Jaguariúna
Merenda escolar servida em Jaguariúna é a melhor da RMC, aponta nova pesquisa
A pesquisa do Índice de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat) referente ao último trimestre de 2019 – outubro, novembro e dezembro –, aponta a merenda escolar servida nas escolas da rede municipal de Jaguariúna sendo a de melhor qualidade dentre as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os resultados sobre o setor da Educação foram divulgados na semana de 06 a 11 de janeiro.
Conforme a consulta feita pelo Indsat sobre os alimentos servidos aos alunos, Jaguariúna soma 769 pontos, o que demonstra alto grau de satisfação entre os entrevistados. A metodologia aplicada tem como público-alvo pessoas com 16 anos ou mais e é feita a cada três meses.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, 10.276 alunos são beneficiados com a merenda escolar em Jaguariúna. Desse total, 6.078 são estudantes do Ensino Fundamental, 1377 da Educação Infantil, 1004 dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e ainda 1817 das escolas estaduais, que também recebem a merenda fornecida pela Prefeitura. Dessa forma, Jaguariúna fecha 2019 liderando o ranking da educação na RMC, uma vez que foi apontada como a melhor neste segmento ao atingir 750 pontos no quarto trimestre de 2019, também obtendo Alto Grau de Satisfação.
Na segunda e na terceira colocações estão as merendas servidas nas escolas de Itatiba (746 pontos) e Indaiatuba (745). As 15 maiores cidades pesquisadas na RMC são Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
SERVIÇOS PÚBLICOS
Indsat menor que 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação
Indsat entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação
Indsat entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação
Indsat entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação
Indsat igual ou maior que 800 pontos = Grau de Excelência
Jaguariúna
Votação do Prêmio Professor Porvir está aberta à população; veja como votar nas professoras de Jaguariúna
Já está aberta à população a votação online da 3ª edição do Prêmio Professor Porvir, que reconhece práticas pedagógicas inovadoras em todo o país. As professoras Elisandra de Sousa e Luciene Mára de Lima, da rede municipal de ensino de Jaguariúna, estão entre as 30 finalistas com o projeto “Um oceano de possibilidades: inclusão, ciência e escrita em uma turma do 3º ano”, na Escola Municipal Professor Mário Bergamasco.
Para votar nas professoras de Jaguariúna basta acessar o link bit.ly/votepremioporvir3 e siga o passo a passo abaixo:
- Valide: resolva a operação na pergunta 1 (para evitar votos robotizados).
- Selecione: localize e selecione as professoras Elisandra de Souza e Luciene Mára de Lima.
- Confirme seu voto: role a página até o final e clique no botão Enviar.
O anúncio dos finalistas foi realizado no último dia 27 de fevereiro, após a análise de mais de 600 projetos inscritos, abrangendo diferentes etapas da educação básica. A premiação destaca iniciativas que transformam o ensino em experiências significativas, com foco em investigação, escuta ativa e conexão com a realidade dos estudantes.
LEIA TAMBÉM:
Elisandra e Luciene desenvolveram o projeto “Um oceano de possibilidades: inclusão, ciência e escrita em uma turma do 3º ano”, na Escola Municipal Professor Mário Bergamasco. A proposta interdisciplinar integrou robótica, produção de fábulas e investigação científica, a partir dos interesses dos alunos.
Ao longo do ano letivo, o projeto apresentou resultados expressivos, como a redução de 12 para apenas 1 aluno fora da hipótese alfabética – quando a criança já compreende que a escrita representa os sons da fala e passa a usar letras para registrar esses sons nas palavras –, além de promover maior engajamento, autonomia e protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Espetáculo “A Paixão de Cristo” de Jaguariúna será apresentado pela 1ª vez na Fazenda da Barra
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nos dias 26, 27 e 28 de março mais uma edição do tradicional espetáculo “A Paixão de Cristo”. Neste ano, pela primeira vez, a encenação será realizada na Fazenda da Barra, trazendo um novo cenário para uma das apresentações culturais mais aguardadas do calendário da cidade.
As apresentações têm início às 19h30, com abertura dos portões às 18h30, e entrada gratuita para toda a população.
O espetáculo contará com a participação de mais de 250 artistas de Jaguariúna e região, envolvendo integrantes das comunidades locais e alunos da Escola das Artes de Jaguariúna. A produção reúne atores, bailarinos, músicos e equipe técnica, em um grande trabalho coletivo que valoriza os talentos da cidade e promove a cultura local.
LEIA TAMBÉM:
Além da encenação, o público também poderá aproveitar uma praça de alimentação, garantindo mais conforto e opções de lazer durante o evento.
“A Paixão de Cristo” de Jaguariúna é uma das manifestações culturais mais tradicionais do município, emocionando o público ao retratar a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo por meio de teatro, música e dança.
“A Secretaria Municipal de Cultura convida toda a população e visitantes da região para prestigiar o espetáculo e vivenciar esse momento especial de arte, cultura e reflexão em um novo espaço da cidade”, informa a secretaria.
Serviço
Espetáculo: “A Paixão de Cristo”
Datas: 26, 27 e 28 de março
Horário: 19h30
Abertura dos portões: 18h30
Local: Fazenda da Barra – Jaguariúna
Entrada: Gratuita
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Prefeitura de Jaguariúna entrega kits escolares a todos os alunos da rede municipal
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou a entregar os kits escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino.
Segundo a secretaria, os kits foram organizados de acordo com cada faixa etária e etapa de ensino, contendo materiais de qualidade, adequados às necessidades dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
A entrega dos kits escolares é realizada nas unidades escolares, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, e é feita diretamente ao aluno, não sendo necessária a presença dos pais ou responsáveis para a retirada.
Nos próximos dias, também serão entregues os kits de materiais escolares para os alunos da Educação Infantil, garantindo que todos os estudantes da rede municipal recebam os itens necessários para o desenvolvimento das atividades escolares.
Veja abaixo os itens que compõem os kits:
- Infantil: agenda escolar, apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, guache, lápis de cor grande, lápis grafite, massa de modelar, pincel nº 8, tesoura sem ponta e cola branca.
- Fundamental I: apontador com depósito, borracha branca, caderno brochurão, caderno de desenho, caneta esferográfica azul, canetinha hidrográfica, giz de cera grande, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, cola bastão e cola branca.
- Fundamental II: apontador com depósito, borracha branca, caderno de desenho, caderno universitário, caneta esferográfica azul, preta e vermelha, lápis de cor grande, lápis grafite, régua, tesoura sem ponta, transferidor e cola branca.
“Com essa ação, a Prefeitura de Jaguariúna reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, investindo em estrutura, materiais pedagógicos e no bem-estar dos alunos, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem em toda a rede municipal”, informa a Secretaria de Educação.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo1 semana atrásImunizante contra a bronquiolite está a disposição para Amparo
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2027
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura de Artur Nogueira promove “Entre Elas” para fortalecer o empreendedorismo feminino
-
Campinas1 semana atrásObras de recuperação do pavimento devem ser finalizadas nos próximos dias
-
São Paulo1 semana atrásR$9,5 milhões para 12 cidades: Governo de SP libera recursos do FID para obras de mobilidade, meio ambiente e infraestrutura urbana
-
Campinas1 semana atrásTraficante apontado como maior fornecedor de drogas da Paraíba é preso em Hortolândia
-
Jaguariúna1 semana atrásFeira Noturna desta quarta-feira, 25, é na Praça Umbelina Bueno
-
Jaguariúna7 dias atrásJovem de 22 anos desaparecido é encontrado carbonizado em canavial de Jaguariúna


