Conecte-se conosco

Jaguariúna

Covid-19 tem nível de contágio considerado moderado e baixa letalidade, mas, é preciso se proteger

Publicados

em

Em Jaguariúna não há nenhum caso suspeito, mas, cidade da região possui dois casos suspeitos; Medidas preventivas tem sido tomadas pelas administrações

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já atingiu mais de 125 mil pessoas no mundo todo e deixou mais de 4.600 mortos desde o início do surto na China em 31 de dezembro. Apesar do número alto de contaminados e da velocidade com a qual tem atingido mais países a cada dia, o que obrigou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma pandemia.
Modelos matemáticos são capazes de calcular o grau de contagiosidade de uma doença e assim ajudar a determinar medidas de contenção e cura. O novo coronavírus tem grau de contágio entre 2 e 3, que é considerado moderado. O sarampo, último grande surto que atingiu o Brasil, tem nível entre 12 e 18, considerado muito alto.
Além de menos contagiosa, a Covid-19 tem baixa letalidade, de aproximadamente 3,4%, segundo estima a OMS em 3 de março. É um valor menor que da dengue, por exemplo, mas maior que do sarampo e da gripe comum.
“Globalmente, cerca de 3,4% dos casos relatados de Covid-19 morreram. Em comparação, a gripe sazonal geralmente mata muito menos que 1% das pessoas infectadas”, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Casos de coronavírus no Brasil
Brasil registrou ao menos 151 casos confirmados de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O número foi atualizado na sexta-feira, 13, a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, é um centro de saúde privado que realiza testes de infecção por coronavírus, validados pelo Ministério da Saúde. Na quinta, 12, o hospital disse que, até as 19h30, havia confirmado 98 infecções desde o primeiro caso no País.
O levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado às 16h20 da quinta-feira, 12, apontou que o Brasil tinha até aquele momento, 77 casos confirmados de novo coronavírus. Após o balanço, Minas Gerais confirmou mais um caso, o segundo no estado.

Jaguariúna
Em Jaguariúna a Secretaria de Saúde realizou durante a semana um seminário para esclarecimentos e orientação sobre o novo coronavírus e as arboviroses urbanas. O evento reuniu mais de 200 pessoas no Teatro Municipal Dona Zenaide.
Em outro momento, em razão da pandemia e de casos registrados no Brasil há poucas semanas, a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna decidiu cancelar dois eventos que estavam marcados para acontecer nesta semana no Teatro Municipal Dona Zenaide. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas.
As apresentações sobre o meio ambiente aconteceriam na segunda e na terça-feira, dias 16 e 17, e seriam para os estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I. A secretária de educação, Cristina Catão, explica que a decisão que foi tomada para preservar a saúde dos estudantes municipais. “Evitar aglomerações é uma das principais recomendações dos especialistas para evitar a proliferação da doença. Assim que possível nós remarcaremos os dois eventos”, diz a secretária.
Vale lembrar que até sexta-feira, 13, Jaguariúna não tem nenhum caso confirmado, nem mesmo suspeito de pessoas infectadas por Coronavírus, de acordo com a secretaria municipal de saúde.

Posse
Os coordenadores das unidades de saúde de Santo Antônio de Posse participaram nesta semana de uma webconferência sobre o novo coronavírus, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O objetivo da conferência é sanar dúvidas e preparar os trabalhadores para possíveis casos que venham a surgir no município. Até o momento, não há suspeitas de casos de coronavírus em Posse.

Pedreira
Técnicos da Secretaria de Saúde de Pedreira também participaram de uma webconferência realizada pelo Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus, com o objetivo de preparar a rede pública de saúde para o atendimento de casos que possam surgir no Brasil. Durante a conferência, a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Nieri Goulart, lembrou aos técnicos que quanto mais informações sobre o assunto, melhor a rede está preparada.

Amparo
Foram notificados dois casos suspeitos de coronavírus, em Amparo. Na segunda-feira, 09, a Unimed do município recebeu um paciente de 41 anos, com quadro gripal, que participou de uma palestra na cidade de São Paulo, cujo palestrante também apresentava sintomas e foi diagnosticado com a infecção por coronavírus.
Dessa forma, paciente de Amparo foi submetido aos protocolos de isolamento do Ministério da Saúde e orientados imediatamente pela Equipe de Vigilância em Saúde. O paciente passa bem, está em isolamento domiciliar e acompanhado pela Vigilância Epidemiológica de Amparo e Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas.
O segundo caso suspeito apareceu na noite de quinta-feira, 12. O caso foi atendido na Beneficência Portuguesa.
A Secretaria Municipal, por meio da Vigilância Epidemiológica, está preparada para atender e orientar todos os casos suspeitos e confirmados por coronavírus. Até o momento não há resultado positivo para o Covid-19 no município.

São Paulo
O infectologista David Uip, responsável pela coordenação de um comitê de contingenciamento para enfrentar a chegada do coronavírus em São Paulo, disse em uma reunião no Instituto do Coração (InCor) nesta semana que o número de casos confirmados da doença deve explodir no estado. São esperados até 45 mil confirmações nos próximos quatro meses só na região metropolitana da capital.
Para todo o estado, são esperados 460 mil casos de Covid-19, ou seja, 1% dos 46 milhões de habitantes do estado, segundo projeção do Centro de Contingência para o Coronavírus de São Paulo. No cenário mais pessimista 10% dos paulistas (4,6 milhões) contrairão o vírus.

Esporte
A Conmebol anunciou na quinta-feira, 12, que as partidas da Copa Libertadores estão suspensas por tempo indeterminado, devido à pandemia do novo coronavírus. A medida entra em vigor a partir da próxima semana.
A entidade também confirmou o adiamento das duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. No Twitter, a Conmebol divulgou a carta da Fifa, que acatou o pedido da confederação sul-americana.
A NBA também anunciou a suspensão de toda a temporada por causa do surto de coronavírus. A decisão veio logo após o cancelamento do jogo entre Oklahoma City Thunder e Utah Jazz. Segundo a liga, um dos jogadores do Jazz foi contaminado com a doença, mas não estava na arena Chesapeake Energy. Todos os jogos estão suspensos e a NBA deve decidir os próximos passos.

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna e Hemocentro realizam Campanha de Doação de Sangue no próximo dia 04

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam no próximo dia 04 de maio mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue em Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

A ação acontece novamente no Centro de Especialidades Médicas, das 8h30 às 12h. As doações de sangue coletadas serão destinadas ao Banco de Sangue Regional da Unicamp.

Para doar é necessário preencher a alguns requisitos básicos como: pesar no mínimo 50 kg, apresentar boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita com até 60 anos.

Além disso, também é preciso apresentar documento de identificação com foto.

O Centro de Especialidades Médicas fica na Rua Amazonas, 504, Campus I da UniFAJ, no Jardim Dom Bosco.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna tem novo número de telefone para atendimento público

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna comunica à população uma importante alteração no número de telefone para atendimento público. A partir de agora, os cidadãos podem contatar os serviços municipais através do número (19) 2660-4484.

A mudança visa facilitar o acesso dos munícipes aos serviços prestados pela Administração Municipal, garantindo maior eficiência e agilidade no atendimento às demandas da comunidade.

LEIA TAMBÉM:

Ao ligar, o cidadão ouvirá uma gravação com as opções de atendimento pelo ramal desejado ou outras repartições, como Ouvidoria, secretarias, protocolo, controle interno e convênios. Também há a opção de falar diretamente com um atendente.

Com essa mudança, a Prefeitura reitera o compromisso com a qualidade no atendimento e a busca constante pela melhoria dos serviços oferecidos à população.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Sistema elétrico da região de Jaguariúna e Pedreira recebeu mais de R$26 milhões em investimentos da CPFL Santa Cruz nos últimos 3 anos 

Publicados

em

Até 2028, distribuidora planeja investir mais de R$1,8 bilhão na modernização e expansão da rede nas 45 cidades atendidas 

A CPFL Santa Cruz investiu nos últimos três anos mais de R$26 milhões no sistema elétrico da região de Jaguariúna e Pedreira. Em 2023, só nessas cidades, cerca de R$7,8 milhões foram aplicados em obras e iniciativas com foco na modernização e expansão da rede. Se somarmos os recursos destinados a todos os 45 municípios onde a companhia atua, os aportes chegaram a R$ 222 milhões no ano passado. “Ao introduzirmos novos equipamentos e modernizarmos as nossas estruturas, tornamos o sistema elétrico mais robusto e seguro para o fornecimento de energia. Assim, reforçamos o nosso compromisso de oferecer uma infraestrutura de qualidade e dimensionada para acompanhar o crescimento das cidades. O nosso plano é investir mais de R$ 1,8 bilhão em nossa área de concessão até 2028”, afirmou Carlos Zamboni Neto, diretor-presidente da CPFL Santa Cruz.  

Segundo ele, os investimentos contínuos e consistentes realizados pela distribuidora são fundamentais, principalmente frente ao cenário de mudanças climáticas que vem se agravando nos últimos anos. “Ano passado, os eventos climáticos nos desafiaram, mas provamos que seguimos dedicados a aprimorar nossos serviços diariamente, trabalhando com foco em entregar excelência e segurança ao sistema elétrico, especialmente em situações de contingência”, afirma o diretor-presidente. 

LEIA TAMBÉM:

Em 2023, só em Jaguariúna e Pedreira foram aplicados cerca de R$7,8 milhões que, além de garantir energia confiável a população, também estimulou a geração de novos negócios e a permanência de indústrias na região, contribuindo assim, para fortalecer a economia do Estado.

Confira os números: 

Cidade Investimento 2023 
Jaguariúna 6.034.098 
Pedreira 1.868.188 

Ações de consumo mais eficiente também fazem parte do investimento contínuo da CPFL Santa Cruz. Em 2023, por exemplo, o Hospital Municipal Walter Ferrari, em Jaguariúna, foi beneficiado com cerca de R$765 mil, aplicados na instalação de um sistema fotovoltaico e na substituição de lâmpadas, que juntos são capazes de gerar uma economia anual suficiente para atender mais de 1. 272 residências por ano. A ação é parte do CPFL nos Hospitais, que busca promover eficiência energética e um melhor atendimento à população em hospitais públicos e filantrópicos na área de concessão da CPFL, um dos compromissos do Plano ESG 2030 da concessionária.  

Reconhecimento 
Os esforços constantes da empresa para fornecer energia segura e de qualidade já refletiram em importantes reconhecimentos: A CPFL Santa Cruz foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor distribuidora de energia do Brasil com mais de 400 mil clientes, conforme indicadores apurados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além disso, também foi destaque no prêmio “Melhores em Gestão” da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), sendo premiada na categoria prata. A conquista reforça o compromisso da companhia em dedicar esforços para garantir uma gestão alinhada à boas práticas. 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias