Conecte-se conosco

Jaguariúna

CPFL Santa Cruz alerta para a incidência de acidentes com pipa na rede elétrica nas férias de julho

Publicados

em

Jaguariúna e Pedreira tiveram 10 ocorrências do tipo nos primeiros cinco meses deste ano

CPFL Santa Cruz alerta – As férias escolares do meio do ano, somadas à época de ventos mais fortes e tempo seco, se constituem em um período propício para a brincadeira de empinar pipas, muito comum no estado de São Paulo.

Mas a prática requer cuidado, já que as pipas podem enroscar na rede elétrica se não forem empinadas em locais mais abertos, sem fios próximos, como parques.

Levantamento da CPFL Santa Cruz, abrangendo Jaguariúna e Pedreira, mostrou que houve dez ocorrências, entre janeiro e maio deste ano, envolvendo pipas na rede elétrica.

“Empinar pipa é uma brincadeira saudável e ainda muito presente entre as nossas crianças e também entre os adultos, mas os devidos cuidados precisam ser observados.

O ideal é analisar o local antes de brincar, identificando, por exemplo, se há cabos de energia próximos, nos quais a pipa pode tocar”, comenta Levi Marcel Rocha, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho de Negócios de Mercado na CPFL Energia.

Confira os dados de interrupções causadas por pipas na rede elétrica nos cinco primeiros meses de 2022, além dos dados dos anos de 2020 e 2021 inteiros, em Jaguariúna e Pedreira:

MUNICÍPIO20202021Jan-Mai22
JAGUARIÚNA11105
PEDREIRA1395

Segurança sempre
Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Piratininga prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica.

Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte.

Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples, indicados pela campanha Guardião da Vida.

CPFL Santa Cruz alerta

É importante escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento, onde também podem acontecer atropelamentos.

“É importante não tentar resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica, pois além de provocar desligamentos no fornecimento de energia pode causar acidentes, com vítimas fatais. Se acontecer de o brinquedo ficar preso em um fio, a melhor atitude é dá-lo como perdido”, complementa Rocha.

Leia também:

Além disso, vale destacar que no estado de São Paulo usar o cerol ou a chamada “linha chilena” é crime, de acordo com a lei estadual nº 12.192, de 2006. Por conduzirem eletricidade, em contato com a rede elétrica, aumentam o risco de choques.

Por conta do seu poder cortante, essas linhas podem romper os cabos da rede e provocar curtos-circuitos, além de colocar em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas.

Confira dez dicas básicas da CPFL Santa Cruz para uma brincadeira mais segura:

  1. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia;
  • Dê preferência a espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo;
  • Evite também soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, locais onde existe fluxo de veículos;
  • Nunca use cerol ou a linha “chilena”, eles são proibidos por lei (Lei Estadual – Nº 12.192, de 2006);
  • Evite também as “rabiolas”, pois elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, podendo provocar choques elétricos, muitas vezes fatais;
  • 6         Não utilizar papel alumínio na confecção da pipa, pois é perigoso, este material pode provocar curtos-circuitos;
  • Caso a pipa enrosque nos fios, não tente soltá-la. O melhor a fazer é desistir do brinquedo;
  • Nunca tente resgatar ou remover uma pipa com canos, bambus, ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida;
  • Não solte pipas em dias de chuva, com incidência de descargas atmosféricas (raios). Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;
  1. Não se deve subir nas lajes das casas para empinar a pipa. Nesse caso, além de se aproximar da rede elétrica, qualquer distração pode causar uma queda.

Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.

Em caso de falta de energia ou acidente entre em contato com os canais de atendimento da CPFL Santa Cruz:

  • Site: www.cpfl.com.br
  • App: CPFL Energia
  • WhatsApp: (19) 99908-8888
  • SMS: 26805
  • Call Center: 0800 772 2196

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

CPFL Santa Cruz alerta
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna realiza mutirão de cirurgias de pterígio neste final de semana

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará um mutirão para a realização de cirurgias de pterígio neste final de semana, dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo. Durante a ação, 120 pacientes que aguardavam o procedimento desde 2022 por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), do Governo do Estado, serão operados.

O mutirão foi planejado como resposta à demanda reprimida de cirurgias, que não pôde ser atendida pela oferta regular de vagas. Desde 2022, quando o município realizou seu primeiro mutirão, a espera pelo procedimento continuou a crescer.

LEIA TAMBÉM:

O pterígio é uma condição ocular que pode variar desde pequenas lesões até formações grandes e agressivas. Essas lesões fibrovasculares podem distorcer a topografia da córnea e, em casos avançados, ocluir o centro ótico da córnea, afetando a visão. A doença é mais comum em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao sol e ao vento, e pode afetar um ou ambos os olhos. Embora geralmente não seja grave, o pterígio pode causar sintomas desagradáveis aos pacientes.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna tem adotado a estratégia de mutirões para atender pacientes na fila da CROSS, principalmente aqueles cujos atendimentos foram adiados devido à pandemia de Covid-19. “Reduzir essas filas e, sobretudo, atender e dar acesso e resolutividade ao nosso paciente que aguarda por procedimentos e exames especializados é nossa prioridade”, informa a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão. “Dentro de nossa capacidade instalada, realizamos essas ações com a contratação de serviços especializados pontualmente”, completa.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna amplia serviços realizados no castramóvel

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou os serviços do Castramóvel instalado no Parque Menegon, no bairro São José. Além de realizar castrações, agora a unidade também é uma clínica para animais, com cirurgias eletivas e consultas. O serviço é totalmente gratuito.

O Castramóvel da Prefeitura de Jaguariúna atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 16h.

LEIA TAMBÉM:

A ação integra a política de bem-estar animal implantada em Jaguariúna pela Secretaria Municipal de Saúde. O município é um dos poucos do País que possui o título de Cidade Amiga dos Animais, concedido pela World Animal Protection (WAP) em 2019.

A cidade também é uma das primeiras da região a iniciar a microchipagem de cães e gatos no serviço público, o que permite um maior controle sobre esses animais, e possui uma rede pública de saúde e bem-estar animal, composta pelo Posto de Atendimento Médico Veterinário, o Castramóvel, o Centro de Especialidade Animal – para fisioterapia e imagens de ultrassom –, centro cirúrgico no Castramóvel e unidade de Vigilância em Zoonoses. Todos os serviços são gratuitos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Cavalaria Antoniana será dia 23 de junho e terá premiações e inscrições gratuitas

Publicados

em

A tradicional Cavalaria Antoniana de Jaguariúna será realizada no dia 23 de junho e traz novidades. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o evento – que reúne centenas de cavaleiros e percorre várias ruas da cidade – agora terá premiações aos participantes e inscrições prévias, que serão gratuitas.

De acordo com a secretaria, responsável pela realização do evento, as inscrições prévias dos cavaleiros têm o objetivo de garantir uma melhor organização e controle dos participantes. Já a premiação visa valorizar ainda mais a participação, reconhecendo os destaques.

LEIA TAMBÉM:

Serão premiados a maior comitiva organizada e uniformizada inscrita, o cavaleiro (a) de maior idade e o cavaleiro (a) de menor idade. A concentração será no Parque Santa Maria.

A programação da Cavalaria Antoniana 2024 terá início às 8h, com a inscrição dos cavaleiros. Em seguida, os participantes inscritos sairão do parque em direção à Fazenda da Barra, com benção do padre no percurso na Igreja Santo Antonio.

A previsão de chegada à Fazenda da Barra é às 11h30. Em seguida, às 12h, haverá apresentação da Orquestra de Violeiros do Jaguary.

A Secretaria de Turismo e Cultura recomenda aos participantes que cheguem cedo para fazer as inscrições. Serão proibidos carros com som alto, entrada de caixa térmica com bebidas, realização de churrasco e uso de garrafas de vidro no percurso.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias