Artur Nogueira
Artigo do Saean é aprovado em uma das maiores feiras de saneamento do país
Artigo descreve a experiência do Saean no enfrentamento de uma das maiores crises hídricas da história do município, ocorrida em 2024, e apresenta solução técnica inovadora adotada na ETA II
O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) teve um artigo técnico aprovado para apresentação na 28ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, considerada uma das maiores feiras do setor no Brasil. O evento será realizado em junho, na cidade de Caldas Novas (GO), e reunirá especialistas e representantes de diversas cidades brasileiras.
O artigo, intitulado “Pré-Oxidação com Permanganato de Potássio – Estudo de Caso no Município de Artur Nogueira”, descreve a experiência do Saean no enfrentamento de uma das maiores crises hídricas da história do município, ocorrida em 2024, e apresenta uma solução técnica inovadora adotada na Estação de Tratamento de Água (ETA II).
LEIA TAMBÉM:
“Esse reconhecimento mostra a seriedade e a competência do nosso time técnico, que não mediu esforços para garantir água potável e segura para a população, mesmo diante de uma crise hídrica tão desafiadora”, destaca a presidente do Saean, Gabriela Montoya.
Entenda o estudo realizado pelo Saean
Durante o ano de 2024, Artur Nogueira enfrentou uma escassez hídrica severa, provocada pela combinação de forte estiagem, baixos índices de chuva e temperaturas atipicamente elevadas durante o inverno. A captação Cotrins, uma das principais fontes de abastecimento da cidade, foi a mais afetada: o nível do reservatório ficou extremamente baixo e, por cerca de cinco meses, o solo e os sedimentos do fundo do manancial ficaram expostos ao sol.
Esse fenômeno causou alterações importantes nas características físico-químicas da água bruta, especialmente em relação ao ferro (Fe), presente normalmente de forma solúvel. Quando as chuvas retornaram, o sedimento acumulado foi dissolvido e levado para a estação de tratamento, gerando dificuldades no processo convencional de purificação da água.
“Nos deparamos com uma situação atípica e bastante preocupante, pois o método tradicional de tratamento não estava sendo suficiente para garantir a qualidade da água”, explica Gabriela.
Inicialmente, foram testadas soluções como a aplicação de Hipoclorito de Sódio (concentrações entre 10% e 12%) e posteriormente o uso de Ortopolifosfato. Contudo, nenhuma das alternativas apresentou resultados satisfatórios frente às novas condições da água.
Diante da necessidade urgente de garantir o abastecimento seguro, a equipe técnica do Saean decidiu inovar, optando pelo uso do Permanganato de Potássio, um poderoso agente oxidante. A aplicação do produto conseguiu oxidar o ferro presente na água, transformando-o em uma forma sólida e insolúvel, que pôde ser removida com maior facilidade no processo de tratamento, solucionando o problema.
RECONHECIMENTO NACIONAL
Para o prefeito Lucas Sia (PL), a aprovação do artigo na exposição reforça o papel de Artur Nogueira como referência em boas práticas no setor de saneamento, especialmente em situações de crise.
“Parabenizo toda a equipe do Saean por essa importante conquista, que coloca Artur Nogueira em destaque nacional. Esse reconhecimento comprova a competência dos nossos profissionais e o compromisso da nossa gestão em buscar sempre as melhores soluções, mesmo diante de desafios tão grandes como a crise hídrica que enfrentamos”, afirmou o prefeito
A apresentação do artigo será realizada em junho, durante a programação da 28ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento, consolidando o Saean como um exemplo de gestão eficiente e comprometida com a qualidade do serviço prestado à população.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
2ª Feira Pet reúne centenas de pessoas em Artur Nogueira
Evento realizado neste domingo contou com apresentações de cães da GCM, feira de adoção de cães e gatos e atrações voltadas ao bem-estar animal
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, realizou neste domingo, 31, a 2ª Feira Pet do município, reunindo centenas de pessoas e amantes dos animais em uma programação voltada à conscientização, à guarda responsável e à valorização da causa animal.
Ao longo do dia, o público participou de diversas atividades voltadas ao bem-estar animal e à convivência familiar. Entre os destaques estiveram as apresentações dos canis da Guarda Civil Municipal, que chamaram a atenção dos visitantes com demonstrações de adestramento, obediência e interação entre condutores e cães.
LEIA TAMBÉM:
A programação também contou com a participação do Projeto Retreta, que levou música e entretenimento aos visitantes, contribuindo para o clima de integração e lazer durante toda a Feira Pet.
Outro destaque do evento foi a tenda de adoção de cães e gatos, que buscou incentivar a adoção responsável e oferecer uma nova oportunidade a animais que aguardam por um lar.
O espaço de adoção se soma a outras atrações da feira, como mini fazenda, atividades educativas e exposição de produtos e serviços do setor pet.
A iniciativa reforçou o compromisso do município com políticas de proteção e bem-estar animal, além de aproximar a população dessa causa.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
Prefeitura de Artur Nogueira anuncia nova edição do Megafeirão de Automóveis
Feirão acontece de 4 a 14 de junho, e reunirá concessionárias e lojistas da cidade com ofertas especiais de veículos novos e seminovos em frente à Câmara Municipal
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Juventude, em parceria com lojistas da cidade, promoverá mais uma edição do Megafeirão de Automóveis. A iniciativa já faz parte do calendário de ações voltadas ao fortalecimento do comércio local e tem como objetivo movimentar a economia do município, incentivar as vendas e gerar oportunidades de negócios.
O evento acontecerá entre os dias 4 e 14 de junho, das 8h às 18h, em frente à Câmara Municipal de Artur Nogueira.
Durante o feirão, o público poderá conferir centenas de opções entre carros novos, seminovos e utilitários, com condições especiais de pagamento e ofertas atrativas. A ação reunirá diversas lojas do município em um único espaço, facilitando a pesquisa e comparação de veículos para quem deseja trocar ou adquirir um automóvel.
LEIA TAMBÉM:
Participam desta edição as empresas Jomassi Motors, Binho Motors, GS Automóveis, Xaropinho Veículos, Valegio Veículos, RM, RR Multimarcas, BR Kar Multimarcas, Avanti Motors, GT, Lopes Veículos, Skina Veículos, G7 Seminovos, Alpha Veículos, GB Veículos, União Veículos e Tiago Veículos.
O prefeito Lucas Sia (PL) destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico da cidade. “O Megafeirão já se consolidou como uma importante ação para fomentar o comércio local, fortalecer os empreendedores da cidade e gerar movimentação econômica. É uma oportunidade para que a população encontre boas condições de compra e, ao mesmo tempo, contribua para o crescimento do município”, afirmou.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Juventude, o espaço será preparado para receber os visitantes com conforto e segurança, oferecendo uma grande variedade de modelos e opções para diferentes perfis de consumidores.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Artur Nogueira
2ª Feira Pet de Artur Nogueira terá apresentações de canis da GCM e adoção de cães e gatos
Canis de diferentes municípios, mini fazenda, exposição de produtos pet e uma tenda de adoção responsável de cães e gatos integram a programação do evento, que acontece das 9h às 13h neste domingo, 31
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, realiza neste domingo, 31, a 2ª Feira Pet do município. O evento acontece das 9h às 13h, na Área Verde da Rua Ademar de Barros, próxima à Feira Livre, com entrada gratuita.
A programação reúne atrações voltadas ao bem-estar animal, convivência familiar e valorização da causa pet, com destaque para as apresentações dos canis da Guarda Civil Municipal e para a tenda de adoção de cães e gatos.
Apresentações dos canis
Um dos pontos altos da primeira edição da Feira Pet, o Canil da Guarda Civil Municipal estará de volta nesta edição, com apresentações que prometem novamente atrair o público.
LEIA TAMBÉM:
Participam da programação o Canil da GCM de Artur Nogueira, o Canil da GCM de Americana e o adestrador Robson, de Hortolândia. Ao todo, serão seis cães envolvidos nas demonstrações.
De acordo com o inspetor Carneiro, da GCM de Artur Nogueira, o público poderá acompanhar exercícios de obediência, faro e técnicas de guarda e proteção, demonstrando o trabalho de treinamento realizado com os animais.
As apresentações têm início previsto para as 9h.
Adoção responsável, mini fazenda e exposição
Outro destaque do evento será a tenda de adoção de cães e gatos, que busca incentivar a adoção responsável e oferecer uma nova oportunidade a animais que aguardam por um lar.
O espaço de adoção se soma a outras atrações da feira, como mini fazenda, atividades educativas e exposição de produtos e serviços do setor pet.
A iniciativa reforça o compromisso do município com políticas de proteção e bem-estar animal, além de aproximar a população dessa causa.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Cultura7 dias atrásGutto Soares agita o Encontro de Caminhoneiros, em Cosmópolis, com show beneficente em prol do Lar Arco-Íris
-
Campinas1 semana atrásCampinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2040
-
Campinas6 dias atrásCPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas
-
Jaguariúna7 dias atrásCavalaria Antoniana de Jaguariúna será no próximo dia 7 de junho
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrásExército realiza treinamento com programação até 27 de maio em Santo Antônio de Posse
-
Artur Nogueira1 semana atrás2ª Feira Pet de Artur Nogueira terá apresentações de canis da GCM e adoção de cães e gatos
-
Jaguariúna7 dias atrásCorpo de idoso desaparecido em Jaguariúna é encontrado em área de mata


