Conecte-se conosco

Jaguariúna

Canil de Jaguariúna resgata cachorro abandonado e identifica autor do crime

Paula Partyka

Publicados

em

Fato ocorreu após orientações da guarda sobre as situações em que o animal estava vivendo na propriedade

Em Jaguariúna o policial municipal e vereador Silvio Luiz Telles de Menezes luta contra os maus tratos e abandono animal. Engajado na causa há mais de 10 anos, ele busca cada vez mais justiça e alternativas para evitar qualquer ação fora da lei.

As ações da guarda em primeiro momento são sempre educativas e de orientação. Recentemente, em patrulhamento no bairro Camanducaia, a equipe avistou uma casa onde havia um cachorro amarrado em um poste na área exterior. Como de praxe, as orientações foram dadas para a proprietária e, a partir daquele momento ela estava ciente, de fato, de que as condições em que o animal estava eram irregulares.

Alguns dias após este fato, o inspetor recebeu uma mensagem de que havia um cachorro abandonado em uma área da cidade, juntamente com uma foto. Neste momento, Menezes reconheceu que era o cachorro da ocorrência anterior. Abandono animal é crime.

O inspetor, juntamente com a equipe da ROMU voltou até a casa onde o cachorro vivia e questionou a proprietária sobre o seu paradeiro. Ela disse que havia doado para seu cunhado que mora em Campinas. Menezes pediu o contato, ela se negou e reforçou que o cachorro estava em boas mãos.

Neste momento foi revelado para ela que o cachorro havia sido encontrado e estava dentro da viatura. Ela negou o abandono. Disse que quem teria feito isso era seu marido. Ele foi conduzido para a delegacia para responder pelo crime de abandono.

“Estamos trabalhando para fazer valer a pena. Nós queremos ter uma defesa efetiva dos animais”, afirma Menezes.

O indivíduo foi liberado porque o abandono não foi pego em flagrante. Inquérito de apuração deve ser aberto e uma fiança deve ser arbitrada. No caso da fiança não ser paga ele pode ser preso.

O animal foi conduzido para o Departamento de Proteção e Bem Estar animal que trabalha em conjunto com a guarda municipal e prestou auxílio em toda a ocorrência. Posteriormente, encaminhado para fiel depositário que fica com a guarda animal.

Autuações
Em 2019, antes mesmo de tornar-se vereador no município, o inspetor apresentou um projeto para a Câmara pedindo uma lei municipal para regulamentar as ações da guarda, dando força para coibir aquele que pratica o abandono e maus tratos. No entanto, o projeto acabou sendo arquivado. Agora, enquanto vereador, Menezes almeja tirar o projeto do arquivo e apresentar aos demais vereadores.

“Agora sim vamos dar a atenção que a lei merece. Com certeza será aprovada. Acredito que os vereadores também são apoiadores da causa animal e vão apoiar o projeto que dá força para a guarda municipal”, acredita o inspetor.

Outra proposta de Menezes é que o cartão cidadão do município adicione a informação de quantos animais o morador tem. Desse modo, nasce um censo animal para dar parâmetro de trabalho para a guarda.

Protetores
O município tem diversos grupos protetores de animais. Com isso, Menezes revela que, em breve, deve ser ofertado a eles um curso para que as denúncias sejam padronizadas, para que desse modo a guarda consiga agir de maneira mais eficiente. Os grupos também devem fazer parte de um cadastro de controle municipal.

Aplicativo
Com o uso do aplicativo “Jaguariúna – Maus-tratos animais”, lançado pela Prefeitura de Jaguariúna no ano passado, o número de denúncias aumentou muito. Menezes conta que antes a guarda recebia em média cinco ocorrências por mês. Agora, os registros mensais passam de 24.

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna, Governo de SP e organização do Rodeio realizam mutirão de vacinação contra Covid

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Ação começa nesta quarta-feira, às 14h, com foco em jovens de até 30 anos, no Centro Cultural

A Prefeitura de Jaguariúna, em parceria com o Governo de São Paulo e a organização do Jaguariúna Rodeo Festival, realiza a partir desta quarta-feira, dia 1º, um mutirão de vacinação contra a Covid-19 com foco no público de até 30 anos (cuja cobertura vacinal com esquema completo ainda está aquém da meta).

A ação, que será realizada até domingo, 05, tem aplicação de primeira dose, segunda dose e dose de reforço para todos elegíveis, mediante apresentação do cartão de vacinação.

Para entrar no recinto do Rodeio, é necessário apresentar o comprovante de esquema vacinal completo.

Mutirão de vacinação
Data: 1º a 5 de dezembro de 2021
Horário: no 01/12, das 14h às 21h
De 3 a 4/12, das 9h às 20h | 5/12, das 9h às 12h
Local: Praça do Centro Cultural de Jaguariúna

Continue lendo

Jaguariúna

Microempreendedores de Jaguariúna agora contam com cartão do Banco do Povo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Os micros e pequenos empreendedores de Jaguariúna agora contam com mais uma facilidade para a movimentação de crédito. O Banco do Povo de Jaguariúna, mantido por meio de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, já disponibilizou o cartão do Banco do Povo, para facilitar a movimentação dos empréstimos concedidos aos microempreendedores do município, especialmente aos que não possuem conta corrente.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna, Lúcio Tomasiello, trata-se de um cartão pré-pago. “Para receber o cartão Banco do Povo, o empreendedor deverá solicitar uma das linhas de crédito oferecidas pelo órgão, porém a aquisição do cartão pré-pago é opcional”, diz Tomasiello.

Ainda de acordo com o secretário, o valor do crédito disponível é de até R$21 mil, dependendo da linha de crédito existente, com juros de 0,35% a 0,70% ao mês.

Para solicitar a linha de crédito, micros e pequenos empreendedores de Jaguariúna devem ir até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Jaguariúna com documentos pessoais e, no caso de ser pessoa jurídica, com os da empresa. A pasta fica na Rua Paraná, nº 192, no Centro.

Continue lendo

Jaguariúna

Primeira semana de dezembro está recheada de eventos natalinos em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Dezembro está chegando e logo na primeira semana do mês Jaguariúna entra no clima do Natal com uma programação especial preparada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A partir do dia 05 a população pode conferir apresentações gratuitas para todos os gostos.

O primeiro evento ocorre no Teatro Municipal Dona Zenaide. No dia 05, às 18h haverá o Sarau de Natal Espaço Lis Coradi. No mesmo dia, o Papai Noel chega de Maria Fumaça no Centro Cultural Zi Cavalcanti às 19h.

E não é só no fim de semana que tem atividades. De segunda a sexta-feira também haverá apresentações no Teatro Municipal, no Centro Cultural e na praça Umbelina Bueno.

No sábado, 11, o dia começa com passeio de trenzinho na praça Umbelina Bueno, às 10h. À tarde, às 17h tem apresentação do Canil da Polícia Municipal no Centro Cultural. Durante a noite, às 19h, o público pode conferir “O quebra nozes” no Teatro Municipal e a Orquestra de Violeiros do Jaguary no Centro Cultural.

Dia 12, domingo, às 16h, o Teatro Municipal apresenta “O quebra nozes” novamente e no mesmo horário a banda do Papai Noel fará uma apresentação no Centro Cultural. No mesmo local, às 19h, quem se apresentará será a Banda Municipal Maestro Paulo Moraes Penteado de Jaguariúna.

Confira aqui a programação completa.

PROGRAMACAO-NATAL-PUBLICACAO-2021

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias