Conecte-se conosco

Jaguariúna

Lei que estabelece penalidades para quem maltratar os animais é encaminhada para aprovação na Câmara Municipal

Publicados

em

Fica a cargo da Polícia Municipal, que atua em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, a fiscalização dos atos decorrentes da aplicação desta lei

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do prefeito Gustavo Reis, encaminhou na sexta-feira, 04, para aprovação da Câmara Municipal, um projeto de lei que estabelece sanções e penalidades para aqueles que praticarem maus tratos, abandonos e omissão de socorro aos animais em geral. De acordo com o projeto lei, entende-se por maus-tratos toda e qualquer ação decorrente de imprudência, imperícia ou ato voluntário e intencional, que atente contra sua saúde e necessidades naturais, físicas e mentais.

Toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas desta Lei é considerada infração administrativa ambiental e será punida. As penalidades vão de uma simples advertência até multas no valor máximo de 200 mil reais.

O prefeito destaca o pioneirismo da cidade nessas ações e comemorou a criação desta lei. “Jaguariúna sai na frente mais uma vez. Vamos conseguir penalizar todas as pessoas que fazem essas crueldades. Devemos tratar os animais com respeito, carinho e amor. Nada de abandono, nada de crueldade e nada de maus-tratos”.

Os valores arrecadados com o pagamento das multas serão aplicados no Canil Municipal de Jaguariúna, em programas e ações ambientais voltadas à proteção dos animais e com ajuda de custo as instituições que acolherem os animais maltratados. “Com essa medida nós vamos dar mais poder aos policiais e promover a conscientização das pessoas. É importante o poder público mostrar essa preocupação e realizar ações realmente efetivas de combate ao problema”, afirma o Policial Municipal e idealizador da Lei, Silvio Telles de Menezes – PM Menezes.

Jaguariúna

Novo hub de inovação da RMC, InovaEduK é lançado no campus da UniFAJ em Jaguariúna

Publicados

em

Evento de lançamento ocorreu na segunda-feira, 06, e trouxe como debate a ‘inovação aberta’ e a importância de apostar em ideias estratégicas e disruptivas

Ter a oportunidade de estar envolvido em um ecossistema de busca de conhecimento e tecnologias dentro e fora dos limites organizacionais. Esse é o conceito de inovação aberta, tema que norteou o lançamento do InovaEduK, o mais novo hub de inovação da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e que oferecerá uma variedade de serviços no campus 2 do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), no interior do Estado de São Paulo.

O lançamento do hub, que marcou ainda as comemorações do aniversário de 25 anos do Grupo UniEduK, ocorreu na noite de segunda-feira, 06, e contou com a presença de membros do centro universitário e do InovaEduK; além de autoridades locais e profissionais renomados das áreas da saúde, inovação e empreendedorismo.

LEIA TAMBÉM:

A novidade surge com a proposta de oferecer um conjunto de estratégias e ações, abrangendo diferentes setores da economia, a fim de estimular a cultura empreendedora, desenvolver a capacidade de inovação, fortalecer a construção do relacionamento entre pessoas e instituições e fomentar negócios na comunidade.

“É uma satisfação e um grande orgulho lançar o InovaEduK que pretende, por meio da organização de eventos, da gestão de um espaço de coworking e da oferta de um portfólio de serviços completo, fomentar um ecossistema de inovação, pesquisa e de desenvolvimento na região”, salientou Márcio Sanches, diretor de Pesquisa e Inovação do InovaEduK. “A nossa missão é ser foco de atração e retenção de talentos que queiram crescer, criar alternativas de carreira e projetos, além de desenvolver ideias que possam trazer soluções inovadoras para a sociedade, empresas e ao poder público”.

O diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta, salienta que o momento é um divisor de águas e representa a consolidação do envolvimento com empreendedorismo, inovação, tecnologias e pesquisa que o centro universitário sempre cultivou.

“Para a UniFAJ, é um marco ter um hub que trará para dentro da instituição mais demandas das empresas e utilizará esse ambiente riquíssimo, acadêmico, inovador, com tantas parcerias com órgãos públicos e privados. Juntamente com alunos, professores e pesquisadores poderemos oferecer ainda prestação de serviço de altíssima qualidade para que essas empresas possam desenvolver suas demandas em pesquisa e inovação em todas as áreas. Essa inovação é algo fantástico”, ressalta.

Inovação aberta
Ainda durante o evento de lançamento, os participantes conheceram um pouco mais sobre os benefícios que serão ofertados à comunidade universitária e à sociedade. Na ocasião, também foram apresentadas as startups (residentes e âncoras) que compõem o novo hub. Por fim, os presentes assistiram um debate entre especialistas, que abordaram o tema “Inovação aberta: colaboração além das fronteiras”.

“Sem dúvidas, os principais benefícios deste modelo incluem o aumento da velocidade do desenvolvimento de inovações, a redução de custos por meio da colaboração, o compartilhamento de riscos e a ampliação de potenciais fontes inovadoras. Na prática, isso pode levar a soluções mais eficazes e criativas, que seriam difíceis de alcançar operando isoladamente. A inovação aberta permite que as empresas respondam mais rapidamente às mudanças do mercado e explorem novas oportunidades de negócios que emergem da colaboração entre diferentes setores e disciplinas”, explicou o diretor do Hub de Inovação MTI e moderador do evento de lançamento do InovaEduK, Fábio Neto.

Ainda durante o evento, os participantes destacaram todas as possibilidades dentro da inovação aberta, que prioriza a colaboração, compartilhamento de conhecimentos, estratégias e tecnologias, ampliando os horizontes da criatividade e acelerando o desenvolvimento por meio de soluções inovadoras, competitivas e alinhadas com as necessidades do mercado.

“É fundamental que as instituições acadêmicas tenham uma matriz centrada na geração e valorização de conhecimento. Ou seja, que valorizem a pesquisa e a inovação. As instituições acadêmicas que conseguem fazer isso, são aquelas que obviamente são reconhecidas do ponto de vista da qualidade e a UniFAJ está, a partir desta iniciativa do InovaEduK, criando condições ímpares para que toda a comunidade acadêmica possa participar deste fantástico mundo de propostas inovadoras e do empreendedorismo”, afirmou o professor Nuno Sousa, que é médico neurologista e docente da Universidade do Minho, de Portugal, e atua no Conselho Consultivo do curso de Medicina da UniFAJ.

Participaram ainda do debate o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis; e o CEO da Veiling Holambra, Jorge Possato. Além de Jaguariúna, o InovaEduK foi lançado mês passado em Indaiatuba e estará disponível também no campus 1 do Centro Universitário Max Planck (UniMAX).

Sobre o InovaEduK
O InovaEduK foi criado para oferecer para a comunidade um portfólio de serviços e ecossistema de inovação, ajudando a impulsionar negócios, promover culturas inovadoras e desenvolver estratégias vencedoras para empresas em atividade ou para negócios em fase de ideação e startups.

Para isso, conta com áreas de coworking desenvolvidas para empresas inovadoras e startups residentes. Esses espaços possuem diferenciais exclusivos como acesso aos laboratórios, a um ecossistema multidisciplinar e à grande rede de parceiros da UniMAX. O InovaEduK oferecerá ainda uma variedade de serviços, com os programas Consultoria Corporate, Aceleração Scale-UP, Aceleração Ideação e Aceleração GetReal.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Nesta quarta tem Feira Noturna no Parque Santa Maria

Publicados

em

Moradores e visitantes têm mais uma oportunidade nesta quarta-feira, 08, de apreciar o show de sabores e muita diversão na Feira Noturna de Jaguariúna.

O evento desta semana – que vai contar com a apresentação do cantor sertanejo Kauan Sena –acontece das 17h às 22h, no Parque Santa Maria, com entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM:

Organizada pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Feira Noturna atrai grande público todas as quartas-feiras e já se consolidou como um evento para toda a família de Jaguariúna e região.

Além dos produtos expostos típicos de feira, como frutas e verduras fresquinhas, o espaço conta ainda com barracas de artesanato, entre outras. Os visitantes também podem se deliciar com pastéis crocantes, lanches suculentos e outras iguarias preparadas na hora pelos comerciantes.

O Parque Santa Maria fica na Rua José Alves Guedes, número 1.003, no Jardim Sônia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna lança campanha para arrecadar doações para vítimas das enchentes no RS

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna lançou uma campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesse momento, só podem ser doados produtos de higiene pessoal, de limpeza e água potável. A força-tarefa municipal reúne a Assistência Social e outras oito secretarias, além da Defesa Civil.

LEIA TAMBÉM:

As doações podem ser feitas até sexta-feira, dia 10, nos seguintes pontos de arrecadação, das 8h às 16h:

  • Centro Cultural
  • Centro Dia do Idoso
  • Ginásio do Azulão
  • Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
  • Parques públicos (Florianópolis e Roseira)

A campanha se encerra no sábado, 11, com a realização do “Dia D” de arrecadação, no Centro Cultural, das 9h às 14h, quando as doações poderão ser feitas no sistema “drive-thru”. Depois, todos os produtos arrecadados serão enviados ao Rio Grande do Sul.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias