Conecte-se conosco

São Paulo

Desenvolvimento Regional reforça importância de cumprimento do Plano SP em todas as regiões do estado

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

SP tem hoje 77,4% de seus leitos de UTI para Covid ocupados

Na entrevista coletiva desta sexta-feira, 05, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado fez os mais recentes informes sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de retomada da economia paulista em condições desafiadoras. 17% dos casos de Covid no mundo vêm hoje do Brasil, que está na iminência de vivenciar um colapso em seu sistema de saúde. Na 9ª semana epidemiológica do ano, SP tem hoje 77,4% de seus leitos de UTI ocupados (na RMSP esta mesma taxa atinge hoje 79%).

7.892 pessoas estão internadas em leitos intensivos e 9.910 em leitos de enfermaria. 1,8 milhão de pacientes se recuperaram da doença, com mais de 207 mil altas hospitalares. A cada dois minutos, três pacientes são internados no estado, seja em enfermaria, seja em leitos intensivos. O estado possui hoje um total de 8.839 leitos de UTI para pacientes com Covid.

SP registrou aumento de 0,4% em novos casos de Covid ante a semana epidemiológica anterior. 13,2% foi o incremento no número de óbitos. E 13,5% a alta nas internações hospitalares.

O Secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, reforça a importância de cumprimento do Plano SP em todas as regiões do estado e recomendou a todos aqueles que puderem desempenhar suas funções à distância que façam o tele trabalho, medida importante nas atuais circunstâncias.

“A fase vermelha em todas as regiões do estado foi alinhada em conjunto com as lideranças municipais e a sociedade civil, para superarmos o momento crítico por que passamos. Também trabalhamos em conjunto com as Prefeituras da Região Metropolitana de SP para um possível escalonamento do transporte público e, assim, obtermos menor circulação de pessoas neste período. Pedimos a colaboração de toda a sociedade”, afirma Vinholi.

Novo soro do Butantan contra a Covid
O Governador João Doria anunciou na coletiva de imprensa o protocolamento de pedido para que soro desenvolvido pelo Butantan possa ser usado em pacientes com Covid. “Este nosso soro possui potencial para evitar o agravamento dos sintomas e curar os contaminados”, diz Doria. Três mil frascos de soro estão prontos para o início imediato dos testes em humanos.

Campanha para conscientizar jovens
Ainda durante o evento de hoje no Palácio dos Bandeirantes foi anunciada nova campanha de conscientização com exibição de vídeo de 30 segundos. A peça publicitária exibe jovem que não tomou os devidos cuidados de distanciamento social e uso de máscara. Por isso, contraiu o vírus e depois o transmitiu para o pai. A peça termina com o pai entubado em um leito de UTI.

A proposta da peça é dar a dimensão de uma real situação de transmissão do vírus entre a juventude. Reunião entre amigos, festas de aniversário e baladas clandestinas são ambientes potencialmente propícios para a transmissão. Está é a 14ª campanha informativa sobre prevenção e ações do Governo de São Paulo no combate ao coronavírus.

São Paulo

Estado de SP autoriza retomada do comércio a partir deste domingo, 18

Paula Partyka

Publicados

em

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 16, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou a fase de transição do Estado para medidas menos restritivas da quarentena. “A ideia desta fase é dar passos seguros sem risco de retrocedermos. Portanto, o apoio da população nesse novo momento da pandemia no Estado continua sendo fundamental”, diz Rodrigo.

A fase de transição tem início neste sábado, 17, e deve-se à queda dos números da pandemia no Estado. A partir deste domingo, 18, está permitida a reabertura do comércio e a realização de cultos religiosos, com restrições.

 A partir do sábado, 24, a transição amplia a reabertura de serviços como restaurantes, salões de beleza e academias que poderão reiniciar suas atividades com restrições. “Portanto, teremos duas semanas a frente na fase de transição. Nesta primeira semana a flexibilização para o setor do comércio e na segunda semana, os serviços”, explica o vice-governador.

Detalhes
“Os números mostram que nós estamos no caminho certo. Tivemos uma grande conquista do esforço de todos com a desaceleração da pandemia”, diz a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. De acordo com ela, o período de duas semanas de transição visa não perder o esforço realizado até aqui e deve mostrar a capacidade do Estado de trabalhar de forma unida.

Nesta fase, o retorno deve ser seguro e gradual. O toque de recolher é mantido, assim como a recomendação do teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de entrada e saída de atividades de comércio e serviços. “É um movimento importante que precisa da cooperação de todos”, reforça Patricia.

Na segunda semana da fase, que tem início no sábado, 24, além das atividades de comércio, o retorno gradual de serviços inclui restaurantes, salões, barbearias, atividades culturais e serviços em geral das 11h às 19h. As academias também podem retornar, mas das 7h às 11h e das 15h às 19h.

“Tudo isso foi feito com diálogo com os setores. E o pedido deles, em geral foi o retorno das atividades com voto de confiança”, diz a secretária. “A próxima atualização será a partir do dia 1º de maio”, finaliza.

Atualizado às 13h44.

Continue lendo

São Paulo

Secretaria da Habitação vai avaliar terreno para a implantação de futuro empreendimento em Mogi Guaçu

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Habitação está avaliando uma área em Mogi Guacu para a construção de um empreendimento de interesse social. O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, esteve na cidade, nesta quinta-feira, 15, para visita ao terreno no Jardim Araucária, que foi ofertado pela prefeitura.

O prefeito Rodrigo Falsetti, que acompanhou a visita, já havia apresentado o terreno e o novo pleito de moradias à Secretaria da Habitação, em São Paulo. A área será agora vistoriada para se verificar a sua viabilidade técnica para construção de moradias de interesse social.

“Eu vim hoje aqui para conhecer o local para que possamos avaliar a possibilidade de construção de mais moradias no município”, explica Flavio Amary, que ressalta outras parcerias em andamento em Mogi Guaçu. “Estamos conversando também sobre regularização fundiária. Já tem uma ação acontecendo na cidade e viemos tratar da sequência deste trabalho desenvolvido pelo Cidade Legal, que é o programa de regularização do Estado. É uma ação que traz impacto no município e é muito importante para as famílias de baixa renda”, conclui.

Rodrigo Falsetti destacou a relevância da visita. “Essa visita é muito importante. O secretário, com todo o seu tempo que é escasso, veio abraçar a nossa cidade. Essa parceria no Cidade Legal, em outros projetos, na habitação, que a gente sabe que a demanda é grande. A gente vai aguardar que mais este projeto saia do papel”, diz.

Continue lendo

São Paulo

SP avalia retomada de fase menos restritiva nesta sexta-feira, 16

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Todo o Estado está classificado na fase vermelha deste segunda-feira, 12, após 28 dias na fase emergencial

O Governo de São Paulo avalia classificar algumas regiões do estado para fase menos restritiva do Plano SP de retomada da Economia nesta sexta-feira, 16. De acordo com a gestão, a mudança deve-se a uma ‘melhora significativa’ nos indicadores da Covid-19.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patrícia Ellen, afirma que o governo está acompanhando diariamente os indicadores para ter visão de como será a aplicação do plano nas próximas semanas. Com melhores resultados nos próximos dias, a secretária afirma que o Estado deve seguir avançando na retomada das atividades.

Os dados desta quarta-feira, 14, mostram que São Paulo está com 86,4% dos leitos de UTI ocupados. Especialistas alertam que uma taxa de lotação acima de 80% indica que o estado segue com problemas no sistema de saúde.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias