Conecte-se conosco

Jaguariúna

Reflexos da Pandemia: Após seis anos, empresa de Jaguariúna encerra definitivamente as atividades

Publicados

em

Mesmo sabendo que valores de energia e de aluguel poderiam ser renegociados mais para frente, os sócios do estabelecimento concordaram que não conseguiram chegar lá devido à falta de capital de giro

A trajetória da Bodega do Petisco, em Jaguariúna, teve início em 2014 e chegou ao fim em maio de 2020. O encerramento das atividades é reflexo da quarentena devido à pandemia do novo corona-vírus.

O sócio-proprietário Marcos Lourenço conta que tudo começou quando notou o quiosque sem uso e foi até a prefeitura municipal saber quais eram as condições para ter o direito de explorar o ponto. A iniciativa também foi da sócia-proprietária Carla, sócia no negócio até o final.

“No setor de licitações a pessoa responsável nos informou que estava para haver uma licitação daquele quiosque em uma semana e nos convidou para participar. Participamos com mais dois interessados e ganhamos o direito de explorar aquele ponto a partir de maio de 2014”, lembra Marcos.

Foram dois meses preparando o local, limpando e adequando toda parte interna até que em 25 de julho o Bodega foi aberto ao público. “A ideia de montar um barzinho noturno naquele local foi, devido ao sentimento de como cliente, a falta de uma opção diferente na cidade naquela época”.

E realmente deu certo já no primeiro ano, lembra Marcos. De acordo com ele, as pessoas aceitaram bem a proposta de entretenimento.

Mas, ao fim de 2015, diante da crise que se instalou no Brasil, as coisas foram ficando mais difíceis e sempre desafiadoras. Ao mesmo tempo, outros estabelecimentos similares ao Bodega apareceram na cidade.

“Desta forma, resolvi inovar montando festivais de bandas de rock, pois eu também fui músico durante 25 anos, então conhecia muitos músicos que adorariam tocar nos lugares, mas não tinham oportunidades. Fizemos três eventos de bandas de rock e todos eles sempre frequentados por muitas famílias, o que desde o início foi o objetivo: fazer um bar noturno familiar”, lembra.

Com isso, Marcos relata que o seu estabelecimento ficou conhecido como ‘barzinho do Rock de Jaguariúna’ por um certo tempo, pois depois dos festivais, bandas tocavam eventualmente aos finais de semana. “Aliás, gostaria de agradecer muito a cada músico que tocou aqui na Bodega do Petisco”, diz.

Em 2017e 2018 o movimento da casa começou a cair e Marcos acredita que o motivo foi o crescimento da cidade e a diversidade de opção. Então, os sócios concordaram em focar na parte de alimentação e bebidas.

Até que, em 2019 a Bodega do Petisco recebeu o convite para participar do maior festival de comida de Boteco do Brasil. “Fomos um dos 34 bares escolhidos da região de Campinas”, recorda. A participação durante o concurso rendeu mais clientes do município e de outras cidades também. 

“Nesse ramo fala-se que se passar dos cinco anos existe uma certa estabilidade durante os anos sequentes. Realmente estávamos com quase seis anos e sentindo que cada vez mais estavam vindo novos clientes, confirmando uma certa estabilidade de funcionamento”, conta Marcos.

Mas, de acordo com ele, em todos esses anos de funcionamento os sócios não se atentaram para uma reserva de capital para qualquer tipo de problema que pudesse a vir acontecer, como essa pandemia. “Nós até fizemos alguma tentativa de delivery no ano de 2018/2019 mas não tínhamos estrutura nem capital para continuar com esse tipo de serviço. Então, na verdade, nós praticamente não fomos conhecidos como um estabelecimento que atendia delivery, mas sim somente clientes presenciais, apesar de termos um cardápio bem diversificado para delivery também”.

Com o início da pandemia o movimento presencial caiu vertiginosamente e, depois, com o decreto de quarentena em todo o Estado, o estabelecimento só poderia trabalhar fazendo delivery ou retirada no local. “Isso realmente não era o nosso forte e já havendo quedas nas vendas desde fevereiro/março de 2020 nós realmente não conseguimos continuar”.

Nesta semana, os sócios resolveram dar um tempo e conversar para procurar soluções e tentar voltar a funcionar com outro propósito de trabalho. Mesmo sabendo que valores de energia e de aluguel poderiam ser renegociados mais para frente, ambos concordaram que não conseguiriam chegar lá devido à falta de capital de giro.

Então, nesta terça-feira, 12, a Bodega do Petisco anunciou oficialmente o encerramento definitivo das atividades. “Sinto como tivesse perdido um filho, porque realmente é um ramo que eu gosto muito e também sei fazer bem”, lamenta Marcos.

Essa era sua, atualmente, única fonte de renda. Daqui para frente Marcos aguarda ser chamado em um concurso público e não tenho outra expectativa de nada por enquanto.

Jaguariúna

Nesta quarta tem Feira Noturna “Especial Festa Julina” no Parque Santa Maria

Publicados

em

O Parque Santa Maria recebe nesta quarta-feira, 17, a edição especial da Feira Noturna “Festa Julina”. O evento acontece das 17h às 22h e tem entrada gratuita.

Haverá apresentação de quadrilha com alunos da Escola das Artes de Jaguariúna, além de touro mecânico e show com o cantor Rick Camparini.

LEIA TAMBÉM:

A Feira Noturna oferece grande variedade de produtos frescos e artesanais, desde barracas de frutas e verduras até artesanato local, além de pastel, lanches e outras iguarias, e é uma referência na região para os visitantes.

Organizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Feira Noturna acontece todas as quartas-feiras e é uma excelente opção de compras e gastronomia.

O Parque Santa Maria fica na Rua José Alves Guedes, 1.003, no Jardim Sônia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna recebe musical infantil no dia 27

Publicados

em

Com produção do grupo Os Geraldos, espetáculo dialoga com todas as idades e tem música ao vivo

O espetáculo musical PararaTimBum – Um Reino pela Música, do grupo Os Geraldos, que conta a história de uma princesa que assume o reino após seu pai adoecer e proíbe qualquer tipo de som, terá sessão única em Jaguariúna no próximo dia 27, às 19h. O espetáculo acontece no Teatro Municipal Dona Zenaide e os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir do próximo dia 19.

Com direção de Douglas Novais, o espetáculo reúne 11 atores em cena e uma trilha sonora executada ao vivo, baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião. A dramaturgia – de autoria original de Everton Gennari, com adaptação da atriz Julia Cavalcanti – conta a história de uma princesa, que – ao assumir o reino de seu pai, que ficou doente – proíbe qualquer tipo de som, adoecendo ainda mais seu pai e todo o povo. Arrependida do que fez, ela vai a PararaTimBum e encontra o mundo colorido onde moram as Notas Musicais. Lá instrumentos tradicionais, como piano, acordeom e violoncelo, juntam-se a instrumentos inventados, como sacolas, bolas e baldes, para ensinar à princesa o poder transformador da música. “É um espetáculo muito alegre, que celebra a beleza e os ritmos da música brasileira”, declara o diretor.

LEIA TAMBÉM:

O projeto PararaTimBum – Um Reino pela Música é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da empresa PPC Santana e produção cultural de Os Geraldos D’color Produções Culturais, empresa que atua no mercado de produção cultural, assessorando, planejando e executando projetos culturais.

Sobre o diretor Além de dirigir o espetáculo, Douglas Novais é ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos. De 2013 a 2019, foi assistente de curadoria do Projeto Ademar Guerra, do Governo do Estado de São Paulo. Em 2021 foi consultor pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) – e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo Henrique IV. Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do Grupo.

O GRUPO Com mais de uma década de história, Os Geraldos já se apresentou em mais de 90 cidades do Brasil, além de países como Marrocos, Argentina e Peru. Ao longo de sua trajetória recebeu 44 prêmios e transitou em mais de 40 festivais. Em paralelo com a criação de espetáculos, o Grupo atua na formação de profissionais da área do teatro e na gestão de espaços dedicados à arte e à cultura. Dentre suas várias iniciativas desenvolveu a Incubadora de Grupos Artísticos que, desde 2017, já atendeu mais de duas mil pessoas, impactando positivamente 83 grupos artísticos originários de 102 cidades brasileiras.

PPC Santana Uma das maiores e mais confiáveis fabricantes do Hemisfério Sul para isoladores de baixa, média, alta e extra alta tensão, até 800 kV (cc/ ca), a PPC Santana figura entre os principais provedores de isoladores de alta precisão para exigentes concessionárias & OEMs , não só no Brasil, como também em outros países da América Latina e ainda nos mercados dos EUA e Canadá.

SERVIÇO
PararaTimBum – Um Reino pela Música
Data 
27/07 l Horário 19h
Local Teatro Municipal Dona Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151 – Centro, Jaguariúna (SP) – MAPA AQUI 
Informações (19) 3256-4500 I WhatsApp: (19) 9 9127 5480 | [email protected]
Patrocinador PPC Santana
Classificação Livre l Acessibilidade Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Ingresso Gratuito e disponível a partir das 7h da manhã do dia 19/07 – Aqui 

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna mantém vacinação contra a gripe

Publicados

em

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terminou neste domingo, dia 14 de julho, mas a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continuará a imunizar as pessoas até o fim das doses disponíveis no município.

Segundo a secretaria, a vacinação está liberada a todas as pessoas maiores de seis meses de idade, inclusive os grupos prioritários que ainda não se imunizaram. O município conta com mais de 5 mil doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação contra a Influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Desde o início da campanha, foram aplicadas 14.205 doses da vacina (grupo prioritário e população em geral) na cidade. A meta de vacinação é de 90%, porém a cobertura vacinal do município encontra-se em 52,77%, bem abaixo do esperado.

Por isso, a Secretaria de Saúde solicita que as pessoas procurem a sua UBS de referência para que possam receber a vacina, que é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A vacinação acontece nas UBS Florianópolis, UBS Nova Jaguariúna, UBS Fontanella, UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul (abertura da sala às 8h), UBS Roseira de Cima, UBS Miguel Martini e UBS Roseira de Baixo durante a semana, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Há horário estendido na sala de vacina da UBS Florianópolis às terças, quartas e sextas-feiras até às 19h30; horário estendido às segundas e quartas-feiras na UBS Nova Jaguariúna até às 18h30 e horário estendido às terças e quintas-feiras até às 19h na UBS XII de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias