Conecte-se conosco

Amparo

CPFL Santa Cruz faz alerta sobre riscos com a rede elétrica  durante podas de árvores

Publicados

em

Guardião da Vida, programa mantido pela CPFL, traz orientações para impedir choques e outros acidentes durante podas de árvores próximas à rede elétrica

Podas de árvores são necessárias, devem ser realizadas periodicamente – sempre por profissionais habilitados a executar tais atividades, e durante todo o ano recebe atenção especial da CPFL Santa Cruz, por meio do “Guardião da Vida”, programa permanente do Grupo CPFL que busca conscientizar a população para evitar acidentes. 

Quando realizadas próximas a redes elétricas, exigem que medidas importantes sejam seguidas à risca. Do contrário, além de prejudicar o fornecimento de energia – o que pode afetar hospitais, casas e comércios, colocam em risco à vida de quem as executa e daqueles que estão ao redor. Entre os principais perigos estão de choques elétricos. 

LEIA TAMBÉM:

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), as podas foram responsáveis por oito mortes, por choque elétrico, em 2022, em todo o território nacional. 

O Grupo CPFL Energia também realizou um levantamento recente sobre registros de acidentes com a rede elétrica que ocorreram durante manejo de vegetações em toda a área atendida por suas distribuidoras – CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE. Entre janeiro e setembro deste ano, foram computadas quatro ocorrências, sendo duas delas com vítimas fatais. O número é o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram dois acidentes, ambos fatais.

“É fundamental que campanhas de conscientização, como as realizadas pela CPFL Santa Cruz, sigam alertando a população dos perigos envolvendo podas de árvores e a rede elétrica”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.  “Por meio do “Guardião da Vida” queremos educar as pessoas sobre os cuidados necessários para que o plantio, podas e cortes de árvores respeitem sempre uma distância segura da rede elétrica. Além disso, também trabalhamos em concordância com as secretarias municipais de meio ambiente das cidades que fazem parte da nossa área de concessão, realizando podas emergenciais de livramento de rede”, explica Lopes.

Além dos acidentes, serviços de podas mal executados podem provocar danos ao sistema elétrico dos municípios. As consequências mais comuns são curtos-circuitos, interrupções no fornecimento, desligamento da iluminação pública e comprometimento de sistemas de segurança.

Orientações para uma poda segura
Caso a população tome conhecimento de alguma árvore que esteja em contato com a rede elétrica, as pessoas devem procurar a companhia para que a poda seja realizada de maneira segura e por profissionais especializados. Os pedidos podem ser feitos por meio dos canais de atendimento: site www.cpfl.com.br, app ‘CPFL Energia’ ou 0800 772 2196 (ligação gratuita).

LEIA TAMBÉM:

Cabe ressaltar que a responsabilidade pelas ações de podas de árvores é das Prefeituras Municipais e que a distribuidora atua somente em casos em que há riscos iminentes de acidentes com a população ou ao fornecimento de energia. Durante a realização dos serviços, equipes da companhia seguem critérios técnicos para afastar os galhos da rede elétrica e evitar agressões desnecessárias às árvores.

Abaixo, algumas dicas de segurança da CPFL Santa Cruz:

  • Evite plantar árvores próximo à rede elétrica. Dependendo da espécie, quando adultas podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica e até oferecer risco de choque elétrico.
  • É importante realizar a poda antes da árvore atingir a rede elétrica.
  • Antes de plantar uma árvore, consulte a legislação ou guia de arborização urbana do município.
  • Caso seja inevitável plantar sob a rede de distribuição de energia, prefira o plantio de espécies de pequeno porte, pois em sua fase adulta não atingirá a fiação.
  • Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.
  • Jamais toque ou tente retirar os galhos caídos sobre a rede de distribuição.
  • Nos casos em que galhos de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da CPFL Santa Cruz por meio dos canais de atendimento:  www.cpfl.com.br, app ‘CPFL Energia’ ou 0800 772 2196 (ligação gratuita).

Amparo

Provas do Processo Seletivo com vagas para a Prefeitura de Amparo acontecem no domingo

Publicados

em

Convocados realizarão a prova na Escola Estadual “Dr. Coriolano Burgos

No domingo, 21, acontece a prova objetiva do Processo Seletivo do Edital 01/2024, do Consórcio Intermunicipal Cemmil para o Desenvolvimento Sustentável, com vagas para Amparo.

As provas objetivas serão aplicadas na Escola Estadual “Dr. Coriolano Burgos”, situada na Rua Riachuelo, 160, no Ribeirão.

LEIA TAMBÉM:

Os convocados para a prova do Processo Seletivo devem comparecer com 30 minutos de antecedência. Os portões serão fechados às 10h.

O Edital com o Resultado da Prova Objetiva será publicado em 26 de abril, no Diário Oficial Eletrônico do Município de Mogi Guaçu, sede do Consórcio, no Diário Oficial Eletrônico do Município de Amparo e nos sites www.sigmarh.com.br e www.cemmil.com.br.

As vagas são para auxiliar administrativo; coletor de lixo; eletricista; encanador; engenheiro civil; jardineiro; mecânico geral; motorista; operador de máquinas; operador de motosserra; operador de roçadeira manual; pedreiro; pintor; serviços gerais e vigia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Polo Astronômico de Amparo inicia alta temporada de observação do céu em abril

Publicados

em

Sessões públicas acontecem aos sábados, às 19h e às 21h15, com ingressos vendidos antecipadamente pelo site oficial do complexo; novos telescópios refratores e refletores estão entre as novidades para a temporada 2024

O outono é uma das estações do ano que mais favorece a observação do céu e sua chegada marca o início da alta temporada de atividades para o público no Polo Astronômico. O complexo, que fica em Amparo, a principal cidade da região turística conhecida como Circuito das Águas Paulista, conta com sessões aos sábados, às 19h e às 21h15. A programação completa pode ser encontrada no site oficial: www.poloastronomicoamparo.com.br.

O professor Carlos Mariano explica que os períodos de chuva devem diminuir na região Sudeste como um todo e são esperadas noites limpas e estreladas com frequência cada vez maior. “A partir de agora, até meados de setembro, temos a melhor época do ano para que as pessoas visitem espaços como o Polo Astronômico, em Amparo. Assim preparamos uma série de atividades voltadas ao público”, comenta

Complexo tem novos telescópios
O Polo Astronômico de Amparo é considerado modelo na divulgação da astronomia graças aos equipamentos modernos que permitem aos visitantes a observação ampla e clara dos objetos celestes, aglomerações de estrelas, planetas, e da Lua, satélite natural da Terra. Destaque para o telescópio refletor de 650mm de abertura, considerado o maior em operação no Estado de São Paulo e do Brasil aberto para a visitação pública.

LEIA TAMBÉM:

Para a temporada 2024, o complexo colocou em operação novos telescópios refletores e refratores para a observação dos astros, o que permite aos visitantes uma experiência mais completa.

Além disso, o espaço conta com um moderno Planetário Digital montado em ampla sala de projeções com domo de oito metros. O local é utilizado para simulações do céu estrelado e projeções hemisféricas com grau elevado de imersão.

O que ver em abril
As sessões aos sábados começam com uma simulação no Planetário e com a contemplação do céu a olho nu. Nessas etapas da visita são reconhecidas as constelações visíveis nessa época do ano nos horários das sessões, como o Cruzeiro do Sul, Carina, Centauro, Vela, Leão e Virgem. A Via Láctea também começa a aparecer com destaque em abril.

Depois da observação a olho nu, vem a parte principal do programa que é a “viagem ao universo” por meio de telescópios. No atual período, as atenções se voltam para os objetos do céu profundo, como os aglomerados de estrelas e as nebulosas (nuvens de gás e poeira que existem no espaço).

Alguns desses objetos oferecem belas visões nos telescópios do Polo de Amparo. Merecem destaque o aglomerado Omega Centauri, que tem centenas de milhares de estrelas e encontra-se a cerca de 15 mil anos-luz de distância da Terra. Outra atração é a grande Nebulosa Eta de Carina, que possui estrelas com tons de cor bem destacados. O “Caixinha de Joias” também é outro objeto que encanta os observadores durante o outono brasileiro. Outros objetos celestes também são observados, além da Lua, que quando aparece no céu do início da noite, é sempre observada nas sessões.

Como visitar
Para visitar as instalações do Polo Astronômico, em Amparo, é necessário comprar o ingresso com antecedência por meio do site oficial (www.poloastronomicoamparo.com.br). Basta escolher a data, o horário e fazer a compra. O número de visitantes é limitado por sessão. O ingresso promocional no mês de abril custa R$ 56 (inteira) e R$ 40 (meia).

A entrada dá direito ao visitante de participar da simulação no Planetário, além da contemplação do céu a olho nu e a visita ao Observatório. Nas noites de céu nublado, a programação sofre alterações. Os ingressos não são vendidos no local.

Programação em abril
Sessões noturnas
Aos sábados, dias 20 e 27 de abril
Horários:
19h (primeira sessão)
21h15 (segunda sessão)

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Amparo

Curso gratuito em Amparo aborda a precificação de produtos e serviços

Publicados

em

Em Amparo, há vagas para o curso gratuito “Faça o Preço Certo, Não Perca Dinheiro”. A capacitação será realizada por profissionais do Escritório Regional de Campinas do Sebrae, em 25 de abril, na sede do Fundo Social de Solidariedade, das 13h às 17h.

LEIA TAMBÉM:

As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira, 15, pelo link https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/30923715. As vagas são limitadas. O curso é realizado pelo Sebrae Aqui Amparo, Prefeitura e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias