Edmilson Alves – edmilson@gazetaregional.com.br

O bloco carnavalesco ‘Siricutico da Onça’ é a principal atração para animar o Carnaval em Jaguariúna. O bloco, composto por 30 integrantes na bateria, se apresentará no sábado, 10, e na terça-feira, 13, na Praça Umbelina Bueno, no Centro, gratuitamente. As apresentações nos dois dias terão início às 17h, com encerramento às 21h.

Integrantes do bloco ‘Siricutico da Onça’ durante ensaio, para fazer bonito e não deixar ninguém parado no Carnaval \ Divulgação

O coordenador de bateria do ‘Siricutico da Onça’, Pedro Ferraz, espera animar um público acima de 5 mil pessoas, superando os 3 mil do ano passado. “Temos um repertório musical preparado, para deixar todos animados”.

Segundo Pedro Ferraz, a apresentação musical do bloco será dividida em três momentos, sendo o primeiro com samba-reggae, popularmente conhecido como Axé, mas num ritmo mais lento que o Axé tradicional. Na segunda parte da apresentação é a vez das tradicionais marchinhas carnavalescas, e, na sequência, o terceiro momento, a bateria do bloco toca samba-enredo.

Pedro Ferraz disse a animação por parte do folião é grande quando um bloco está tocando. “Neste caso, têm muitos blocos em que as pessoas participam uniformizadas, então esses blocos se juntam formando um grande público e com muita aninação”, explicou. Segundo ele, os integrantes do ‘Siricutico da Onça’ também participavam da animação apenas uniformizados, até que no ano passado fez sua primeira apresentação carnavalesca com a bateria.

O bloco é uma iniciativa popular de artistas e músicos de Jaguariúna. Foi idealizado e nomeado em 2015 pelo Grupo Já de Teatro, que com intervenções artísticas e muita folia animou o carnaval realizado no Centro Cultural de Jaguariúna nos anos de 2015 e 2016, no entanto ainda sem uma bateria.

No final de 2016, membros da Banda Batuscada e outros ritmistas da região formando assim a bateria que animaria o Carnaval de 2017. “Neste ano, o bloco ‘Siricutico da Onça’ se emancipa e adquire identidade própria, mas ainda assim com muita reverência aos grupos que o apadrinharam e contribuíram para sua formação”, salienta Pedro.

PRÉ-CARNAVAL

O bloco ‘Siricutico da Onça’ já abriu o Carnaval 2.018, em Jaguariúna. Isto porque, na quarta-feira, 7, fez uma apresentação pré-carnavalesca para os alunos dos programas ProAtiv+ e Viva Melhor, no espaço multimodal “Sylvio Venturini” do Parque Serra Dourada. Ao todo, mais de mil pessoas estiveram presentes, curtindo a folia ao som das famosas marchinhas carnavalescas.

Segundo o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Rafael da Silva Blanco, os alunos merecem essa festa. “O carnaval é um momento de celebrar e de se divertir com os amigos e com as pessoas que a gente gosta. É importante oferecer esses eventos que fazem com que nossos alunos saiam da rotina e comemorem a vida”, comentou o secretário.