*Por Thomaz de Aquino Pires

Chefe de Estação da Companhia Mogiana até1981, recebeu da Câmara Municipal o título de ‘Cidadão Benemérito’. Elegeu-se vereador (73 a 76) e Vice-Prefeito (77 a 82). Substituiu o Prefeito em quatro períodos em 81 e 82. Escritor e memorialista escreveu: “Crônicas De Um Ferroviário” e “Herói Ferroviário”.

Manoel Seixas, homenageado por Thomaz de Aquino Pires

Está com a 3ª obra prestes a ser publicada. Desde 1970 correspondente de muitos jornais, e atualmente é responsável pela coluna “Antigamente Era Assim” da Gazeta Regional.  Filho de Joaquim Rodrigues Seixas e Anunciata Rostello nasceu na fazenda Sta. Francisca do Camanducaia, em 1928.

Seu Pai era o responsável pela chefia daquela Turma de Conserva de Linha Ferroviária. Tornou-se telegrafista e chegou a competente Chefe de Estação. Foi seminarista participante de 49 a 52. A amor a Cristo e a devoção a Maria sempre o tocaram.

Retornou à Ferrovia. Casou-se em 1954 com D. Florinda Arsufi.  Nasceu-lhes o filho José Luís.   Chegou à Estação de Guedes, seu torrão natal onde criou o Grupo Teatral para a comunidade. Lutou em seu benefício com os meios de comunicação ferroviária. Colocava seu Chevrolet 51 para socorrer os enfermos e as parturientes. Fez da Estação de Guedes uma unidade Interativa com aquela população: Igreja – Escola- Hospital.

A Escola fazia suas comemorações na Estação de Guedes.  O Chefe Ferroviário veio transferido para a Estação de Jaguariúna, em 1974. Aposentou-se, em 1981. Em 74 Ele criou a Procissão dos Ferroviários em honra a N.S. de Fátima, realizou-a até 2008. Por solicitação do Padre Antônio Gomes foi ao Padre Paiva de Mogi-Mirim buscar orientações para retomar a antiga Cavalaria de Santo Antônio criada por nosso pároco em 49,50 e 51.

Redigiu toda a sua regulamentação. Sr. Manoel contou com o poderoso auxílio do Sr. Anísio de Aguiar, através de pagamento de uma particular promessa. A Escola Prof.ª Anna Calvo de Godoy fê-lo Patrono de sua Biblioteca.

É sócio honorário da ABPF (Associação Brasileira de Preservação da Ferrovia). É representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Mogiana com sede em Campinas. É delegado da UFAM (União dos Ferroviários Aposentados da Mogiana) com sede em Campinas. Recebeu homenagem da Administração Gustavo Reis, por ocasião da inauguração do Restauro e Revitalização da Estação da Mogiana de Guedes  em 23/03/2012.

*Tomaz De Aquino Pires, Casa da Memória Padre Gomes; Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.