Amparo
Amparo recebe títulos de destaque na evolução da resiliência da Defesa Civil Estadual
A Prefeitura de Amparo recebeu, com grande honra, o título de Destaque na Evolução da Resiliência (categoria ouro) e o Certificado de Resiliência, concedidos pela Defesa Civil Estadual.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 04, durante o evento de lançamento e abertura da “Operação SP Sempre Alerta de Chuvas”, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A distinção foi entregue pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.
O título faz parte do Programa Município Resiliente, uma das iniciativas mais inovadoras e eficazes do país, criado pelo Decreto Estadual nº 64.659/19. Este programa visa incentivar os municípios paulistas a adotarem práticas efetivas de redução de riscos e desastres, promovendo um desenvolvimento sustentável e mais seguro para suas populações.
LEIA TAMBÉM:
Amparo conquistou dois prêmios: Certificado de Resiliência e Evolução na Resiliência. Certificado de Resiliência: pelo maior aumento de pontuação entre dois ciclos de certificação do Programa Município Resiliente, aferido com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Programa Município Verde Azul (PMVA) e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030). Evolução na Resiliência: por ter obtido 77,5 pontos no Programa Município Resiliente, aferidos com base nos mesmos indicadores de gestão.
A avaliação do grau de maturidade da gestão municipal nas atividades de proteção e defesa civil foi realizada com base em indicadores de gestão, como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Além disso, o programa leva em consideração a participação no Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e o avanço na Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).
“Essa conquista é um reflexo do trabalho incansável da nossa equipe de segurança e defesa civil. Com a colaboração de diversos órgãos estaduais e a dedicação de todos os setores da cidade, Amparo se consolida como um exemplo de preparação e resiliência”, afirmou o Prefeito Municipal, Carlos Alberto Martins.
O Secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, Anderson Lima de Oliveira afirma que o compromisso com a proteção da população é permanente. “Com essa premiação, reafirmamos que estamos no caminho certo para enfrentar qualquer desafio que possa surgir. Esse resultado também faz parte do trabalho que temos feito na reestruturação da Defesa Civil e capacitação dos agentes”, disse.
Este reconhecimento é um reflexo do empenho e trabalho conjunto da administração municipal, que tem se dedicado à construção de uma cidade mais resiliente e preparada para enfrentar situações de risco e desastres. A parceria com diversos órgãos estaduais e federais, além do comprometimento de todos os setores da cidade, foi essencial para a conquista deste prêmio.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Amparo realiza a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Na sexta-feira, 19, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está confirmada em Amparo.
O tema central é “Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e da Democracia Participativa”. O evento conta com interpretação simultânea integral em Libras – Língua Brasileira dos Sinais.
A solenidade de abertura está agendada para as 8h30, na Feira do Produtor, ao lado do Mercado Municipal, no Centro. A participação estimada é de pelo menos 150 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes.
No evento, o assistente social e especialista em Políticas Públicas, Antonio Curioni tratará sobre o tema, proferindo a palestra magna, com o objetivo de subsidiar os debates teóricos e práticos para a formulação das propostas nos eixos temáticos.
No período da tarde, um ato comemorativo celebra os 30 anos do Conselho Tutelar de Amparo, com homenagens.
Além das plenárias deliberativas e votação de propostas, a conferência elege delegados para etapa estadual, que defenderão as propostas de Amparo no evento.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) faz ensaio aberto ao público no dia 12 de setembro na Praça da Catedral em Amparo
Atividade gratuita, das 9h às 12h, marca o início da preparação para concerto especial de fim ano “Músicas do Mundo’, que acontece em novembro; além disso, o objetivo é promover uma manhã de interação entre professores, alunos da corporação e o público
A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) realiza no dia 12 de setembro, sábado, uma manhã especial de música e interação com público em Amparo, cidade do interior paulista, que recebe o projeto desde 2019. A atividade acontece na Praça Monsenhor João Baptista Lisboa, a Praça da Catedral, no Centro Histórico, das 9h às 12h. A participação é gratuita.
Durante três horas de programação a céu aberto será possível acompanhar o início dos ensaios dos alunos para a apresentação do concerto didático de fim de ano, marcado para o dia 14 de novembro com o tema “Músicas do Mundo”.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, a atividade é uma oportunidade para que as pessoas conheçam e tenham contato com instrumentos, como violino, viola de arco e violoncelo, utilizados pelos músicos da OJOCA nas aulas e ensaios realizados aos sábados.
A Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) conta em 2026 com crianças, jovens e adultos, de 10 a 65 anos de idade. As aulas na Escola Estadual “Rangel Pestana” são divididas em diferentes grupos e níveis para facilitar e garantir eficiência ao aprendizado.
“As aulas da OJOCA acontecem desde março deste ano. O ensaio aberto é uma oportunidade para os alunos sentirem o gostinho de uma apresentação e para que as pessoas entendam como funciona o projeto e conheçam mais sobre os instrumentos. Será uma manhã interessante para todos que forem acompanhar”, disse Rafael Leopoldi, um dos coordenadores do projeto.
Oportunidade para conhecer o Projeto OJOCA
A iniciativa cultural de 12 de setembro na Praça da Catedral, em Amparo, começa exatamente às 9h com a primeira parte do Ensaio Aberto, com duração estimada de uma hora.
Depois disso, a partir das 10h, quem estiver no Centro Histórico de Amparo tem a chance de interagir com professores e alunos, saber detalhes sobre o projeto e conhecer os instrumentos utilizados pela orquestra. Em seguida, por volta das 11h, tem início a segunda parte do Ensaio Geral com término às 12h.
Concerto ‘Músicas do Mundo’ encerra temporada 2026
Para fechar o trabalho em 2026, a Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) realiza o concerto didático “Músicas do Mundo”, que apresenta um repertório com gêneros de diferentes países, para homenagear o ano marcado pela Copa do Mundo.
O espetáculo acontece no Clube 8 de Setembro, no centro de Amparo, com capacidade para 400 pessoas. Apresentação tem duração de 1h30, entrada gratuita e participação dos alunos de musicalização infantil da Associação Social Amparo (ASA).
Sobre a OJOCA
Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA), idealizada a partir da Orquestra Circuito das Águas (OCA), foi criada em 2019 com o objetivo de trazer o aprendizado de música para a população de Amparo-SP e região, e a partir deste ano conta com Rafael Leopoldi, como novo produtor executivo e Caroline Yumi Kurokawa Okuyama como coordenadora pedagógica e artística.
Na temporada 2026, o projeto foi viabilizado este ano por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio dos supermercados Daólio e Sempre Unidos. A OJOCA ainda realiza um curso de musicalização infantil gratuito em conjunto com a ASA – Ação Social Amparo
Serviço
Ensaio Aberto da Orquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA)
Local: Praça Monsenhor João Baptista Lisboa, Praça da Catedral Nossa Senhora do Amparo, centro, Amparo-SP
Data: 12 de setembro, sábado
Horário: Das 9h às 12h
Entrada: Gratuita
Informações
Telefone: (19) 98849-6226
E-mail: [email protected]
Facebook: @orquestrajovemcircuitodasaguas
Instragram: @ojoca_amparo
Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal
Patrocínio: Supermercados Daólio e Sempre Unidos
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Amparo terá ato cívico e desfile da Independência no período noturno
As celebrações do Dia da Independência em Amparo serão realizadas no período noturno pelo segundo ano seguido. O ato cívico foi confirmado para as 18h, na praça do Paço Municipal, na Avenida Bernardino de Campos.
A partir das 18h30, na Avenida Bernardino de Campos, escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, fanfarras de Amparo e região, o Tiro de Guerra 02-001, o Garam – Grupo de Antigos Atiradores do Tiro Guerra, as Forças Policiais e veículos oficiais do Município devem participar.
O evento será aberto ao público e contará com a participação de instituições, autoridades, estudantes e representantes da comunidade de Amparo.
A programação noturna tem o objetivo de evitar o desfile no calor da manhã. Na terça-feira, 8, Amparo também celebra o Dia da Padroeira, Feriado Municipal.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2054
-
Pedreira1 semana atrásPrefeitura de Pedreira realiza troca de solo para recuperar pavimentação da Avenida Dr. Silvio de Aguiar Maya
-
São Paulo1 semana atrásMorungaba recebe visita técnica de análise territorial para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social
-
Holambra1 semana atrásVeiling Holambra traz as novidades e tendências em flores e plantas para a Primavera, Finados e festas de fim de ano
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna promove passeio gratuito à Expoflora para idosos dos programas municipais
-
Campinas1 semana atrásInstituto CPFL lança programação da décima edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China
-
Amparo5 dias atrásOrquestra Jovem Circuito das Águas (OJOCA) faz ensaio aberto ao público no dia 12 de setembro na Praça da Catedral em Amparo
-
Artur Nogueira6 dias atrásPrefeitura de Artur Nogueira arrecada mais de 300 litros de leite com ingresso solidário do Miss Mirim


