Novo Ideb confirma liderança da Educação de Jaguariúna na RMC

Ideb é o principal indicador de avaliação da qualidade da educação no Brasil

A Educação Municipal de Jaguariúna manteve a liderança no ranking na Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. A cidade se destaca mais uma vez em primeiro lugar dentre os 20 municípios da RMC no Ensino Fundamental II (do 6° ao 9° ano), com nota 6,4 em 2019 – superando a média projetada para o ano, que era de 5,9, e até de 2021 (6,2).

No Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano), Jaguariúna ficou em segundo lugar na RMC, mantendo a nota 7,4 (apenas 0,1 ponto abaixo da primeira colocada, Itatiba) e também superando a meta projetada para 2019, de 6,5, e de 2021 (6,7). No Estado de São Paulo, Jaguariúna ficou em quarto lugar no ranking do Ideb.

A cidade vem registrando evolução no índice ao longo dos anos. Em 2007, por exemplo, Jaguariúna teve nota 4,9 e, em 2015, subiu para 5,8 no Ensino Fundamental II. Já no Ensino Fundamental I, as notas foram 5,6, em 2007, e 7,1, em 2015.

As notas do Ideb – o principal indicador de avaliação da qualidade da educação no Brasil – variam de zero a 10 e, a partir da nota 6,0, já corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao de países desenvolvidos. O índice é medido a cada dois anos.

A Prefeitura de Jaguariúna destaca os investimentos municipais na Educação, como capacitação permanente de profissionais da área, melhorias na infraestrutura de escolas, implantação de sistema apostilado, atividades extracurriculares e merenda própria de qualidade. “Para nossa felicidade, Jaguariúna atinge o melhor resultado da Região Metropolitana de Campinas, juntamente com Itatiba. Isso acontece devido ao excelente trabalho que é feito dentro das nossas escolas, pelos nossos educadores e sua dedicação e pelas ações e investimentos que foram feitos para que pudéssemos atingir esse índice”, diz a secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Catão.

O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

× Chat - Fale com a Gazeta