Conecte-se conosco

Campinas

Educação libera resultado do Provão Paulista; 914 aprovados na 1ª chamada são da região de Campinas

Publicados

em

SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede pública por meio do programa; 7.600 delas para este primeiro semestre

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira, 20, o resultado e a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 para 7.652 estudantes que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. Dos estudantes da rede estadual aprovados e convocados nesta primeira chamada, 914 são da região de Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou a prova que beneficia estudantes no acesso às instituições de ensino superior do estado, entre elas as melhores do país e da América Latina.

Para este primeiro semestre, as vagas são distribuídas da seguinte forma:

1.500 para a USP;
934 para a Unesp;
325 para a Unicamp;
4.893 vagas para as Fatecs.

As demais vagas das Fatecs são destinadas aos cursos que têm início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

“Parabenizamos a todos os aprovados no Provão Paulista. Agora, está na hora de fazer a matrícula. A faculdade espera por vocês”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

Psicologia na USP São Paulo no topo
Entre centenas de cursos disponíveis pelo Provão Paulista, a turma de psicologia na USP no campus de São Paulo esteve no topo entre os mais concorridos na melhor universidade do país, com um total de 786,4 candidatos por vaga. Na sequência, o curso de fisioterapia no mesmo campus registrou 618,7 candidatos por vaga.

Na Unesp, o curso mais procurado foi o de administração em Jaboticabal, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais procurado foi o de arquitetura e urbanismo com 514,7 candidatos por vaga.

Nas Fatecs, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas também recebeu alta procura, com 798,3 candidatos por vaga, para o campus de Americana. Esses cursos foram registrados entre as oito opções de cada estudante.

Conforme edital, as vagas são divididas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são oriundos da rede estadual de SP, 1.417 das Etecs do Centro Paula Souza, 212 da rede federal e de outros estados, 225 das redes municipais e 206 dos colégios da USP, Unesp e Unicamp.

Com a divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar a sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

Matrículas
Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. A primeira delas acontece junto à divulgação dos resultados, nesta segunda-feira, 20.

Cada instituição de ensino superior tem o seu próprio cronograma, além de suas regras para o processo de matrícula. As regras de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.

É preciso que cada estudante atente-se a todas as regras de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.

Após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às organizadas pela Seduc-SP e divulgadas no portal oficial.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

CULTSP PRO lança 1.166 vagas de cursos gratuitos no Estado de São Paulo

Publicados

em

As vagas estão sendo ofertadas na capital e Grande São Paulo, além das Regiões de Campinas, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Também há vagas para curso online

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de SP, por meio do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, acaba de lançar 1.166 vagas distribuídas em 50 cursos gratuitos de capacitação no Estado.  Os cursos estão sendo disponibilizados na Capital, Grande São Paulo e nas regiões de Campinas, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e também haverá um curso online. 

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas, com 1.141 vagas presenciais e 25 para um curso online.  Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site do CULTSP PRO. As inscrições começaram hoje (10/03) e poderão ser feitas diretamente nesse link até o dia 23 de março.

Há cursos ligados à área de fundamentos da fotografia digital, composição de projetos audiovisuais e comercialização, elaboração e articulação de projetos culturais, gestão cultural para novos tempos, qualificação profissional em dança cênica, enfim, são diversas áreas e públicos de interesse. 

“É com grande entusiasmo que lançamos mais uma etapa do CULTSP PRO, um programa essencial para impulsionar a economia criativa e valorizar os fazedores de cultura em todo o estado de São Paulo. Por meio dessa iniciativa, buscamos proporcionar aos profissionais da cultura a oportunidade de se capacitar e se destacar em suas áreas, contribuindo para o fortalecimento da economia local e a disseminação de um conteúdo rico e diversificado. A abrangência do programa é fundamental, pois atende tanto as grandes cidades quanto às regiões mais distantes, garantindo que todos tenham a chance de transformar a cultura em uma verdadeira força econômica”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP.

Na Grande São Paulo, os cursos serão oferecidos nas cidades de Santo André, Mogi das Cruzes, Mairiporã e Ribeirão Pires. No total, estão disponíveis 100 vagas distribuídas entre cinco cursos.

Já na região de Campinas, as aulas estarão disponíveis em Caconde, Campinas, Pirassununga e Hortolândia. São 95 vagas para quatro cursos. 

Região de Registro contará com um curso de 20 vagas na cidade de Iguape. Na região de Ribeirão Preto, as atividades ocorrerão em Cravinhos, Ribeirão Preto e Santa Rita do Passa Quatro. São 125 vagas para cinco cursos.

Na região de São José dos Campos, os cursos serão ministrados em Campos do Jordão, Jacareí e São José dos Campos. São três cursos distribuídos em 66 vagas.  

Por fim, a Região de Sorocaba terá opções de cursos em Alambari, Itapetininga e Sorocaba. São 65 vagas ao todo, com um curso em cada cidade.

Além disso, haverá turmas em diversos endereços na Capital, com 670 vagas distribuídas em 28 cursos, bem como a opção de curso online (25 vagas) para pessoas residentes no Estado de São Paulo.

CULTSP PRO 
Em outubro do ano passado, o Governo de São Paulo lançou, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, o maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural e criativo do Brasil. Com centenas de atividades formativas e complementares, o programa chegou ao final de dezembro com mais de 30 mil atendimentos por meio de cursos, palestras, eventos, ações formativas e complementares. Foram organizados mais de 80 cursos e mais de 110 turmas, beneficiando diretamente mais de 2.400 alunos matriculados em várias regiões do estado. Além disso, o programa realizou mais de 260 palestras, que reuniram mais de 10 mil participantes. Outra ação de grande relevância foi o GIRO PRO, que percorreu mais de 180 cidades ao longo do ano. O GIRO PRO é uma iniciativa estratégica do CULTSP PRO para garantir que a qualificação profissional chegue, de forma gratuita, a todas as regiões administrativas de São Paulo e se constitui como um espaço de diálogo e troca, reunindo artistas e representantes locais em uma roda de conversa que promove a reflexão sobre o fazer artístico na cidade. Até 2029, serão mais de 2.300 atividades anuais e beneficiando mais de 500 mil pessoas.

Os cursos do CULTSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em atender as necessidades das diversas áreas da cultura, economia e indústria criativas do estado. A Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus. A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia. A Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.

SERVIÇO:
Informações: no site do CULTSP PRO
Inscrições: neste link

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Dudu Lopes mantém consistência na 3ª etapa do Campeonato San Marino e segue no top 5 da F4 Júnior

Publicados

em

O piloto de kart campineiro Dudu Lopes voltou à pista para a disputa da 3ª etapa do Campeonato San Marino na categoria F4 Júnior em Paulínia (SP), no último sábado, 18, demonstrando evolução e mantendo-se no top 5 da categoria. Com desempenho consistente, ele garantiu a 6ª posição na tomada de tempos e encerrou a etapa na 11ª colocação geral, conquistando pontos importantes para permanecer em 5º na classificação geral, com 77 pontos.

Com os resultados, o jovem piloto de 14 anos segue na briga entre os principais nomes da categoria na competição, única federada à Federação de Automobilismo de São Paulo no interior. “Foi um fim de semana de bastante aprendizado. A gente teve um ritmo legal na tomada, mas nas corridas o kart não teve o mesmo desempenho, amarrando um pouco. Mesmo assim, consegui terminar relativamente bem e somar bons pontos. Agora é seguir treinando para evoluir ainda mais nas próximas etapas”, destacou Dudu.

LEIA TAMBÉM:

Para o chefe da equipe Biro Racing, conhecido como “Biro”, o desempenho reforça o potencial do piloto ao longo da temporada. “O Dudu vem evoluindo a cada etapa. É um piloto dedicado e que tem capacidade de crescer ainda mais na competição. Mesmo sem o resultado ideal nas últimas corridas, ele tem muitas chances, pois se esforça nos treinos e mostra constância”, avaliou.

Trajetória do piloto
Dudu Lopes carrega uma forte tradição familiar no kartismo. Ele iniciou no esporte aos 6 anos, inspirado pelo avô Fernando, apaixonado por mecânica, e pelo pai, Eduardo Lopes, ex-piloto de kart com mais de três décadas de experiência. 

Esse histórico ajudou a construir um ambiente natural para o desenvolvimento do jovem piloto, que cresceu inspirado nas duas trajetórias, mesmo que tenha se afastado do esporte durante a pandemia. Por fim, Dudu acabou retomando a carreira em 2024, motivado pelos treinos em simulador e pelo incentivo da família. 

Nesta temporada, ele traçou alguns objetivos principais na modalidade: estar entre os protagonistas do Campeonato San Marino, em Paulínia (SP); encarar novos desafios na Copa São Paulo Light, em Interlagos (SP), e no Circuito Paulista de Kart, em Birigui (SP); e estrear no Campeonato Brasileiro de Kart, previsto para ocorrer em novembro no Kartódromo Internacional Speed Park, em Birigui.

O piloto conta com o apoio das empresas Logos Materiais Elétricos, Nathiflex, Wale Conduletes e Vida Fora das Pistas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Blue Tree Towers Valinhos celebra 10 anos com programação especial para hóspedes e colaboradores

Publicados

em

Hotel comemora aniversário com ações internas e recepção temática

O Blue Tree Towers Valinhos celebra, no dia 20 de abril, seus 10 anos de operação na cidade do interior paulista. Para marcar a data, o empreendimento preparou uma programação especial que envolve colaboradores e hóspedes, reforçando o compromisso com a hospitalidade e o acolhimento que caracterizam a marca. 

No dia 22, quarta-feira, o hotel contará com uma recepção temática, com decoração especial e momentos de celebração voltados também aos hóspedes. Entre as ações, serão servidos bolo e espumante, a partir das 17h, para criar uma atmosfera festiva e convidativa a todos que estiverem hospedados no dia.

A comemoração inclui ainda uma celebração, no mesmo momento, dedicada aos colaboradores, reconhecendo o papel fundamental das equipes na trajetória do empreendimento ao longo da década. A iniciativa busca valorizar as pessoas que contribuem diariamente para a experiência dos hóspedes e para a consolidação do hotel na região.

LEIA TAMBÉM:

Desde a pandemia de Covid-19, em 2020, o hotel vem registrando uma retomada consistente de suas operações, acumulando crescimento de 185% em receita no período, resultado que reforça sua relevância no mercado regional e a confiança dos hóspedes ao longo dos anos.

“Celebrar 10 anos do Blue Tree Towers Valinhos é reconhecer uma trajetória construída com dedicação, cuidado e compromisso com as pessoas. Acreditamos que a hospitalidade vai além do serviço — ela está na forma como acolhemos cada hóspede e valorizamos nossas equipes. Esse é o nosso jeito de fazer hotelaria e o que nos inspira a seguir evoluindo”, afirma Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree Hotels.

Ao completar 10 anos, o Blue Tree Towers Valinhos reforça sua presença no mercado, com foco em oferecer conforto, praticidade e um atendimento pautado pelo cuidado e pela atenção aos detalhes.

Sobre o Blue Tree Towers Valinhos
Localizado na região de Campinas, o Blue Tree Towers Valinhos oferece estrutura completa para hospedagens de lazer e negócios. As suítes, nas categorias luxo e superior, são equipadas para atender tanto famílias quanto casais, em um ambiente acolhedor. Para maior comodidade, o hotel conta com serviço de room service 24 horas, além de estação de trabalho nos apartamentos e Wi-Fi gratuito em todas as áreas.

No térreo, o restaurante The Lucca oferece diariamente café da manhã incluso na diária, com variedade de pães, frutas, cereais, bolos, frios, ovos e bebidas quentes e frias, além de opções à la carte no almoço e jantar, com pratos da culinária brasileira. O hotel também dispõe de academia ampla, reforçando sua estrutura voltada ao bem-estar dos hóspedes.

A menos de 200 metros do hotel está o Shopping Valinhos, que reúne opções de compras, gastronomia e cinema. A hospedagem também permite fácil acesso a atrações como o Parque dos Lagos, ideal para momentos de lazer ao ar livre.

Com localização privilegiada a cerca de 90 km da cidade de São Paulo e fácil acesso pelas rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I, o empreendimento se posiciona como uma opção prática para diferentes perfis de viagem. As diárias partem de R$ 429 (mais 3% de ISS), para duas pessoas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias