Pela 2ª vez, Jaguariúna está entre as melhores cidades amigas dos animais em prêmio internacional

Pela segunda vez consecutiva, Jaguariúna está entre as melhores cidades amigas dos animais. O município participou do 2º Prêmio Cidade Amiga dos Animais, realizado pela World Animal Protection – Proteção Animal Mundial (WAP) com parceria da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Jaguariúna conquistou o 8º lugar, na categoria “Estruturas e políticas efetivas e sustentáveis”. No ano passado, na primeira edição do concurso, a cidade ficou em 15º lugar. Curitiba ficou em primeiro. De 150 projetos apresentados em toda a América Latina, apenas 19 municípios se classificaram.

“Esse resultado deve-se à iniciativa do município de Jaguariúna, que reconheceu a causa animal como uma das prioridades, implantando na lei orçamentária da cidade recursos para desenvolver a política municipal de saúde animal, que agora é referência na América Latina”, comemora o chefe do Posto Veterinário de Jaguariúna, José Eduardo Chaib de Moraes.

O prêmio “Cidade Amiga dos Animais – melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos” é uma iniciativa criada pelo programa “Animais em Comunidades” da Proteção Animal Mundial com o objetivo de identificar e reconhecer as melhores estratégias usadas pelos governos locais da América Latina para lidar com as populações de cães e gatos.

Jaguariúna investe cada vez mais na saúde e bem-estar animal. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com organizações não governamentais e clínicas veterinárias credenciadas, realiza trabalhos de destaque, como o programa de adoção de cães e gatos, além do serviço do Posto de Atendimento Veterinário e o controle de reprodução com em média 70 animais castrados por mês.

Este ano, esse trabalho ganhou um importante reforço, com a aquisição, pela Prefeitura municipal, do Castramóvel, veículo equipado para atendimento clínico de animais que vai prestar atendimento gratuito em bairros da cidade.  

× Fale com a Gazeta