Jaguariúna
Eleições 2020: Entrevista com pré-candidato a prefeito de Jaguariúna, Fernandinho Português

O Jornal Gazeta Regional dá continuidade a série de entrevistas com os nomes colocados a pré-candidatos de Jaguariúna, nas eleições de outubro
Paula Partyka – [email protected]
Jaguariúna tem seis nomes colocados como pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano, sendo eles Gustavo Reis (MDB), que concorre à reeleição, Alberto Rizzoni (PSD), Davi Neto (PTB), Du Corrêa (PTC), Gabriel Tenan (PP) e Fernando Husch Pereira (PSDB). Para melhor informar o seu leitor, a Gazeta Regional lança uma série de entrevistas com todos os nomes.
A série teve início com o pré-candidato do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Du Corrêa, na edição 1709. Nesta edição, 1710, a entrevista é com o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Fernandinho Português. Confira.
Gazeta Regional: O seu nome é um dos que estão colocados hoje para uma possível candidatura a prefeito de Jaguariúna, nas eleições de outubro. Como o senhor avalia essa possibilidade?
Fernandinho Português: É uma possibilidade muito concreta de eu ser pré-candidato e futuramente candidato.
Sou empresário, corretor de imóveis e já fui vereador dois mandatos. Nas duas eleições que fui candidato ganhei, em 2000 e 2004 fui para reeleição e fui o candidato que mais cresceu de votos de uma eleição para a outra. Em 2005 e 2006 fui presidente da Câmara de Vereadores e depois não fui mais candidato. Em 2013 tive o convite do Sr. Tarcísio para ser o secretário de Turismo e Cultura, até 2016. Então eu tenho uma experiência.
Gazeta Regional: O senhor se considera preparado para assumir uma possível candidatura?
Fernandinho Português: Eu me considero totalmente preparado para assumir essa candidatura. Sou nascido e criado em Jaguariúna, conheço a cidade, a prefeitura, conheço tudo.
Gazeta Regional: Como está sua articulação política dentro do partido e que chances o senhor vê de conseguir disputar a eleição?
Fernandinho Português: Olha, meu partido é o PSDB, partido já fala ‘partido’. Tem suas disputas internas políticas, isso é natural e a gente tem uma disputa dentro do PSDB. Eu acredito sim que seja candidato a prefeito pelo PSDB, mas eu tenho convite do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, para ser candidato pelo DEM, convite da Deputada Valéria, para ser candidato pelo PSL. Mas eu estou na minha disputa dentro do PSDB.
Gazeta Regional: Existem disputas internas que podem inviabilizar sua candidatura?
Fernandinho Português: Não. Temos uma disputa interna, mas o PSDB quer ter candidato a prefeito em todos os municípios é uma determinação do governador João Dória. Outro grupo que disputa comigo dentro do partido não quer que tenha candidato a prefeito. É uma disputa natural, acontece mesmo em todos os partidos.
Gazeta Regional: Na sua avaliação, quais os atributos que um bom prefeito deve ter?
Fernandinho Português: Primeira coisa é honestidade: estamos cansados de ver cansados de ver casos de corrupção todo dia quando liga a televisão. Segundo é a humildade: você tem que ouvir todos. Você tem que entender muito de administração, ter capacidade de administrar o município.
Tem que ter conhecido do município, conhecimento político em São Paulo e Brasília para ir atrás de verbas e eu acho que hoje, eu tenho todos esses atributos para ser um bom prefeito de Jaguariúna.
Gazeta Regional: Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade na gestão pública? Por quê?
Fernandinho Português: Saúde, segurança e educação. Saúde porque a saúde não pode ser amanhã. A praça você pode fazer amanhã, mas o remédio a pessoa tem que ter na hora.
A segurança também. A última turma formada de guarda municipal em Jaguariúna foi em 2006, eu era presidente da Câmara. Daqui dois, três anos começam os guardas se aposentarem, a cidade cresceu e você tem o mesmo número de guardas municipais.
Tem muitos problemas de saúde, segurança e educação para serem resolvidos.
Gazeta Regional: Jaguariúna tem se destacado nos cenários regional, estadual e nacional em várias áreas, como saúde, educação e segurança. O senhor avalia que é possível melhorar ainda mais esses índices? De que forma?
Fernandinho Português: Jaguariúna sempre teve altos índices, não é de hoje. É preciso e possível melhor. A administração do Hospital Municipal Walter Ferrari mesmo tem que melhorar muito.
O Hospital virou uma cabide de emprego. Tem que melhorar isso. Fizeram uma cooperativa lá que o povo não está gostando. Tem que melhorar.
Gazeta Regional: Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?
Fernandinho Português: Investir em saúde, investir em segurança e educação. Atrair novas empresas, aumentar a arrecadação e aumentar o numero de empregos.
Ser uma administração bem enxuta. Administração municipal precisa ser enxuta.
Hoje com o mundo totalmente digital, é preciso implantar isso mais na prefeitura. Fazer uma coisa mais rápida e menos custosa para o município. Você pode muito bem mandar um projeto para o planejamento digital, não precisa de papel.
O acompanhamento disso é diário. A revolução digital, a tecnologia, vira. Todos os dias as empresas todo dia melhoram os sistemas e a prefeitura precisa disso também.
Precisa ser mais digital, está muito atrasado. Isso é melhor para o munícipe e para o custeio do município.
Gazeta Regional: Fale um pouco sobre a sua família e vida pessoal.
Fernandinho Português: Sou empresário, corretor de imóveis e estou me formando agora em um curso chamado Gestão Imobiliária. Torço pelo Corinthians, caminho bastante porque eu gosto, me sinto bem e faz bem para a saúde. Eu sou cristão, acredito muito em Deus, sempre Ele na frente para dar tudo certo.
Meu pai era uma pessoa muito enérgica, um administrador nato que sempre ensinou honestidade e humildade, os pilares para a família. E a minha mãe é cadeirante. Todo dia vou na casa dela e a gente sabe a dificuldade que é ter uma pessoa com necessidades especiais. Pegar uma pessoa dessa, levar na praça, colocar no carro, levar na praça, dá trabalho. Ainda bem que o mundo hoje é bem mais acessível.
Jaguariúna
Basquete sub-11 de Jaguariúna vence clube jundiaiense e mantém invencibilidade

A equipe de basquete sub-11 de Jaguariúna venceu a equipe do Clube Jundiaiense, no último sábado, 06, mantendo assim uma invencibilidade de nove jogos na Liga Metropolitana de Basquete.
A partida teve sabor de revanche, pois na categoria sub- 12 Jaguariúna havia perdido em junho a invencibilidade diante do Clube Jundiaiense, uma das equipes mais fortes da competição.
Do início ao fim do jogo Jaguariúna mostrou sua força e sempre liderou o placar, porém a equipe de Jundiaí sempre seguia perto no placar. No final, Jaguariúna venceu por 24 a 20, alcançando sua nona vitória no ano.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.
Jaguariúna
Centro de Especialidades Médicas muda de endereço

A partir desta segunda-feira, 08, o Centro de Especialidades Médicas de Jaguariúna passa a funcionar em novo endereço. A unidade de saúde pública agora atende na Rua Amazonas, 504, no prédio que pertence à UniFAJ. Os atendimentos e especialidades não sofrerão nenhuma alteração.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, a mudança de local – o centro foi inaugurado em julho de 2020 na Rua Pará, no Jardim Fontanella – visa dar melhores condições de infraestrutura e atendimento à população e não prevê nenhum custo para o Município, uma vez que trata-se de uma parceria entre a Associação Santa Maria de Saúde (Asamas) e o Grupo UniEduk.
De acordo com a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, todos os usuários do Centro de Especialidades Médicas já foram comunicados previamente sobre a mudança de local por telefone e via mensagem em aplicativo de celular.
O novo prédio do Centro de Especialidades possui 2.075 metros quadrados de área, com recepção, salas administrativas, consultórios, sanitários, salas de apoio e área de circulação.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.
Jaguariúna
Mobilidade Urbana interdita parcialmente Rua Ulisses Masotti a partir de hoje para obras

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna interdita parcialmente, a partir desta segunda-feira, 08, a Rua Ulisses Masotti entre os trechos da Rua Cândido Bueno até próximo a ponte da Rua Julia Calhau Rodrigues.
Segundo a secretaria, a interdição ocorre das 8h às 17h, por um período de 18 dias, para obras em emissário de esgoto no local que vão beneficiar moradores da cidade.
A pasta pede a compreensão dos motoristas e solicita que evitem transitar na região do trecho enquanto durarem as obras.
iga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.
-
São Paulo6 horas atrás
Haddad, Tarcísio e Rodrigo trocam acusações em 1º debate para o Governo de SP
-
Jaguariúna6 horas atrás
Mobilidade Urbana interdita parcialmente Rua Ulisses Masotti a partir de hoje para obras
-
Jaguariúna6 horas atrás
Centro de Especialidades Médicas muda de endereço
-
Morungaba6 horas atrás
3º União Cup começa no próximo sábado com seis jogos de categorias de base
-
Campinas1 hora atrás
Projeto de construção de linhas ferroviárias na região de Campinas é aprovado pelo TCU
-
Jaguariúna2 horas atrás
Basquete sub-11 de Jaguariúna vence clube jundiaiense e mantém invencibilidade
-
Artur Nogueira2 horas atrás
Campanha de vacinação contra pólio e multivacinação começa nesta segunda em Artur Nogueira
-
Artur Nogueira33 minutos atrás
Governador volta a falar sobre construção da Barragem do Poquinha em Artur Nogueira