Conecte-se conosco

Campinas

Ana Maria Carvalho traz para o público de Campinas o projeto Cantigas do Tempo e a cultura popular como referência para novos aprendizados

Publicados

em

O projeto vai circular com shows e oficinas gratuitos por sete cidades paulistas e chega a Campinas nos dias 26 e 27 de setembro. Núcleo Cupinzeiro é o convidado especial do projeto

São inúmeras as vivências de Ana Maria Carvalho construídas em 50 anos de carreira. É atriz, cantora, compositora, educadora, pesquisadora, costureira, bordadeira, brincante. Maranhense de Cururupu, terra do Bumba Boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá, Ana Maria acredita que a cultura popular é arte atemporal. É matéria-prima para uma formação educativa e cultural que valorize os saberes de mestres e mestras e a arte brincante.

Cantigas do Tempo traz músicas aprendidas na infância, composições próprias, poemas musicados, letras combinadas a gêneros e ritmos como sambas, bumba boi, forrós e cantigas tradicionais. E é com esse tesouro que o público vai entrar em contato através dos shows e oficinas de brincadeiras populares e danças brasileiras. Para Ana Maria, que fez dessa prática cultural sua própria história de vida, essa circulação pelo Estado de São Paulo é mais uma possibilidade de aproximar adultos e crianças das tradições populares brasileiras e do valor artístico e educativo que elas podem oferecer.

Campinas: Samba em ritmo de bumba boi
Em Campinas, o samba vai se transformar em bumba boi e os integrantes do Núcleo Cupinzeiro estão vibrando com a participação no show de Ana Maria Carvalho, no dia 27 no CEU Mestre Alceu. “Para nós do Núcleo Cupinzeiro será uma grande honra este encontro com Ana Maria Carvalho. Nossas tradições musicais populares nascem todas de um mesmo contexto e processo histórico. É a música do encontro, da roda, da sobrevivência, do bem viver e do cuidado coletivo. Estar perto de uma mestra é uma chance de conexão direta com essa ancestralidade”, afirmou Anabela Leandro, cantora, compositora e percussionista do grupo.

LEIA TAMBÉM:

Edu Guimarães, que também faz parte do Cupinzeiro e integra o show Cantigas do Tempo, adiantou que o samba Lamento Negro, gravado no primeiro álbum do grupo, será executado por Ana em ritmo de boi da ilha. “Anabela e Edu de Maria (também integrante  e fundador do Cupinzeiro), cantarão a composição de Ana Maria chamada Santos do Morro. Ana vai se juntar a nós para fazer esse boi, para fazer esse amálgama”, contou Edu.

O Cupinzeiro e Ana Maria também vão trazer para o show os chamados Sambas da Fazenda, pout pourri de sambas cantados por comunidades escravizadas da região de Barão Geraldo e que chegaram até os nossos dias através de partituras anotadas pela filha do Barão Geraldo. “O cupinzeiro gravou três desses sambas e eles estarão no repertório do show pra gente ter esse gosto de Ana Maria cantando samba com a gente”, completou Edu.

Sobre as oficinas e shows
Cantigas do Tempo é um show que estimula a arte do brincar. Os participantes das oficinas vão dançar o cacuriá, o bumba meu boi, e as cantigas de roda. De acordo com Ana, essas brincadeiras vão trazer ao público a importância das brincadeiras, do canto e da dança como uma prática que cria vínculos, estimula a criatividade e a liberdade.

“Eu espero que neste show as pessoas voltem para casa muito mais alegres do que chegaram. Dá leveza, felicidade, as crianças brincam. As crianças adoram brincar e estar juntas. Eu tenho 72 anos e o meu trabalho é movido pelas crianças”, disse Ana Maria.

O projeto Cantigas do Tempo foi aprovado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.

Depois de Campinas, o projeto segue para São Paulo, com apresentação na capital, no  Centro Cultural São Paulo, (28/09); em Ubatuba, (12/10), São Luís do Paraitinga (25/10) e São José dos Campos (17/11), entre outras cidades. O Cantigas do Tempo já fez uma apresentação em Cananéia, litoral sul do estado, nos dias 20 e 21 de setembro, abrindo a temporada de apresentações. Os espetáculos terão acessibilidade em libras e equipe de acolhimento para famílias neuro atípicas. Em São Paulo também haverá acessibilidade em audiodescrição.

“Não tem como viver sem arte”
Ana Maria se sente em casa no Estado de São Paulo. Há 20 anos é radicada em São José dos Campos onde, em 2022, recebeu o Prêmio de mestres e mestras do município. Vanguardista, Ana trouxe os brinquedos populares para o Teatro Vento Forte, onde foi atriz e figurinista por 20 anos. “Ao mesmo tempo, a gente trabalhava nas escolas, na capital e interior levando as brincadeiras brasileiras. Estamos há 40 anos nessa batalha. A cultura é vida, não tem como viver sem arte!”, ressaltou.

São dois os álbuns lançados por Ana Maria em sua carreira: Por mim e Pelo Meu Povo em 2012 (Por Do Som/Proac) e Memórias de Carvalho (Fomento às Culturas Negras da cidade de São Paulo).  Em 2018 foi contemplada pelo MinC com o Prêmio de Culturas Populares. É cofundadora, ao lado do irmão Tião Carvalho, da festa do boi no Morro do Querosene que existe há 40 anos e revive a cultura maranhense na cidade de São Paulo.

SERVIÇO:

Campinas (26 e 27 de setembro)
Oficina Cantigas do Tempo
26 de setembro
Horário: 10h30
Instituto Anelo
Rua Vicente de Marchi, 718
Acessível em Libras

Show Cantigas do Tempo
27 de setembro
Horário: 20h
Local: CEU Mestre Alceu – Florence I
R. Lasar Segal, 110 – Jardim Florence
Participação especial: Núcleo de Samba Cupinzeiro
Atividade gratuita
Acessível em libras
Classificação: Livre

Oficina Cantigas do Tempo
26 de setembro – Festival Transforma 2024 do Instituto Anelo – Campinas (INFORMAÇÃO ATUAL)
Local: Instituto Anelo
Rua Vicente de Marchi, 718 – Jardim Florence
Horário: Das 10h30 às 11h30 (INFORMAÇÃO ATUAL)
Acessível em libras
Livre
Atividade gratuita
vagas limitadas (distribuição de senhas por ordem de chegada)
Menores de 15 anos precisam estar acompanhados de adulto responsável.

São Paulo (28 de setembro)
Show Cantigas do Tempo
28 de setembro – Centro Cultural São Paulo
Horário: 19h
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Participação especial: Tião Carvalho
Atividade gratuita
Os ingressos podem ser reservados online pelo site do Centro Cultural São Paulo ou presencialmente na bilheteria.
Acessível em libras
Acessível em audiodescrição
Classificação: Livre

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

RB2 Empreendimentos promove ação de conscientização e cuidado com a saúde masculina em Paulínia, pelo Novembro Azul

Publicados

em

Colaboradores da construtora participarão de uma palestra sobre câncer de próstata, no dia 28 de novembro, ministrada por especialistas da Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia

Em apoio à campanha mundial Novembro Azul, a RB2 Empreendimentos promove uma ação voltada à conscientização sobre o câncer de próstata e o cuidado com a saúde masculina para seus colaboradores. A iniciativa será realizada no dia 28 de novembro, às 7h, com uma palestra especialmente desenvolvida para os trabalhadores da construção civil da empresa, no canteiro de obras da cidade de Paulínia.

A ação contará com a participação da enfermeira Gabriely Alves Pereira e da técnica de enfermagem Denise Ducatti Marconato, profissionais vinculadas à Secretaria de Saúde de Paulínia, que abordarão a importância dos exames preventivos e discutirão formas de identificar sinais precoces da doença. O objetivo é compartilhar informações valiosas e desmistificar tabus em torno da saúde do homem, incentivando a prática do cuidado preventivo entre os colaboradores.

LEIA TAMBÉM:

Com a ação, a empresa quer fortalecer o engajamento dos trabalhadores na campanha do Novembro Azul, garantindo que todos compreendam a importância de cuidar da saúde com responsabilidade e prevenção. Por isso, durante todo o mês também serão distribuídos materiais educativos com esse foco. 

A RB2 Empreendimentos acredita na importância de atuar para além das obras que desenvolve, valorizando o capital humano, fundamental para o sucesso da construtora. Para Ricardo Bisca, CEO da empresa, “iniciativas como o Novembro Azul reafirmam nosso compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos trabalhadores, que são nosso maior patrimônio”.

Em outubro, durante a campanha Outubro Rosa, a empresa também realizou uma ação em parceria com a AUPACC (Amigos Unidos por amor Contra o Câncer), abordando a prevenção do câncer de mama e arrecadando fundos para o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, na região central do estado de São Paulo. Com a campanha “Mulheres Leves e Audazes”, a empresa apoiou mulheres em tratamento, na cidade de Paulínia, fortalecendo seu compromisso social com a saúde e a transformação de vidas.

Sobre a RB2 Empreendimentos

Com sede na cidade de Limeira (SP), a RB2 Empreendimentos atua desde 2018 no mercado da construção civil residencial, especificamente no interior de São Paulo.

A empresa é reconhecida por sua política de qualidade focada em saúde e segurança, com obras entregues em Limeira e Mogi-Mirim, e em construção nas cidades de Paulínia, Jaú e São José dos Campos.

Comprometida com a qualidade e a excelência dos projetos, desde a execução à entrega, a construtora busca pela melhoria contínua de seus processos e empreendimentos, por meio da satisfação dos clientes; do retorno aos investidores; da sustentabilidade dos canteiros de obras e pelo bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Campanha ‘Miojo no carro’

Publicados

em

Nesta semana a influenciadora digital Caru Melilo (@meujantar) lançou a campanha “Miojo no carro”. Caru mora em Campinas, faz resenha de restaurantes na região e já foi cinco vezes embaixadora do Campinas Restaurante Week.

A campanha visa o combate a fome das pessoas em situação de rua. “Uma atitude simples, barata, possível e sem atravessador”, explica a influenciadora.

Caru conta que há algum tempo já pratica este ato solidário, mas que agora decidiu divulgar e usar a sua visibilidade para que este ato do bem chegue até mais pessoas. Como já era de se esperar, Caru, que tem mais de 25 mil seguidores, não recebeu apenas elogios pela ação, mas também críticas.

LEIA TAMBÉM:

“Estou muito tranquila em relação as críticas, já esperava por elas, pois é do ser humano criticar. Mas eu entendo que o barulho de quem quer fazer tem que ser maior. Então, convido a todos para entrar nesta campanha”, diz.

A fome é uma situação existente e real para as pessoas em situação de rua. A escolha do macarrão instantâneo se deu por ser um alimento de fácil transporte, validade estendida e valor muito acessível.

Além do mais, o miojo é um alimento que não precisa de utensílios para ser feito. Ele pode ser feito em uma lata, apenas com água quente e em apenas três minutos.

E você, o que achou desta ideia?

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Rota das Bandeiras registra passagem de 738 mil veículos pelo Corredor Dom Pedro de rodovias durante o feriado prolongado

Publicados

em

Volume registrado em quatro dias de Operação Especial foi 3,6% acima do previsto inicialmente pela Concessionária

O Corredor Dom Pedro de rodovias, que conecta a Região Metropolitana de Campinas (RMC) ao Circuito das Frutas e ao Vale do Paraíba, teve movimento intenso durante o fim de semana prolongado provocado pelo feriado de Proclamação da República. Em quatro dias de Operação Especial, entre quinta-feira, 14, e domingo, 17, a Concessionária Rota das Bandeiras registrou a passagem de pouco mais de 738 mil veículos, volume 3,6% acima do previsto inicialmente.

A saída para o feriado, na quinta-feira, contou com a passagem de 245 mil veículos, o que provocou lentidão sobretudo na pista sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I (SP-065), no trecho entre Campinas e Atibaia. Como ocorre tradicionalmente, o retorno do feriado teve tráfego diluído, sem provocar congestionamentos.

LEIA TAMBÉM:

Durante os quatro dias de Operação Especial, a D. Pedro I (SP-065) contou com a passagem de 522 mil veículos. Na Prof. Zeferino Vaz (SP-332), foram outros 98 mil motoristas. Na região de Jundiaí, a Eng. Constâncio Cintra (SP-360) teve o registro de 94 mil veículos, enquanto na Romildo Prado (SP-063) foram outros 23 mil usuários.

Para garantir o atendimento ágil aos motoristas, guinchos e ambulâncias permaneceram em pontos estratégicos das rodovias. Durante os quatro dias, foram 155 atendimentos mecânicos e 248 remoções com guincho. A Concessionária registrou 16 acidentes, sendo dois fatais na D. Pedro I, em Igaratá e Campinas.

Todo o movimento nas rodovias foi acompanhado em tempo real por 95 câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota das Bandeiras, com monitoramento 24 horas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias