Conecte-se conosco

Esportes

“Corrida O Rei e a Rainha da Colina” vai reunir mil atletas de 40 cidades da região em Jaguariúna, no domingo (17)

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A largada dos atletas será na centenária Igreja de Santa Maria, o trajeto inclui a passagem por outros vários pontos turísticos e históricos e leva os participantes até o ponto mais alto da cidade, no bairro Colina do Castelo

Por Viviane Westin

Atletas que participam do treino aberto (Treinão) movimentam as ruas de Jaguariúna nas noites de sexta-feira
(Foto: divulgação )

A “Corrida O Rei e a Rainha da Colina”, que acontece no próximo domingo (17), em Jaguariúna, deve reunir cerca de mil atletas, representantes de pelo menos 37 cidades da região. A expectativa de público superou as expectativas dos organizadores, que inicialmente anunciaram a limitação de 700 vagas à competição. A prova será disputada nas distâncias de 6,5 km para corrida e 5 km para caminhada. O evento é promovido pelo TeamReManzatto e conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer de Jaguariúna (SeJel).

Além do número de inscritos, chama a atenção a presença de pontos turísticos e históricos da cidade no percurso da Corrida. No dia que antecede a prova, os competidores poderão fazer a retirada de um kit da competição na antiga casa do coronel Amâncio Bueno, fundador de Jaguariúna – o prédio foi construído por volta de 1880. A concentração e largada dos atletas será na centenária Igreja de Santa Maria – Praça Umbelina Bueno, marco de fundação da história da cidade; depois passam pelo pontilhão da Maria-Fumaça – uma referência ao principal ponto turístico e cartão postal da cidade; atravessam a Ponte Vermelha – ponte ferroviária da antiga Companhia da Mogiana, inaugurada em 1875.

Atletas se reúnem durante o “Treinão” e percorrem o mesmo percurso da competição, já se preparando para a prova. O evento integra diferentes grupos de atletas e academias da cidade (Foto: divulgação )

Na reta final, os atletas seguem para o ponto mais alto da cidade, no bairro Colina do Castelo, de onde poderão vislumbrar uma vista panorâmica, já que esse é um dos seus pontos mais elevados da cidade. Será premiado como o Rei e a Rainha o primeiro e a primeira atleta que chegarem no topo da colina.
Segundo a educadora física e líder do grupo TeamReManzatto, Renata Manzatto, a escolha do ponto de chegada também não foi ao acaso, pois esse é um local muito frequentado pelos atletas da cidade para treino devido aos níveis de dificuldade do percurso: “O local é onde se tem uma vista mais panorâmica e muito bonita da cidade. Queremos oferecer uma proposta diferente aos participantes da corrida”, explica.
Ainda com a ideia de tornar o evento “diferente e com toque medieval”, Renata detalhou que os momentos de largada, chegada e entrega das premiações devem contar com o toque de corneta ou do sino da Igreja Centenária.

Treinão
Mesmo antes de sua realização, a Corrida O Rei e a Rainha da Colina já trouxe outras motivações aos atletas e a movimentação deles pelas ruas da cidade. O que se viu nas últimas semanas, inclusive na noite do último dia 8, foi a participação de dezenas de atletas no denominado Treinão, realizado nas noites de sexta-feira, com a proposta de ser uma preparação aberta com o mesmo trajeto da prova. Segundo Renata, isso favoreceu a união de representantes de vários grupos da cidade. “O que observamos foi a interação dos vários grupos de corrida e de academias da cidade”, destaca.

Premiações
Segundo os organizadores, além da premiação do Rei e da Rainha, outras categorias de premiações incluem: os cinco primeiros colocados no geral masculino e feminino; maior equipe inscrita; maior equipe inscrita de empresa/clube/academia. Não haverá premiação em dinheiro e, aos participantes que cruzarem a linha de chegada, serão entregues as medalhas de participação, água e frutas.

Serviços
A retirada do kit poderá ser feita pelos inscritos no sábado (16), das 10h às 18h, na Travessa Dona Ermelinda, 81 – Centro de Jaguariúna, ou no dia 17, das 6h às 7h no local da prova. A largada será às 7h30, na Rua Cel. Amâncio Bueno, 688 – Centro, em frente ao prédio da Igreja Centenária. Segundo os organizadores, a competição vai ocorrer com qualquer condição climática, salvo em casos de catástrofe, que coloquem em risco a integridade física dos participantes.

Continue lendo

Esportes

Ciclismo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Por: Walter Tozzi

O ciclismo é uma atividade física que vem crescendo a cada dia, levando qualidade de vida e saúde aos seus praticantes. A bicicleta depois de sua criação a mais de 200 anos atrás, sempre fez parte do imaginário infantil como um sonho a ser conquistado. Com a evolução deste equipamento ao longo do tempo ela foi ganhando novos contornos e tecnologia, passando a fazer parte da sociedade moderna como meio de transporte, como equipamento esportivo ou como somente um desejo infantil, mas com certeza um instrumento que leva o homem de um lugar ao outro pelo próprio esforço.

A “bike” ou “magrela” ou “pedal” como popularmente é chamada, tornou a bicicleta cada vez mais popular e atualmente como uma importante protagonista aliada da atividade física, principalmente em tempos de Pandemia. Aumentou significativamente o número de ciclistas nos últimos anos, associando o prazer e a liberdade que a bicicleta traz, com um excelente exercício físico promotor da saúde.
Pedalar é um exercício físico aeróbico que promove a queima de gorduras, ativa o sistema cárdio-vascular, melhora o sistema respiratório, diminui os índices de colesterol e triglicerídeos, aumenta o colesterol bom, emagrece, melhora o tônus muscular e produz baixo impacto nas articulações. Estas são somente algumas das vantagens de pedalar regularmente, associando o lazer a uma prática saudável, buscando com isso maior qualidade de vida e longevidade.

A prática do ciclismo também revela lugares bonitos, muitas vezes associados a caminhos entre a natureza, que são privilégio de seus praticantes, descobrindo trilhas, estradas rurais, caminhos novos aos olhos e a alma. Os praticantes do ciclismo percorrem longas distancias, carregam consigo seus equipamentos de proteção, hidratação, alimentos e muita história para contar, além de belas fotos dos caminhos percorridos, tornando assim, esta atividade uma excelente aliada do bem estar físico e mental.

Durante a pandemia em decorrência da necessidade de não promover aglomerações, pedalar foi uma ótima alternativa, crescendo significativamente o número de praticantes, principalmente em percursos pelo interior paulista, descobrindo novos caminhos das cidades acolhedoras, favorecendo novas amizades e formando assim um grupo fiel a esta modalidade.

O ciclismo também conta com o lado esportivo de competição, sendo uma modalidade olímpica em diversas formas, indo do “Montain Bike” ao Ciclismo de Rua e de pista, dentre outras. Pedalar também pode dar medalhas e troféus, sendo um esporte em crescimento por todo o nosso País e no Mundo.

Dia mundial sem carro
O dia 22 de setembro em diversas cidades do mundo tem o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, com isso há um questionamento sobre a vida sedentária, a poluição por combustíveis fósseis, a destruição da camada de ozônio por gazes poluentes, enfim uma reflexão ampla pela vida.

Assim a bicicleta passou a ser uma ótima alternativa de meio de transporte ecologicamente correto e promotor da saúde. O estímulo a isso é uma tendência mundial, tendo alguns países como a Holanda e Dinamarca bons exemplos, tendo em seu território juntos mais de 23 milhões de ciclistas.

Estimular a construção de ciclovias, espaços públicos para o ciclismo, facilitar o uso da bicicleta como meio de transporte, deve ser a meta dos gestores públicos como uma forma consciente de aplicar políticas públicas saudáveis e ecologicamente corretas. Eventos esportivos ou de lazer são uma ótima referência para promover esta conscientização na sociedade, devendo nossos governantes a realização destas atividades de maneira regular e constante.

Outro grande desafio é promover a segurança no trânsito aos ciclistas, sendo cada vez mais noticiadas ocorrências de acidentes, muitos com resultados fatais, mas fruto da imprudência e falta de consciência dos condutores de veículos automotores. Precisamos urgentemente que as auto-escolas promovam uma melhora na educação dos novos motoristas, alertando como lidar com os ciclistas, valendo-se dos meios de segurança para o convívio harmonioso. Campanhas educativas também devem ser promovidas pelo Poder Público, gerando assim maior respeito e boas praticas no trânsito.

Pedalar é descobrir o mundo de opções pelo olhar da bicicleta como uma ferramenta saudável e em harmonia com o meio ambiente!

Continue lendo

Brasil

Internado há uma semana com Covid-19, Branco é extubado em UTI de hospital do Rio de Janeiro

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Internado há uma semana com Covid-19, o coordenador da seleção brasileira masculina de base, da CBF, Branco, foi extubado na UTI do hospital Copa Star, na zona sul no Rio, nesta tarde de terça-feira. O ex-jogador apresentou melhora no quadro depois da necessidade de intubação no fim da semana passada.

O único boletim do hospital, divulgado na sexta passada, informava que o ex-jogador estava sedado e respirando com ajuda de aparelhos de ventilação mecânica. Nos últimos dias, o quadro de saúde de Branco se manteve estável – o que era um bom sinal de reação do ex-jogador de 56 anos.

Na medida do possível, seguindo as regras de visitação a pacientes com Covid-19, o tetracampeão do mundo em 1994 recebeu visitas de familiares nos últimos dias. Branco deu entrada no hospital no dia 16 de março, terça-feira, com sintomas de covid e foi internado, em seguida.

Como jogador, Branco foi tetracampeão mundial pela seleção brasileira em 1994, e campeão da Copa América em 1989. Pelo Fluminense, conquistou o título do Campeonato Brasileiro e foi tricampeão carioca nos anos 1980.

Continue lendo

Esportes

Jaguariúna FC anuncia sua não participação no Campeonato Paulista – Sub 23 em 2020

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Na manhã desta sexta-feira, 04, a direção do Jaguariúna Futebol Clube emitiu uma nota em que informa que, devido à pandemia, o clube não participa do Campeonato Paulista – Sub 23 em 2020. Confira a nota completa:

Em respeito ao Município de Jaguariúna, ao futebol amador da cidade e o Decreto Municipal com a política adotada pela Prefeitura, no qual a Secretária de Saúde está com todas as suas ações voltadas para a Pandemia e a população, o Jaguariúna Futebol Clube ciente dessa movimentação, decide por bem de todos não participar da competição do Campeonato Paulista – Sub 23 Profissional de 2020, da Federação Paulista, visando a integridade e a saúde dos membros, atletas e funcionários.

Ressaltamos que, estamos nos preparando na parte administrativa para a Copa São Paulo Júnior de 2021 e contamos com o apoio dos torcedores, apoiadores, atletas e familiares para iniciarmos esta competição, visto que, foi um momento muito difícil para o clube ter que paralisar todas as suas atividades e manter a manutenção das suas estruturas, sem nenhuma competição durante esse período.

Desde já, agradecemos todo o carinho e preocupação que foi demonstrada durante esse tempo com o nosso clube, através de mensagens nas nossas redes sociais.

Lembramos, a importância de seguirem as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde), o cuidado com a higiene pessoal, o uso da máscara, o álcool em gel e evitar aglomerações.

Atenciosamente,

Diretoria J.F.C

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias