Conecte-se conosco

Uncategorized

Câmara aprova feriadão em Campinas a partir de segunda

Publicados

em

 Medida é para aumentar a taxa de isolamento social na cidade

Com 25 votos favoráveis e quatro contrários, os vereadores de Campinas aprovaram em primeira discussão (legalidade) nesta quinta-feira, 21, o projeto de lei que permite a celebração do feriadão a partir de segunda-feira, 25, para tentar aumentar a taxa de isolamento social que está abaixo de 50%. O descanso é até quarta-feira, 27.

Votaram contrários os vereadores Campos Filho (Podemos), Nelson Hossri (PSD), Marcelo Silva (PSD), e Tenente Santini (PP). Os vereadores votam neste momento a segunda discussão.

O feriado começa na segunda-feira porque neste dia foi decretado descanso estadual com a antecipação do feriado de 9 de julho. Já os de terça e quarta-feira, dias 26 e 27, ocorrem porque foram antecipadas as datas comemorativas de Corpus Christi e Dia da Consciência Negra, celebradas, nos dias 11 de junho e 20 de novembro.

Divisão

Assim como na população, os vereadores estão divididos entre os que defendem o isolamento social e os que querem a volta da normalidade para preservar os empregos. Alguns vereadores, por exemplo, pediram a adoção de lockdown.

O vereador Pedro Tourinho (PT) diz que essa medida [lockdown] tem de ser planejada porque o sistema de saúde já está demonstrando sobrecarga. “As pessoas têm de entender e se preparar porque inevitavelmente vai acontecer. A situação se aproxima rapidamente do caos completo e do colapso do sistema de saúde”, disse ele.

Gustavo Petta (PCdoB) diz que o culpado pelo crescimento de casos é o presidente Jair Bolsonaro que relativiza a gravidade da doença. Já Mariana Conti (Psol), que também apoia o isolamento social, diz que as medidas tomadas pela Administração Jonas Donizette (PSB) são vacilantes. “Como relaxamento do comércio, por exemplo, só serve para o olhar do consumo. Mas para o olhar de quem trabalha não resolve. As pessoas estão sendo obrigadas a se mobilizarem. Para mim, toda e qualquer medida que possa salvar vidas tem de ser tomada”, diz ela.

O vereador Tenente Santini, que defende a flexibilização do comércio, atacou a falada vereadora Mariana. “Vou chamar a mãe Rússia para pagar as contas dos camaradas. É fácil ficar em casa, com geladeira cheia e TV a cabo, enquanto enquanto tem gente sem dinheiro para sobreviver. Eu Tive que mandar 400 pessoas em embora. Só o setor turismo de Campinas setá perdendo 45 mil vagas. Além disso, as empresas terão um gasto maior porque terão de pagar hora-extra num único mês, quando iriam pagar em três meses”, diz Santini.

Mariana respondeu: “O vereador só faz esse discurso demagógico para dar ibope e passar pano para o Bolsonaro. Ele tem que parar de por a família para viajar em avião da FAB e saber a necessidade do povo”.

Pedro Tourinho entrou na discussão e chamou Bolsonaro de psicopata. “São genocidas que vão para o esgoto da história. O Brasil poderia estar unido e organizado para enfrentar a pandemia, mas vemos o governo federal e seus lacaios reproduzir esse discurso de volta da atividade econômica ao invés de assumir uma política de proteção e apoio às indústrias. O sistema de saúde de Campinas vai entrar em colapso por causa do boicote desse pessoal. Esse discurso leva à morte”, diz o petista.

Já Nelson Hossri (PSD), que votou contrário ao projeto, disse que o comércio precisa ser reaberto. “Se salvar um CNPJ, você salva cinco CPFS. Prefeito, o senhor acredita mesmo que as pessoas vão ficar seis dias dentro de casa?”, questiona.

O vereador Professor Alberto (PL) chamou a atenção para o risco de o SUS sofrer colapso nos próximos dias. “Se isso ocorrer quem vai sofrer é a população que mais precisa. Não podemos fazer apenas a defesa do capitalismo selvagem. Não há medida indolor”, diz ele.

Paulo Haddad (Cidadania) defendeu o governo Jonas e disse que todas as medidas que têm sido tomadas são embasadas na ciência.

Luiz Cirilo (PSDB) diz que alguns vereadores transformaram o projeto em um palanque político. “A Igreja Católica e alguns do movimento negro não são contrários. Só podemos pensar na economia se as pessoas tiverem vida. Votei no presidente Bolsonaro e acho ele um irresponsável. Votei no Doria e acho ele, em algumas ações, acho ele autoritário. É preciso fazer o isolamento para tentarmos retomar o início da normalidade em junho”.FacebookTwitterEmailCompartilhar

Uncategorized

Motorista que matou mãe e filho atropelados é condenado a 12 anos

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão

Publicados

em

Atropelamento ocorreu em março de 2013 e deixou outras cinco pessoas feridas. Família esperava pena maior. Cabe recurso.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – O Tribunal do Júri de Indaiatuba (SP) condenou a 12 anos de prisão em regime fechado o réu Rodrigo Fernando Batino, motorista que atropelou e matou mãe e filho que estavam em um trailer de lanches na cidade em março de 2013. O resultado foi proferido na noite desta quinta (23) e cabe recurso.

Helder Bruno Monteiro, advogado de acusação, disse que vai avaliar com a equipe as ações que devem tomar. Para ela, a pena deveria ser maior. “Estou satisfeito com a condenação, com a dosemetria da pena, não”.

Quer saber Notícias de Engenheiro Coelho – Clique aqui

Tentou-se contato por telefone com o advogado que representa Batino, mas não obteve-se sucesso. Assim que a defesa se manifestar sobre o resultado do júri, o texto será atualizado.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – O atropelamento

Na época, a Polícia Militar informou que o Batino, então com 24 anos, perdeu o controle da direção do veículo e colidiu contra o trailer de lanches na calçada da Praça da Liberdade, que fica na Avenida Visconde de Indaiatuba, na Vila Vitória I.

Luiza Helena Munhoz Veiga, de 56 anos, e o filho Ismael Munhoz de Veiga Júnior, de 28 anos, morreram. Outras cinco pessoas ficaram feridas, dentre elas outro filho de Luiza Helena.

Gisele Munhoz, filha de Luiza e irmã de Ismael, disse que o resultado, apesar de não ser o esperado, foi uma resposta depois de nove anos de espera.

“A gente estava esperando justiça. A gente queria realmente uma pena maior, foram duas mortes, mais lesões graves. A gente pensava em uma coisa maior, mas quem sou eu para tirar a razão do juiz”, disse.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – Uma testemunha que estava em uma das mesas na frente do estabelecimento relatou, à época, que a família tinha desembarcado do carro para comprar o lanche cinco minutos antes de ocorrer o acidente.

Segundo relatos das testemunhas aos policiais na época, o condutor dirigia em alta velocidade e no carro também havia uma mulher. Com o impacto, a passageira chegou a ser arremessada.

Motorista é condenado a 12 anos de Prisão
Motorista é condenado a 12 anos de Prisão – Carro invadiu a calçada e atropelou os clientes de uma lanchonete em uma praça de Indaiatuba — Foto: Reprodução/ EPTV
Fonte: G1

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Rua do Bairro Universitário em Engenheiro Coelho
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui e habilite seu App gratuitamente para receber os principais conteúdos da Gazeta direto em seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Quer saber Mais sobre Notícias de Engenheiro Coelho e Região? Clique aqui

Continue lendo

Uncategorized

Saúde de Jaguariúna promove mutirão ginecológico neste sábado, 11

Publicados

em

A quarta edição do Mutirão da Saúde acontece neste sábado, 11. Realizada pelo Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Saúde, ele oferecerá atendimentos ginecológicos à população das 7h às 19h.

As consultas serão realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Miguel Martini. Na mesma data também será realizada da coleta do exame Papa Nicolau. 

As mulheres interessadas em receber atendimento médico devem agendar horário na unidade mais próxima da sua residência ou pelo aplicativo “CCC Jaguariúna”, que pode ser baixado gratuitamente nas versões para Android ou IOS.  

De acordo com a Secretaria de Saúde, novos mutirões devem acontecer nos próximos meses com o objetivo de reduzir a fila de espera que é reflexo dos impactos causados pela pandemia.

FOTO: Ivair Oliveira

Continue lendo

Uncategorized

Hoje tem samba na Feira Noturna de Jaguariúna

Publicados

em

Quem gosta de samba não pode perder a Feira Noturna de Jaguariúna desta quarta-feira, 08. A cantora Danny Zanolo apresenta o show “Danny Zanolo e o Samba” com muitos sucessos para animar a noite de todos.

O evento semanal organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura tem entrada gratuita e, além de conferir a apresentação, o público pode se deliciar nas barracas de alimentação, bebidas e ainda comprar artesanato, legumes e muito mais.

A feira acontece sempre das 17h às 21h, no parque Santa Maria. 

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias