Conecte-se conosco

Esportes

Dia Nacional da Saúde: como a atividade física pode ajudar?

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Uma das principais ferramentas para o cuidado com a saúde é a prática de exercícios físicos, já que, além de ajudar na qualidade de vida, promove longevidade e maior produtividade. Uma prática regular auxilia no funcionamento físico, mental e emocional.

Foi lembrado neste dia 05 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. Em virtude disto, o profissional de educação física e atuante na área, Milton Cesar D’agostinho Vasque Filho, fala sobre a necessidade de exercícios físicos regulares. “Transforma a vida do indivíduo gerando bem estar, qualidade de vida e desenvolvimento dos músculos corporais. Além disso, reduz os riscos de doenças coronarianas e reduz os riscos de mortes por todas as causas”.
Dentre os benefícios da atividade citados pelo profissional, se destaca a prevenção de doenças cardíacas, melhora do sistema imunológico e melhora do sono. Também promove a prevenção e combate a obesidade, desacelera o envelhecimento e melhora a qualidade de vida.

De acordo com Milton, todas as pessoas podem praticar exercícios desde que sejam consideradas as individualidades de cada um. “Não são todas pessoas quem podem realizar/fazer os mesmos exercícios, por isso sempre é preciso o acompanhamento de um profissional qualificado”, alerta.

Apesar de muitos benefícios que o exercício traz ao corpo e a mente, há riscos para todos que praticam sem um profissional de educação física qualificado, principalmente, em questão da postura incorreta em sua execução. Dessa forma, ao executar de maneira errada pode gerar lesões que irão atrapalhar na continuação da prática de exercícios, deixando de colher os benefícios gerados por ele.

O mínimo indicado para realização de atividades é duas vezes na semana, mas Milton considera ideal realizar pelo menos três vezes na semana. Além disso, considera que não existe um melhor horário para a prática. “O melhor é o que a pessoa tenha disponibilidade para praticar exercícios, mas no período matutino por estar descansado o rendimento tende ser melhor”.

Tipos de exercícios

Existem treinos de capacidades físicas caracterizados pela força, potência, resistência e flexibilidade. Dentro das academias, normalmente, são feitos o de força e resistência. “Os dois trabalham tanto em prol do da hipertrofia muscular quanto no emagrecimento, o que determina isso de fato é a dieta do praticante”.

Milton explica que a existe a individualidade biológica de cada indivíduo, contudo, as indicações nem sempre serão regras. “Para crianças é indicado a prática de atividades lúdicas e que estimulem o desenvolvimento do sistema cognitivo e motor. A adolescência é a fase em que ocorre as maiores mudanças no corpo humano, é nesta época também que se inicia a formação de grupos de amizade, por isso esportes coletivos é indicado para aumentar a interação entre eles e fortalecer esses laços, além de que o exercício físico promove a autoestima fator indispensável neste momento da vida.

Na fase adulta é indicada musculação para aumentar ou manter a massa magra e evitar o acúmulo de gordura, para prevenir riscos cardíacos e metabólicos. Na terceira idade, há grande risco em vários fatores (doenças cardíacas, osteoporose, problemas articulares, dentre outros), contudo a prática regular de exercícios como musculação, aeróbio com baixo impacto e alongamento este muito importante pelo fator da rigidez muscular que afeta todos os idosos”, finaliza.

Continue lendo

Brasil

Internado há uma semana com Covid-19, Branco é extubado em UTI de hospital do Rio de Janeiro

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Internado há uma semana com Covid-19, o coordenador da seleção brasileira masculina de base, da CBF, Branco, foi extubado na UTI do hospital Copa Star, na zona sul no Rio, nesta tarde de terça-feira. O ex-jogador apresentou melhora no quadro depois da necessidade de intubação no fim da semana passada.

O único boletim do hospital, divulgado na sexta passada, informava que o ex-jogador estava sedado e respirando com ajuda de aparelhos de ventilação mecânica. Nos últimos dias, o quadro de saúde de Branco se manteve estável – o que era um bom sinal de reação do ex-jogador de 56 anos.

Na medida do possível, seguindo as regras de visitação a pacientes com Covid-19, o tetracampeão do mundo em 1994 recebeu visitas de familiares nos últimos dias. Branco deu entrada no hospital no dia 16 de março, terça-feira, com sintomas de covid e foi internado, em seguida.

Como jogador, Branco foi tetracampeão mundial pela seleção brasileira em 1994, e campeão da Copa América em 1989. Pelo Fluminense, conquistou o título do Campeonato Brasileiro e foi tricampeão carioca nos anos 1980.

Continue lendo

Esportes

Jaguariúna FC anuncia sua não participação no Campeonato Paulista – Sub 23 em 2020

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Na manhã desta sexta-feira, 04, a direção do Jaguariúna Futebol Clube emitiu uma nota em que informa que, devido à pandemia, o clube não participa do Campeonato Paulista – Sub 23 em 2020. Confira a nota completa:

Em respeito ao Município de Jaguariúna, ao futebol amador da cidade e o Decreto Municipal com a política adotada pela Prefeitura, no qual a Secretária de Saúde está com todas as suas ações voltadas para a Pandemia e a população, o Jaguariúna Futebol Clube ciente dessa movimentação, decide por bem de todos não participar da competição do Campeonato Paulista – Sub 23 Profissional de 2020, da Federação Paulista, visando a integridade e a saúde dos membros, atletas e funcionários.

Ressaltamos que, estamos nos preparando na parte administrativa para a Copa São Paulo Júnior de 2021 e contamos com o apoio dos torcedores, apoiadores, atletas e familiares para iniciarmos esta competição, visto que, foi um momento muito difícil para o clube ter que paralisar todas as suas atividades e manter a manutenção das suas estruturas, sem nenhuma competição durante esse período.

Desde já, agradecemos todo o carinho e preocupação que foi demonstrada durante esse tempo com o nosso clube, através de mensagens nas nossas redes sociais.

Lembramos, a importância de seguirem as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde), o cuidado com a higiene pessoal, o uso da máscara, o álcool em gel e evitar aglomerações.

Atenciosamente,

Diretoria J.F.C

Continue lendo

Esportes

Neymar é um dos três casos de coronavírus confirmados no PSG

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Atacante brasileiro se sente mal durante viagem a Ibiza e volta para Paris, mas está bem. Segundo o “L’Equipe”, os outros jogadores do PSG infectados são Di María e Paredes

O atacante Neymar é um dos três jogadores do Paris Saint-Germain que testou positivo para o coronavírus. O GE confirmou com pessoas próximas ao craque. O brasileiro chegou a Ibiza na quinta-feira da semana passada, começou a se sentir mal no sábado e retornou a Paris no domingo. O jogador se encontra bem no momento.

O pai de Neymar e o filho do atacante, Davi Lucca, também foram infectados. O único assintomático foi o menino de nove anos.

Mais cedo nesta quarta, o PSG tinha revelado que três jogadores do elenco foram infectados, um dia antes da reapresentação para a temporada 2020/21. Antes da confirmação do ge, o jornal “L´Equipe” noticiou que seriam Neymar, Di María e Paredes.

“Três jogadores do PSG deram positivo no teste Sars CoV2 e estão sujeitos ao protocolo de saúde apropriado. Todos os jogadores e funcionários continuarão a realizar testes nos próximos dias”, diz o comunicado do clube de Paris.

Fonte: Globo Esporte
Matéria por: João Ramalho — Rio de Janeiro

Continue lendo

Últimas Notícias