Edmilson Alves – edmilson@gazetaregional.com.br

O ano de 2.018 que se inicia não está sendo bem visto aos olhos dos comerciantes. Isto porque, o ano novo está repleto de feriados, o que acaba afastando o consumidor dos comércios, diminuindo, assim, as vendas, e causando prejuízos aos lojistas. Neste caso, o comércio não abre neste dia, mas, caso abra, não terá comprador, uma vez que o cliente aproveitará os dias de descanso para viajar.

Ao todo, são nove feriados nacionais, um estadual e dois municipais. Destes, ao menos cinco datas cairão em terças ou quintas-feiras, criando os chamados fim de semana prolongados. Nesta conta também pode ser incluído o Carnaval, que no dia 13 de fevereiro (terça-feira) é ponto facultativo, e na quarta-feira, dia 14, até as 14h.

Enquanto feriados não chegam, comércio aproveita o momento para realizar a tradicional liquidação de início de ano \ Foto: Edmilson Alves

Em termos nacionais somente em junho, julho e agosto não haverá essas paralisações no calendário. Mas, no estado de São Paulo, o dia 9 de julho, Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, tem outro dia de paralisação.

Em termos municipais, Jaguariúna terá dois feriados, o 12 de setembro, aniversário da cidade, que será numa quarta-feira, não havendo, portanto, descanso prolongado, e o dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, que será numa terça-feira, podendo, neste caso, haver um feriado prolongado.

O curioso é que neste dia 20 de novembro, uma terça-feira, será precedido de outro feriado, o de 15 de novembro, a quinta-feira anterior. Caso emendem os dois, o trabalhador terá, neste caso, seis dias de folgas consecutivos, ou seja, do dia 15 ao dia 20 de novembro, incluindo o final de semana.

A atendente Marineide de Freitas, que trabalha numa loja de roupas na região central de Jaguariúna, disse que quando o comércio não abre o estabelecimento deixa de vender e faturar. “Ficamos no prejuízo, e no final de semana prolongada a situação complica”.

A mesma opinião tem a vendedora Fátima Rios. “Qualquer dia que não abrimos, é certeza de prejuízo”.

Lista dos feriados nacionais de 2018:

1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal

30 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo

21 de abril (sábado): Tiradentes

1º de maio (terça-feira): Dia Mundial do Trabalho

31 de maio (quinta-feira): Corpus Christi

7 de setembro (sexta-feira): Independência do Brasil

12  de outubro (sexta-feira): Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (sexta-feira): Finados

15 novembro (quinta-feira): Proclamação da República

25 de dezembro (terça-feira): Natal

Feriado Estadual

9 de Julho (segunda-feira): Revolução Constitucionalista de 1932

Feriados municipais:

12 de setembro (quarta-feira): Aniversário de Jaguariúna

20 de novembro (terça-feira): Dia da Consciência Negra

Ponto facultativo

10 a 14 de fevereiro (sábado a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira, e até as 14h na quarta-feira

28 de outubro (domingo): Dia do Servidor Público