Conecte-se conosco

Jaguariúna

Ei, se toca: Outubro Rosa chega para alertar a prevenção e diagnóstico do Câncer de Mama

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As chances de cura são maiores quando a doença é diagnosticada precocemente; saiba quais medidas e cuidados recomendados

 Paula Partyka – [email protected]

 Com cerca de 60 mil novos casos em 2018 no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no País, ficando atrás apenas câncer de pele não melanoma. O movimento Outubro Rosa é comemorado no mundo todo para alertar sobre a necessidade do diagnóstico e prevenção do câncer de mama, principalmente entre as mulheres, embora a doença possa, também, atingir alguns homens.

Em Jaguariúna, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza diversas atividades em todos os seus departamentos, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), CAPS, no programa Melhor em Casa, Odontologia, Hospital e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), divulgando a campanha e estimulando a participação da população. “É importante salientar que bons hábitos de vida, contribuem para prevenção do Câncer de Mama”, comenta a Secretaria de Saúde do município.

Tão temido quanto frequente, o Câncer de Mama tem mais chances de tratamento e cura quando detectado na fase inicial. Por isso, a Campanha divulga a importância do autoexame da mama e a necessidade do exame mais detalhado de mamografia.

“Nas mamografias pode-se encontrar pequenos nódulos, alguns com tamanho de um milímetro, até três anos antes da paciente poder senti-los. E esses tumores pequenos, num estágio inicial, são tratáveis com até 95% de chance de cura. O Câncer de Mama é o tipo mais comum em mulheres a partir dos 55 anos, mas também pode acometer mulheres mais jovens”, alerta a Secretaria de Saúde.

O rastreamento mamográfico consiste em realizar mamografia anual em mulheres com 40 anos ou mais. A partir dos 70 anos a frequência dependerá do critério médico. Para mulheres com risco aumentado, com histórico dessa doença na família, a mamografia deve ser feita a partir dos 35 anos e anualmente.

O diagnóstico precoce, portanto, é uma estratégia que possibilita terapias mais simples e efetivas, além de contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer. Assim, é importante que a população em geral e os profissionais de saúde reconheçam os sinais de alerta dos cânceres mais comuns, passíveis de melhor prognóstico se descobertos no início.

A doença tem múltiplas causas e não aparece de um dia para o outro. Embora tenha fatores genético envolvidos, sabe-se que grande parte dos cânceres se relacionam fortemente com fatores ambientais e com estilo de vida da pessoa.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Estatísticas

O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Em Jaguariúna, há atualmente 10 pacientes em tratamento, todos encaminhados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, Jaguariúna encontra-se em situação privilegiada em relação ao enfrentamento do câncer de mama. “Temos oferta suficiente da mamografia, sem fila de espera e com atendimento imediato durante o ano todo das pacientes que fazem o rastreamento”, conta.

No Outubro Rosa as ações são intensificadas e toda a Rede de Atenção está apta ao acolhimento, orientação e solicitação dos exames. Uma vez realizado o diagnóstico, a rede oncológica é acionada para encaminhamento aos hospitais de média e alta complexidade.

Além disso, o controle do câncer de mama é prioridade da agenda de saúde no Brasil. A perspectiva atual do SUS é impulsionar a organização das redes regionalizadas de atenção à saúde para garantir a detecção precoce, a investigação diagnóstica e o tratamento oportuno, reduzindo o número de casos de doença avançada e a mortalidade pela doença.

Continue lendo

Jaguariúna

CNA LABs: a super novidade do CNA em 2022

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

LABs proporciona experiência extracurricular imersiva que desenvolve competências socioemocionais e linguísticas

O CNA, uma das maiores redes de idiomas do País, traz uma novidade já no início deste ano. É o CNA LABs, uma experiência extracurricular imersiva que desenvolve competências socioemocionais e linguísticas dos alunos por meio de projetos e da colaboração entre crianças de diferentes idades.

Para celebrar o lançamento, o CNA Jaguariúna promove o Experimenta CNA LABs. Neste sábado, 22 de janeiro, o evento acontece em dois horários: das 9h às 9h45 para o Labs Junior (6 a 9 anos) e das 10h às 10h45 para Labs Squad (10 a 12 anos).

O Experimenta CNA volta a acontecer na segunda, 24, das 18h30 às 19h15 para as duas turmas. As vagas já estão esgotadas para estas datas mas o CNA já anuncia que fará novas turmas do ‘Experimenta CNA LABs’ para o início de Fevereiro, com inscrições já abertas.

Neste ‘Experimenta CNA LABs’ podem participar não só aqueles que já são alunos CNA, mas também aqueles que ainda não o são, mas que querem conhecer o CNA.

O CNA LABs foi criado com elementos de metodologias ativas e pedagógicas modernas, como o movimento “Maker”. Neste curso, as crianças colocam a mão na massa e criam soluções para problemas reais. Além disso, elas têm a oportunidade de se desenvolver em vivências atreladas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular e usar o inglês em conjunto com outras áreas do saber, como ciências, tecnologia, artes e matemática.

Neste laboratório da vida real, os pequenos gênios ganham um espaço para testar, experimentar e descobrir um novo mundo através do inglês. É mais tempo de contato com o idioma e mais tempo na escola, tudo isso com muito lazer!

O CNA Labs é dividido em dois níveis, o CNA Junior, dos 6 aos 10 anos, e CNA Squad, dos 10 aos 12 anos.

“E ainda teremos mais novidades para nossos alunos em 2022. São produtos para crianças e adolescentes e também para jovens e adultos do mercado profissional. É o CNA se atualizando para responder às demandas dos diversos públicos de seu mercado no ambiente da transformação digital que vivemos hoje”, comenta Fernando Azevedo, diretor do CNA Jaguariúna.

SERVIÇO

EXPERIMENTA CNA LABS

Labs Junior (6 a 9 anos)

• Sábado, dia 22/01, das 9h às 9h45

• Segunda, dia 24/01, das 18h30 às 19h15

Labs Squad (10 a 12 anos)

• Sábado, dia 22/01, das 10h às 10h45.

• Segunda, dia 24/01 das 18h30 às 19h15

A inscrição é R$ 20,00 e terá um lanchinho para os alunos.

CNA Jaguariúna

Rua Amapá, 23, Galeria Ramos – Jaguariúna/SP

Telefone: (19) 3837 1322

WhatsApp: (19) 98924 3907

E-mail: jaguariú[email protected]

www.cna.com.br/jaguariuna

Continue lendo

Jaguariúna

Seara oferece mais de 200 vagas pelo Programa Jovens de Valor em dez estados do Brasil

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

 Inscrições para a edição de 2022 seguem até dia 28 de janeiro e os selecionados atuarão em unidades da empresa em quatro regiões do país
 

A Seara, empresa da JBS entre as líderes mundiais na produção de alimento de proteínas de aves, suínos, peixe, plant-based e alimentos preparados, segue com as inscrições para o Programa Jovens de Valor — Talentos Seara 2022 até o próximo dia 28 de janeiro. No total, 202 vagas estão sendo oferecidas a profissionais que concluíram graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2021, nas áreas de administração, engenharias, medicina veterinária, zootecnia, biologia e afins.

Os selecionados atuarão nas áreas de produção, agropecuária, manutenção e qualidade em unidades da Seara espalhadas por 42 cidades, de dez estados brasileiros. A região Sul é a que conta com mais oportunidades. São 57 vagas para plantas localizadas em Santa Catarina, nas cidades de Forquilhinha, Ipumirim, Itaiópolis, Itajaí, Itapiranga, Lages, Nova Veneza, Salto Veloso, São José, São Miguel do Oeste e Seara; outras 40 vagas são para unidades localizadas no Paraná, nos municípios de Campo Mourão, Carambeí, Jacarezinho, Jaguapitã, Lapa, Rolândia, Santa Fé e Santo Inácio; além de 35 para unidades do Rio Grande do Sul, nas cidades de Caxias do Sul, Garibaldi, Montenegro, Passo Fundo, Roca Sales, Seberi, Três Passos e Trindades do Sul.

Na região Sudeste, são 25 vagas em São Paulo, nas cidades de Amparo, Itapetininga, Jaguariúna, Nuporanga, Osasco e Guapiaçu; além de 4 vagas em Minas Gerais, nas cidades de Passos e Uberaba; e 2 vagas na unidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Na região Centro-Oeste, são 23 vagas em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Caarapó, Dourados e Sidrolândia; além de outras 8 vagas em Brasília (DF) e3 vagas em Mato Grosso, na cidade de Tangará da Serra. Na região Nordeste, são 5 vagas no município de São Gonçalo dos Campos, na Bahia.

Em um período de 12 meses, os Jovens de Valor passarão por uma formação que abordará três pilares: gestão, conhecimento técnico e liderança. Ao final do Programa, os profissionais que atenderem aos requisitos serão efetivados em posições de liderança nas Unidades de Produção da Seara. É importante que o candidato tenha disponibilidade de mudança para os locais onde a Seara tem suas Unidades de Produção.
 

Mais informações sobre o Programa Jovem de Valor — Talentos Seara 2022 e as instruções para inscrição estão disponíveis no link: https://trabalheconosco.vagas.com.br/talentos-seara

Sobre a Seara
res brasileiros, a Seara tem um tem um dos portfólios mais diversificados do setor de alimentos – com opções que vão de proteína animal (frango e suínos) à pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches prontos, embutidos e proteína vegetal, essa última representada pela linha Incrível Seara, líder em seu segmento e a única do mercado brasileiro a oferecer o sabor da carne a produtos 100% plant based, obtido a partir da “biomolécula i”, uma exclusividade da empresa.

Completam o portfólio global as marcas Seara, Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Nhô Bento, Frangosul, Pena Branca, LeBon, Marba, Massa Leve, Doriana, Deline, Primor, Delicata, Salada, entre outras. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.500 produtos ao redor do mundo, 700 deles comercializados no Brasil. Exporta para mais de 130 países e possui certificações internacionais de excelência em produção.

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna abre inscrições para 2º Campeonato Municipal de Futsal Feminino

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A primeira edição do Campeonato Municipal de Futsal Feminino aconteceu em 2020 e consagrou a equipe da UniFAJ como a grande campeã

A Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Jaguariúna abriu nesta segunda-feira, 17, as inscrições para o 2º Campeonato Municipal de Futsal Feminino. As equipes interessadas têm até o dia 28 de janeiro (sexta-feira) para confirmar a participação na competição.

De acordo com a Sejel, as fichas de inscrição devem ser retiradas na sede da secretaria, que fica no Centro de Lazer do Trabalhador “Lebrão”. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Após o encerramento do período de inscrições um congresso técnico será realizado no dia 8 de fevereiro (terça-feira) com os times participantes para discutir o regulamento da competição e a forma de disputa. A previsão da secretaria é de que o “Amadorzão” de Futsal Feminino comece no dia 13 de fevereiro (domingo).

Conforme o secretário de juventude, esportes e lazer, Rafael Blanco, meninas a partir dos 15 anos de idade poderão participar da competição. “Não é segredo para ninguém que nós temos o objetivo de fomentar a cultura do futsal feminino aqui em Jaguariúna. Nossa cidade tem inúmeros talentos que podem ser lapidados e também temos muitos apaixonados e apaixonadas pela modalidade”, diz o secretário.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias