Conecte-se conosco

Jaguariúna

Chuva forte provoca estragos em vários pontos de Jaguariúna e Prefeitura mobiliza Defesa Civil, Bombeiros e Secretarias no atendimento à população

Publicados

em

A forte chuva que durou quase três horas ininterruptas foi marcada por raios e trovoadas, atingiu toda a cidade na noite de quarta-feira (23) e provocou estragos consideráveis em Jaguariúna. Os prejuízos materiais começaram a ser quantificados nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (24).

De acordo com a diretora da Defesa Civil de Jaguariúna, Fernanda Rodrigues de Souza Tesche, foram registrados 116mm de chuva, o equivalente a 12 dias de chuvas constantes e moderadas na cidade. “Foi muita água mesmo, pois quando temos 70mm já é considerado estado de observação. Além disso, caíram muitos raios também, o que assustou bastante”, destaca.

Os raios danificaram, ainda, a central de internet no Paço Municipal, que ficou apenas com os telefones funcionando e sem comunicação com o site oficial da administração, o Facebook e outras redes sociais Instagram e Twitter.

Diante da situação, equipes da Defesa Civil, Bombeiros Municipais, Polícia Municipal (ex-Guarda Municipal), e das secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente e do Departamento de Obras e Serviços Públicos foram a campo para executar ações emergenciais em vários pontos da cidade.

Atuando em conjunto, realizaram desobstrução de ruas, isolando áreas e oferecendo atendimento a quem precisasse de ajuda. Por conta disso, foram suspensas temporariamente a coleta de entulhos e de galhos de árvores, que é setorizada e acontece rotineiramente durante a semana.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços, Lucas Gabriel Lopes, nas primeiras horas os pontos mais prejudicados foram uma tubulação de águas pluviais, que cedeu e provocou o afundamento de parte do asfalto na Avenida Pacífico Moneda (bairro Vargeão), e a queda de parte de dois muros: o da Escola Municipal Irineu Espedito Ferrari, na Vila 12 de Setembro, e o do Condomínio Vila Toscana.

“Também tivemos um grande estrago no asfalto da pista na saída de Jaguariúna para Pedreira, bem próximo a um posto de gasolina. Uma de nossas equipes foi para lá com máquinas e equipamentos para retirar as placas que se soltaram, isolar e sinalizar a área para providenciar o reparo com urgência, pois é um trecho de grande fluxo de veículos, explica Lucas Lopes.

Defesa Civil e Bombeiros

Atuando em conjunto, equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros Civis Municipais foram acionadas e também atenderam várias ocorrências. Conforme a diretora da Defesa Civil, que acompanhou e coordenou os trabalhos ao lado do responsável pelos Bombeiros, Paulo Henrique da Vinha, um dos pontos mais críticos foi em frente ao Parque dos Lagos, na Vila 12 de Setembro, onde o nível da água chegou a 1,5 metro na altura e vários veículos acabaram ilhados.

“Ali é uma baixada e o acúmulo de água foi grande. Pelo menos 4 veículos de passeio e 1 microônibus, que tentaram passar quando a água já subia, ficaram ilhados. Retiramos os passageiros pelas janelas, utilizando botes, e também recolhemos quem estava nos carros, levando todos a um local seguro. O mesmo aconteceu perto do Parque Santa Maria, onde um casal ficou ilhado dentro de um carro. Estivemos prestando socorro até por volta das 2 horas da madrugada e, felizmente, não houve nenhuma vítima”, disse a diretora da Defesa Civil.

De acordo com o balanço prévio, feito pela Defesa Civil e os Bombeiros Civis Municipais, quatro árvores caíram durante o temporal, sendo duas na Avenida Marginal (região central) e outras duas na Avenida Tassinari, no Jardim Dona Luiza. Quanto a imóveis alagados, ainda segundo a Defesa Civil, não houve necessidade de remover nenhuma família.

O único caso em que a família precisava ser retirada do local, devido ao alagamento da casa, localizada próxima à Cerâmica Santa Glória, no bairro Vargeão, houve recusa por parte dos moradores. Diante do impasse, Defesa Civil e Bombeiros acionaram a Secretaria de Assistência Social. A assistente social que compareceu ao local registrou a recusa da família em aceitar ser acomodada temporariamente numa Pousada, com despesas custeadas pela Prefeitura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna

Fotos: Ivair Oliveira

Jaguariúna

Jaguariúna inicia vacinação contra a gripe para as crianças, idosos e grupos prioritários

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta semana a vacinação contra a gripe na cidade, dentro da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Quem tomou a vacina em 2023 também deve receber a nova dose, pois a vacina é atualizada anualmente.

Nessa fase da campanha, que vai até 31 de maio, são vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), além de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e pessoas em situação de rua, entre outras.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30. Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30 e, na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h. As pessoas devem levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, “a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde”.
A vacina é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Quem pode tomar a vacina
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes e puérperas
Povos indígenas e quilombolas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com 60 anos ou mais
Professores das escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade

Locais e horários de vacinação
A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30.

Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30.

Na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mutirão contra a dengue visita 468 imóveis no sábado em Jaguariúna

Publicados

em

O mutirão contra a dengue realizado no sábado, 23, visitou um total de 468 imóveis nos bairros 12 de Setembro e Jardim Imperial. A ação integra a política de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti implementada pela Secretaria de Saúde de Jaguariúna.

Um total de 293 casas foram efetivamente trabalhada. Outros 163 imóveis estavam fechados e dez proprietários se recusaram a receber os agentes. No total, quatro amostras de larvas foram coletadas.

LEIA TAMBÉM:

Os agentes visitam as residências em busca de possíveis focos, orientam a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, chikungunya e zica) e sobre como evitar o acúmulo de água em locais ou recipientes.

O mutirão também contou com a ajuda dos jovens da Fanfarra do Clube de Desbravadores e Aventureiros de Jaguariúna. As músicas ajudaram a chamar a atenção dos moradores dos bairros para a ação.

Outra ajuda obtida foi do McDonald’s de Jaguariúna, que ofereceu almoço para todos os agentes de saúde que estavam trabalhando no combate à dengue.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes e seguindo as orientações para o combate à dengue e outras doenças, não deixando acumular água em vasos e outros objetos.

Os moradores podem enviar mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de dengue pelo número (19) 99783-2319, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Estudantes da UniFaj ajudam Saúde de Jaguariúna no combate à dengue

Publicados

em

O combate à dengue em Jaguariúna vai ganhar mais um reforço. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Grupo UniFAJ, a Secretaria Municipal de Saúde contará com a ajuda de estudantes e professores dos cursos de medicina e de enfermagem, que vão atuar em diferentes áreas para fortalecer os pontos da atenção.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Secretaria de Saúde, aos sábados e domingos, os estudantes do curso de medicina vão ajudar o corpo clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaguariúna e, de segunda a sexta-feira, alunos do curso de enfermagem e do curso técnico estarão atuando em ações como notificações oficiais, cartão dengue, testes rápidos, entre outras.

Além dessas ações, estudantes também atuarão em campo nos mutirões para identificação de criadouros e orientação da população quanto a medidas preventivas.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias