Conecte-se conosco

Uncategorized

Câmara aprova feriadão em Campinas a partir de segunda

Publicados

em

 Medida é para aumentar a taxa de isolamento social na cidade

Com 25 votos favoráveis e quatro contrários, os vereadores de Campinas aprovaram em primeira discussão (legalidade) nesta quinta-feira, 21, o projeto de lei que permite a celebração do feriadão a partir de segunda-feira, 25, para tentar aumentar a taxa de isolamento social que está abaixo de 50%. O descanso é até quarta-feira, 27.

Votaram contrários os vereadores Campos Filho (Podemos), Nelson Hossri (PSD), Marcelo Silva (PSD), e Tenente Santini (PP). Os vereadores votam neste momento a segunda discussão.

O feriado começa na segunda-feira porque neste dia foi decretado descanso estadual com a antecipação do feriado de 9 de julho. Já os de terça e quarta-feira, dias 26 e 27, ocorrem porque foram antecipadas as datas comemorativas de Corpus Christi e Dia da Consciência Negra, celebradas, nos dias 11 de junho e 20 de novembro.

Divisão

Assim como na população, os vereadores estão divididos entre os que defendem o isolamento social e os que querem a volta da normalidade para preservar os empregos. Alguns vereadores, por exemplo, pediram a adoção de lockdown.

O vereador Pedro Tourinho (PT) diz que essa medida [lockdown] tem de ser planejada porque o sistema de saúde já está demonstrando sobrecarga. “As pessoas têm de entender e se preparar porque inevitavelmente vai acontecer. A situação se aproxima rapidamente do caos completo e do colapso do sistema de saúde”, disse ele.

Gustavo Petta (PCdoB) diz que o culpado pelo crescimento de casos é o presidente Jair Bolsonaro que relativiza a gravidade da doença. Já Mariana Conti (Psol), que também apoia o isolamento social, diz que as medidas tomadas pela Administração Jonas Donizette (PSB) são vacilantes. “Como relaxamento do comércio, por exemplo, só serve para o olhar do consumo. Mas para o olhar de quem trabalha não resolve. As pessoas estão sendo obrigadas a se mobilizarem. Para mim, toda e qualquer medida que possa salvar vidas tem de ser tomada”, diz ela.

O vereador Tenente Santini, que defende a flexibilização do comércio, atacou a falada vereadora Mariana. “Vou chamar a mãe Rússia para pagar as contas dos camaradas. É fácil ficar em casa, com geladeira cheia e TV a cabo, enquanto enquanto tem gente sem dinheiro para sobreviver. Eu Tive que mandar 400 pessoas em embora. Só o setor turismo de Campinas setá perdendo 45 mil vagas. Além disso, as empresas terão um gasto maior porque terão de pagar hora-extra num único mês, quando iriam pagar em três meses”, diz Santini.

Mariana respondeu: “O vereador só faz esse discurso demagógico para dar ibope e passar pano para o Bolsonaro. Ele tem que parar de por a família para viajar em avião da FAB e saber a necessidade do povo”.

Pedro Tourinho entrou na discussão e chamou Bolsonaro de psicopata. “São genocidas que vão para o esgoto da história. O Brasil poderia estar unido e organizado para enfrentar a pandemia, mas vemos o governo federal e seus lacaios reproduzir esse discurso de volta da atividade econômica ao invés de assumir uma política de proteção e apoio às indústrias. O sistema de saúde de Campinas vai entrar em colapso por causa do boicote desse pessoal. Esse discurso leva à morte”, diz o petista.

Já Nelson Hossri (PSD), que votou contrário ao projeto, disse que o comércio precisa ser reaberto. “Se salvar um CNPJ, você salva cinco CPFS. Prefeito, o senhor acredita mesmo que as pessoas vão ficar seis dias dentro de casa?”, questiona.

O vereador Professor Alberto (PL) chamou a atenção para o risco de o SUS sofrer colapso nos próximos dias. “Se isso ocorrer quem vai sofrer é a população que mais precisa. Não podemos fazer apenas a defesa do capitalismo selvagem. Não há medida indolor”, diz ele.

Paulo Haddad (Cidadania) defendeu o governo Jonas e disse que todas as medidas que têm sido tomadas são embasadas na ciência.

Luiz Cirilo (PSDB) diz que alguns vereadores transformaram o projeto em um palanque político. “A Igreja Católica e alguns do movimento negro não são contrários. Só podemos pensar na economia se as pessoas tiverem vida. Votei no presidente Bolsonaro e acho ele um irresponsável. Votei no Doria e acho ele, em algumas ações, acho ele autoritário. É preciso fazer o isolamento para tentarmos retomar o início da normalidade em junho”.FacebookTwitterEmailCompartilhar

Uncategorized

Em Morungaba: Mais 168 animais são castrados em mutirão

Publicados

em

Um grande mutirão de castração de cães e gatos foi realizado durante o último sábado, 28, no CEM (Centro de Eventos de Morungaba), por meio de uma parceria entre o Abrigo de Animais Pitukinha e o IBEA (Instituto de Bem-Estar Animal), com a participação dos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e o apoio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura. Os recursos para a realização do mutirão vieram de uma emenda parlamentar do deputado estadual Ricardo França destinada ao Abrigo Pitukinha.

Uma equipe formada por 20 profissionais entre veterinários e auxiliares trabalhou durante a ação que foi um benefício designado a Morungaba pelo Abrigo de Animais Pitukinha, localizado em Itatiba, que tem como parceiro o IBEA para administrar o evento e toda a equipe.

LEIA TAMBÉM:

A ação contou com a Unidade Móvel Veterinária, conhecida como “castramóvel” – um ônibus adaptado especialmente para esta atividade. A unidade possui centro cirúrgico com capacidade para operar diversos animais simultaneamente.

Foram castrados um total de 168 animais, sendo 79 cães (57 fêmeas e 22 machos) e 89 gatos (50 fêmeas e 39 machos). Os tutores receberam orientações em relação ao pós-operatório, além da receita e dos medicamentos necessários. Vale destacar que todos os animais foram microchipados.

Controle populacional dos animais
Durante os serviços do mutirão de castração, o deputado estadual Ricardo França esteve no local acompanhando as ações. Ele foi recebido pelo prefeito de Morungaba, Luis Fernando Miguel, acompanhado da vice-prefeita Claudia Pretti Rossi e da vereadora Aninha Faccione. A fundadora do Abrigo de Animais Pitukinha, Roselvira Passini, também acompanhou o evento.

Além do controle populacional dos animais, o objetivo da campanha é evitar doenças no aparelho reprodutor de machos e fêmeas– tanto dos machos como das fêmeas – evitar abandonos, maus tratos e fugas devido ao cio das fêmeas.

Este foi o segundo mutirão de castração deste ano. Com este mutirão, já foram castrados somente neste ano um total de 339 animais no município. No início deste mês, no dia 1º de março, Morungaba promoveu a primeira ação do ano com 171 castrações, no mutirão realizado com o apoio do deputado estadual Márcio Nakashima.

Cadastro para a castração gratuita
Desde o início deste ano, está aberto o cadastro para os tutores de cães e gatos inscreverem seus animais para o programa de castração gratuita. Os residentes do município têm até esta terça-feira, 31 de março, para efetuar o cadastro para os próximos mutirões.

Para participar, os interessados devem acessar o formulário oficial através do link https://forms.gle/tPYWhnAVXpXwS9cG6. É fundamental a leitura atenta de todas as regras contidas no formulário, ressaltando-se que não é permitido o cadastro em duplicidade para o mesmo animal.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Uncategorized

Morungaba recebe representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae

Publicados

em

O prefeito de Morungaba Luis Fernando Miguel recebeu em seu gabinete na tarde desta quinta-feira, 26, a diretora regional de Campinas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Carla Nais,  e o gestor regional em Projetos e Programas de Desenvolvimento Econômico e Social do Sebrae, Samuel Aguiar de Castro e Souza.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Miguel, e o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da prefeitura, Marcel Assis Mendes de Oliveira, também participaram da reunião.

A diretora regional da SDE apresentou algumas iniciativas e oportunidades para apoiar o desenvolvimento econômico do município, tanto para qualificar pessoas e inseri-las na iniciativa privada, como para as empresas da cidade.

LEIA TAMBÉM:

Já o gestor regional do Sebrae veio apresentar as soluções que o Sebrae tem para que a cidade possa trabalhar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, e as ações planejadas da instituição para 2026 na cidade, incluindo o Fundo Social e empresas locais.

“O nosso objetivo no Fundo Social é oferecer não apenas o suporte imediato, mas ferramentas para que as pessoas transformem suas realidades. Essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e com o Sebrae é fundamental para que possamos ampliar nossos cursos de capacitação, preparando nossos cidadãos para as oportunidades que as empresas oferecem e incentivando o pequeno empreendedor local”, afirmou a primeira-dama Eliana.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Uncategorized

Morungaba participa da 250ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC em Campinas

Publicados

em

Encontro realizado na quarta-feira, 18, tratou de temas cruciais como a ampliação de leitos hospitalares e o cronograma do Trem Intercidades

O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, participou na manhã desta quarta-feira, 18, da 250ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC).

O encontro, realizado no Palácio da Cidade, em Campinas, teve como pautas a deliberação de projetos de impacto regional e investimentos em saúde e infraestrutura com a participação de prefeitos e autoridades estaduais, recebidos pelo prefeito de Campinas e presidente do Conselho, Dário Saadi.

LEIA TAMBÉM:

A ordem do dia focou em soluções práticas para as demandas da população. O diretor regional de Saúde, Jorge Curi, (DRS-VII) – representando a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – apresentou a proposta de ampliação de leitos de UTI, Clínica Médica e Cirurgia via SUS, visando desafogar o sistema regional.

No setor de mobilidade, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) os presidentes da ARTESP, André Isper, e o presidente da TIC Trens, Pedro Moro, detalharam o cronograma atualizado do Trem Intercidades, projeto que conectará a região de forma mais rápida e eficiente à capital.

Ao final do encontro, foi apresentada a prestação de contas do Fundocamp referente ao exercício de 2025, com a aprovação do repasse de recursos municipais para 2026.

A presença do prefeito Luis Fernando Miguel reafirma o papel de Morungaba na busca por recursos e parcerias que garantam mais saúde e melhor infraestrutura para os cidadãos morungabenses.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias