Jaguariúna
Reflexos da Pandemia: Após seis anos, empresa de Jaguariúna encerra definitivamente as atividades
Mesmo sabendo que valores de energia e de aluguel poderiam ser renegociados mais para frente, os sócios do estabelecimento concordaram que não conseguiram chegar lá devido à falta de capital de giro
A trajetória da Bodega do Petisco, em Jaguariúna, teve início em 2014 e chegou ao fim em maio de 2020. O encerramento das atividades é reflexo da quarentena devido à pandemia do novo corona-vírus.
O sócio-proprietário Marcos Lourenço conta que tudo começou quando notou o quiosque sem uso e foi até a prefeitura municipal saber quais eram as condições para ter o direito de explorar o ponto. A iniciativa também foi da sócia-proprietária Carla, sócia no negócio até o final.
“No setor de licitações a pessoa responsável nos informou que estava para haver uma licitação daquele quiosque em uma semana e nos convidou para participar. Participamos com mais dois interessados e ganhamos o direito de explorar aquele ponto a partir de maio de 2014”, lembra Marcos.
Foram dois meses preparando o local, limpando e adequando toda parte interna até que em 25 de julho o Bodega foi aberto ao público. “A ideia de montar um barzinho noturno naquele local foi, devido ao sentimento de como cliente, a falta de uma opção diferente na cidade naquela época”.
E realmente deu certo já no primeiro ano, lembra Marcos. De acordo com ele, as pessoas aceitaram bem a proposta de entretenimento.
Mas, ao fim de 2015, diante da crise que se instalou no Brasil, as coisas foram ficando mais difíceis e sempre desafiadoras. Ao mesmo tempo, outros estabelecimentos similares ao Bodega apareceram na cidade.
“Desta forma, resolvi inovar montando festivais de bandas de rock, pois eu também fui músico durante 25 anos, então conhecia muitos músicos que adorariam tocar nos lugares, mas não tinham oportunidades. Fizemos três eventos de bandas de rock e todos eles sempre frequentados por muitas famílias, o que desde o início foi o objetivo: fazer um bar noturno familiar”, lembra.
Com isso, Marcos relata que o seu estabelecimento ficou conhecido como ‘barzinho do Rock de Jaguariúna’ por um certo tempo, pois depois dos festivais, bandas tocavam eventualmente aos finais de semana. “Aliás, gostaria de agradecer muito a cada músico que tocou aqui na Bodega do Petisco”, diz.
Em 2017e 2018 o movimento da casa começou a cair e Marcos acredita que o motivo foi o crescimento da cidade e a diversidade de opção. Então, os sócios concordaram em focar na parte de alimentação e bebidas.
Até que, em 2019 a Bodega do Petisco recebeu o convite para participar do maior festival de comida de Boteco do Brasil. “Fomos um dos 34 bares escolhidos da região de Campinas”, recorda. A participação durante o concurso rendeu mais clientes do município e de outras cidades também.
“Nesse ramo fala-se que se passar dos cinco anos existe uma certa estabilidade durante os anos sequentes. Realmente estávamos com quase seis anos e sentindo que cada vez mais estavam vindo novos clientes, confirmando uma certa estabilidade de funcionamento”, conta Marcos.
Mas, de acordo com ele, em todos esses anos de funcionamento os sócios não se atentaram para uma reserva de capital para qualquer tipo de problema que pudesse a vir acontecer, como essa pandemia. “Nós até fizemos alguma tentativa de delivery no ano de 2018/2019 mas não tínhamos estrutura nem capital para continuar com esse tipo de serviço. Então, na verdade, nós praticamente não fomos conhecidos como um estabelecimento que atendia delivery, mas sim somente clientes presenciais, apesar de termos um cardápio bem diversificado para delivery também”.
Com o início da pandemia o movimento presencial caiu vertiginosamente e, depois, com o decreto de quarentena em todo o Estado, o estabelecimento só poderia trabalhar fazendo delivery ou retirada no local. “Isso realmente não era o nosso forte e já havendo quedas nas vendas desde fevereiro/março de 2020 nós realmente não conseguimos continuar”.
Nesta semana, os sócios resolveram dar um tempo e conversar para procurar soluções e tentar voltar a funcionar com outro propósito de trabalho. Mesmo sabendo que valores de energia e de aluguel poderiam ser renegociados mais para frente, ambos concordaram que não conseguiriam chegar lá devido à falta de capital de giro.
Então, nesta terça-feira, 12, a Bodega do Petisco anunciou oficialmente o encerramento definitivo das atividades. “Sinto como tivesse perdido um filho, porque realmente é um ramo que eu gosto muito e também sei fazer bem”, lamenta Marcos.
Essa era sua, atualmente, única fonte de renda. Daqui para frente Marcos aguarda ser chamado em um concurso público e não tenho outra expectativa de nada por enquanto.
Jaguariúna
‘Jaguariúna – um espetáculo de rodeio’ tem sessões no Teatro Municipal
Quem ainda não assistiu ao musical “Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” tem a oportunidade de conferir a encenação hoje e amanhã, dias 21 e 22 de novembro, no Teatro Municipal Dona Zenaide. A peça, que conta com a participação de mais de 600 alunos da Escola das Artes, tem lotado todas as sessões desde domingo, 17, e é uma realização da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. As sessões começam às 19h30 e têm entrada gratuita.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria do teatro. A retirada dos ingressos está condicionada à apresentação de um documento oficial com foto, e cada pessoa pode retirar até dois ingressos por CPF.
O espetáculo faz parte da Revirada Regional de Cultura e conta com apoio da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
“Jaguariúna – Um Espetáculo de Rodeio” acompanha a jornada de Duda, uma candidata ao concurso Rainha do Rodeio, e de Valdomiro, o visionário por trás do evento, enquanto relembram os 35 anos do Jaguariúna Rodeio Festival. A narrativa destaca momentos marcantes e pessoas que ajudaram a construir a história do maior festival country do Brasil, celebrando também a relação do rodeio com a cidade de Jaguariúna, que comemora seus 70 anos.
O espetáculo mistura músicas populares, de vários estilos como pop e rock, e performances vibrantes, criando uma celebração da tradição, cultura e história local, reunindo diferentes gerações em uma noite de emoção e magia.
Fotos: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
Começa hoje o “Festival Jaguariúna 70, um show de solidariedade”, que celebra os 70 anos de emancipação do município e será realizado na Red Eventos. O evento será aberto às 19h com o show do trio Os Decris. Na sequência, às 21h, será a vez de George Israel, ex-integrante da banda Kid Abelha, e às 23h entra em palco a dupla sertaneja Mateus e Cristiano.
Amanhã, 15, feriado do Dia da Proclamação da República, o festival continua com o segundo e último dia de apresentações. Às 18h será a vez da cantora Paula Falcão. Às 20h, a dupla sertaneja Lucylla e Lucyana sobe ao palco da Red e, às 22h, o cantor Paulo Ricardo, grande nome do rock nacional e ex-integrante da banda RPM, encerra o festival.
LEIA TAMBÉM:
O evento – que seria realizado no Parque Santa Maria – foi transferido para a Red Eventos devido à previsão de chuvas. O novo local conta com área totalmente coberta que oferecerá mais segurança e conforto ao público e artistas, além de estacionamento gratuito, praça de alimentação e brinquedos gratuitos para as crianças, visando manter a estrutura e o bem-estar dos visitantes.
A Prefeitura de Jaguariúna também disponibilizará ônibus gratuito para deslocamento do público até a Red, ida e volta (confira as linhas e horários neste link: https://tinyurl.com/mwuy98kf).
Além de comemorar os 70 anos de Jaguariúna, o festival irá arrecadar fundos para o Lar Feliz, instituição que assiste crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O festival é patrocinado por: Jaguar Plásticos, Alea, UniFAJ, Ceaflor, Band FM Campinas e Nativa FM. Os artistas também contribuem com o evento, doando total ou parcialmente seus cachês.
A Red Eventos fica na Avenida Antártica, 1.530, bairro Santa Úrsula, em Jaguariúna.
Na Red Eventos
Dia 14/11
19h – Os Decris
21h – George Israel (do Kid Abelha)
23h – Mateus e Cristiano
Dia 15/11
18h – Paula Falcão
20h – Lucylla e Lucyana
22h – Paulo Ricardo
Foto: Ivair Oliveira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaguariúna anunciou as linhas de ônibus que estarão em operação para atender ao público durante o Festival ‘Jaguariúna 70’. O evento, que será realizado na Red Eventos, contará com suporte de transporte coletivo gratuito para facilitar o deslocamento da população até o local.
LEIA TAMBÉM:
Com essa ação, a Secretaria visa proporcionar um acesso mais seguro e conveniente ao festival, além de contribuir para reduzir o fluxo de veículos e o impacto no trânsito da região. As linhas estarão disponíveis nos dias do evento, oferecendo horários específicos para garantir que todos possam chegar e sair com tranquilidade.
Confira a relação completa de linhas.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.
Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1960
-
Amparo1 semana atrás
Parceria do Estado com o município de Amparo promove o empreendedorismo feminino
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Cultura Rock acontece nesta quinta em Artur Nogueira
-
Jaguariúna1 semana atrás
Prefeitura divulga linhas de ônibus gratuitos para o festival ‘Jaguariúna 70’
-
Campinas5 dias atrás
RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul
-
Campinas5 dias atrás
Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado
-
Jaguariúna1 semana atrás
Festival ‘Jaguariúna 70’ começa hoje na Red Eventos
-
Amparo5 dias atrás
UPA do São Dimas resolve mais de 80% da demanda de urgência