Conecte-se conosco

Holambra

Conselho Tutelar alerta sobre cuidados no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei n° 9.970/2000 em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que em 1973 sofreu violência sexual e foi morta no Espírito Santo, em um crime brutal. Aproveitando a representatividade da data, o Conselho Tutelar de Holambra, órgão responsável por zelar pelos direitos de crianças e adolescentes no município, iniciou uma ação para alertar a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual e da conscientização da população para estar atenta à detecção de possíveis abusos.

De acordo com a coordenadora do Conselho, Cida Prates, observar o comportamento da criança e desenvolver uma relação de confiança são essenciais para identificar situações de anormalidade. “É fundamental que pais e responsáveis conversem com seus filhos desde pequenos. Devem explicar sobre suas partes íntimas e orientar para que relatem caso alguém tente tocá-las. É importante que as crianças adquiram conhecimento do próprio corpo”, explica.

Ainda segundo a conselheira, muitas vezes os abusadores pedem segredo, seja mediante ameaças ou mesmo de maneira lúdica. “Ficar atento a mudanças bruscas de comportamento, como irritação, ansiedade, comportamentos regressivos, entre outros, também é importante, assim como observar com quem a criança está andando e o que anda fazendo”, esclarece.

A coordenadora falou ainda sobre o papel da entidade no combate à violência contra menores. “O Conselho Tutelar é fundamental para garantia dos direitos da criança e do adolescente. É o ente que tem a atribuição e a competência para avaliar as denúncias e encaminhá-las de maneira efetiva às autoridades”, conclui a coordenadora. Em Holambra, nos quatro primeiros meses do ano, a entidade, que conta com 5 conselheiras, eleitas em 2019 para uma gestão de 4 anos, averiguou 12 casos de denúncias.

CMDCA
Outro mecanismo de proteção à criança e ao adolescente existente em Holambra é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O conselho é órgão fiscalizador da política municipal de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência e trabalha em cooperação com o Conselho Tutelar. Em Holambra, é composto por 10 membros titulares, sendo 50% representantes do poder público e 50% da sociedade civil organizada.

O presidente do CMDCA, Lucas Simioni, falou sobre a importância do dia 18 de maio: “Esta data simboliza um momento importante para alertar toda comunidade para que una suas forças visando proteger nossas crianças e adolescentes. Como presidente do CMDCA, juntamente com o Conselho Tutelar e com apoio total do nosso prefeito Fernando Capato, estamos focando em políticas públicas para inibir e zerar os casos de abusos em Holambra”, declara.

A diretora do Departamento Municipal de Promoção Social, Viviane Furgeri, destaca a necessidade de cooperação da sociedade como um todo: ”A data é importante para gerarmos consciência de que precisamos da participação de todos no combate a esse mal. Em Holambra, o Conselho Tutelar e o CMDCA trabalham de forma alinhada, mas a população deve estar atenta a situações que possam indicar alguma anormalidade. Da mesma forma, familiares, professores e profissionais de saúde devem estar alertas a quaisquer sinais de abuso ou violência sexual. Esse período de isolamento social pode facilitar situações de maus-tratos.”

Havendo alguma suspeita de abuso ou violência, é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana 24h por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também ao Conselho Tutelar de Holambra, por meio do telefone (19) 3802-2822 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou (19) 9.9747-2269 (plantão).

Continue lendo

Holambra

Fundo Social de Holambra promove Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Fundo Social de Solidariedade realiza a partir desta semana, em parceria com a Prefeitura, Campanha de Arrecadação de Brinquedos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações devem ser levadas ao Salão da Terceira Idade de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Outra opção é solicitar a retirada em domicílio. Basta entrar em contato com o Departamento de Promoção Social por meio do telefone (19) 3802-1915 e realizar o agendamento.

Serão aceitos brinquedos novos e usados em bom estado de conservação. “Muita gente tem em casa jogos ou brinquedos guardados e fora de uso. E aquilo que não nos serve mais poderá proporcionar felicidade e levar muito lazer, diversão e aprendizado para crianças de nosso município”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo, Yvonne Capato. “O povo holambrense é muito solidário. Tenho certeza de que a campanha será um sucesso”.

Continue lendo

Holambra

Bombeiros Voluntários de Holambra recebem novo caminhão de combate a incêndios

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Fernando Capato recebeu nesta terça-feira, 14, um novo caminhão de combate a incêndios. Doado pela Cooperativa de Insumos Holambra, ele deve fortalecer o trabalho já realizado por bombeiros comunitários e pela Associação de Bombeiros Voluntários da cidade.

O veículo, um auto tanque, tem grande capacidade para armazenamento de equipamentos necessários durante os atendimentos. “Este novo caminhão, em conjunto com o veículo enviado pelo Governo do Estado na última semana, irá garantir mais estrutura em situações emergenciais e será fundamental neste momento de maior incidência de queimadas”, explica o prefeito, que é também bombeiros civil voluntário.

Na sexta-feira,09, outro caminhão auto tanque já havia sido entregue à cidade pelo Governo do Estado. O veículo tem capacidade para até 6 mil litros de água e, somado ao equipamento doado pela Cooperativa, irá fortalecer o trabalho realizado pela Associação, que há mais de quatro anos atuam no enfrentamento a queimadas.

Continue lendo

Holambra

Holambra aplica 3ª dose em moradores a partir de 85 anos e 1ª em adolescentes entre 12 e 17 anos nesta quarta-feira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra vacina nesta quarta-feira, 15, moradores a partir de 85 anos. O atendimento será realizado por ordem de chegada, no Salão da Terceira Idade, das 8h às 12h e entre 13h e 15h (ou até o término das doses). É necessário apresentar Cartão Cidadão, documento oficial com foto e comprovante de vacinação.

“Serão vacinados apenas os moradores desta faixa etária que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 6 meses”, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.

Adolescentes entre 12 e 17 anos
A Prefeitura irá vacinar também nesta quarta-feira, 15, no Salão da Terceira Idade, moradores entre 12 e 17 anos contra Covid-19. O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, das 8h às 12h e entre 13h e 15h – ou até o término das doses. É preciso apresentar documento oficial com foto e também Formulário de Autorização de Vacinação assinado pelos pai, mãe ou responsável legal, disponível em www.holambra.sp.gov.br, na aba Serviços, Vacina: Termo de autorização. A apresentação é obrigatória mesmo que o jovem esteja acompanhado. O município aguarda novos lotes do antígeno para a distribuição de primeira dose em holambrenses a partir de 18 anos.

2ª dose
Moradores que estão com a segunda dose das vacinas FioCruz/Astrazeneca ou Butantan/Coronavac atrasadas ou programadas para 16 ou 17 de setembro devem ir ao Salão da Terceira Idade na quinta ou na sexta-feira, das 8h às 12h e entre 13h e 15h. Não é necessário realizar agendamento. Basta comparecer ao local com o comprovante de vacinação e documento oficial com foto. “O complemento será aplicado somente em quem recebeu a primeira dose no município”, informa Iglecias. “É importante reforçar que não adiantamos a aplicação das doses. É estritamente necessário aguardar a data indicada no comprovante de vacinação”.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias