Conecte-se conosco

Campinas

Cidades da região ganham plataforma inédita para apoiar retomada do turismo

Publicados

em

Startup de turismo criada na região de Campinas oferece ferramentas tecnológicas que facilitam a organização de experiências turísticas por cidades. Proposta pretende colocar na vitrine o que tem para fazer nas cidades dos principais destinos da região: Circuito das Frutas, Circuito das Águas e a Região do Bem Viver. Uma das idealizadoras é de Jaguariúna

A pandemia afetou diversos negócios no mundo, entre eles, o turismo foi um dos mais afetados. Pessoas que tinham viagens marcadas foram obrigadas a cancelar ou adiar seus planos, não sabendo quando a situação seria normalizada. O avanço da vacinação no Brasil já começa a refletir no setor, que aos poucos retoma as atividades, seguindo protocolos em vigor em cada cidade. Quatros cidades da região de Campinas já adotaram a plataforma VZIT Novas Experiências para se organizarem para o novo momento: Campinas, Amparo, Holambra e Monte Alegre do Sul, no Circuito das Águas Paulista, região onde os criadores decidiram lançar a solução, que está preparada para se espalhar para todo Brasil. Outras cidades da região já se preparam para entrar na plataforma, que funciona como uma vitrine das experiências locais, entre elas, as cidades do Circuito das Frutas.

O retorno exigirá planejamento, adaptação e implementação rápida das exigências de um turista no mundo ainda pandêmico e em breve pós-pandêmico. A utilização de tecnologia para evitar filas e aglomerações e planejar antes o que vai fazer no destino, o desejo por viagens curtas, de preferência de carro, para lugares exclusivos e que possam ser reservados com antecedência, passeios rurais e destinos que privilegiam a natureza serão uma prática cada vez mais comum para os viajantes que já sentem seguros para sair de casa.

Para o diretor de turismo de Campinas e integrante da Região Turística do Bem Viver, Eros Vizel, “a plataforma vai contribuir muito para uma retomada segura e estruturada da atividade turística nesta região, a partir de tecnologia, reserva antecipada e promoção do que temos nas nossas cidades, será um grande trabalho de fortalecimento estratégico envolvendo as experiências locais, em especial os pequenos negócios do trade turístico, que foram severamente impactos pela pandemia”.

Para se preparem para retomada, diversas iniciativas nas cidades já se aliaram à plataforma que oferece ferramentas tecnológicas para atender o novo consumidor, com novos comportamentos, desejos e exigências. Nela, os anfitriões podem criar e promover as experiências, que são inseridas na plataforma com limite de capacidade de público, horários programados e orientações, além dos protocolos que estão utilizando. As informações aparecem separadas por cidades e categorias, o que auxilia o turista a ver na vitrine o que tem para fazer em cada cidade/região que pretende visitar e auxilia também o morador nas suas indicações, oferecendo também a oportunidade de conhecer melhor a sua própria cidade.

Como a plataforma oferece um pool de soluções, alinhadas a necessidade do novo turista, anfitriões como o Bloemen Park, em Holambra, já estão utilizando a tecnologia como sistema de reserva e venda de ingressos, neste caso, para agendar visita ao parque de flores, recém inaugurado. Inspirado nos principais parques temáticos de flores da Holanda, a experiência já era muito procurada na cidade de Holambra, mas ainda não tinha um parque para atender a essa demanda. O Bloemen Park utiliza a plataforma para controlar a demanda, sem aglomerações ou filas. Agora, tudo é reservado antes de sair de casa. Na cidade de Amparo, um piquenique no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira, também utiliza a plataforma para reserva de vagas, evitando que as pessoas cheguem sem saber se terá disponibilidade de lugar.

Depois de tanto tempo em isolamento social e sem sair de casa, as pessoas estão voltando a ter grande interesse em viajar, inicialmente por viagens nacionais e de curta distância. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, foi apurado que 53% das pessoas que passaram por um longo período de afastamento dos familiares, começarão a priorizar passeios em família, sendo que 46% desejarão fazer programas ao ar livre e natureza, de preferência para destinos que ajudem a melhorar a saúde mental e os impactos do estresse vivido.

De acordo com a pesquisa, roteiros que ofereçam turismo gastronômico, serviços exclusivos de bem-estar, aluguel de suítes para microcelebrações ou de espaços inteiros e ofertas de experiências e passeios personalizados, estão entre as demandas que serão mais procuradas em um primeiro momento, neste caso, agora no segundo semestre.

VZIT Novas Experiências
Criada por três experts da área de turismo, Laura Santi (que é de Jaguariúna) , Sylvio Campos e Vitor Anghinoni, a VZIT é uma startup de turismo (travel tech) B2B e B2C criada com o propósito de reunir e oferecer experiências turísticas e locais, entre outras atividades, que os ANFITRIÕES de uma cidade possam criar, organizar e operar para compartilhar com os visitantes, chamados na plataforma de Vzitors. Permite às pessoas reservar passeios e experiências para realizar no destino de sua viagem ou para redescobrir sua própria cidade. A proposta é responder a uma pergunta recorrente das pessoas: o que tem para fazer nesta cidade ou na região?

A proposta vai além de conectar Anfitriões e Vzitors e se propõe também a solucionar um gap ainda não preenchido, de forma significativa, com o advento da tecnologia no turismo. Trata-se de disponibilizar uma ferramenta que promova uma melhor organização das ofertas de experiências criativas e diversas de uma cidade e que estimulem a troca, a vivência e o relacionamento entre as pessoas e diferentes culturas por meio da plataforma, onde é possível fazer uma verdadeira imersão local. “A tecnologia está cada vez mais presente no processo de “consumir turismo”, seja para transporte, hospedagem, porém percebíamos a dificuldade no processo de adquirir as atividades a serem realizadas no local, assim como do anfitrião local a ter mais previsibilidade e se organizar para oferecê-las. Dessa forma, a Vzit procura solucionar esses pontos e trazer ainda mais organização para a atividade turística” afirma Sylvio, um dos fundadores.

Por meio da plataforma, o Vzitor pode contar com experiências organizadas em um só lugar, de coisas típicas do local ou até mesmo inusitadas, ou alguém que tem um conhecimento ímpar e resolva abrir seu espaço para compartilhá-lo em uma experiência intimista: como um chá holandês promovido por um descendente Holandês com informações históricas da imigração e receitas de sua família. Hummm, já deu vontade de viver essa experiência, não é? Essa experiência é oferecida pertinho de Campinas, em Holambra, cidade que recebeu muitos imigrantes holandeses após a Segunda Guerra Mundial.

Campinas

Região de Campinas tem 3,7 mil vagas de emprego disponíveis nos PATs

Publicados

em

Oportunidades são divulgadas diariamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), informa que há 3,7 mil vagas disponíveis na região de Campinas. A descrição dos cargos e funções seguem em anexo.

LEIA TAMBÉM:

Além das vagas, os PATs oferecem atendimento e serviços gratuitos para trabalhadores, como a habilitação ao Seguro-Desemprego. É importante lembrar que as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento e o número pode variar ao longo do dia.

Para usar um serviço do PAT em seu município, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. O atendimento presencial pode ser agendado pelo site http://pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT; ou compareça ao Posto mais próximo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Novo prazo: Região de Campinas agora tem até dia 05/03 para se inscrever no Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”

Publicados

em

Programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é destinado a jovens de 16 a 24 anos

Jovens de 16 a 24 anos da região de Campinas ganharam mais tempo para se inscrever no programa Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”, do Governo do Estado de São Paulo. Agora, a iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai até o dia 05 de março. Ao todo, a região conta com 1.180 vagas em cursos gratuitos em diferentes áreas para capacitar aqueles que buscam inserção no mercado de trabalho.

As vagas são para os municípios de Americana (50), Araras (125), Bragança Paulista (50), Campinas (185), Campo Limpo Paulista (25), Indaiatuba (75), Iracemápolis (50), Itatiba (25), Jaguariúna (100), Limeira (75), Mogi Guaçu (50), Mogi Mirim (20), Paulínia (75), Rafard (50), Santa Bárbara d´Oeste (100), São João da Boa Vista (25), Sumaré (25) e Valinhos (75).

LEIA TAMBÉM:

São 12 opções de cursos: Aprenda a Programar em C#; Tecnologia e Eletricidade Automotiva; Criação de Sites com Marketing Digital; Ajudante de Logística; Excel Aplicado à Área Administrativa; Introdução a Banco de Dados; Desenvolvimento de E-commerce; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Técnicas de Atendimento; Criação de Aplicativos; Desenvolvimento de Software para web e celular; Segurança Cibernética Fundamental; Criação de Sites e Plataformas Digitais; Administração de Redes Windows e Desenho no AutoCAD.

A carga horária é de 120 horas que podem ser realizadas ao longo de quatro meses. As aulas presenciais serão realizadas em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do SENAI, de 85 municípios do estado de São Paulo.

Os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios e Automotivo. De acordo com o IBGE (2023), cerca de 17,1% da população jovem do Estado de SP não estuda e está sem ocupação.

As inscrições podem ser realizadas no site www.qualificasp.sp.gov.br, onde será possível também consultar os municípios participantes. Não é necessário realizar processo seletivo, basta ter ensino fundamental completo. As aulas devem começar em março.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Leilão para a concessão de trem intercidades entre SP e Campinas acontece nesta quinta-feira, 29

Publicados

em

Marcado para começar às 15h, o leilão terá início com a entrega de propostas dos interessados, que podem ser empresas nacionais ou estrangeiras

O leilão para a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), que prevê ligar os 101 km entre São Paulo a Campinas por trem rápido, será nesta quinta-feira, 29, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

O Trem Intercidades tem investimento previsto de R$13,559 bilhões, e concessão por 30 anos ao vencedor para operar o serviço expresso com viagens de 1 hora e 4 minutos, com trens de velocidade máxima de até 140 km/h e tarifa a R$64.

Além do TIC, o vencedor irá operar um Trem Intermetropolitano (TIM) para atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, além de melhorias na Linha 7-Rubi.

Marcado para começar às 15h, o leilão terá início com a entrega de propostas dos interessados, que podem ser empresas nacionais ou estrangeiras, tanto de maneira individual ou reunidas em consórcio.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias