Com cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, em Jaguariúna não poderia ser diferente, e os treinamentos compostos por exercícios funcionais do CrossFit conquista popularidade no município, que hoje conta com um ‘box’ (espaço onde se realizam os treinos de CrossFit) credenciado do esporte.

Segundo o coach (treinador) e proprietário do box ‘CrossFit Jaguariúna’ -, Edson Bárbaro, mais conhecido como Dinho Bárbaro, o CrossFit teve a sua origem em meados da década de 90, na Califórnia, quando um ex-ginasta chamado Greg Glassman começou a desenvolver um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral, não apenas na especialização de uma determinada habilidade, como acontece nos treinos tradicionais.

No box credenciado de Jaguariúna, homens e mulheres praticam o esporte \ Foto: Daniel Henrique Conti

Glassman foi o treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz e abriu sua primeira academia em 1995, mas a marca CrossFit só foi oficialmente estabelecida em 2000. Desde então, várias academias começaram a surgir nos Estados Unidos (em 2005 já eram 13) e atualmente existem mais de 10 mil academias filiadas pela CrossFit Inc., em mais de 97 países.

“Não existe um motivo específico que justifique essa explosão de popularidade que o CrossFit teve nos últimos 10 anos, mas segundo os próprios praticantes, o que mais o diferencia de outras modalidades é a quebra da monotonia com os WODs – Workout of the Day (treino do dia), espírito de trabalho em equipe e maior intensidade dos treinos, o que gera resultados mais rápidos e ajuda manter os praticantes motivados, uma vez que eles são desafiados a cada treino”, completa o coach, Dinho Bárbaro.

Dinho Bárbaro é treinador e apaixonado pelo CrossFit \ Foto: Divulgação

O CrossFit é um treinamento de força e condicionamento físico de constante variação, com movimentos funcionais e alta intensidade. Ele proporciona a melhora das capacidades físicas: força e potência, flexibilidade e resistência, e também em aptidões físicas, como: coordenação, equilíbrio, agilidade, precisão, entre outras.

No CrossFit Jaguariúna, Dinho com mais de cinco anos de experiência, comanda 100 praticantes há cerca de dois anos e meio no box. “Fui praticamente de musculação durante 10 anos, também sou professor de Educação Física e estava procurando algo novo. Foi quando sem querer, na internet acabei encontrando o CrossFit, me interessei e logo depois me apaixonei. Fiz meu primeiro curso de CrossFit em Santos/SP, e depois treinei durante um ano e meio em Campinas; queria um box de CrossFit perto de casa, foi quando consegui trazer o CrossFit para Jaguariúna, e já faz 2 anos e 3 meses que estamos credenciados na cidade”, ressalta.

Para Daniel Henrique Conti de 27 anos, bancário, fotógrafo e ‘CrossFiter’, a modalidade esportiva é um estilo de vida, e antes de o praticar, levava uma vida sedentária.

Eu era sedentário, não praticava nenhum esporte, e hoje pratico CrossFit pelo menos cinco vezes na semana! Emagreci, ganhei massa muscular, melhorei muito meu condicionamento físico, além de outros benefícios. Além destes, o CrossFit funciona como um escape para os dias mais estressantes no trabalho! Vou para o box e deixo tudo lá. Volto para a casa leve”, finaliza o praticante Daniel Henrique Conti.