Conecte-se conosco

Jaguariúna

Centro de equoterapia CEJ/CAJ é o único do estado de São Paulo a sediar estudo pioneiro em praticantes autistas

Publicados

em

Projeto “Comunicar com Equoterapia” é realizado pela ANDE – Brasil e tem  o objetivo de estudar os efeitos da prática na reabilitação de pessoas com TEA

O Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ), localizado no interior de São Paulo, foi escolhido pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil) para fazer parte do Projeto de Pesquisa Comunicar com Equoterapia, que é um estudo em nível nacional sobre os efeitos da equoterapia na reabilitação de pessoas que se encaixam no Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da especialidade de  fonoaudiologia.

O CEJ, maior centro de habilitação e reabilitação da América Latina, é o único do Estado de São Paulo a participar desse estudo que acontece pela primeira vez no Brasil. Durante três meses, 10 crianças entre 2 e 7 anos dentro do Transtorno do Espectro Autista, que nunca praticaram equoterapia serão atendidas por profissionais do CEJ e da ANDE em atividades com cavalos para embasamento científico do estudo. Todas as pessoas atendidas devem passar por avaliação psicológica/psiquiátrica e a prioridade será dada  a famílias em situação de vulnerabilidade social. O estudo teve início no dia 16 de outubro, com um evento de abertura no CEJ com participação dos profissionais da ANDE, pessoas atendidas no CAJ e autoridades da região e do estado.


“Para o CEJ, o estudo é de extrema importância pois, reforça a existência do CAJ – Centro de Referência do Autismo de Jaguariúna, desdobramento do CEJ, que nasceu graças aos excelentes resultados obtidos no atendimento de TEAs dentro da Equoterapia. Além de reconhecer todo o trabalho realizado diariamente pelos colaboradores do local, reconhece que os centros possuem interesse na atuação com embasamento científico para pesquisa de TEA em equoterapia” afirma a gestora do local, Veridiana Mellilo.

O “Comunicar com Equoterapia” é realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Universidade de Brasília (UNB). Além do CEJ/CAJ, foram escolhidos haras de Tocantins, Alagoas, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, todos centros de equoterapia reconhecidos pela ANDE.

Sobre a equoterapia
Equoterapia consiste em um método terapêutico que utiliza o cavalo para reabilitação psicossocial e neuromotora. A técnica, muito inovadora, apesar de não ser recente, estimula a mente através do ato de cavalgar. Ao montar, o praticante faz, através do cavalo, movimentos tridimensionais e em três eixos, o que leva a uma série de contrações musculares em seu corpo, que provocam estímulos benéficos para as funções motoras e equilíbrio.

Os benefícios, porém, vão além dos aspectos físicos e motores, e, especialmente em casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista), a equoterapia ajuda também a melhorar a interação social e resposta emocional, além de desenvolver a linguagem. Isso é feito através do laço entre o cavalo e o praticante, além do ambiente social do centro, repleto de profissionais especializados e outros alunos.

Sobre o CEJ/CAJ
O maior centro de equoterapia da América Latina, o Centro de Equoterapia de Jaguariúna (CEJ), em conjunto com o Centro de Referência do Autismo (CAJ), atende cerca de 350 famílias no interior de São Paulo. Os atendimentos são realizados através de quatro frentes: parcerias com as Prefeituras que disponibilizam vagas através do sistema SUS, parceria com empresas que patrocinam vagas através do plano de responsabilidade social, convênio com planos de saúde e vagas particulares. Nos espaços, os praticantes e pacientes recebem atendimento completo, com psicopedagogos, médicos psiquiatras, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Mídias Sociais do CEJ
Instagram: https://www.instagram.com/cej_jaguariuna/
Facebook: https://www.facebook.com/cej.centrodeequoterapiadejaguariuna/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/centro-de-equoterapia-de-jaguariuna/
https://www.centrodeequoterapia.org/

Mídias Sociais do CAJ
Instagram: https://www.instagram.com/caj_jaguariuna/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/caj-centro-de-refer%C3%AAncia-do-autismo-de-jaguari%C3%BAna/
https://www.centrodeautismo.com.br/

Foto: Andressa Cruz.

Jaguariúna

CRAS Cruzeiro do Sul lança projeto de inclusão digital

Publicados

em

A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cruzeiro do Sul, acaba de lançar um projeto-piloto de inclusão digital voltado a famílias e indivíduos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.

Segundo a secretaria, a oficina de inclusão digital “visa ampliar a autonomia dos participantes no acesso à internet, redes sociais e aplicativos, podendo gerar um aumento da conexão social e do conhecimento, o que possibilita uma navegação na web mais segura”.

“Aproveitar os recursos tecnológicos e conhecimentos disponíveis para realizar tarefas diárias com mais facilidade e segurança é entender o funcionamento da transformação digital”, avalia a secretária de Assistência Social de Jaguariúna, Andrea Lizun.

CIDADE INTELIGENTE
Jaguariúna é considerada a cidade mais inteligente e conectada do país, entre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, conforme o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, podendo oferecer à população uma variedade de serviços públicos digitais: aplicativos (CCC Jaguariúna, Escola Conectada, Patrulheiro Protetor e Amigo, Cidadão Online e Buzão na Palma da Mão, Consulta na Palma da Mão) e demais serviços online pelo portal da Prefeitura que buscam agilizar os atendimentos e promover ações de inclusão.

Continue lendo

Jaguariúna

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em seis bairros em Jaguariúna

Publicados

em

O Departamento de Água e Esgoto de Jaguariúna (DAE) informa que devido ao rompimento de uma adutora, o abastecimento de água tratada nos bairros Dom Bosco, Vila Sete de Setembro, Jardim Venturini, Jardim Haruji, Jardim São Caetano e Jardim Santa Maria, será interrompido até as 17h.

A previsão é que até esse horário seja realizado o reparo da adutora.

De acordo com o DAE, o abastecimento de água nessas regiões será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço.

O DAE solicita a colaboração dos moradores para que reservem água e a utilizem de maneira racional, reservando-a para usos essenciais.

Continue lendo

Jaguariúna

Roseira e Jardim Eliza estão na final do Amadorzão 2022

Publicados

em

A Semifinal da Taça Ouro do Amadorzão realizada no último fim de semana teve jogos sem gols e partida com goleada. Com o apoio da torcida que marcou presença no Centro de Lazer do Trabalhador “Lebrão”, o Roseira e o Jardim Eliza se classificaram para a final do campeonato.

No sábado o Roseira empatou com o XII de Setembro em 0x0. Como o Roseira tinha a vantagem do empate, garantiu a vaga na próxima fase da competição. Já no domingo, a partida teve muitos gols. O Jardim Eliza venceu o Fantasma do Morro por 6×1 e garantiu a vaga na final.

Pela Taça Prata do Amadorzão a semifinal teve dois jogos que foram definidos nos pênalis. O Audaz empatou em 1×1 com o Aliança e nos pênaltis o Audaz venceu por 4×2. O Engra e o Família R.Q.N. também empataram em 2×2, foram para os pênaltis e o Engra ganhou a disputa por 6×5.

Com os resultados, o Audaz e o Engra garantiram vagas na final do campeonato e o acesso para a Taça Ouro do ano que vem.

JOGOS DA FINAL
A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna definiu a data e os horários das finais da Taça Ouro e Prata do Amadorzão. As duas partidas acontecerão no sábado.

Às 15h o Audaz enfrentará o Engra pela Taça Prata. Em seguida, o Roseira e Jardim Eliza jogarão às 17h30 pela Taça Ouro. 

Foto: Ivair Oliveira

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias