Estado firma acordo de US$250 mil para apoiar a retomada do turismo

A retomada econômica do turismo no Estado de São Paulo deve ocorrer por meio de um acordo de cooperação entre o Poder Executivo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pela iniciativa firmada nesta quinta-feira, 23, cabe à instituição financeira o repasse de US$250 mil por meio de doação ao governo estadual, explica o deputado Edmir Chedid (DEM).

Representante das estâncias e dos Municípios de Interesse Turístico (MITs), o parlamentar conta que o investimento permite a ampliação e manutenção de programas e projetos criados com o intuito de recuperar o setor em nível estadual. “Também será possível realizar estudos complementares que apoiem outros requerimentos de financiamento internacional, fato que é fundamental para um setor tão importante quanto o do turismo”, complementa.

Edmir Chedid garantiu que o investimento, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Turismo, será destinado para três frentes específicas de atuação: elaboração de um plano com estratégias e ações de médio e longo prazos; realização de estudos complementares para apoiar a implantação desse plano; e um estudo de apoio à melhoria da dinâmica de concessão de crédito. “Este foi um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus”, afirmou.

O recurso financeiro está relacionado ao Programa Estratégico para o Desenvolvimento de Sustentabilidade do BID e a cooperação técnica terá a duração de 18 meses. Os termos de referência para a contratação dos estudos serão elaborados pelas equipes do banco e da Secretaria de Estado do Turismo. A previsão é de que os processos de contratação tenham início em agosto.

× Fale com a Gazeta