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Economia

Tendência mercado digital

Edilaine Alves

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O mercado digital é a grande aposta para os brasileiros que desejam empreender ao longo de 2021. Isso é o que indica o Sebrae e especialistas do setor de negócios e empreendimentos. O indicativo dado por estas fontes é muito claro de que negócios que nascerem ou se desenvolverem por meio da internet ao longo de 2021 possuem um caminho estabelecido e favorável de acordo com o cenário brasileiro atual. Isso claro pode ser visto como um reflexo de tudo que a população brasileira viveu ao longo de todo o ano de 2020.

A internet já não é uma novidade, a existência de negócios no ambiente virtual e a alta atratividade desse modelo de comércio para quem deseja empreender também não é uma novidade. O que há de novo e que faz especialistas apontarem que este é o momento de se apostar com força em negócios digitais é todo o cenário global e o momento que o mundo atravessa atualmente.

Segundo consultorias especializadas, o crescimento de negócios no ambiente digital é cinco vezes maior do que no mundo real. A principal tendência para 2021 é que estes negócios se fortaleçam por meio de aplicativos que permitam uma relação direta entre a marca e o cliente.

Desde o final de 2019 e de forma mais intensa a partir da primeira metade de 2020 o mundo passou a sofrer com a pandemia do novo coronavírus. Como consequência da pandemia as pessoas tiveram de se isolar em casa e mudar sua forma de consumo. A partir deste momento de isolamento profissionais que já estavam presentes na internet ou que conseguiram se estabelecer no meio digital com facilidade tiveram vantagem na manutenção das atividades.

Nessa esteira de se construir toda uma nova relação de negócios através da internet, o cliente também se adaptou. Ao longo dos últimos anos o número de usuários de internet no Brasil já vinha crescendo anualmente. Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust-Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas pela internet tiveram uma alta de 52,95% no último mês de fevereiro e uma alta de 68,92% no faturamento do setor foi registrado. Ao longo de todo o ano de 2020 o número de vendas online registradas no Brasil cresceu 41% em relação a números alcançados em anos anteriores.

São estes valores que demonstram que realmente o nível e confiança dos brasileiros de realizarem compras e contratarem serviços por meio da internet é cada dia maior e que seguirá crescendo. Por isso que é tão importante se fazer presente na internet para conseguir chegar até a conversão de um cliente em potencial em um negócio concluído. A internet é hoje a grande vitrine do mundo e por isso é importante estar nela, mas também é necessário saber estar da forma correta. Um local em que a concorrência não é limitada geograficamente ou por outros fatores que existem no mundo real, como é o caso da internet, exige ações extremamente assertivas na hora de comunicar-se com o público para garantir a sua relevância e o seu alcance em relação aos potenciais clientes.

Graças a isso também uma série de profissionais e serviços também possuem boas perspectivas de rentabilidade em seus mercados para o ano de 2021. Profissionais que atuam diretamente na produção de sites, de aplicativos e de outros modelos de plataformas virtuais deverão ter uma grande demanda de novos serviços vinda exatamente deste número crescente de profissionais que desejam criarem novos negócios na internet ou levar seus negócios para a internet. Profissionais que produzem conteúdo como artes gráficas e outros tipos de materiais também estão dentre aqueles que poderão ver sua clientela crescendo ao longo do ano.

O crescimento esperado para plataformas de delivery em 2021 também demonstra esta mudança na relação de consumo no Brasil. Não apenas alimentação, mas diversos outros tipos de negócios hoje conseguem se aproximarem ainda mais dos seus clientes através do delivery, facilitando para aqueles que consomem.

Estes são apenas alguns exemplos de toda a cadeia de profissionais que pode ser alimentada por este crescimento do mercado de negócios online no Brasil. Mas há toda uma cadeia de profissionais que será beneficiada com esta renovação da forma de se fazer negócios no Brasil.

Aqueles que vendem produtos relacionados a conhecimento também seguem tendo na internet uma grande ferramenta. Venda de cursos ou outros tipos de materiais que agreguem algum tipo de conhecimento para o consumidor através da internet é uma grande possibilidade de maximizar aquilo que vem sendo produzido. As vantagens neste tipo de relação existem para as duas pontas da relação, enquanto o empreendedor tem uma grande ferramenta para maximizar suas possibilidades, o cliente possui através do serviço online todas as facilidades que lhe são entregues pelo consumo de um serviço digital.

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Economia

Impacto financeiro devido à queda nos meios de comunicação

Edilaine Alves

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Na tarde da segunda-feira, 04, todo o mundo observou enquanto as principais empresas de tecnologia do mundo sofriam com instabilidade ou a total inefetividade dos seus serviços. A crise que se iniciou com o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, todos os serviços pertencentes à Facebook simplesmente pararam de funcionar e deixaram seus usuários sem as principais ferramentas de redes sociais da atualidade.

Após mais ou menos uma hora, que foi o tempo necessário para a maioria dos usuários perceberem que o problema não seria rapidamente sanado como outras dificuldades no serviço já experimentadas pelo Facebook em suas atualizações, as pessoas começaram a buscar opções para conseguirem suprir a necessidade gerada pela ausência destes três serviços. Nesse momento, os usuários começaram a migrar intensamente para outros mensageiros instantâneos, principalmente o Telegram, e outros serviços online que possibilitam o envio de mensagens por meio digital.

Além do Telegram, redes sociais como Twitter e LinkedIn se viram diante de uma migração massiva de usuários que estavam temporariamente órfãos dos serviços da Facebook. Por volta das 15h muitos usuários começaram então a notar que os problemas para usar serviços online se estenderam para produtos ofertados para outras empresas como produtos da Google, que também ficaram indisponíveis por algumas horas.

Basicamente instabilidade e inatividade marcaram a tarde de usuários de tecnologia por todo o mundo. Mas não apenas pessoas mais óbvias como profissionais dos setores de tecnologia e comunicação foram afetadas. Durante a tarde da segunda-feira a imprensa nacional já destacava o impacto que este período off-line teve sobre pequenos negócios por todo o país.

De acordo com reportagens publicadas no dia, comerciantes sofreram com diversos problemas. O principal deles foi o fato de que a maioria destes empresários utiliza o WhatsApp como meio de comunicação com clientes e fornecedores. Sem o mensageiro verde como uma opção, estes comerciantes se viram sem meios para receber pedidos de delivery, receber pagamentos ou se comunicar virtualmente com outras pessoas como costumam fazer diariamente.

Todo este cenário de experiência sem redes sociais e de incapacidade de comunicação gerado deixam importantes lições para todos que buscam se tornarem comerciantes ainda mais efetivos. A primeira das lições nos foi dada pelas próprias empresas de redes sociais: esteja pronto para um dia de problemas. Claro que Facebook, Google e outras empresas possuem equipes voltadas unicamente para pensarem eventuais falhas que possam acontecer em seus serviços e assim resolver problemas antes que eles se tornem realidade, mas ainda assim o que vimos foram horas de caos e ausência de respostas que fizeram Mark Zuckerberg perder milhões de dólares.

A segunda importante lição é: esteja pronto para assumir a liderança do mercado. Ninguém imaginava que o Twitter e o Telegram viessem a se tornar as únicas opções de comunicação virtual para uma grande parcela da população global naquela segunda-feira. Provavelmente nem as empresas que coordenam estes serviços aguardavam por isso e, por este motivo, o que se viu por parte dos usuários que migraram para o Telegram buscando uma alternativa ao WhatsApp foi um serviço que apresentava instabilidades causadas pelo grande fluxo de dados inesperados.

Se você hoje não lidera o ramo de mercado ao qual pertence, não se contente com o segundo lugar ou com o ódio, esteja sempre pronto para se tornar o peixe grande do aquário e quando o momento surgir você conquistará tudo que merece.

Por fim, nunca se limite a uma única opção de acesso. Depender de um serviço ou ferramenta apenas, por mais que esta seja confiável, pode ser a sua grande ruína caso você de repente passe a ter problemas com ela.

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Economia

Líder – turismo de negócios

João Rodrigues

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Mais de 62 mil doses foram aplicadas (1ª e 2ª dose) em nosso município. Média móvel de mortes no país a mais baixa no ano, aumentando o índice de pessoas já imunizadas com a 2ª dose. No exterior eventos já ocorrendo e muitos até sem a utilização da máscara, porém com a exigência do teste PCR. Por aqui cuidados como preconiza a vigilância sanitária: uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, evitar aglomerações.

Estamos vislumbrando que em pouco tempo voltaremos a ter encontros sociais, nos deliciando com nossa gastronomia, nossos shows, enfim, é o momento do líder consciente e conhecedor de Jaguariúna e do Circuito das Águas, saber que o Turismo é algo que nos une é a mola propulsora do desenvolvimento social e econômico. Devido a este fator deve ele começar a se movimentar, articular, para que os projetos de curto, médio e longo prazo ocorram, mas como fazer isto?

O primeiro passo é descobrir pessoas que compartilhem dos mesmos pensamentos e agrupá-las, para que por meio desta sinergia se forme um verdadeiro Master Mind, onde serão geradas soluções de melhoria no local, com ideias criativas, inovadoras, transformadoras em prol do Turismo, porém amparados na sustentabilidade, qualidade de vida, desenvolvimento social e econômico, é fundamental ter uma visão de longo prazo, pois precisamos pensar no presente o futuro das novas gerações.

Desde minha chegada a presidência da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna, como líder empresarial e social, venho estudando a cidade e região, realizado contatos, pesquisas, buscado experiências de sucesso no Brasil e no exterior, solicitando o apoio de nossos jovens talentos de graduação da UniEduk, que muito tem contribuído através de suas Maratonas semestrais, onde tive a oportunidade de desafiá-los com 2 problemas, com retornos pautados em pesquisas através de seus estudos acadêmicos e práticos, pois os mesmos vão a campo para saber a opinião do cidadão.

O grupo de voluntários do Programa LÍDER do Circuito das Águas Paulista, muito tem contribuído para este conhecimento e troca de experiências, bem como saber qual a dor de cada cidade, quais os cases de sucesso e o compartilhamento de experiências bem sucedidas nos estados em que o programa já foi aplicado, como Serra Gaúcha, Serra da Canastra, Cariri Paraibano, Lençol Maranhense, entre outros lugares que se desenvolveram e muito, graças a líderes locais que de forma conjunta pensaram estrategicamente em como realizar o desenvolvimento da região.

Tive a oportunidade de participar de eventos estratégicos de liderança o PPAglobal na Califórnia (San Diego) e Portugal, onde pude debater sobre as características de cada pais, seu povo, sua cultura, seus problemas, desafios e principalmente sobre o enorme potencial turístico de cada pais e em especifico de cada cidade/região, e foi muito gratificante ver como regiões muito pobres, hoje, se tornaram muito mais fortes, socialmente e economicamente, sendo lugar de visitação de pessoas de mundo todo, trazendo para aquele local divisas (investimento, infraestrutura e moeda), fundamentais para a melhoria de vida dos que lá residem e frequentam.

A força do trabalho coletivo é incrível e cabe aos lideres irem atrás destas cabeças pensantes, bem como nos voluntários (liderados) que engajados nesta causa, farão parte da construção desta nova história da cidade/região, que estará sendo escrita a muitas mãos.

Em Jaguariúna o Turismo de Negócios deve ser destacado e ter verbas próprias para o fomento da economia no comércio, prestador de serviços, indústria, infraestrutura já no Plano Plurianual (PPA), em breve com certeza será reservado um capítulo à parte para isto também no Plano Diretor, onde estamos perguntando ao cidadão, que cidade Temos? Que Cidade Queremos, para que possamos sair do Ponto A, para irmos para Ponto B, em busca da melhoria de qualidade de vida do cidadão, através do desenvolvimento social e econômico (emprego e renda).

Líder comece agora nem que seja no formato online reunir-se com estas pessoas que tem este propósito em mente, pois chegou o momento da retomada econômica e de começarmos a planejar e executar ações em prol do Turismo de Negócios. Nos vemos em breve, pois #JuntosSomosFortes.

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Economia

A economia cresce no agronegócio

Edilaine Alves

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O agronegócio em SP ganha duas grandes ferramentas para o fortalecimento do produtor

Na quinta-feira, 12, o governo estadual anunciou o lançamento de dois programas que prometem ser duas grandes ferramentas para o fortalecimento do produtor paulista. Foram lançados os programas AgroSP+Seguro e Município AgroSP e a liberação de R$215 milhões para linhas de crédito e seguro rural.
Segundo o governo estadual, o objetivo do programa AgroSP+Seguro é garantir maior segurança para o trabalhador rural através da destinação de viaturas específicas para locais rurais. A maior presença das forças de segurança garante ao trabalhador um nível de confiabilidade necessário para que sejam feitos investimentos e melhorias sem o temor de perdas ocasionadas pela insegurança que hoje aplaca grande parte da população rural.
Claro que a presença ativa das forças de segurança nas zonas rurais que será permitida por estas novas viaturas não é em si um fator que movimentará a economia destas regiões ao ponto de haver algum impacto positivo na economia estadual. Mas como sabemos a economia é uma área multifatorial em que várias coisas podem afetar o resultado final, pois há toda uma corrente que é formada por cada um destes pequenos elos que aparecem ao longo dos dias que permitem que situações garantam uma maior segurança eletrônica.
Então uma maior segurança nas zonas rurais poderá garantir ao pequeno trabalhador familiar que ele se sinta confiante o suficiente para acessar ao crédito que também estará agora disponível e assim fazer com que a sua produção cresça. Então, é necessário vermos que hoje estes programas quando apresentados de forma conjunta podem garantir que os produtores familiares ou até produtores maiores do agronegócio local consigam fortalecer o mercado rural paulista e assim gerem todo um ciclo virtuoso de distribuição de renda.
É preciso ver o cenário atual no qual nos encontramos e vislumbrar os impactos positivos que a mudanças apresentadas poderão gerar sobre este cenário permitindo que a realidade da população mude para melhor. Nesta minha coluna já afirmei para vocês em algumas oportunidades anteriores que na economia há da parte de todos um pequeno exercício de futurologia para se tentar imaginar o podemos esperar a cada momento.
Já a função do programa Município AgroSP é fomentar a implantação de políticas públicas voltadas ao setor do agronegócio em esfera municipal. O programa incentivará prefeituras a ampliarem suas ações sociais para melhoras as condições das pessoas que vivem no campo. No primeiro ciclo estarão aptos a participar 508 municípios dos 645 existentes no estado.
A grande vantagem deste programa é que permite uma relação mais próxima do agricultor com o setor público, pois a relação do agricultor, principalmente o pequeno produtor rural, com órgãos municipais pode se dar de uma forma mais específica para as necessidades daquela localidade. Mesmo tratando-se de uma série de programas estaduais, ainda precisamos compreender que de acordo com o tamanho que o estado de São Paulo possui, com uma diversificação da origem destes estímulos para a população do campo é possível que o pequeno produtor se sinta melhor atendido e os programas possuam uma maior aderência.
Os programas e o crédito anunciado pelo Governo Estadual não são a solução para nenhum problema para o homem do campo especificamente. Mas permitem que o trabalhador rural paulista possua uma vastidão maior de armas para a manutenção do seu trabalho e a sua permanência na sua região de origem. Mesmo para aqueles que assim como eu não sobrevivem da atividade rural é sempre importante estarmos atentos ao fortalecimento do agronegócio estadual, pois todos somos consumidores daquilo que é feito no campo, seja direta ou indiretamente.

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