Reflexos da pandemia: Netell Internet é parceira da Prefeitura de Jaguariúna em disponibilizar internet gratuita aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da sua Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza desde o início da pandemia do novo coronavírus um hotsite de acervo digital com atividades educacionais de apoio aos alunos da cidade no período de recesso escolar em razão da suspensão das aulas como prevenção ao Covid-19.

Com isso, a Netell Internet foi procurada pela prefeitura, especialmente pelo Prefeito Gustavo Reis e Secretária de Educação Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, para disponibilizar internet aos alunos que não tinham. “E aceitamos de plano, ofertando a ajuda necessária para a implementação e funcionamento do projeto que tem por objetivo manter as aulas à distância (EAD), pela internet e, assim, continuar o desenvolvimento educacional dos alunos mesmo durante o recesso”, conta Diretor de Expansão da empresa, Leandro Vendrame M. Ferreira.

A internet foi então, disponibilizada, para famílias que possuem filhos ou tutelados em idade escolar, mas que por serem carentes e de baixa renda não têm condições de custear um plano de internet rápida. “As famílias, sob livre demanda e respeitando alguns requisitos e critérios especificados pela Prefeitura, fizeram primeiramente um cadastro em hotsite da Prefeitura lá nos idos de março e abril. Na sequência, a Prefeitura fez um filtro na demanda recebida e tentou elencar tão somente aqueles que realmente necessitavam dos serviços e que faziam jus à ele. Então, nos encaminhou a listagem prévia”, explica Leandro.

De acordo com ele, foi realizado em conjunto com a Prefeitura um novo filtro nesta lista mediante visita à todos as residências. Ao final, foram excluídos aqueles que já possuíam planos de internet com a Netell ou com outros provedores de internet. “E, por fim, fizemos a instalação/ativação de 50 pontos de internet banda larga rápida, de maneira totalmente gratuita, sem onerar os cofres públicos e sem cobrança ao usuário final. Todos foram instalados até o final de maio e utilizam a internet, para as aulas on-line, desde então. Sem interrupções”, afirma.

A internet gratuita fica disponível para os beneficiários até que haja condições da volta às aulas presenciais. “Está sendo uma honra participar de mais esta ação social que nos orgulha bastante. Somos de Jaguariúna e daqui crescemos para outras regiões do Estado de São Paulo, valorizamos muito o povo desta linda terra e ajudaremos sempre que possível e estiver ao nosso alcance”, finaliza o diretor.

Sobre o hotsite

O hotsite Educa Ação em Casa conta com livros, jogos, atividades lúdicas e pedagógicas e sugestões de outros conteúdos online. As atividades propostas não são obrigatórias para o desempenho escolar do aluno, e têm como intenção criar um acervo educacional e fortalecer as relações familiares nesse momento em que a criança não pode ir à escola. O projeto conta com conteúdos diferenciados, feitos pelos próprios coordenadores da cidade de Jaguariúna, para vários níveis escolares: Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, CEJA e Educação Inclusiva.

× Fale com a Gazeta