Cidades da região enfrentam problemas no abastecimento de água

Várias cidades da região de Campinas e, até mesmo de outras regiões, estão enfrentando problemas no abastecimento de água devido à estiagem prolongada em todo o Estado. Municípios como Valinhos, Americana e Piracicaba têm algum tipo de dificuldade no abastecimento e outras, como Santo Antônio de Posse, declararam o racionamento de água.

Em Jaguariúna, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) monitora diariamente o nível do Rio Jaguari, onde a cidade faz a captação de água para tratamento. Segundo o DAE, por enquanto a situação está sob controle, mas houve nos últimos dias um aumento considerável no consumo de água pelos moradores.

Por isso, a cidade está intensificando a fiscalização. O DAE de Jaguariúna orienta a população sobre o uso consciente da água para evitar o desabastecimento devido ao longo período de falta de chuvas.

A Polícia Municipal também intensificou as rondas com o objetivo de identificar possíveis abusos no uso do líquido pelos consumidores, como, por exemplo, lavagem de calçadas e veículos com água corrente. Caso haja reincidência, o departamento irá aplicar multa aos infratores, de acordo com a Lei Municipal nº 2.250, de 2014. O objetivo é evitar o desperdício para que não falte água em nenhuma região da cidade.

× Fale com a Gazeta