Conecte-se conosco

Brasil

El Niño ganha força e deve alterar distribuição das chuvas na safra 2026/27

Publicados

em

Panorama climático da IMBR Agro aponta 100% de probabilidade de El Niño em sete trimestres consecutivos e indica maior risco de excesso de chuva no Sul e de tempo mais seco em partes do Norte, Nordeste e Matopiba

A IMBR Agro divulgou, nesta semana, um novo Panorama Climático para avaliar os possíveis impactos do El Niño sobre a primavera e o verão brasileiros e, consequentemente, sobre a safra 2026/27. Elaborado a partir de dados oficiais da NOAA/CPC e de análises da própria empresa, o relatório cruza probabilidades do fenômeno, temperatura do Oceano Pacífico e projeções de chuva para identificar onde os sinais climáticos podem exigir maior atenção do agronegócio nos próximos meses.Segundo o levantamento, as probabilidades oficiais do NOAA/CPC indicam 100% de chance de El Niño em sete trimestres consecutivos, entre julho, agosto e setembro de 2026 e janeiro, fevereiro e março de 2027. A probabilidade permanece elevada posteriormente, chegando a 97% no trimestre fevereiro, março e abril de 2027 e a 82% entre março, abril e maio. A La Niña aparece com probabilidade de 0% em todo o horizonte analisado.

Os mapas de temperatura do Oceano Pacífico também reforçam o cenário. Na região Niño 3.4, utilizada como referência para caracterização do fenômeno, o núcleo de aquecimento projetado supera 3 °C acima da média em parte do período analisado.

Para o Brasil, o relatório aponta comportamentos distintos entre as regiões. Entre 16 e 29 de setembro, a tendência de chuva acima do normal se concentra principalmente em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Já áreas do Norte apresentam sinal de chuva abaixo da média, com destaque para Roraima, Amapá e partes do Pará.

LEIA TAMBÉM:

No horizonte sazonal, o histórico de anos de El Niño indica maior probabilidade de chuva acima da média no Sul, elevando o risco de excesso hídrico, enquanto Roraima, Amapá, Pará, Maranhão e Piauí tendem a enfrentar condições mais secas. No norte de Mato Grosso, Tocantins e oeste da Bahia, a primavera também apresenta tendência de menor precipitação.

Para Lucas Magro Koren, CEO e cofundador da IMBR Agro, o principal ponto é transformar os sinais climáticos em contexto para a tomada de decisão. “A inteligência artificial não elimina a incerteza do clima. O papel da tecnologia é ampliar nossa capacidade de obter, integrar, processar e atualizar dados continuamente, permitindo conhecer melhor a condição presente de cada região e apoiar decisões mais consistentes ao longo da safra.”

O panorama integra o trabalho da IMBR Agro em transformar grandes volumes de dados climáticos e agrícolas em informações aplicáveis ao planejamento de safra, gestão de risco, crédito e seguro rural.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Brasil

Do pódio à vida real: o que o Esporte nos ensina sobre o futuro

Publicados

em

Por Gustavo Reis, ex-prefeito de Jaguariúna 

Ao longo deste ano de 2026, o esporte de Jaguariúna nos presenteou com excelentes notícias, reafirmando a força e a diversidade da nossa população. Tivemos a honra de ver jovens mulheres subirem ao lugar mais alto do pódio, como a lutadora Sarah Godoi, campeã no Jiu-Jitsu; as meninas da Ginástica Rítmica, que conquistaram ouro e pratas com o brilhantismo de Ana Laura, Ana Luiza, Yasmin Alencar, Yasmin Marques, Brenda e Isabella; o ouro emocionante do nosso Vôlei Feminino Sub-21; e as vitórias imbatíveis de Marina Malachias no atletismo.

Mas se engana quem pensa que o mérito pertence apenas a quem está sob os holofotes de agora. Jaguariúna tem uma história profunda de pessoas que brilham em suas áreas porque, no dia a dia, estão treinando e trabalhando duro, no silêncio, para fazer acontecer. Vemos isso no hipismo, com o talento incansável de amazonas como Mariana Vicente e Mariana Hirata, além dos títulos nacionais conquistados por Luís Renato Pereira e Leonardo França na Expo Mangalarga. Vemos no tênis, que movimentou a cidade no Torneio Municipal e coroou campeões como Fábio Benati, Felipe Fatichi e Tatiane Igarashi.

Vemos também na força das nossas artes marciais, com Isabella, Loriane e Gabriel garantindo medalhas no Taekwondo dos Jogos Regionais; com a atleta Nathalia trazendo o ouro do Campeonato Brasileiro de Kung Fu; e com a semente essencial plantada no Judô por meio da Copa Jaguariúna, que lotou o ginásio do Azulão e reuniu atletas de todas as idades. É a mesma paixão vista na várzea, que consagrou o Jardim Eliza e o XII de Setembro campeões do nosso Amadorzão.

Conhecer todos esses nomes e vê-los no topo em modalidades tão diferentes reforça uma premissa fundamental: a importância inegável de investir de forma ampla na Educação, no Esporte e em projetos de base. Dar às pessoas a oportunidade de escolherem a profissão ou a área que desejarem e fornecer o incentivo estrutural para isso é o que transforma o talento bruto em um cidadão realizado.

Um exemplo clássico dessa visão é a Escola das Artes de Jaguariúna. Idealizada e desenvolvida na virada para a década de 2010, o que mais importa em sua história não é a sua construção física em si, mas o fato de ter sido criada com a participação de muitas mãos. Mais valiosa do que a sua fundação é a sua continuidade. Um projeto bem-sucedido não tem dono; ele pertence à cidade. E uma cidade é construída exatamente por essa união de forças e cargos. Quando prefeitos, deputados e governadores deixam as vaidades de lado e trabalham juntos pelas pessoas, o resultado sempre é o melhor para a população.

Podemos fazer uma analogia muito clara entre a rotina de todos esses atletas e o período eleitoral. A campanha é o momento do treino: é a prática incansável de ouvir as pessoas, assim como o atleta ouve o seu técnico, absorve a orientação e ajusta a rota. O dia da vitória traz a visibilidade e o aplauso efêmero do público. Mas o que define um bom atleta e um bom político é o que acontece no dia seguinte.

Depois de ganhar o prêmio, o trabalho segue. Todos os outros dias de um mandato, assim como o ciclo contínuo de um esportista, são de muito suor, de escuta ativa e de execução, quase sempre sem ninguém aplaudindo. É o trabalho duro de quem faz porque ama a cidade, e não apenas pelo brilho do momento.

É por isso que as conquistas de hoje nos ensinam algo valioso sobre as nossas escolhas. Na hora de decidir os rumos de uma cidade, vale a pena lembrar de quem tem histórico; vale a pena votar em quem já investiu nos outros, nos talentos, na Educação, no Esporte e na diversidade. Um líder que sempre trabalhou pelas pessoas sabe que a medalha no peito dura um instante, mas o compromisso em criar oportunidades diárias é o que fica. Que a dedicação dos jaguariunenses continue sendo a nossa maior e mais duradoura vitória.

Sugestão de legenda: Tive a alegria de receber, em meu gabinete em 2023, os atletas jaguariunenses contemplados pelo Programa Bolsa Atleta, um investimento fundamental para apoiar seus talentos em diversas modalidades.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Brasil

Longevidade em oncologia é realidade

Publicados

em

Daniel Buttros*

A longevidade é realidade em oncologia. Graças a terapias inovadoras, medicamentos cada vez mais eficazes e investimentos consistentes em pesquisas, o câncer como estigma, associado em outros tempos à finitude da vida, deu lugar a uma nova percepção. Hoje em dia, os pacientes têm a possibilidade concreta de viver com qualidade, saúde e por longos anos.

Embora ocorra em todas as idades, o câncer é fundamentalmente uma doença do envelhecimento. Dados epidemiológicos indicam que pessoas com 65 anos ou mais são mais da metade dos novos casos das doenças oncológicas.

Um dos fatores para o desenvolvimento de câncer à medida que envelhecemos está no sistema imunológico, que desempenha papel fundamental na detecção e destruição de células cancerígenas. Com o avanço da idade, a resposta imunológica pode se tornar menos eficiente, o que favorece o desenvolvimento de tumores.

Se existe uma fórmula para alinhar a ciência da oncologia e seus tratamentos curativos à longevidade, a equação passa pelo protagonismo do paciente em seu estilo de vida.

O estilo de vida faz cada vez mais sentido para a saúde. Seja na experiência do atendimento em consultório médico ou no empenho de pesquisadores para apresentar informações reveladoras e confiáveis em um grande estudo científico, o conjunto de hábitos, rotinas, comportamentos e escolhas diárias mostra de que forma respondemos ao tratamento de uma doença e aumentamos nossas chances de longevidade.

Como médicos oncologistas, se não olharmos para nossos pacientes de uma maneira ampla, provavelmente vamos vencer o câncer e perder para doenças do envelhecimento, que são muitas e complexas. De forma muito breve, podemos enumerar diabetes tipo 2, osteoporose, problemas cardiovasculares vinculados à obesidade, entre outras.

No câncer de mama, o tipo mais incidente em mulheres no Brasil, a relação com a obesidade é íntima e catastrófica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença crônica associada ao acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo, em quantidade que oferece risco à saúde. Estima-se que 21,8% dos homens e 29,5% das mulheres no Brasil sejam obesos. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE apontam que mais de 60% dos adultos estão fora do peso ideal. No mundo, cerca de 770 bilhões de pessoas convivem com a obesidade, conforme levantamento da World Obesity Federation.

Mulheres obesas têm maior possibilidade de desenvolver câncer de mama tanto na pré quanto na pós-menopausa. Mas hoje entendemos que muitas talvez estejam mais ameaçadas biologicamente pela obesidade do que pelo próprio tumor inicial que apresentam.

Para elucidar de maneira prática, destaco um trabalho realizado com mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Elas passaram por quimioterapia ou outras drogas antes da cirurgia, que chamamos de tratamento neoadjuvante. Com essa terapia, não apresentaram mais tumor na mama, o que representa sucesso oncológico. Operadas, comprovou-se, de fato, a inexistência do tumor, ou seja, resposta patológica completa, um dos melhores cenários possíveis dentro da oncologia mamária.

Quando se trata de mulheres obesas, o mesmo trabalho também mostra resposta patológica completa. Porém, em uma parcela significativa, essas pacientes tiveram mais recidiva mamária, metástases a distância, mortalidade por câncer de mama e por qualquer outra causa.

Neste caso, podemos afirmar que a oncologia ganhou. Mas a paciente e nós, como especialistas, perdemos porque nos concentramos em tratar o câncer de mama, e não a enfermidade principal, que é a doença inflamatória. Se não entendermos que essa mulher apresenta diversos riscos, entre eles o câncer, estaremos muito propensos a perder uma batalha pela vida.

À medida que os tumores forem tratados com a atenção que também merecem hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e outras doenças, conseguiremos colocar lado a lado “câncer” e “longevidade”. Não como palavras distintas que se contrapõem em diversas situações, mas como uma realidade alcançável.

*Daniel Buttros é mastologista, pesquisador em estilo de vida e câncer de mama, obesidade e síndrome metabólica. Também preside a Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Brasil

Eleições 2026: TRE-SP oferece transporte gratuito para pessoas com deficiência no dia da votação

Publicados

em

Serviço pode ser solicitado até 14 de setembro, no entanto, o fornecimento do transporte depende da disponibilidade de veículos e da avaliação do grau de limitação


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em parceria com prefeituras municipais, vai oferecer transporte individual gratuito para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que enfrentam dificuldades para chegar aos locais de votação nas Eleições 2026. A iniciativa integra o programa Seu Voto Importa, regulamentado pela Resolução nº 23.753/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A solicitação do serviço pode ser feita por meio deste formulário on-line, a partir desta segunda (24) até 14 de setembro, prazo que termina 20 dias antes do 1º turno, marcado para 4 de outubro. Para acessar o formulário, é necessário usar as credenciais da plataforma Gov.br. Se houver 2º turno, o prazo para solicitação se encerra em 5 de outubro. Até o momento, 245 municípios firmaram parceria com o Tribunal para disponibilizar o transporte.

O pedido de transporte poderá ser feito pelo próprio eleitor, por curador, apoiador ou procurador também por meio do atendimento presencial nos cartórios (confira endereços e telefones). Para a solicitação, basta fazer a autodeclaração, sem necessidade de apresentação de laudo médico. O requerimento não garante o fornecimento do transporte, que depende da disponibilidade de veículos na cidade, avaliação do grau de limitação da pessoa, falta de transporte público acessível na localidade e distância até o local de votação.

Ao fazer a solicitação, além dos dados pessoais, o eleitor deve informar o endereço onde deseja ser buscado e se há transporte público no trajeto. Ainda deve esclarecer se precisa levar acompanhante ou animal de assistência, o tipo de deficiência (física, visual, auditiva, mental ou intelectual, entre outras) e o nível de dificuldade de locomoção (se faz uso de cadeira de rodas, por exemplo). São consideradas pessoas com mobilidade reduzida as que possuem dificuldade de se movimentar de forma permanente ou temporária, incluindo idosos, gestantes, lactantes, com criança de colo e pessoas obesas.

O pedido pode ser feito para o 1º ou 2º turno, ou para ambos. O resultado da solicitação será enviado para o e-mail cadastrado pela pessoa até 48 horas antes da eleição. Em caso de indeferimento, não será possível apresentar recursos.

Eleitorado com deficiência em SP
No estado de São Paulo, 510.998 eleitoras e eleitores informaram à Justiça Eleitoral possuir algum tipo de deficiência ou dificuldade que pode impactar o exercício do voto. Entre eles, 158.316 (28,55%) declararam ter deficiência relacionada à locomoção.

Do total de pessoas que declararam algum tipo de dificuldade, 53.192 possuem deficiência visual, 32.741 informaram deficiência auditiva e 20.905 relataram outras limitações. A maior parcela é formada por 289.414 eleitoras e eleitores que registraram outros tipos de deficiência, número que corresponde a 52,19% do total.

Para facilitar o acesso aos locais de votação, o TRE-SP disponibiliza seções eleitorais acessíveis, instaladas preferencialmente em espaços sem degraus e com condições adequadas de circulação, reduzindo obstáculos que possam comprometer a participação dos eleitores.

Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
O programa Seu Voto Importa também vai oferecer transporte para viabilizar o exercício do voto pela população de territórios indígenas, de comunidades remanescentes de quilombos e de demais comunidades tradicionais, dentro da disponibilidade de cada município. Nesse caso, a solicitação de transporte pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou por meio do cartório local (confira endereços e telefones).

O objetivo da iniciativa é reduzir barreiras que ainda dificultam a participação de parte do eleitorado no processo democrático, ampliando as condições de acesso à votação. A organização do transporte será realizada pelos municípios, responsáveis por indicar os profissionais que atuarão no atendimento.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias