Conecte-se conosco

Jaguariúna

É possível reduzir o consumo e baixar o valor da conta de energia?

Publicados

em

Engenheiro Eletricista da UniFAJ aponta os aparelhos ‘gastões’, fatores que corroboram para isso, e como simples ações evitam desperdícios

Reduzir o consumo e baixar o valor da conta de energia é um grande desafio para a maioria das famílias brasileiras. Ainda mais este ano, cuja previsão de reajuste em todo o Brasil é em média de 7,61%. Mas, com algumas estratégias no dia a dia, é possível ter um consumo mais consciente e, consequentemente, uma conta de energia com valores que não comprometam tanto o orçamento familiar.

O primeiro passo é entender quais aparelhos utilizados com maior frequência e presentes nas casas dos brasileiros costumam consumir mais. Nesse ranking, destacam-se geladeira e refrigerador, ar-condicionado, forno elétrico, máquina de lavar e secar roupa, máquina de lavar louça e micro-ondas.

Docente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), do Grupo UniEduK, o engenheiro eletricista Fábio Carvasan explica que o gasto maior por parte desses aparelhos pode ser atribuído a diversos fatores relacionados a design, funcionalidade e uso com frequência.

LEIA TAMBÉM:

“Eletrodomésticos como geladeiras, fornos e ar-condicionado geralmente possuem motores, compressores ou elementos de aquecimento que demandam uma quantidade significativa de energia para operar. Eletroeletrônicos, como TVs de tela grande e sistemas de som potentes, muitas vezes têm componentes que consomem mais energia devido ao tamanho e a complexidade”, explica o docente. “A frequência e a duração do uso de um aparelho também afetam o consumo de energia. Por exemplo, máquinas de lavar e secar roupa consomem mais se forem usados constantemente.”

Outro fator que também pode levar ao alto consumo de energia é se o aparelho está funcionando com 100% de sua capacidade. Nesse caso, o docente da UniFAJ alerta que é preciso estar atento a sinais de aquecimento excessivo, ruídos incomuns, desligamentos frequentes, mau desempenho e cheiros estranhos, falhas no display ou indicadores, tempo de resposta lento e aumento repentino na conta de energia.

O tempo de vida útil do aparelho é ainda um fator importante e que pode estar fazendo a diferença na conta de energia. Carvasan alerta que aparelhos antigos podem não ser tão eficientes quanto os dispositivos mais modernos, principalmente por possuírem tecnologia ultrapassada, falta de recursos de economia, isolamento térmico inadequado, bem como ineficiência de motores, compressores e outros componentes internos.
Nesse caso, dependendo do tempo de uso, a substituição dos aparelhos pode trazer inúmeros benefícios. “A decisão de substituir aparelhos deve ser avaliada caso a caso, levando em consideração fatores econômicos, ambientais e de eficiência energética. Em muitos casos, a substituição de aparelhos mais antigos por modelos mais eficientes pode resultar em economia a longo prazo e ainda benefícios ambientais”, salienta o engenheiro eletricista.

Como utilizar os aparelhos ‘gastões’ de forma correta?
Atualmente, há diversas que os usuários podem adotar para otimizar o uso de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, reduzindo assim o consumo de energia.

Geladeira/Refrigerador: mantenha a temperatura do aparelho ajustada para os níveis recomendados e evite abrir a porta com frequência e por longos períodos. Limpe regularmente as serpentinas na parte de trás para garantir a eficiência do condensador.

Ar-condicionado: portas e janelas devem estar fechadas quando o ar-condicionado estiver ligado, sendo importante regular a temperatura para um nível confortável, não muito baixo. Em busca de eficiência, mantenha os filtros de ar sempre limpos.

Forno elétrico: aproveite ao máximo cada uso, cozinhando várias porções de uma vez e use para pré-aquecer apenas quando necessário. Se disponível, utilize a função de convecção.

Máquina de lavar/secar roupa: utilize a capacidade máxima de carga e opte por ciclos de lavagem com água fria sempre que possível. Limpe sempre o filtro da secadora após o uso.

Máquina de lavar louça: de preferência por ciclos de lavagem econômicos e com carga completa. Seque a louça ao ar livre ou desligue a secagem aquecida. Não deixe de remover os resíduos de alimentos antes de carregar a máquina.

Micro-ondas: ajuste a potência do micro-ondas de acordo com a necessidade, pois nem todos os alimentos precisam ser cozidos na potência máxima. Alguns pratos podem ser cozidos de maneira eficiente em potências mais baixas, economizando energia. Desconecte o micro-ondas da tomada quando não estiver em uso.

4 Dicas para evitar desperdícios de energia
Adotar hábitos conscientes pode levar a uma significativa economia na conta de energia. Sendo assim, o docente da UniFAJ traz quatro dicas importantes para ser aplicadas no dia a dia e evitar desperdícios:

  • Dica 1 – Utilize lâmpadas LED, que são mais eficientes; apague as luzes quando não estiverem em uso e, sempre que possível, aproveite a luz natural durante o dia sempre que possível.
  • Dica 2 – Desligue os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso, especialmente carregadores, TVs, eletroeletrônicos etc.
  • Dica 3 – regule termostatos para níveis adequados e isole janelas e portas para evitar perda de calor ou entrada de ar fio. Utilize cortinas para controlar a temperatura da casa;
  • Dica 4 – Reduza a temperatura do aquecedor de água e utilize chuveiros de baixo consumo e torneiras com aeradores. Fique atento aos possíveis vazamentos de água quente.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Ex-deputada Célia Leão assume Secretaria de Educação de Jaguariúna

Publicados

em

A ex-deputada estadual Célia Leão é a nova secretária de Educação de Jaguariúna. Ela foi apresentada nesta segunda-feira, 22, pelo prefeito Gustavo Reis, e substitui Cristina Catão, que deixou a Administração no início deste mês.

Além de deputada estadual por sete mandatos, Célia Leão também foi secretária estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo e secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de vereadora em Campinas.

LEIA TAMBÉM:

Advogada por formação, Célia é casada e mãe de três filhos. Ficou paraplégica aos 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel e, desde então, tornou-se uma das mais atuantes personalidades na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

“É motivo de muita alegria e orgulho ter uma pessoa da estatura política e da experiência e competência da Célia Leão em nosso governo. Além disso, é uma pessoa muito respeitada e que tem muita credibilidade por sua atuação social e em defesa dos que mais precisam. Seja muito bem-vinda”, disse o prefeito Gustavo Reis, que também agradeceu ao trabalho desenvolvido pela ex-secretária de Educação Cristina Catão.

“Venho com esse espírito de chegar cedo e sair tarde, de trabalhar muito por Jaguariúna. Só tenho a agradecer ao Gustavo pelo convite. Para mim, é uma honra poder contribuir com a Educação dessa grande cidade”, disse Célia Leão.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Filme sobre pontos turísticos e históricos de Jaguariúna será lançado em 25 de abril no YouTube

Publicados

em

Nesta quinta-feira, 25, acontece o lançamento do videoclipe “Jaguar City DANCE SHOW”, um breve filme que retrata os pontos turísticos e lugares históricos de Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

O projeto foi realizado pelos artistas Bruno Eduardo Alves e William Baldon com apoio da Seretária de Turismo e Cultura de Jaguariuna e realizado por meio da Lei Paulo Gustavo.

Para assitir, acesse o canal no youTube @alldaybruno

Continue lendo

Jaguariúna

Começa vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos contra a dengue em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna começou nesta segunda-feira, 22, a vacinação de adolescentes de 12 a 14 anos de idade contra a dengue, ampliando a faixa etária da campanha, que também inclui crianças de 10 e 11 anos. Para receber a dose da vacina, basta levar a carteira de vacinação e um documento de identidade.

A vacinação acontece de segunda sexta-feira, das 8h às 15h30, nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, 12 de Setembro, Miguel Martini, Nova Jaguariúna, Cruzeiro do Sul, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Fontanella.

LEIA TAMBÉM:

Até a última sexta-feira, Jaguariúna contava com um estoque de 778 doses da vacina, tendo imunizado pouco mais de 230 pessoas desde o início da campanha na cidade, no último dia 10 de abril.

A ampliação da faixa etária da vacinação contra a dengue ocorre após orientação do Ministério da Saúde, que registra baixa procura até o momento pelos grupos prioritários em todo o País.

A Secretaria de Saúde reforça ainda que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias