Conecte-se conosco

Jaguariúna

Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza tem início para público prioritário

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Personagens Zé e Maria Gotinha reforçam importância da vacina em Jaguariúna orientando a população

O Ministério da Saúde lançou no dia 10 a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza para gestantes e crianças menores de 6 anos. Até o próximo dia 18 serão priorizadas as crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza, depois segue com calendário de atendimento a outros grupos. A imunização é apontada como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe grave e suas implicações.
Durante a primeira etapa da campanha, que também é voltada para as puérperas (com até 45 dias após o parto), haverá uma campanha para atualização das carteiras vacinais dos pacientes. Na etapa seguinte, entre 22 de abril e 31 de maio, serão vacinados os demais grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
No dia 4 de maio, ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h. No estado de São Paulo, as ações serão desenvolvidas em mais de 11,4 mil postos de vacinação, entre postos fixos e volantes, com a mobilização de mais de 39 mil profissionais.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Jaguariúna – Zé e Maria Gotinha
Uma velha conhecida das crianças em Jaguariúna, a dupla Zé e Maria Gotinha, astros que todo ano entram em cena durante a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), iniciou nesta semana uma visita especial aos pequenos que estudam nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da rede pública de ensino de Jaguariúna.
Os personagens foram convocados como reforço e vestiram a camisa da campanha, indo às escolas, inclusive para convocar os pais das crianças, e mostrar a importância de vacinar os pequenos contra a gripe influenza. O calendário de visitas segue até o próximo dia 16.
Na segunda-feira (15), estão agendadas as seguintes visitas: das 7h às 8h30: EMEI Criança Feliz e CEI Cecília; das 16h às 17h: CEI Maria do Carmo. No dia 16, segue a seguinte programação: das 7h às 8h: CEI Jardim Sônia; das 8h30 às 9h: EMEI Eraldo; das 9h30 às 10h: EMEI Oscar de Almeida; das 16h às 17h: CEI Dona Iká e EMEI Tic-Tac.
A iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna une as secretarias municipais de Saúde e da Educação. “A última ação desse tipo teve grande importância no resultado final da vacinação e resolvemos repetir a dose”, justifica a secretária de Saúde Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
Sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão envolvidas nesta campanha. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. A vacina está disponível entre 7h30 e 15h30 nas seguintes Unidades de Saúde: Nova Jaguariúna, Fontanela, 12 de Setembro, Florianópolis, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Miguel Martini.
A secretária municipal reforça que “a vacina é segura e previne a gripe que é uma doença infecciosa respiratória aguda, com elevada transmissibilidade, que tem como complicação a pneumonia, responsável por altas taxas de internação e óbito e grandes epidemias”.

Holambra
Em Holambra a imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, na Policlínica Municipal e no PSF Santa Margarida. Serão contemplados ainda a população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.
“A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários e a escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde”, reforçou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglesias.

Pedreira
Em Pedreira, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha em todos os Postos de Saúde da Família e Central Municipal de Saúde. Porém, no “Dia D” (4 de maio) serão disponibilizadas vacinas nos seguintes locais: áreas rurais (das 8h às 15h) Zoren, Entre Montes, Granja, Haras Azul e Branco, Condomínio Jardim Náutico Represa, Hotel do Rocco, Fazenda Ventania, Quitandinha e Ingatuba. Chico Romano (8h às 10h); Kobayashi (11h às 13h); São Nilo (14h às 16h); Fazendas (8h às 11h); Residencial Vida Nova – Santa Clara (14h às 15h30).

Continue lendo

Jaguariúna

Gusttavo Lima, Zé Vaqueiro, Barões e outros artistas são confirmados para o Rodeo de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Rodeio de Jaguariúna anunciou hoje a programação do evento, que volta em 2021 após ser suspenso no ano passado devido à pandemia. O festival acontece de 26 de novembro a 04 de dezembro.

Durante quatro dias de evento, a organização prevê um público de 100 mil pessoas. Entre as atrações, estão Barões da Pisadinha e Zé Vaqueiro com os hits “Tá Rocheda” e “Volta Comigo BB”, respectivamente. Sócio Diretor do Grupo DVT, que organiza o evento, Gui Marconi comenta o cenário atual festival com a pisadinha:

A pisadinha há tempos dita a cena musical no nordeste e fico muito feliz que estejam com a gente nesse momento! Temos certeza de que, combinados aos demais ritmos e artistas da lista, tornarão única essa edição do Jaguariúna Rodeo Festival. Será histórico. Jorge e Matheus, que já “são de casa” — a dupla participa do festival há 13 edições — também estão confirmados.

Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Pedro Sampaio, Felipe Araújo, Zé Neto e Cristiano, Dennis, Henrique e Juliano, JetLag e Gustavo Mioto completam o line-up. Os ingressos estarão à venda a partir de amanhã, 29, às 17h.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna é palco de mais uma história de sucesso

Paula Partyka

Publicados

em

Estar com as portas abertas e em plena ascensão é uma vitória para a empresária que já passou por diversos desafios

O sonho de ter um negócio próprio é compartilhado por mais brasileiros do que o sonho de fazer carreira em uma empresa: 31,7% contra 19,5%. É o que diz a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Apesar de não ter sido um sonho e sim uma oportunidade, Aline Fernanda Paulo abriu seu próprio negócio no centro de Jaguariúna, com sócios, mas hoje é a única proprietária do Açaí Fruta Bella. Sua história como empresária começou em Artur Nogueira, mas como não prosperou, ela chegou a Jaguariúna e hoje comemora uma história de três anos.

O Açaí está localizado na Av. Lauro de Carvalho, 943, no centro, e foi muito bem aceito pelos jaguariunenses. Mas, como todo empresário de sucesso, Aline já passou por alguns perrengues.
Pouco tempo após a inauguração da loja, o Açaí foi assaltado cinco vezes no período de seis meses, fazendo a empresária até pensar em desistir. Os assaltos ocorreram com a loja fechada e com a loja aberta. Em ambas as situações, prejuízos em dinheiro.

“Na primeira vez foi com a loja aberta e um prejuízo de quase um mil reais em dinheiro; na segunda, levou dinheiro do caixa que tinha quase R$300; e o terceiro assalto também foi com a loja aberta. Na quarta vez o assaltante agiu no período em que a loja estava fechada quebrando a trinca da porta – este foi apreendido pela Polícia. Na quinta vez a porta de vidro foi quebrada e ele entrou no caixa e levou a gaveta do caixa embora (que tinha R$8). A ação levou 27 segundos e deu um prejuízo de mais de um mil reais”, relembra.

Pensando em fechar as portas, muitas pessoas e clientes mandaram mensagens de carinho e apoio para que ela não desistisse. Ela não desistiu e hoje comemora três anos de sucesso.

Aline oferece aos seus clientes a experiência de um local instagramável – aquele local onde os jovens gostam de fazer foto – moderno e aconchegante. Oferece qualidade de atendimento e diversidade de cardápio alguns sabores de sorvete, 14 sabores de açaí e quase 80 acompanhamentos.
“Com um lugar bonito, produto e atendimento bom, não tem como dar errado. Por isso, eu priorizo isso aqui”, afirma.
Tudo que construiu é motivo de muita alegria, pois a trajetória é árdua. ”Ter seu próprio negócio é muito difícil, mas também muito satisfatório”.

Pandemia
Apesar de todas as incertezas do período, Aline diz que não tem do que reclamar do primeiro ano de pandemia. “Não queria que fosse desse jeito, lógico, mas voltei com o delivery com força total”, conta.
Aline já trabalhava com o delivery, mas não era seu forte. “Com a pandemia atingi muitas pessoas que nunca tinham vindo aqui. Até mesmo agora que as coisas estão voltando ao normal eu continuo forte com o delivery”.

Com essa explosão, a empresária precisou contratar mais uma colaboradora. “Meu maior medo era mandar alguém embora. Como eu iria escolher quem mandar embora? Trabalhamos muito. Eu fiquei uns cinco meses sem faltar nenhum dia na loja. Da hora que abria até a hora que fechava”, relembra Aline.

A expectativa para a retomada está positiva. Ela acredita que o fim de ano deve ser muito próspero.

Continue lendo

Jaguariúna

Vacinação contra o coronavírus é parcialmente suspensa em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas que têm entre 18 a 59 anos e da segunda dose da Coronavac estão suspensas em Jaguariúna. O motivo é a falta de doses disponíveis na cidade.

Nesta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde irá vacinar com a terceira dose os idosos que têm 70 anos ou mais (e receberam a primeira dose há no mínimo 6 meses) e os imunossuprimidos de 18 anos ou mais (que receberam a segunda dose há no mínimo 28 dias).

Além disso, também serão aplicadas a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer.

A Campanha de Vacinação contra o coronavírus acontece no Parque Santa Maria de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h. Para ser imunizado é preciso apresentar um documento com foto, o Cartão Cidadão e um comprovante de endereço.

Foto: Ivair Oliveira

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias