Conecte-se conosco

Jaguariúna

Centro de equoterapia CEJ/CAJ é o único do estado de São Paulo a sediar estudo pioneiro em praticantes autistas

Publicados

em

Projeto “Comunicar com Equoterapia” é realizado pela ANDE – Brasil e tem  o objetivo de estudar os efeitos da prática na reabilitação de pessoas com TEA

O Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ), localizado no interior de São Paulo, foi escolhido pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) para fazer parte do Projeto de Pesquisa Comunicar com Equoterapia, que é um estudo em nível nacional sobre os efeitos da equoterapia na reabilitação de pessoas que se encaixam no Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da especialidade de  fonoaudiologia.

O CEJ, maior centro de habilitação e reabilitação da América Latina, é o único do Estado de São Paulo a participar desse estudo que acontece pela primeira vez no Brasil. Durante três meses, 10 crianças entre 2 e 7 anos dentro do Transtorno do Espectro Autista, que nunca praticaram equoterapia serão atendidas por profissionais do CEJ e da ANDE em atividades com cavalos para embasamento científico do estudo. Todas as pessoas atendidas devem passar por avaliação psicológica/psiquiátrica e a prioridade será dada  a famílias em situação de vulnerabilidade social. O estudo teve início no dia 16 de outubro, com um evento de abertura no CEJ com participação dos profissionais da ANDE, pessoas atendidas no CAJ e autoridades da região e do estado.


“Para o CEJ, o estudo é de extrema importância pois, reforça a existência do CAJ – Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna, desdobramento do CEJ, que nasceu graças aos excelentes resultados obtidos no atendimento de TEAs dentro da Equoterapia. Além de reconhecer todo o trabalho realizado diariamente pelos colaboradores do local, reconhece que os centros possuem interesse na atuação com embasamento científico para pesquisa de TEA em equoterapia” afirma a gestora do local, Veridiana Mellilo.

O “Comunicar com Equoterapia” é realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Universidade de Brasília (UNB). Além do CEJ/CAJ, foram escolhidos haras de Tocantins, Alagoas, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, todos centros de equoterapia reconhecidos pela ANDE.

Sobre a equoterapia
Equoterapia consiste em um método terapêutico que utiliza o cavalo para reabilitação psicossocial e neuromotora. A técnica, muito inovadora, apesar de não ser recente, estimula a mente através do ato de cavalgar. Ao montar, o praticante faz, através do cavalo, movimentos tridimensionais e em três eixos, o que leva a uma série de contrações musculares em seu corpo, que provocam estímulos benéficos para as funções motoras e equilíbrio.

Os benefícios, porém, vão além dos aspectos físicos e motores, e, especialmente em casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista), a equoterapia ajuda também a melhorar a interação social e resposta emocional, além de desenvolver a linguagem. Isso é feito através do laço entre o cavalo e o praticante, além do ambiente social do centro, repleto de profissionais especializados e outros alunos.

Sobre o CEJ/CAJ
O maior centro de equoterapia da América Latina, o Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ), em conjunto com o Centro de Referência do Autismo (CAJ), atende cerca de 350 famílias no interior de São Paulo. Os atendimentos são realizados através de quatro frentes: parcerias com as Prefeituras que disponibilizam vagas através do sistema SUS, parceria com empresas que patrocinam vagas através do plano de responsabilidade social, convênio com planos de saúde e vagas particulares. Nos espaços, os praticantes e pacientes recebem atendimento completo, com psicopedagogos, médicos psiquiatras, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Mídias Sociais do CEJ
Instagram: https://www.instagram.com/cej_jaguariuna/
Facebook: https://www.facebook.com/cej.centrodeequoterapiadejaguariuna/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/centro-de-equoterapia-de-jaguariuna/
https://www.centrodeequoterapia.org/

Mídias Sociais do CAJ
Instagram: https://www.instagram.com/caj_jaguariuna/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/caj-centro-de-refer%C3%AAncia-do-autismo-de-jaguari%C3%BAna/
https://www.centrodeautismo.com.br/

Foto: Andressa Cruz.

Jaguariúna

Obras de pavimentação da Estrada Carlos Gomes seguem em ritmo acelerado

Publicados

em

As obras de pavimentação da Estrada Municipal JGR-020, a Estrada Carlos Gomes, realizadas pela Prefeitura de Jaguariúna, seguem em ritmo acelerado. A via liga Jaguariúna a Campinas e é um importante acesso aos bairros na região.

Nesta quinta-feira, 20, foi pavimentado mais um trecho da estrada. A obra, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, abrange uma extensão de 4,5 quilômetros, num total de mais de 35 mil metros quadrados de asfalto. A execução é da empresa CSW Construções.

LEIA TAMBÉM:

A Carlos Gomes é considerada uma das mais belas estradas vicinais da região, pois a via corta uma extensa área rural, com paisagens exuberantes. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o objetivo é modernizar a estrada e dar mais qualidade ao passeio, criando uma alternativa de mobilidade para motoristas com mais conforto e segurança.

Fotos: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe nota máxima no índice de finanças do Tesouro Nacional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna obteve mais uma vez o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (Capag) do Tesouro Nacional. O Capag é um dos principais indicadores financeiros do País, responsável pelo diagnóstico da situação financeira de estados e municípios. Os dados foram divulgados pelo Tesouro e se referem ao exercício de 2023. Em 2020 e 2021, a cidade também recebeu a nota máxima.

LEIA TAMBÉM:

Mais uma vez, Jaguariúna conseguiu o grau de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice Capag – endividamento, poupança corrente e liquidez. Esses indicadores são essenciais para comprovar a saúde financeira de municípios e estados e apontar o cumprimento das regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o prefeito Gustavo Reis, “este resultado reflete o trabalho árduo de toda a equipe da Prefeitura e o compromisso em administrar os recursos públicos de forma eficiente e transparente”.

O índice Capag é amplamente utilizado como referência pelos órgãos de controle e pela população para avaliar a saúde financeira dos municípios e estados brasileiros. Com a conquista deste ano, Jaguariúna reafirma seu compromisso com a responsabilidade fiscal e o uso consciente dos recursos públicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de seus cidadãos.

Para mais informações sobre o índice Capag e os resultados de outros municípios, os interessados podem acessar o site oficial do Tesouro Nacional.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Programa “Qualifica SP” tem 3 novas modalidades de cursos de qualificação profissional e de empreendedorismo

Publicados

em

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Jaguariúna informa que o programa Qualifica SP, do Governo do Estado, está com três novas modalidades de qualificação profissional para impulsionar a empregabilidade e o empreendedorismo.

O objetivo do programa é preparar jovens e adultos para ingressarem no mercado de trabalho ou alavancarem suas carreiras por meio de capacitação específica.

LEIA TAMBÉM:

Confira os cursos disponíveis, todos gratuitos e com certificação:

  1. Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego: voltado para jovens com idade entre 16 e 24 anos, o programa visa proporcionar a estes jovens sua primeira experiência profissional. Serão oferecidos cursos que visam desenvolver habilidades básicas e específicas demandadas pelo mercado de trabalho atual, preparando-os para os desafios da vida profissional.
  2. Qualifica SP – Novo Emprego: destinado a jovens e adultos com idade entre 25 e 59 anos, o programa foca na qualificação para recolocação ou evolução dentro do mercado de trabalho. Este público prioritário receberá treinamentos adaptados às exigências de diferentes setores econômicos, aumentando suas chances de sucesso em processos seletivos e promoções profissionais.
  3. Qualifica SP – Empreenda: para indivíduos maiores de 18 anos que aspiram empreender ou já possuem um negócio em estágio inicial, o programa oferece uma formação empreendedora completa. Além de cursos especializados, os participantes terão acesso a linhas de crédito facilitadas através do Banco do Povo e a mentoria de especialistas para aprimorar seus planos de negócios e maximizar suas chances de sucesso no competitivo mercado empreendedor.

Os interessados podem obter mais informações sobre inscrições e detalhes dos cursos oferecidos através do site https://www.qualificasp.sp.gov.br/home. Dúvidas também podem ser sanadas diretamente no PAT de Jaguariúna, que fica Rua Cel. Amâncio Bueno, 810, no Centro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias