suculentas uma ótima alternativa para quem quer agradar gastando pouco, numa perfeita combinação de bom gosto e preço.

“O Ceaflor está com tudo pronto para manter o Dia das Mães no topo do calendário do setor, que inclui, além das flores e plantas, acessórios diversos que valorizam os produtos com embalagens para presente. Nossos produtores e comerciantes estão otimistas e bastante comprometidos em contribuir para que todas as mães sejam homenageadas com flores nesta data”, comenta o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues.

Sobre o CEAFLOR
O CEAFLOR é um dos mais completos mercados de flores da região de Holambra. Dedicado à comercialização de flores de corte e em vasos, plantas ornamentais e grande diversidade de acessórios para floricultura, paisagismo e decoração, abriu as portas em 2019. Em 2022, finalizou sua primeira expansão e, este ano, concluiu a segunda.

Idealizado por um grupo de empresários e produtores com grande experiência no setor, o CEAFLOR reúne atualmente mais de 400 empresas. Está instalado na Rodovia Prefeito Aziz Lian, Km 29,5, via que dá acesso a Holambra a partir da Rodovia Campinas-Mogi-Mirim (SP 340), onde dispõe, atualmente, de 946 pontos de venda separados por áreas de atuação entre acessórios para floricultura, jardinagem e decoração, comércio de flores de corte, de flores envasadas e plantas ornamentais para paisagismo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Milhares de pessoas celebram o Dia do Rei em Holambra

Publicados

em

Mais de 2 mil pessoas passaram pela região do Moinho Povos Unidos, em Holambra, neste domingo, 28, para acompanhar a celebração do Dia do Rei, uma das mais importantes festividades populares da Holanda. A versão local do evento contou com atividades esportivas, apresentações artísticas e praça de alimentação.

As comemorações começaram logo cedo, com a mais charmosa prova de pedestrianismo do interior de São Paulo, a Corrida do Rei, que reuniu cerca de 400 atletas amadores e profissionais – dentre eles o prefeito da cidade, Fernando Capato, sua esposa, Yvonne Schouten Capato, o vice, Miguel Esperança, sua esposa, Ivone Esperança, e vereadores.

LEIA TAMBÉM:

A estudante holambrense Bianca Jeuken Lazzeroni, de 21 anos, participou da etapa pela primeira vez. “Foi uma experiência incrível. Tudo muito organizado e bem sinalizado. A energia da corrida é surreal, todo mundo se motivando e em busca de uma superação pessoal”, contou. “O Dia do Rei é uma celebração muito importante pois permite a integração da nossa comunidade holandesa, mostrando a diversidade cultural e valores da cidade”.

Moradora de Santo Antônio de Posse, a professora de educação física Phamela Zonzini veio com alunas e com amigos participar da prova. “Foi muito legal. Holambra é uma cidade bem bonita e as pessoas que participaram tinham uma energia muito boa e espírito acolhedor”, disse ela.

Após a premiação, o público presente na Praça do Moinho pôde conferir as apresentações do Grupo de Dança Folclórica Holandesa, dos Gaiteiros e da Fanfarra Amigos de Holambra. A Orquestra de Viola Caipira, agora comandada por Lucas Campaci, também marcou presença. Em dia de festa, o bolo não poderia faltar e ele foi servido gratuitamente, acompanhado de um cafezinho. A festividade, que faz parte do calendário do município, passou a integrar, em 2017, o Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado de São Paulo.

A estudante de biologia Maria Vitória Pereira Dainezi, moradora do Fundão, foi até o local com uma amiga para conferir a programação. “O ambiente estava muito bonito, eu achei a festa muito legal. É bem importante resgatar as nossas tradições”, falou.

“O Dia do Rei resgata a cultura dos imigrantes que tanto contribuíram para a construção da nossa cidade. Exalta e preserva os costumes trazidos a esta colônia há mais de sete décadas e destaca a união dos povos brasileiro e holandês que, juntos, fazem de Holambra uma grande referência em qualidade de vida para todo o Brasil”, disse o prefeito Fernando Capato.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias