Conecte-se conosco

Jaguariúna

CPFL Santa Cruz reforça importância de cuidados com a rede elétrica durante temporada de pipas 

Publicados

em

Tradicional brincadeira de rua dever ser realizada longe de equipamentos e fiações elétricas  

A temporada de pipas segue aberta e a brincadeira, conhecida por movimentar gerações de famílias inteiras, ganha cada vez mais espaço nos momentos de lazer. Mas é importante lembrar que a diversão exige alguns cuidados, principalmente quando o assunto é a rede elétrica, pois a negligência pode acarretar acidentes – graves inclusive, e interrupção do fornecimento do serviço. 

Nesse contexto, a CPFL Santa Cruz alerta para que crianças e adolescentes soltem pipas longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques. Aliás, por ser uma brincadeira que costuma passar de pai para filho, os pais também devem estar atentos a recomendação. A ideia é fugir do entorno de rodovias e dos canteiros de avenidas de intenso movimento, onde também podem acontecer acidentes não só com a rede elétrica, mas de trânsito. 

LEIA TAMBÉM:

O resgate das pipas é outro ponto de atenção. A companhia reforça para que nunca tentem resgatar pipas caídas, em locais com equipamentos de energia ou caso o brinquedo enrosque ou fique preso nos fios elétricos. 

“A CPFL Santa Cruz prioriza a segurança da população e traz constantemente, por meio de sua campanha “Guardião da Vida” dicas de conscientização. Entre as ações, estão justamente as palestras que realizamos em escolas sobre os perigos de brincadeiras com pipas próximo às redes elétricas e subestações. Há riscos iminentes de descargas elétricas e de interrupções no fornecimento de energia para hospitais e estabelecimentos comerciais essenciais”, alerta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor. 

Balanço semestral  
Em levantamento realizado pela CPFL Santa Cruz, a região de Jaguariúna registrou 7 ocorrências causadas por pipas na rede elétrica, durante o primeiro semestre de 2023, uma média de 1 casos por mês. 

Na região, o número é 61% inferior a quantidade de casos registrados no primeiro semestre do ano passado, quando foram identificadas 18 ocorrências. Jaguariúna lidera as estatísticas com 5 casos em 2023, seguida de Pedreira com 2 casos. 

Confira, abaixo, um comparativo dos dados de ocorrências provocadas por pipas nas cidades da região de Jaguariúna atendidas pela CPFL Santa Cruz: 

E o cerol? Cerol é crime! 
O uso do cerol ou a chamada “linha chilena” é crime em São Paulo, de acordo com a Lei Estadual nº 12.192, de 2006. Por conduzirem eletricidade, o risco de choques aumenta, quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, o cerol possui um poder cortante, podendo romper os cabos da rede e provocar curtos-circuitos, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas. 

A CPFL orienta que, em eventuais ocorrências, é importante que as pessoas permaneçam o mais distante possível do fio partido, para evitar acidentes graves e fatais. Havendo vítimas, o Corpo de Bombeiros, SAMU ou demais órgãos de socorro médico devem ser acionados. 

Dicas da CPFL Santa Cruz para uma brincadeira mais segura: 

  • Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia; 
  • Nunca use cerol ou a linha “chilena”, pois é crime. Lei Estadual – Nº 12.192, de 2006); 
  • Evite “rabiolas”, elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, provocando choques elétricos, muitas vezes fatais; 
  • Não utilize papel alumínio na confecção da pipa, este material pode provocar curtos-circuitos; 
  • Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo; 
  • Nunca tente resgatar uma pipa com canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;  
  • Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia; 

Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Campanha coleta mais de 150 bolsas de sangue em Jaguariúna

Publicados

em

A Campanha de Doação de Sangue realizada em Jaguariúna neste sábado, 02, contou com a ajuda de 189 jaguariunenses. Destes foram coletadas 156 bolsas de sangue.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, 25 candidatos foram considerados inaptos, 47 pessoas doaram pela primeira vez e 8 desistiram. A ação aconteceu no Centro de Especialidades Médicas com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Todas as bolsas coletadas foram destinadas ao Banco de Sangue da Unicamp que abastece o Banco de Sangue Regional.

Fotos: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Com a alta dos casos de dengue, é preciso que a sociedade se mobilize no trabalho de combate

Publicados

em

Somente com uma sociedade engajada na causa será possível contribuir para a redução do número de casos

Segundo dados do Ministério da Saúde, as notificações dos casos de Dengue aumentaram significativamente no Brasil em 2024, em comparação com janeiro e fevereiro do ano passado. A época de chuvas e calor intenso, típica do verão brasileiro, é ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela.  

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira, 29, em Brasília, pelo do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, em 2023 foram 1.277 casos de dengue notificados e 158 confirmados. Somente em janeiro deste 2024 houve 637 casos notificados e 426 confirmados, confirmando o panorama realizado pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Para lidar com a alta de casos, a Saúde tem realizado mutirões, fiscalizações e cursos de capacitação para manter a população e funcionários informados sobre os cuidados necessários para o combate aos focos do mosquito.

Somente no mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti realizado na semana passada 494 imóveis foram visitados. Porém, segundo o balanço da Secretaria, somente 297 foram efetivamente trabalhados pelos agentes de saúde. Outros 161 imóveis estavam fechados, 9 desocupados e 27 proprietários se recusaram a permitir a entrada dos agentes.

Quando o morador impede a entrada dos agentes em sua residência, ele está indo contra a ação de combate realizada pelo poder público. Por isso, é de extrema importância colaborar.

O cidadão precisa cuidar da sua casa, do seu terreno e tomar consciência de que água parada pode virar foco para o mosquito. Há séculos e séculos existem propagandas alertando sobre isso. Em 2024, com tamanho acesso a informação esse tipo de coisa deveria ser o menor dos problemas.

Procedimentos
Se identificar um possível foco de dengue, entrar em contato com o Departamento de Vetores pelo Whatsapp (19) 99783-2319 ou telefone (19) 3837-5534.

Lembrando que desde o dia 16 de fevereiro Jaguariúna dispõe de um canal de denúncias no Whatsapp para o combate da Dengue. Pelo Whatsapp, os moradores têm a possibilidade de enviar APENAS mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de Dengue. O número é o (19) 99783-2319 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

De acordo com a Secretaria de saúde, quem responde por esse número é o Controle de Vetores, departamento responsável pelas ações de monitoramento, análise e combate ao mosquito.

Suspeita
Em caso de suspeita de dengue é necessário ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Mutirões
O cronograma dos mutirões é realizado de acordo com o número de casos suspeitos e positivos.

Panorama
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. Ela foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e vem sendo distribuída de forma gratuita, neste primeiro momento, para jovens de 10 a 14 anos, em municípios prioritários do país.

A vacina também está disponível na rede privada para a população de 4 a 60 anos. Ela não evita o contágio, mas garante que, se a pessoa for infectada, os sintomas sejam mais brandos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Gustavo Reis comemora realização do leilão de concessão do Trem Intercidades

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), comemorou a realização do leilão de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), nesta quinta-feira, 29, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. O projeto, que prevê a ligação dos 101 km entre São Paulo e Campinas por trem rápido, é uma antiga reivindicação dos moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Como presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis também incluiu nas discussões dos prefeitos a necessidade de aprovação do projeto do TIC com celeridade pelo Governo do Estado e conversou pessoalmente com o governador Tarcísio de Freitas sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM:

“Hoje é, sem dúvida, um dia histórico. A realização do leilão de concessão do TIC é uma grande conquista para toda a nossa região. Esse projeto é uma das prioridades da RMC. Era uma discussão que se arrastava havia anos, uma reivindicação dos moradores de todas as cidades da região, que começa a ser atendida pelo Governo do Estado. Parabéns ao governador Tarcísio por estar transformando em realidade o que até então era um sonho da população”, disse Reis.

“Estamos corrigindo um erro histórico, quando o Brasil optou por um desenvolvimento baseado no modal rodoviário, em detrimento da malha ferroviária. Isso levou ao abandono gradual da nossa rede ferroviária. Agora, com o governador Tarcísio e apoio do Governo Federal, por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto do TIC irá avançar”, completou Reis.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias