Campinas
Rafa pede a Tarcísio que amplie casas populares de 15 m² que serão entregues em Campinas
Presidente Lula e prefeito Dário Saadi trocaram ataques nas redes sociais após petista afirmar que, “se moda pega, pobres terão de morar em poleiros”; Deputado do Cidadania-SP quer que Governo do Estado interfira no projeto
O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) requereu nesta semana ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) a ampliação das casas populares de 15 metros quadrados que estão sendo construídas em Campinas (SP) e que vão abrigar famílias da ocupação Nelson Mandela. A medida foi solicitada em meio à briga política entre o prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois trocaram ataques nas redes sociais após o petista afirmar que, “se a moda pega, pobres terão de morar em poleiros” – em visível crítica à Prefeitura, responsável pelas edificações.
Recentemente, o município de Campinas anunciou o programa de casas populares com metragem fora dos padrões praticados em políticas habitacionais. Fora do convencional, as residências, por exemplo, não têm janelas, além de serem consideradas pequenas para abrigar uma família de quatro ou de seis pessoas. A construção e os custos do projeto são de responsabilidade integral da Prefeitura, por meio da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab). O modelo foi alvo de críticas na Imprensa e de lideranças políticas, incluindo o presidente Lula.
LEIA TAMBÉM:
Para mudar a realidade do futuro conjunto que será endereço da comunidade do Mandela, Rafa solicitou apoio da Secretaria de Estado da Habitação, por meio do programa Casa Paulista, e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Documentos foram protocolados neste sentido. A intenção do deputado do Cidadania é que o governo de Tarcísio de Freitas faça a intervenção no projeto e amplie as residências. Cada casa teria, então, 60 metros quadrados, e não mais 15 metros quadrados:
“Conheço bem a história das famílias do (Nelson) Mandela, desde a primeira reintegração de posse. Mudar para uma casa de alvenaria é importante, mas é preciso que as novas condições de moradia sejam dignas. Por isso, estou pedindo a ampliação dessas casas para o Governo do Estado de São Paulo. A população precisa de respeito e menos discursos e brigas políticas, como a que estamos assistindo entre o prefeito de Campinas, que insiste em defender o projeto como está, com 15 metros quadrados, cada unidade, e o presidente Lula, que critica a Prefeitura, mas não apresenta uma única solução”, argumenta Rafa.
Polêmica
O projeto da Prefeitura de Campinas que vai contemplar a comunidade do Mandela prevê a construção de 116 casas para atender 450 pessoas – média de quatro moradores por residência. As moradias, inclusive, não são de graça. As famílias terão até seis meses para começarem a pagar o financiamento, de acordo com a administração municipal.
No projeto original de 15 metros quadrados, cada casa tem condições de abarcar uma cama de solteiro ou uma cama de casal, uma escrivaninha de pequeno porte e um armário. Um dos cômodos, que deve abrigar a sala de estar, tem espaço unicamente para um sofá pequeno, uma mesa, uma estante e uma TV:
“Espero que o Governo do Estado de São Paulo se sensibilize e possa nos ajudar nesta questão. Defendo a ampliação destas casas como fundamental para abrigar em condições dignas famílias com quatro ou até seis pessoas. Esses cidadãos precisam ter um espaço mínimo para a convivência, para os filhos estudarem e para empreenderem outras tarefas do cotidiano”, reforça o parlamentar.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Kartódromo do Taquaral será cenário da corrida de rua Santander
Corrida noturna reúne atletas no dia 8 de agosto com percursos de 5 km e 10 km
Campinas recebe neste sábado, dia 8 de agosto, o Santander Night Run, maior circuito de corridas noturnas do mundo. Com percursos de 5 km e 10 km e largada às 19h, a corrida acontecerá no Kartódromo do Taquaral, na avenida Dr. Heitor Penteado.
Com o mote “A pista é sua”, o evento incentiva cada participante a correr no seu ritmo e aproveitar uma atmosfera que une esporte e entretenimento. Considerada uma das provas mais icônicas do país, a Santander Night Run reúne mais de 150 mil atletas por ano em todo o Brasil. O evento se destaca pelo engajamento do público jovem e expressiva participação feminina, que representa cerca de 55% dos corredores inscritos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: www.nightrun.com.br/campinas. A retirada dos kits vai ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto, a partir das 10h, na Decathlon Campinas, no trevo da Rodovia Dom Pedro 1, km 129.
LEIA TAMBÉM:
Os três primeiros colocados das categorias masculina e feminina, em ambas as distâncias, receberão troféus. Todos os atletas que completarem o percurso serão premiados com a medalha oficial da prova.
Santander Brasil e Esporte: O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2025, mais de 420 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.
A Norte Marketing Esportivo, comercializadora do evento, é referência na criação e realização de experiências esportivas de grande porte. Com foco em promover o bem-estar e a saúde por meio do esporte, a empresa é responsável por alguns dos principais eventos de corrida de rua do Brasil.
Serviço:
Santander Night Run – Campinas
Data: 08/08/2026
Local: Kartódromo – Av. Dr. Heitor Penteado – Parque Taquaral, Campinas
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Renovias celebra o Dia do Motociclista com instalação e distribuição de 300 antenas corta-pipa
Ação reuniu forças de segurança para orientar os motociclistas e prevenir acidentes; houve também a entrega de mangas de proteção para os braços
Em alusão ao Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho, a Renovias promoveu nesta terça-feira, 28, uma ação de conscientização voltada à segurança dos motociclistas na Avenida Padre Jaime, em Mogi Guaçu. A iniciativa contou com a instalação e distribuição gratuita de 300 antenas corta-pipa, equipamento que ajuda a prevenir acidentes provocados por linhas com cerol e linha chilena.
A ação foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), alunos do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal e agentes da corporação, e a Polícia Militar, reforçando o compromisso conjunto com a preservação da vida e a promoção de um trânsito mais seguro.
Além das antenas corta-pipa, também foram distribuídas mangas de proteção para os braços feitas de tecidos tecnológicos e folhetos educativos com orientações sobre segurança no trânsito. O uso de linhas cortantes pode causar acidentes graves e até fatais envolvendo motociclistas.
LEIA TAMBÉM:
Dispositivos simples e de baixo custo, as antenas corta-pipa são instaladas na parte frontal da motocicleta e capazes de romper linhas antes que elas atinjam o pescoço ou o corpo do condutor. Embora a utilização seja obrigatória apenas para motociclistas profissionais em alguns casos, o equipamento é recomendado para todos que utilizam motocicletas, especialmente durante o período de férias escolares, quando aumenta a prática de empinar pipas.
” A instalação da antena corta-pipa é uma medida simples, mas que pode evitar acidentes graves e preservar vidas. Com essa ação, reforçamos nosso compromisso com a segurança dos motociclistas e com a conscientização de todos os clientes das rodovias e das vias urbanas”, afirmou Alexandre Bueno da Silva, coordenador de Operações da Renovias.
Regularmente a concessionária desenvolve ações educativas voltadas aos diferentes públicos que utilizam o sistema viário, promovendo iniciativas de conscientização, prevenção de acidentes e incentivo a comportamentos seguros no trânsito.
Em 2025, a Renovias distribuiu e instalou gratuitamente mais 600 antenas a motociclistas em diversas cidades que compõem sua malha viária.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
SP investe R$426,8 milhões para intervenções em 526 prédios escolares da região de Campinas
Em 42 meses, 100 creches foram construídas e mais de mil escolas estaduais climatizadas em todo o estado; três unidades da PPP Novas escolas foram entregues
De janeiro de 2023 a junho de 2026, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já realizou 7.423 obras com investimento de R$3,5 bilhões. As intervenções foram realizadas em 3.671 escolas e creches, beneficiando alunos de 582 municípios paulistas. Na região de Campinas, foram 982 obras em 526 escolas e creches, com investimento de R$ 426,8 milhões.
Os serviços foram executados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e incluem a entrega de novas escolas e creches, reformas de quadras esportivas, cozinhas, refeitórios, adequação e ampliação de salas de aula, recuperação de fachadas e telhados, acessibilidade e construção de unidades educacionais.
A climatização de escolas estaduais também faz parte do pacote de obras. Atualmente, 1.079 unidades estão climatizadas. A execução do projeto ocorre em três etapas: a adaptação da infraestrutura elétrica das escolas, a instalação dos aparelhos de climatização e a ligação da energia por parte das concessionárias de energia elétrica. O programa prevê o aporte de R$570 milhões para contemplar 1.500 escolas da rede estadual com conforto térmico. Na região de Campinas, 93 escolas já foram climatizadas desde o início do programa.
LEIA TAMBÉM:
No período, a educação infantil já recebeu 100 unidades do Programa Creche Escola em 97 cidades paulistas. Em 42 meses de gestão, foram geradas 13,4 mil vagas para crianças de zero a cinco anos de idade, totalizando investimento de R$ 283 milhões em obras. Na região de Campinas, foram 1.180 vagas em dez creches entregues na gestão, com investimento de R$ 24,6 milhões. As novas creches da região estão nas cidades de Americana, Campinas, Cordeirópolis, Itatiba, Jaguariúna, Nazaré Paulista, Pedreira, Serra Negra, Tuiuti e Vargem Grande do Sul.
PPP Novas Escolas
O Estado já entregou, neste ano, três das 33 escolas estaduais da Parceria Público-Privada Novas Escolas. As novas unidades de ensino ficam em Aguaí, Atibaia e São José dos Campos e atenderão estudantes em período integral. Ao todo, 29 cidades paulistas serão contempladas com o novo modelo de prédios escolares.
Por meio da PPP, que receberá investimentos de R$ 2,1 bilhões ao longo de 25 anos de concessão, as empresas privadas constroem e gerenciam as escolas em questões estruturais. Nessas escolas, a Seduc-SP segue responsável pela área pedagógica, contratação e formação de professores e currículo educacional.
As novas escolas da parceria contam com estrutura moderna e acessível, incluindo, por exemplos: salas de aula, sala de recursos, quatro espaços de inovação, sala de leitura, espaços de estudos individuais, auditório, refeitório, cozinha completa, pátio coberto, espaços de convivência, ginásio poliesportivo, arquibancada, sanitários e vestiários adaptados para pessoas com deficiência, espaços para as equipes pedagógicas, sala de vigilância e centro de mídias.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
São Paulo5 dias atrásPrefeitura de Monte Alegre seleciona currículos de professor de Educação Física
-
Amparo6 dias atrás14ª Caminhada pela Paz em Amparo contará com programação gratuita para toda a família, unindo promoção da qualidade de vida e incentivo à convivência pacífica
-
Campinas1 semana atrásPirajá Cambuí promove primeira edição da Feijoada Tia Surica
-
Campinas1 semana atrásPejotização tem espaço ampliado e traz mudanças nas relações de trabalho no Brasil
-
Jaguariúna6 dias atrásPAT de Jaguariúna realiza série de mutirões de emprego nesta semana
-
Amparo1 semana atrásMais de 100 cirurgias serão realizadas neste fim de semana em Amparo
-
Campinas1 semana atrásMercado imobiliário entra no segundo semestre com foco em imóveis de entrega próxima
-
Artur Nogueira1 semana atrásArtur Nogueira abre inscrições para estágio remunerado em Pedagogia


